Geral
Outubro Rosa ganha exposição no Canoas Shopping

A partir da próxima quinta-feira, 7, a exposição fotográfica da campanha Outubro Rosa 2021 da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Porto Alegre estará aberta para visitação do público no Canoas Shopping, (Av. Guilherme Schell, 6750, em Canoas. A abertura oficial ocorrerá às 10h. Desde o dia 1º de outubro, o shopping também está iluminado de rosa em alusão à campanha.
Exposição de fotos
A mostra reúne fotos de três usuárias da Associação, que enfrentam ou já enfrentaram o tratamento de Câncer de mama. O ensaio foi feito pela fotógrafa voluntária da Aapecan, Julia Natalina. Em 2021, o tema da campanha é “Prevenção inicia com autocuidado”.
“Cuidar do corpo, da mente e do espírito para mantermos a saúde, o bem estar e a nossa qualidade de vida, é fundamental para prevenirmos muitas doenças ou, ao menos, reduzirmos a influência dos fatores de risco ao desenvolvimento delas”, avalia a supervisora da Psicologia da Aapecan, a especialista em psicossomática, Fernanda Pupe, que defende o viés do cuidado integral quando o assunto é prevenção.
A dica da Campanha da Aapecan para o Outubro Rosa, em cuidados integrais para nos mantermos saudáveis ou mantermos qualquer tratamento com melhores resultados, é cuidar do corpo, da mente e da espiritualidade. Este último que possa ser alimentado de uma vida cheia de sentido e significado.
“Temos um corpo físico, temos nossa mente e seus aspectos psicológicos, e temos a nossa espiritualidade que nos dá sentido à existência. Todos estes fatores influenciam e são influenciados na nossa saúde e também no nosso adoecer. Nenhum dos aspectos desta tríade – corpo, mente e espírito – podem ser negligenciados, pois a nossa saúde depende do equilíbrio dessas instâncias que são interligadas, e uma responde na outra.”
Segundo a profissional, no que se refere a pessoas com Câncer, manter cuidados integrais é de suma importância, considerado como um fator de prognóstico positivo. Ou seja, o paciente por meio de uma equipe interdisciplinar será cuidado sob todos os aspectos tendo resultados positivos no seu tratamento.
Aapecan Porto Alegre também abrange Canoas
A Unidade sede da Aapecan, na capital do Estado, a Associação recebe, em suas 24 acomodações na Casa de Apoio, usuários de todas as regiões onde a entidade atua no Rio Grande do Sul. Desde que foi aberta em julho de 2008, a entidade em Porto Alegre oferece atendimento padrão nas áreas de Serviço Social, Psicologia e ainda grupos de apoio. Benefícios materiais são fornecidos conforme avaliação.São desenvolvidas junto aos usuários atividades como grupo de musicalidade e coral, oficina de arte, Yoga, terapia de Reiki, fisioterapia, palestras informativas e orientações nutricionais, assessoria jurídica.
A Unidade Porto Alegre da Aapecan abrange, além da capital, os seguintes municípios: Cachoerinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, Canoas, Eldorado do Sul, Alvorada, Viamão, Guaíba, Novo Hamburgo, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Maquiné, Terra de Areia, Três Forquilhas, Itati, Taquara, Parobé.
Policial
PM suspeito de matar ex-mulher e os pais dela no RS deverá passar por avaliação psicológica

O policial militar Cristiano Domingues Francisco, suspeito de envolvimento nas mortes da ex-mulher, Silvana de Aguiar, e dos pais dela, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, deverá passar por uma avaliação psicológica no âmbito de um processo administrativo da Brigada Militar. O procedimento pode influenciar a continuidade do Conselho de Disciplina que pode resultar na exclusão dele da corporação.
A avaliação será realizada pela Junta Policial-Militar de Saúde e deverá analisar as condições psicológicas do policial, incluindo sua capacidade de compreender as infrações administrativas atribuídas a ele e de responder ao procedimento disciplinar.
O exame estava previsto para setembro, mas foi adiado.
Processo pode resultar em expulsão
Cristiano responde a um Conselho de Disciplina instaurado pela Brigada Militar. O procedimento administrativo apura a conduta do policial e poderá resultar na exclusão dele da instituição.
O militar está afastado das funções policiais, mas segue recebendo vencimentos e vantagens, conforme as regras aplicáveis ao caso. A avaliação psicológica integra o andamento do processo administrativo e não representa, por si só, uma conclusão sobre a responsabilidade criminal do investigado.
Família está desaparecida desde janeiro
Silvana de Aguiar, de 48 anos, e os pais dela, Isail Vieira de Aguiar, de 69, e Dalmira Germann de Aguiar, de 70, desapareceram em Cachoeirinha nos dias 24 e 25 de janeiro de 2026. Até a publicação da reportagem, os três não haviam sido encontrados.
Cristiano, ex-marido de Silvana, é acusado de envolvimento no caso e responde a processo criminal por crimes que incluem feminicídio, homicídio qualificado, ocultação de cadáveres, fraude processual, associação criminosa e falsidade ideológica, entre outras imputações.
Milena Ruppenthal Domingues, companheira de Cristiano, e Wagner Domingues Francisco, irmão dele, também foram denunciados pelo Ministério Público por suposta participação nos crimes investigados.
As acusações ainda dependem de julgamento, e os investigados têm direito à ampla defesa e ao contraditório.
Defesas contestam acusações
As defesas dos investigados questionam aspectos da investigação e apontam divergências relacionadas às provas, aos depoimentos e à cronologia apresentada pela acusação. Também afirmam aguardar a conclusão de laudos e perícias.
A avaliação psicológica de Cristiano faz parte do procedimento administrativo da Brigada Militar e não substitui o processo criminal, que apura a responsabilidade dos envolvidos no desaparecimento da família Aguiar.
Policial
Polícia investiga suspeita de xenofobia contra juiz sergipano em restaurante de Porto Alegre

A Polícia Civil investiga uma suspeita de ataque xenofóbico contra um juiz natural de Aracaju, em Sergipe, durante uma visita a um restaurante em Porto Alegre. O caso teria ocorrido no bairro Praia de Belas e envolve relatos de ofensas relacionadas à origem nordestina do magistrado.
Segundo o relato do juiz Francisco Tojal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o episódio começou quando ele pediu informações sobre o prato à la minuta, tradicional no Rio Grande do Sul. Ao demonstrar que não conhecia a refeição pelo nome, ele teria sido alvo de comentários debochados e xingamentos feitos por um homem que estava em uma mesa próxima.
Conforme o magistrado, as ofensas teriam sido motivadas por seu sotaque e sua origem regional. O homem também teria feito referências políticas durante a discussão.
Investigação policial
A ocorrência foi registrada em 8 de outubro. A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância solicitou as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento, além da identificação do suspeito e de duas testemunhas.
Até a publicação das informações, o restaurante ainda não havia respondido à solicitação, e o suspeito não havia se manifestado à polícia nem apresentado advogado.
Juiz estava em Porto Alegre para palestra
Francisco Tojal estava na Capital gaúcha para ministrar uma palestra sobre violência de gênero na infância e na adolescência.
O caso é investigado como uma possível prática de discriminação por origem regional. A apuração busca esclarecer as circunstâncias do episódio e identificar os envolvidos.
Atos de discriminação contra pessoas em razão de sua origem regional podem ser enquadrados na legislação antirracismo, conforme as circunstâncias do caso.
Policial
Pastor de 53 anos é morto a tiros dentro de igreja em São Leopoldo

Um pastor de 53 anos foi morto a tiros dentro de uma igreja na noite de segunda-feira, 12, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O crime ocorreu na Igreja Esperança em Jesus Cristo, localizada na Rua Eva Moreira dos Santos, na comunidade Santa Marta, bairro Arroio da Manteiga.
A vítima foi identificada como Cláudio Roberto da Silva. Ele teria sido abordado nas proximidades de casa e levado até a igreja por dois homens encapuzados.
No local, os suspeitos efetuaram disparos contra o pastor e fugiram em seguida. Cláudio foi atingido no tórax e morreu no local.
Polícia investiga o homicídio
O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Leopoldo. Até a publicação das informações, os suspeitos não haviam sido identificados e ninguém havia sido preso.
A investigação busca esclarecer as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis pela morte do pastor.
Velório e sepultamento
O velório de Cláudio estava previsto para terça-feira, 13, a partir das 20h. O sepultamento foi marcado para quarta-feira, 14, às 10h, no Cemitério da Feitoria, em São Leopoldo.

Transporte2 dias atrásTrensurb interrompe circulação em 12 estações entre Canoas e Novo Hamburgo no domingo, 18

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil do RS emite alerta vermelho para risco de inundação do Rio Uruguai em Itaqui

Esporte1 semana atrásGre-Nal 455: Grêmio e Inter se enfrentam neste domingo em confronto decisivo contra o rebaixamento

Dia das Crianças5 dias atrás36ª Expoaer reúne cerca de 55 mil pessoas e celebra o Dia das Crianças em Canoas

Serviços Público1 semana atrásConfira o funcionamento dos serviços municipais de Canoas no feriado de 12 de outubro

Canoas1 semana atrásDrive Solidário é transferido para 22 de outubro em Canoas; saiba como doar brinquedos

Dia das Crianças1 semana atrás36ª ExpoAer terá programação especial para o Dia das Crianças em Canoas

Educação1 semana atrásMatrículas para a Rede Estadual de Ensino estão abertas; prazo vai até 6 de novembro




















































