Geral
Castração Tá On: Abertas mais 100 vagas do programa nesta sexta-feira, 7

Quem tem cachorro ou gato pode aproveitar a nova oportunidade de inscrições para a quarta edição do projeto Castração Tá On. Devido a um problema técnico no preenchimento do formulário, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 6, a Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA) abriu mais 100 vagas para a castração neste trimestre.
Interessados devem preencher o novo formulário, a partir das 8h desta sexta-feira, 7, no site da Prefeitura de Canoas: canoas.rs.gov.br/castracaocaninosfelinos
Para se inscrever, é necessário incluir RG, CPF, endereço, telefone, e-mail e número do CadÚnico. O projeto Castração Tá On disponibiliza a castração gratuita de cães e gatos de famílias em vulnerabilidade social, cadastradas no CadÚnico. Mesmo com o problema técnico, as 130 vagas previstas nesta quinta-feira (6) foram preenchidas. 20 delas são para o cadastro reserva, que garantem a participação na próxima edição.
A Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA) informa que, para participar, os inscritos devem estar cadastrados no Cadúnico, apresentar renda familiar de até três salários mínimos e residir em Canoas. Cada família pode inscrever até três bichinhos, a partir de 6 meses (um formulário para cada animal), para que mais pessoas também tenham acesso ao serviço de controle populacional de animais.
Após a verificação dos inscritos, a Prefeitura faz contato com os selecionados. No dia agendado, o tutor deve apresentar CPF, RG, comprovante do CadÚnico e comprovante de residência. O animal deve estar em jejum total de 8 horas. O projeto integra o Programa Municipal de Esterilização de Animas de Canoas, que conta com mais quatro projetos e disponibiliza, anualmente, mais de 3 mil castrações.
Mitos e as Verdades sobre a esterilização, conforme a SEDA:
MITOS
1- Castração é algo doloroso?
Não, porque antes do procedimento cirúrgico, ele irá receber uma anestesia e não sentirá dor durante o a castração.
2- O cachorro fica mais agressivo quando é castrado?
Pelo contrário, a castração evita que o cachorro tenha comportamentos violentos e agressivos, que, muitas vezes, acontecem pela necessidade de acasalar ou por instinto territorial. Alguns machos melhoram muito o comportamento depois que são cadastrados.
3- O animal esterilizado engordará?
Não. O que engordará seu cão e seu gato é a falta de atividade física e o excesso de alimentação.
VERDADES
1- A esterilização prolonga a vida do animal?
Ela diminui os problemas de saúde, como câncer de testículo, mama e útero, evita o contágio de outras doenças como a imunodeficiência, leucemia, também impede o cio e a gravidez psicológica.
2- A esterilização é uma forma de prevenir o abandono?
Quanto menos animais nascerem, menos animais estarão sujeitos ao abandono e, de forma gradual, não teremos mais animais nas ruas.
3- Diminui a incidência de brigas?
Quanto menos animais perambulando nas ruas, menor o risco de ocorrerem disputa pelo território, que causam lesões e a até morte do animal.
Orientações para recuperação pós-operatório:
– Depois de passar por procedimento cirúrgico ou tratamento, é normal que o animal não tenha vontade de comer. Tente oferecer alimentos moles (“pastosos”) e água. Se essa situação durar dois ou mais dias, busque atendimento veterinário para nova avaliação.
– A equipe da SEDA destaca que o tutor não deve oferecer medicação diferente da que foi receitada pelo médico-veterinário.
– Se os pontos da cirurgia abrirem ou ocorrer sangramento excessivo (hemorragia), ou se o animal apresentar gengivas brancas, respiração ofegante, dificuldade para caminhar, sentar, ficar de pé, busque atendimento o mais breve possível.
– Mantenha o local da ferida cirúrgica e/ou ferimentos limpos para evitar que moscas pousem e causem miíase (“bicheira”). Caso sejam observados bichos, cortes ou furos no pelo do animal, solicite atendimento imediato à SEDA;
– O animal que passou por procedimento cirúrgico ou está doente deve ser mantido em ambiente seco, abrigado e com temperatura agradável. Bolsas de água quente, aquecedores, garrafas pet com água quente devem ser utilizadas somente no inverno rigoroso e com muito cuidado, pois podem causar queimaduras e hemorragias.
Geral
Canoas promove campanha “Verão sem Violência” com ações de conscientização

A Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão de Canoas realizará, nos meses de janeiro e fevereiro, a campanha “Verão sem Violência”, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica. A iniciativa prevê a divulgação de canais de denúncia e informações sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha.
As ações estão programadas para os dias 14 e 26 de janeiro e 11 e 25 de fevereiro, sempre às 15h, no Calçadão, em frente à Estação Canoas da Trensurb, no Centro do município. No local, serão distribuídos materiais informativos ao público.
De acordo com a Secretaria, a campanha busca ampliar o acesso da população a informações sobre a violência contra meninas e mulheres, além de divulgar os serviços de acolhimento disponíveis em Canoas e orientar sobre como buscar apoio e realizar denúncias.
Geral
Começam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Entram em vigor nesta segunda-feira, 5, as novas regras para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul. A partir de hoje, os candidatos já podem iniciar o processo de habilitação conforme as mudanças previstas na legislação federal, segundo informou o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS).
As alterações decorrem da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), da Medida Provisória nº 1.327/2025 e da Lei nº 15.153/2025, que promovem mudanças significativas no processo de formação de condutores em todo o país. Diante da ausência de um período oficial de transição, o DetranRS, em conjunto com a Procergs, adotou um modelo híbrido, que combina exigências da nova legislação com procedimentos do sistema anterior.
De acordo com a diretora-geral adjunta do DetranRS, Isabel Friski, as adequações estão sendo realizadas em regime de força-tarefa. Segundo ela, a determinação do governo estadual foi para acelerar a implementação das mudanças e garantir que o novo processo esteja disponível já no início do ano.
Como será o processo de habilitação
Na prática, o candidato poderá iniciar o processo pelo aplicativo Gov.br e dar início ao curso teórico, ou realizar o procedimento diretamente em um Centro de Formação de Condutores (CFC). De forma simultânea, será possível realizar a coleta biométrica e agendar os exames de aptidão física e mental.
Hoje também poderá ser agendada a prova teórica. No entanto, durante este período inicial, o exame seguirá o modelo antigo, já que ainda não há integração com o banco de questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Após a aprovação no exame teórico, o candidato poderá marcar as aulas práticas. A nova legislação estabelece a exigência mínima de duas horas/aula obrigatórias. Quando se considerar apto, o aluno poderá agendar o exame prático no CFC.
O exame de direção veicular seguirá o modelo atualmente vigente até que a Senatran atualize o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. Já o exame toxicológico só será exigido após regulamentação específica do Contran, conforme autorização da Senatran.
O DetranRS informa ainda que já é possível abrir o serviço e realizar a coleta biométrica nos CFCs. Para as demais etapas, os candidatos podem optar por aguardar os ajustes no sistema ou seguir com o processo pelas regras antigas. A atuação de instrutores autônomos e o uso de veículo próprio seguem condicionados à regulamentação.
Principais mudanças na legislação
A Resolução nº 1.020/2025 do Contran prevê, entre as principais mudanças, a oferta de curso teórico gratuito e em formato digital, além da flexibilização das aulas práticas, com redução da carga horária obrigatória para duas aulas de direção. O início do processo poderá ser feito pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo CNH do Brasil, que substitui a Carteira Digital de Trânsito.
A Medida Provisória nº 1.327/2025 também prevê a possibilidade de renovação automática da CNH para condutores considerados bons motoristas.
Além disso, com a derrubada do veto presidencial pelo Senado, a Lei nº 15.153/2025 voltou a exigir o exame toxicológico na primeira habilitação também para condutores de carros e motocicletas.
Geral
Colisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas
Oportunidade3 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro

Geral1 semana atrásPrimeiro bebê de 2026 em Canoas nasce em casa e recebe atendimento no HU
Geral6 dias atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Geral1 semana atrásColisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas

Política1 semana atrásCâmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas

Educação4 dias atrásDivulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas

Saúde1 semana atrásTrensurb renova parceria com o projeto Help para 2026

Educação5 dias atrásCanoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal





















































