Geral
Projeto “Aqueça seu Coração Faça sua Doação” arrecada mais de mil itens

Nasceu no Lions Clube Canoas Niterói, dia 06/08/2020, um lindo projeto com o nome Aqueça seu Coração Faça sua Doação, exatamente no dia do aniversário do Clube.
De acordo com os representantes do Clube, tantos são os motivos para que ele exista, como o clima mais frio do país, a pandemia que deixa mais pessoas vulneráveis devido à falta de emprego e poucas perspectivas. “Queremos motivar a comunidade a vir conosco, com espirito solidário e de cidadania”.
O projeto
O projeto inicia com a Campanha de Aniversário dos 13 Anos da Fundação do Lions Clube Canoas Niterói com o objetivo de arrecadar agasalhos, calçados e cobertores.
Uma campanha rápida, ágil, organizada, movimentando dos associados em suas comunidades com uma ampla arrecadação em tempo recorde.
Com a mobilização da comissão de eventos e campanhas formada pelos CCLL Bruno Motta, Eduardo Favero e Mauro Guedes e pelas CCaLL Claudia Lazzarin, Dora Setti, Janete Flores, Maria José, Marlene Favero, Marilene Guedes, Nedi Henriques, Rocheli Rocha e Thaís Silva, ficou definido que as arrecadações seria recebidas até o dia 17 de agosto.
Mais de mil itens
O que surpreendeu os realizadores foi a quantidade de doações: Foram 1234 itens, entre roupas e calçados. Os mesmos foram encaminhados para a residência da CaL Marlene Favero, onde foi realizado a seleção, contagem e valoração por uma equipe de voluntárias, entre os dias 17 e 21 de agosto.
Foram muitas reuniões virtuais da comissão para definição do local das doações e para que fosse atingida a periferia do município de Canoas. A entidade optou pela Pastoral da Criança de Canoas.
A Sra. Fátima Rosane dos Santos é a coordenadora das Pastorais da Criança de Canoas e definiu, junto com sua equipe, a Igreja de Pedra, ligada à Paróquia da Imaculada Conceição, onde são realizadas as ações assistenciais.
Participantes
Participaram da entrega os CCLL Bruno Motta, Eduardo Favero, Neidarlan Dalfolo (representando a presidência do LCCN) e as CCaLL Marilene Guedes e Nedi Henriques.
Foram recepcionados pelos representantes das pastorais: Sra. Vera Regina Oliveira da Silva – Coordenadora da Pastoral da Criança da Paróquia Imaculada Conceição, Sra. Maria Adelaide Modkowwski – líder da Pastoral, Sra. Leonilde Joana Trentin – Coordenadora da Pastoral da Criança da paróquia Santo Antônio, Sra. Maria Noeli de O. Monteiro, pastoral da Imaculada, e também pelo Pe. Leonardo Reichert – Padre da Paróquia Imaculada Conceição, José Lorival da Silva – Apoio da Pastoral, Sr. Idelmar da Silva, Diácono da Paróquia Imaculada Conceição e da Pastoral.
Também foram entregues 70 máscaras confeccionadas com retalhos que foram doados por uma indústria do bairro Niterói e muito bem aproveitados pela CaL Nedi Henriques.
Geral
Mercado é interditado após fiscalização apreender cinco toneladas de produtos impróprios em Ijuí

Uma operação de fiscalização realizada na quarta-feira, 13, resultou na apreensão de cerca de cinco toneladas de produtos impróprios para consumo em três estabelecimentos de Ijuí, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Um mercado foi interditado e um dos proprietários preso em flagrante.
O caso mais grave foi registrado no Mercado Soberano, localizado no bairro Burtet. No local, equipes encontraram alimentos vencidos há até nove anos, carnes sem procedência, produtos com mofo e sinais de infestação por insetos e roedores.
De acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Sul, havia diversas irregularidades espalhadas pelo estabelecimento. Entre os itens apreendidos estavam bicos de mamadeira vencidos há seis anos, fraldas infantis fora da validade há quatro anos e bebidas vencidas há quase uma década. Também foram identificadas mercadorias com suspeita de remarcação da data de validade.
Na área da padaria, fiscais localizaram insumos com mofo sendo utilizados na produção de alimentos. Produtos de limpeza, sanitizantes e raticidas vencidos também foram encontrados.
Segundo o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, a situação encontrada chamou atenção até mesmo das equipes que atuam frequentemente em operações semelhantes.
Pelo volume, dá para dizer que 40% do mercado, no mínimo, estava todo vencido. Tinha tudo que é tipo de irregularidade possível no estabelecimento — afirmou.
O promotor também relatou as condições sanitárias encontradas no local.
Tinha teia de aranha, fezes de rato, barata voando. Isso não precisa orientação. Não se pode ter um estabelecimento que trabalha com alimentos nessas condições. Tinha de tudo — disse.
Conforme o MP, um dos proprietários foi encaminhado à delegacia e autuado em flagrante por crime contra as relações de consumo. A pena prevista para armazenamento e comercialização de produtos impróprios para consumo varia de dois a cinco anos de detenção, além de multa.
A Vigilância Sanitária determinou a interdição total do mercado e abriu processo administrativo. O Batalhão Ambiental da Brigada Militar também participou da fiscalização por irregularidades ambientais e ausência de licenciamento.
Parte da carne apreendida passou por avaliação sanitária e, após liberação, foi destinada ao mantenedouro de animais São Braz, em Santa Maria.
Policial
Polícia Civil faz operação contra grupo neonazista em Porto Alegre e Canoas; um homem é preso

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 14, a Operação Revelare para investigar a atuação de um grupo neonazista skinhead em Porto Alegre e Canoas. A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI), sob coordenação do delegado Vinícius Nahan.
Ao todo, 20 policiais civis cumpriram quatro mandados de busca e apreensão. Um homem foi preso em flagrante por apologia ao nazismo.
Segundo a investigação, o grupo utilizava redes sociais e adesivos com QR Codes espalhados em locais públicos para direcionar interessados a grupos de mensagens, onde ocorria o recrutamento de novos integrantes e a disseminação de conteúdos extremistas e de ódio.
A Polícia Civil também apura um esquema de arrecadação financeira por meio de chaves PIX. Conforme os investigadores, os suspeitos comercializavam desenhos com símbolos extremistas pela internet para financiar as atividades do grupo. Os alvos da operação não possuíam antecedentes policiais.
Durante o cumprimento dos mandados, os agentes apreenderam um taco de beisebol com arame farpado, aparelho de choque, desenhos neonazistas, máscaras, livros sobre nazismo, roupas táticas e militares, peças associadas a grupos extremistas e celulares.
Geral
Câmara de Canoas realiza primeira audiência pública da CPI da Corsan/Aegea nesta quinta-feira

A Câmara Municipal de Canoas realiza nesta quinta-feira, 14, às 18h, a primeira audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os serviços prestados pela Corsan/Aegea no município. O encontro ocorre no plenário da Casa Legislativa, após a sessão ordinária, e será aberto à participação da população.
A audiência marca o início de uma série de reuniões organizadas pela comissão para ouvir moradores de diferentes regiões da cidade sobre questões relacionadas ao abastecimento de água, cobranças e serviços executados pela concessionária.
Durante o encontro, moradores poderão relatar problemas enfrentados nos bairros, apresentar denúncias e encaminhar informações que poderão integrar os trabalhos da CPI. As manifestações deverão ocorrer mediante inscrição prévia.
Segundo o presidente da comissão, vereador Eric Douglas, a proposta é ampliar a participação da comunidade nas discussões sobre os serviços prestados pela empresa.
A comissão também definiu o calendário das próximas audiências públicas, previstas para ocorrer em diferentes regiões do município:
21 de maio – Região Noroeste
28 de maio – Região Sudeste
2 de junho – Região Sudoeste
11 de junho – Região Nordeste
Além das audiências, a CPI informou que trabalha na criação de um canal de WhatsApp para recebimento de denúncias, envio de contas consideradas indevidas e relatos relacionados aos serviços da Corsan/Aegea. O número deverá ser divulgado durante a primeira audiência.
A CPI foi instalada pela Câmara Municipal para apurar reclamações envolvendo os serviços da Corsan/Aegea em Canoas, incluindo cobranças, obras e atendimento à população.

Clima1 semana atrásFrente fria avança sobre o RS e provoca alerta para temporais nesta quinta-feira, 7, e sexta-feira, 8

Saúde1 semana atrásRio Grande do Sul recebe 404 mil novas doses da vacina contra a gripe e reforça campanha de imunização

Política1 semana atrásLei sancionada por Lula aumenta penas para furto, roubo e golpes virtuais no Brasil

Saúde1 semana atrásAnvisa determina recolhimento de produtos das linhas Ypê e Tixan após falhas na fabricação

Saúde1 semana atrásCanoas realiza pré-conferências regionais para discutir prioridades da saúde pública

Transporte1 semana atrásTrensurb normaliza circulação após invasão de via entre as estações Farrapos e Fátima

Concursos1 semana atrásPorto Alegre abre concursos para farmacêutico e médico veterinário com salário de R$ 2,7 mil

Concursos4 dias atrásConcurso da Polícia Penal do RS abre 213 vagas com provas previstas para agosto de 2026






















































