Conecte-se conosco

header-top


 






 

21/12/2024
 

Geral

Começam os desfiles na Sapucaí

Redação

Publicado

em

Sete escolas abriram os desfiles da série A na noite desta sexta-feira, 21 . A campeã garante o acesso ao grupo principal do carnaval carioca em 2021.

Texto e fotos: Daniela Uequed e Douglas Angeli

Nem só de Grupo Especial vive o carnaval do Rio de Janeiro. A Acadêmicos do Vigário Geral abriu os desfiles da série A do carnaval do Rio de Janeiro no sambódromo da Marquês de Sapucaí na noite desta sexta-feira. Campeã da série B no ano passado, a escola apresentou o enredo “O conto do vigário” e levou à Avenida uma escultura representando o presidente Jair Bolsonaro como um palhaço.

Rocinha

Dando continuidade aos desfiles, a Acadêmicos da Rocinha contou a história de Maria da Conceição, a Maria Conga, integrante da nobreza africana trazida ao Brasil como escrava e que se tornou líder de um quilombo.

Unidos da Ponte

Tradicional escola de São João do Meriti, na baixada fluminense, a Unidos da Ponte desfilou com um enredo sobre a eternidade. Destaque para seu intérprete oficial, Leandro Santos, que também atua entre os cantores da Estação Primeira de Mangueira.

Porto da Pedra

A Porto da Pedra, escola de São Gonçalo, apresentou um enredo sobre as baianas, as matriarcas do samba. A agremiação fez um bom desfile apesar de algumas dificuldades de evolução ao longo do desfile.

Cubango

Vice-campeã da série A no ano passado, a Acadêmicos do Cubango prometia um grande desfile sobre a trajetória do abolicionista Luís Gama. Com belas alegorias e um samba muito elogiado, a escola de Niterói teve dificuldades com as duas primeiras alegorias: o abre-alas, que desacoplou, e o segundo onde uma escultura quebrou em frente à primeira cabine de jurados em um dos cavalos representados à frente. A Renascer de Jacarepaguá desfilou com um enredo sobre as benzedeiras. A primeira alegoria chamou a atenção pele beleza e pelos tons fortes de roxo e lilás.

Império Serrano

Uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio, o Império Serrano, rebaixado do grupo especial no ano passado, apostou no enredo “Lugar de mulher é onde ela quiser”. A escola do bairro de Madureira, nove vezes campeã no grupo principal e criadora de sambas inesquecíveis, apresentou mais um capítulo de uma grave crise: com muitas brigas na concentração entre os integrantes da harmonia, suas baianas desfilaram sem saias e muitas alas passaram sem os adereços de cabeça – incluindo a bateria. O abre-alas precisou ser empurrado, depois que o motor quebrou. Enquanto isso, a presidente Vera Lucia Correa de Souza, saiu antes de terminar o desfile.

Neste sábado, sete escolas completam os desfiles da série A: Acadêmicos do Sossego, Inocentes de Belfort Roxo, Unidos de Bangu, Acadêmicos de Santa Cruz, Imperatriz Leopoldinense, Unidos de Padre Miguel e Império da Tijuca.

Continuar a ler

Geral

Projeto de Lei inclui a Parada Livre e a Semana da Diversidade no calendário oficial do município

Redação

Publicado

em

Projeto de Lei inclui a Parada Livre e a Semana da Diversidade no calendário oficial do município

A Câmara de Vereadores de Canoas aprovou na quinta-feira, 19, por 14 votos a 2, o Projeto de Lei 47/24, de autoria da vereadora Maria Eunice, que inclui a Parada Livre e a Semana da Diversidade no calendário oficial do município.

Segundo Patricia Salbego, membro do Fórum LGBT de Canoas e uma das organizadoras da Parada Livre no município, essa era uma pauta antiga do movimento e representa uma vitória histórica para a comunidade.

“Com a aprovação da PL, asseguramos não apenas a nossa presença, mas também a nossa luta contínua e o reconhecimento das nossas reivindicações. Essa conquista reafirma o compromisso de Canoas com a diversidade e os direitos humanos”, destacou Salbego.

Luta diária

Ela também enfatizou que a luta LGBTQIAPN+ é diária e exige união e perseverança diante dos desafios enfrentados.

“Cada conquista como essa é fruto de muita luta coletiva e representa um passo fundamental para a visibilidade e valorização da diversidade. Ainda há muito a ser feito, mas momentos como esse renovam nossa esperança e determinação para seguir em frente”, afirmou.

A decisão foi amplamente celebrada pela comunidade LGBTQIAPN+ local, que enxerga a inclusão no calendário oficial como um marco importante para a promoção do respeito e da igualdade em Canoas.

Continuar a ler

Meio Ambiente

Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed é aberto à comunidade

Redação

Publicado

em

Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed é aberto à comunidade

Os canoenses já podem aproveitar um novo espaço para lazer e contemplação da natureza. Na quarta-feira, 18, foi realizada a entrega do Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed.

Com 6,7 hectares, o parque contempla pistas de caminhada, ciclovias, espaços e equipamentos para entretenimento público. Todos os elementos implantados visam a proposta de preservação do parque, buscando uma construção integrada com os elementos naturais do seu entorno.

Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed é aberto à comunidade

Esposa e filhos participam de evento com presença do prefeito Jairo Jorge

O prefeito Jairo Jorge destacou a importância do novo local e da homenagem prestada à Uequed.

“Fizemos um grande esforço para garantir que esta área recebesse um parque natural que preservasse a biodiversidade única deste local, mas que também permitisse que a população tivesse um espaço de descanso, tranquilidade e contemplação junto à natureza. Em novembro de 2023, o sempre senador Pedro Simon me pediu para que fizéssemos uma homenagem ao Jorge Uequed, e sugeri que fosse neste local, que estava em construção. Cresci tendo o deputado Jorge Uequed como uma grande referência política, um homem de grande liderança e capacidade de luta e acredito que esta seja uma homenagem que represente este grande homem e político, não só de Canoas, mas do Brasil”, ressaltou.

Representando a família de Jorge, a filha Gisele Uequed celebrou o momento.

“Um dia tão especial para nossa família, de grande orgulho e agradecimento para todos nós. Um parque tão importante para a cidade, que leva o nome de uma pessoa que sempre se preocupou em ter o desenvolvimento sustentável ao lado do econômico. Como deputado federal por 5 mandatos, Jorge Uequed sempre lutou por Canoas, por esse cuidado com a cidade e com o meio ambiente. Eu tenho como o maior legado dele o ensino, de acreditar no potencial de cada um e não ter um problema que não tivesse solução”, relatou.

O ex-senador Pedro Simon prestigiou o ato e celebrou a homenagem a Jorge Uequed.

“Este é um momento muito feliz para o povo de Canoas. A grandeza de homenagear Jorge Uequed neste parque é de um simbolismo gigante para esta cidade. Um homem de uma capacidade singular, que sempre falou e lutou por Canoas, pelo Rio Grande do Sul e pela democracia. Saber que ele terá um belíssimo local como este em sua homenagem é algo que traz muita felicidade e é motivo de muito orgulho”, reforçou.

“Este parque nasce de um projeto para preservar o nosso meio ambiente. Esta área possui duas nascentes, além de uma espécie de lagostins que só está presente em Canoas e neste parque. Por isso, a necessidade de preservar e valorizar a pauta ambiental, mostrando que Canoas é uma cidade que tem desenvolvimento econômico, mas também se preocupa com o meio ambiente e a preservação da natureza. Além de todo o espaço para caminhada e lazer, teremos também um centro de educação ambiental”, citou o secretário de Meio Ambiente, Bernardo Caron.

Deputado federal Jorge Uequed

Nascido em Rio Grande, elegeu Canoas como sua cidade. Professor, advogado, jornalista, empresário e publicitário, foi uma atuante personalidade pública como vereador e deputado federal por cinco mandatos e participou da elaboração da Constituição de 1988.

Um dos projetos de maior destaque foi a criação da lei que deu origem ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Casado por 50 anos com Rosemary Uequed, pai de três filhos e avô de quatro netos. Seu legado orgulha a todos canoenses e como agradecimento a sua cidade do coração eterniza a sua memória nomeando o Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed.

Continuar a ler

Comunidade

Praça Max Oderich tem obras de revitalização iniciadas em Canoas

Redação

Publicado

em

Praça Max Oderich tem obras de revitalização iniciadas em Canoas

Na terça-feira, 17, o prefeito Jairo Jorge assinou a ordem de início do serviço de revitalização da Praça Max Oderich, localizada no bairro Mato Grande. A obra será realizada em parceria com o Ministério da Cidadania e contará com um investimento total de R$ 395.800,00.

A revitalização da praça prevê uma série de melhorias, incluindo a construção de uma nova quadra poliesportiva, a revitalização dos calçamentos e das calçadas, pista de caminhada com acessibilidade, e melhorias na academia ao ar livre e no playground.

Segundo a administração municipal, as intervenções integram o plano da Prefeitura de Canoas para promover a qualidade de vida dos cidadãos e incentivar a prática de atividades físicas ao ar livre. A previsão de conclusão é abril de 2025.

Durante o ato de assinatura, o prefeito Jairo Jorge ressaltou a importância da obra para a região.

“É um compromisso que havíamos firmado com a comunidade. Vamos entregar a quadra, os calçamentos e permitir um uso mais adequado desse espaço. A praça será revitalizada em duas etapas, e já estamos colocando em prática essa promessa”, afirmou.

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Dimi Tresoldi, destacou que a obra atende a uma demanda antiga dos moradores, especialmente após os estragos causados pelas enchentes.

“Essa praça foi inaugurada em 2014, mas sofreu muito ao longo dos anos. Agora, com a nova pista de caminhada ao redor do quarteirão e a quadra poliesportiva, o espaço vai ganhar uma nova vida”, concluiu.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm