Geral
Pesquisa inédita no Estado sobre coronavírus entrevista e testa 500 canoenses


Foto: Vinicius Thormann
Canoas faz parte dos nove municípios mais populosos do Rio Grande do Sul que irão sediar até o fim deste mês uma pesquisa inédita coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Governo do Estado e o Ministério da Saúde. A partir de amostragens epidemiológicas sequenciais, o estudo visa estimar o percentual de gaúchos infectados, o avanço do coronavírus nestas regiões e a incidência de casos mais graves ou letalidade da doença. Em Serão 500 moradores canoenses, escolhidos aleatoriamente por um software que usa sensores censitários como base, são entrevistados e testados em suas próprias residências para a Covid-19.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), adverte que a colaboração dos sorteados é fundamental para a constatação dos resultados e a continuidade de estratégias de enfrentamento e prevenção à pandemia. Uma equipe composta por pesquisadores, professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), devidamente identificados, chegam nas residências selecionadas atrás de um voluntário. O trabalho ocorre nos bairros Centro, Nossa Senhora das Graças, Harmonia, Niterói, Mathias Velho, Rio Branco, Fátima, São José, Guajuviras, Estância Velha, Mato Grande, Marechal Rondon, Brigadeira, Olaria e Igara.
Morador do centro de Canoas, Laerte Smaniotto foi um dos sorteados e, devido à idade de 64 anos, pertence ao grupo de risco do coronavírus. O resultado negativo para a doença lhe deixou aliviado, mas promete que nem por isso vai abrir mão dos cuidados necessários. O idoso também aproveitou a ocasião para registrar a relevância do estudo no combate à Covid-19. “Ver que as autoridades estão destinando recursos às pesquisas científicas é excelente. Precisamos incentivar os profissionais que estão na linha de frente desta batalha”, disse.
De acordo com a professora da Unisinos, Letícia Ikeda, a resposta que as equipes de saúde buscam com a pesquisa subsidiará as políticas públicas do Rio Grande do Sul de enfrentamento à pandemia. Com o incentivo de iniciativa privada, advindos da Unimed Porto Alegre, Instituto Cultural Floresta e Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro, os participantes receberam treinamento especializado para o uso de EPIs, aplicação dos testes e medidas de higienização.
Segundo a pesquisadora, a medida das universidade surge em um período de difícil compra de qualquer insumo relacionado à doença no exterior e, no qual, estabelecer uma testagem ampla entre todos os brasileiros é, por ora, imensurável. “Países como a Alemanha, que todos observam, só conseguiram controlar o coronavírus com a aplicação massiva de testes e o isolamento social de forma adequada. No entanto, devemos considerar que o Brasil é um país de dimensões continentais, população gigantesca e grande variabilidade entre Estados e municípios, o que reforça ainda mais a importância do nosso diagnóstico”, explica.
Coleta de dados
O Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO) é a empresa responsável pelo trabalho da coleta das respostas do questionário sobre sintomas do coronavírus e práticas de isolamento social. O teste rápido, por sua vez, é de fácil execução e semelhante ao que identifica o HIV. Uma pequena amostra de sangue retirada da ponta do dedo do indivíduo basta para o aparelho de testes analisar por aproximadamente 15 minutos e apontar o resultado logo em seguida. Em caso de resultado positivo, os participantes recebem um informativo com orientações e, em seguida, são contatados pela secretaria de saúde local.
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.
Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.
Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,
“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”
Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”
Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.
Locais de retirada a partir de 2 de julho:
- Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
- Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h
Mais informações e tele busca de doações:
– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
Geral
MEIs e artesãos de Canoas podem se qualificar em Marketing Digital

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com inscrições abertas para o curso de Marketing Digital 100% online, gratuito e com certificado. A capacitação é voltada para microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte e aqueles que desejam aprender mais sobre marketing digital.
O objetivo do curso é ensinar como usar ferramentas digitais para melhorar os resultados do negócio, com foco em atrair e se comunicar com clientes, aumentar a visibilidade da marca e vender mais no ambiente online.
O Sebrae possui uma parceria com a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDEI). Para quem precisar, a secretaria disponibiliza a Sala MEI e um co-working com computadores e internet, além de suporte técnico para tirar dúvidas e orientar os participantes.
Inscreva-se gratuitamente no link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-sua-empresa-primeiros-passos,5497125576a4e710VgnVCM100000d701210aRCRD
- Política6 dias atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil Estadual emite alerta para ciclone extratropical e grande volume de chuva no final de semana
- Canoas 86 anos1 semana atrás
Semana de Canoas é marcada por atividades e início de obras de unidades de saúde
- Educação5 dias atrás
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual
- Comunidade5 dias atrás
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2
- Canoas3 dias atrás
Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5
- Economia6 dias atrás
BRDE apresenta novo plano estratégico com foco na economia resiliente e inovação
- Clima1 semana atrás
Governador reúne equipe para alinhar ações diante de novo alerta de chuvas intensas