Conecte-se conosco

header-top







 

03/03/2026
 

Geral

36ª Feira do Livro de Canoas inicia nesta sexta-feira, 11

Redação

Publicado

em

A Feira do Livro de Canoas, assim como quase todos os setores da sociedade, precisou inovar para a edição deste ano. Com a ajuda da tecnologia, a 36ª edição do evento  acontecerá de forma remota e ao vivo.

A Feira, que pela primeira vez será realizada em formato on-line, ocorrerá entre os dias  11 e 15 de dezembro, a partir das 15hs. Para movimentar o público, a programação trará conversas com escritores, lives, palestras e contação de histórias. Para isso, um estúdio será instalado na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva e fará a transmissão ao vivo. Porém, os palestrantes e o público permanecerão no conforto e segurança de suas casas.

O objetivo é tornar o evento mais popular e divulgar as obras dos escritores participantes. O evento será transmitido gratuitamente pelos links a seguir:  https://www.dannaproducoes.com e https://www.canoas.rs.gov.br.

A 36ª Feira do Livro de Canoas tem patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas.  Realização: Prefeitura Municipal de Canoas. Produção Cultural: Danna Produções. Outras informações nas redes sociais e site da produtora e da Prefeitura Municipal.

Atrações da Feira do Livro

A programação do evento terá início na sexta-feira (11) e contará com a participação de escritores renomados como Haroldo Dutra e Letícia Wierzchowski. Além de diversos outros nomes do cenário cultural e literário. O Patrono desta edição é uma homenagem ao escritor Antônio Canabarro Tróis Filho (Tonito), que faleceu em outubro deste ano, aos 93 anos.

Nesta sexta, 11, às 10h, o escritor Fábio Monteiro ministrará palestra sobre o tema Por uma literatura (des)confortável para crianças e jovens. Fábio é formado em história pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é escritor, professor e contador de histórias para a infância e juventude. Já ganhou vários prêmios literários, como o Jabuti na categoria Juvenil, em 2016.

Ainda na sexta, às 14h30, o público poderá acompanhar a palestra do escritor Luciano Pontes, que também é ilustrador, ator, palhaço e contador de histórias. Graduado em Design Gráfico pela Faculdade AESO Barros Melo, em 2016, pesquisa a tradição oral e desenvolve trabalhos de criação e formação a partir da literatura e do teatro por meio da Cia Meias Palavras. O escritor é o curador do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns.

Acompanhe a programação completa:

Sexta-feira (11):

9h30 – Abertura

10h – Fábio Monteiro (SP)

Por uma literatura (des)confortável para crianças e jovens

14h30 – Luciano Pontes (PE)

Histórias crônicas da infância

Sábado (12):

10h – André Neves (RS)

Encontro com o escritor e ilustrador André Neves

14h30 –  Fê (SC)

A literatura infantil tem a fantasia como mola e motor de sua existência, pois é   ela que a põe em movimento. Sem fantasia não há literatura infantil, não há criação.

Domingo (13):

14h30 às 17h – Apresentação Casa do Poeta
Segunda (14):

9h30 – Jackson Brum (RS)

Graffiti e processos de criação

14h30 – Letícia Wierzchowski (RS)

Livro Estrelas fritas com açúcar

16h – Haroldo Dutra (MG)

Equilíbrio das emoções em tempos de pandemia

Terça (15):

9h30 – Professora Maristela e Boneca Rosa

1,2,3! Era uma vez…Contação e Cantação de Histórias

14h30H – Carlos Neves – Kalunga

Palestrinha Show – Adivinhem quem vem para brincar

16h – Rogério Bastos

200 anos da chegada de Auguste de Saint-Hilaire ao Rio Grande do Sul

Serviço: 36ª Feira do Livro de Canoas – Evento on-line

Data: de 11 a 15 de dezembro

Horários: A partir das 9h30

Acessos:  https://www.dannaproducoes.com e https://www.canoas.rs.gov.br.

Ingressos: GRATUITO

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governador do Estado oficializa troca de comando do Corpo de Bombeiros no RS

Redação

Publicado

em

O governador Eduardo Leite oficializa, nesta quarta-feira, 4 de março, às 16h, a passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. A cerimônia será realizada na sede do Comando-Geral da corporação, localizada na Av. Silva Só, 300, bairro Santa Cecília, em Porto Alegre.

O coronel Ricardo Mattei Santos assume o cargo de comandante-geral da instituição. Já o coronel Alexandre Sório Nunes passa a ocupar a função de subcomandante-geral.

O ato contará ainda com a presença do secretário da Segurança Pública, Mário Ikeda.

Continuar a ler

Policial

Homem de 42 anos é preso por violência doméstica no bairro Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Homem de 42 anos é preso por violência doméstica no bairro Mathias Velho

Um homem de 42 anos foi preso na manhã do domingo, 1, suspeito de violência doméstica, em Canoas. O fato aconteceu no bairro Mathias Velho. de acordo com informações, agentes da Guarda Municipal, que faziam o patrulhamento pela localidade, foram acionados para atender a ocorrência de um homem que estaria ameaçando a companheira com uma arma de fogo. No endereço, os agentes encontraram o suspeito caído na cozinha da residência com um ferimento na cabeça.

Aos guardas, a mulher revelou que teria se defendido das investidas do companheiro, atingindo ele com uma garrafa de vidro. O homem, segundo a Guarda Municipal, possuía extensa ficha criminal, com passagens policiais por homicídio, tráfico e roubo. Ele foi detido, encaminhado para atendimento médico e, em seguida, apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi feito o registro da ocorrência. A suposta arma não foi encontrada com o suspeito.

Continuar a ler

Geral

APAE Canoas e Nova Santa Rita empossam nova diretoria para o triênio 2026 a 2028

Redação

Publicado

em

A Federação das APAEs do Rio Grande do Sul realizou, no dia 26 de fevereiro de 2026, a cerimônia de posse da nova diretoria da APAE Canoas e da filial de APAE Nova Santa Rita. O ato ocorreu na sede da instituição, em Canoas, e foi conduzido pelo presidente da federação, Dr. Marco Antônio Moresco.

A solenidade marca a mudança na condução administrativa da entidade. Após um período de intervenções, a APAE iniciou, em 2023, um processo de reorganização interna, com ajustes na gestão e na prestação de serviços.

O processo começou durante a gestão da então presidente Ana Moraes e teve continuidade com o presidente eleito e empossado, Dr. Tiago Oliveira de Castilhos. De acordo com ele, o período recente foi voltado à reestruturação da instituição e à ampliação da participação de pais e associados nas decisões.

Também foram empossados os diretores e conselheiros eleitos para o triênio 2026 a 2028.

Após a cerimônia, os convidados participaram de um momento de confraternização na sede da entidade.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques