Conecte-se conosco

header-top







 

19/08/2025
 

Política

Câmara aprova moção de repúdio contra projeto de deputado federal do PSL

Redação

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Canoas, vereador Cezar Mossini (MDB), é autor de uma moção de repúdio, aprovada nesta terça-feira, 3, contra o deputado federal General Peternelli (PSL-SP), relator da proposta de atualização do Código Penal Militar. O substitutivo apresentado pelo deputado prevê a criminalização da atividade de vigilância ou segurança privada exercida por militares.
A pena será de reclusão de dois a quatro anos, podendo ser aumentada em 1/3 se o militar aliciar inferior hierárquico ou se utilizar de meios da instituição para o exercício da atividade. Atualmente, esse tipo de crime não está previsto no Código Penal Militar. O texto já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e será analisado agora pelo Plenário da Câmara dos Deputados. Se aprovado, seguirá para o Senado Federal.

Durante a votação da moção de repúdio, Mossini, que é cabo da reserva remunerada, enfatizou que os militares, especialmente os praças, não recebem uma remuneração adequada e, por isso, acabam sendo obrigados a realizar trabalhos extras, os chamados “bicos”, para complementar o orçamento familiar. “A elaboração uma legislação penalizando a atividade de vigilância ou segurança privada exercida por militares, executada fora do expediente, não traz nenhum ganho para as forças, pelo contrário, tende a fazer com que busquem outra forma ou meio de complementação da renda”, avaliou.

O documento aprovado pelo Legislativo canoense será encaminhado à Presidência da República, às Presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, ao Ministério da Defesa, à Casa Civil e ao gabinete do deputado General Peternelli. A intenção é conseguir sensibilizar os poderes Executivo e Legislativo para que a proposta seja revista.

Continuar a ler

Política

O deputado estadual suplente Capitão Macedo se filia ao Podemos em ato em Canoas

Redação

Publicado

em

O deputado estadual suplente Capitão Macedo se filia ao Podemos em ato em Canoas.

O Podemos do Rio Grande do Sul realizou um ato de filiação para receber o Deputado Capitão Macedo em seus quadros.

O evento, realizado em Canoas, contou com a presença de lideranças políticas, militantes e apoiadores.

Continuar a ler

Política

NOVO e PL iniciam articulação para projeto conjunto no RS

Redação

Publicado

em

NOVO e PL iniciam articulação para projeto conjunto no RS

Representantes do partido NOVO no Rio Grande do Sul e o pré-candidato ao governo do Estado, deputado federal Luciano Zucco (PL), realizaram nesta sexta-feira, 8, a primeira reunião de trabalho após o anúncio de aliança entre as siglas. O encontro, realizado em um auditório com presença de filiados do NOVO de diversas regiões, marcou o início das discussões para a elaboração de um projeto conjunto para as eleições de 2026.

Durante o evento, Zucco afirmou que a parceria entre PL e NOVO busca promover mudanças no Estado e destacou a importância de união em torno de objetivos comuns. Já o deputado estadual Felipe Camozzato (NOVO) declarou que a aliança pretende apresentar propostas para impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, ressaltando a convergência de valores entre as legendas.

Segundo os organizadores, novas reuniões estão previstas para aprofundar o plano de governo que será apresentado aos eleitores.

Continuar a ler

Política

Larissa Rodrigues toma posse como vereadora no Legislativo canoense

Redação

Publicado

em

Larissa Rodrigues toma posse como vereadora no Legislativo canoense

Tomou posse como vereadora na quinta-feira, 7, a primeira suplente do PL, Larissa Rodrigues. Ela assume a vaga deixada por Ezequiel Vargas, que teve seu mandato cassado. Larissa já havia exercido o cargo anteriormente, quando apresentou e articulou a aprovação da lei municipal que instituiu o Maio Laranja — campanha voltada à prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Aos 25 anos, ela estuda administração e se define como cristã e conservadora. Atualmente, estava lotada na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, atuando como adjunta de trânsito. Segundo a vereadora, “é uma honra e um privilégio enorme voltar a essa casa como uma representante do povo, escolhida 1473 vezes por pessoas que acreditam em uma Canoas melhor. “Assumo para construir pontes e não muros. Sem demagogia, apenas o trabalho honesto e a fé em Deus”, disse Larissa.

“Quero salientar também o trabalho sério que essa Câmara vem desempenhando e o meu compromisso com as pessoas, com a família canoense, com as nossas crianças. Minha declaração hoje é de agradecimento. Contem comigo para fazer esta casa e Canoas ainda mais fortes”, concluiu a representante do PL.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques