Conecte-se conosco

header-top







 

02/06/2026
 

Desenvolvimento Econômico

Assembleia em Canoas discutirá propostas da Consulta Popular 2026/2027 no dia 12 de junho

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Medeiros/PMC

A Assembleia Pública Municipal da Consulta Popular 2026/2027 será realizada em Canoas no dia 12 de junho, às 9h, no Auditório Sady Schivitz. O encontro faz parte do processo de definição das propostas que poderão integrar a votação regional da Consulta Popular.

Durante a assembleia, serão eleitos os delegados municipais que representarão o município nas próximas etapas do processo. A escolha seguirá o critério de um delegado para cada dez participantes presentes.

Os participantes também poderão indicar até cinco propostas do Caderno de Demandas Elegíveis do COREDE Vale do Rio dos Sinos. As sugestões contemplam áreas como defesa civil, desenvolvimento social, inovação, agricultura familiar, turismo, meio ambiente, infraestrutura urbana, proteção animal, políticas para mulheres, qualificação profissional e desenvolvimento econômico.

Entre os temas previstos estão ações relacionadas à prevenção de enchentes, defesa civil, laboratórios de inovação, agricultura familiar, programas de castração de animais, qualificação profissional e infraestrutura urbana.

Após as assembleias municipais, os delegados eleitos participarão da Assembleia Regional Ampliada do CONSINOS, que será realizada presencialmente na Universidade Feevale entre os dias 15 de junho e 7 de julho, em data ainda a ser definida. Nessa etapa será elaborada a cédula final de votação da Consulta Popular 2026.

Desenvolvimento Econômico

Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico realiza reunião ordinária no dia 16 de junho em Canoas

Redação

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação convocou os conselheiros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (COMUDE) para uma reunião ordinária que será realizada no dia 16 de junho, às 15h30, na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Ipiranga, nº 60, no Centro de Canoas.

O encontro ocorrerá conforme estabelece o artigo 10 da Lei Municipal nº 5.537/2010 e reunirá os integrantes do conselho para discutir temas relacionados ao funcionamento do colegiado.

Entre os assuntos previstos na pauta estão a integração de novos conselheiros, o alinhamento institucional, a definição de diretrizes iniciais e a organização interna dos trabalhos do COMUDE.

Também será debatido o encaminhamento do processo de eleição da Diretoria para o biênio 2026-2028. O planejamento das próximas ações e agendas do conselho completa a pauta da reunião.

Continuar a ler

Desenvolvimento Econômico

Plano Diretor de Canoas terá mesa temática sobre uso do solo e habitação no dia 1º de junho

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Medeiros

A revisão do Plano Diretor de Canoas terá uma nova Mesa Temática no dia 1º de junho. O encontro vai discutir temas ligados ao uso do solo, estruturação urbana e habitação.

A atividade ocorre das 14h30 às 17h, no Auditório Bruno Ruedell, no Prédio 6 da Unilasalle, na Avenida Victor Barreto, 2288.

Segundo as informações divulgadas, o encontro contará com apresentações de secretarias relacionadas à temática, espaço para manifestações da população, debates sobre problemas e oportunidades da cidade e votação para definição de cinco questões prioritárias do processo de revisão.

O evento é aberto ao público.

Pessoas com deficiência que necessitarem de apoio ou recursos de acessibilidade devem solicitar atendimento antecipadamente pelo e-mail planodiretor@canoas.rs.gov.br.

Continuar a ler

Desenvolvimento Econômico

Rota FIERGS volta a Canoas para debate sobre prioridades da indústria regional

Redação

Publicado

em

Canoas recebe nesta quarta-feira, 20, uma nova edição do projeto Rota FIERGS voltado à Região Metropolitana. O encontro reunirá lideranças empresariais, representantes de instituições e autoridades públicas para discutir demandas e prioridades do setor industrial regional.

A programação acontece no CSSGAPA, na Rua Tobias Barreto, 990, no bairro Nossa Senhora das Graças. O credenciamento está marcado para as 10h, seguido da abertura oficial às 10h30.

Durante o evento, serão debatidos temas ligados ao desenvolvimento econômico, inovação, competitividade e desafios enfrentados pela indústria na Região Metropolitana. Também estão previstas apresentações de iniciativas desenvolvidas pelo Sistema FIERGS.

A programação inclui ainda almoço de integração entre os participantes e uma palestra voltada ao fortalecimento da indústria regional. O encerramento está previsto para as 14h30.

O projeto foi iniciado em 2025 e tem como proposta ampliar o diálogo entre o setor produtivo, instituições e poder público sobre ações e estratégias para o desenvolvimento econômico da região.

Os interessados em participar devem confirmar presença através do link: https://forms.cloud.microsoft/r/mbYuq7qe7B

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques