Saúde
Vacinação contra a gripe é liberada hoje para toda a população de Canoas nas UBSs

Inicia nesta segunda-feira, 1º, a vacinação contra a gripe para toda a população de Canoas. A ampliação da campanha segue orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) diante do aumento de casos de síndromes respiratórias e da circulação do vírus influenza no Rio Grande do Sul.
Para receber a dose, os moradores devem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outro ponto de vacinação do município portando documento de identificação. A aplicação ocorrerá conforme a disponibilidade de vacinas em estoque nas unidades.
De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 60.848 doses já foram aplicadas desde o início da campanha de vacinação. Desse total, 55.366 foram administradas nas unidades de saúde entre março e maio, enquanto outras 5.482 doses foram aplicadas em ações móveis realizadas em diferentes regiões da cidade.
A ampliação da vacinação ocorre em meio ao aumento das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada à influenza no Rio Grande do Sul. Conforme nota conjunta da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS), idosos e crianças pequenas estão entre os grupos mais afetados pelas complicações da doença.
O documento também aponta que a maior parte dos casos graves e dos óbitos registrados ocorreu entre pessoas que não haviam recebido a vacina.
A orientação das autoridades de saúde é que a população procure as unidades de saúde para atualização da imunização, especialmente os grupos considerados mais vulneráveis às complicações causadas pela gripe, como idosos, gestantes e crianças.
Saúde
Unidade de Saúde Igara suspende atendimentos nos próximos dois dias para mudança de endereço

A Unidade de Saúde Igara, em Canoas, terá os atendimentos suspensos nos dias 16 e 17 de julho em razão da mudança para um novo endereço.
Durante esse período, os usuários que precisarem de atendimento deverão se dirigir à Unidade de Saúde São José, localizada na Rua João Pessoa, s/nº.
Os serviços da Unidade de Saúde Igara serão retomados normalmente na segunda-feira, 20 de julho, no novo prédio situado na Rua Tupi, 284, ao lado da Igreja Católica São Cristóvão.
A mudança faz parte do processo de transferência da unidade para uma nova estrutura de atendimento à comunidade.
Saúde
Canoas abre vagas extras para consultas oftalmológicas e orienta pacientes da fila a procurar a Secretaria da Saúde

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou que há vagas disponíveis para consultas oftalmológicas após o credenciamento do Hospital de Olhos de Canoas, a revisão das solicitações pendentes e a realização de ações de agendamento.
Segundo a Secretaria da Saúde, pacientes que aguardam consultas oftalmológicas desde 2023 e ainda não foram chamados podem entrar em contato com a Ouvidoria da pasta pelo WhatsApp (51) 3425-7628 para verificar a possibilidade de agendamento.
De acordo com o município, no início deste ano havia mais de 10 mil pacientes aguardando consultas oftalmológicas. A Secretaria informou ainda que, em junho, foram realizados mais de 3 mil atendimentos na especialidade e que a previsão da pasta é concluir a fila de espera até setembro.
A Secretaria da Saúde informou que a Diretoria de Regulação está realizando os agendamentos e que Agentes Comunitários de Saúde fazem a entrega dos comprovantes de consulta nas áreas de atuação para auxiliar na localização dos pacientes.
Ainda conforme a pasta, pacientes que tiveram alteração no número de telefone ou nos contatos para recados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para atualizar os dados cadastrais. A Secretaria afirma que cerca de 50% das tentativas de contato realizadas pelas equipes não são concluídas devido a telefones desatualizados ou inexistentes.
Saúde
Anvisa apreende lotes falsificados do Mounjaro e proíbe venda de produtos sem registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta sexta-feira, 10, a apreensão de lotes falsificados do medicamento Mounjaro. A medida foi adotada após a empresa responsável pelo registro do produto identificar no mercado unidades com características diferentes das encontradas no medicamento original.
De acordo com a Anvisa, os lotes que não podem ser comercializados, distribuídos ou utilizados são:
Mounjaro 10 mg: lote 855044;
Mounjaro 15 mg: lotes D880403, MJR 257 e D854901.
Entre as irregularidades identificadas estão a utilização de lotes que não são reconhecidos pela fabricante, casos de numeração serial incompatível com o lote informado, dispositivos diferentes do modelo original e erro de grafia na embalagem. Em um dos lotes, a palavra “solution” foi substituída por “soluction” na rotulagem.
Anvisa também proíbe produtos sem registro
A agência também determinou a apreensão de medicamentos e produtos sem registro, notificação ou cadastro junto à Anvisa. A medida envolve itens fabricados por empresas sem Autorização de Funcionamento e impede a venda, distribuição, fabricação, divulgação e uso desses produtos.
Entre os produtos afetados estão todos os lotes fabricados pela empresa PSM Pennaforte Produtos Naturais Ltda. ME (CNPJ: 12.316.032/0001-80):
Dia Forte Lótus Nutri;
Tribulus Terrestris com Maca Natumix;
Amora Branca Natumix;
Sucupira Natumix;
Espinheira Santa Natumix;
Mounjaro Natumix;
Ora Pro Nóbis Natumix;
Ozempic Natural Natumix.
A mesma determinação foi aplicada aos produtos fabricados pela empresa Bálsamos Jes Suplemento Natural Ltda. (CNPJ: 48.244.369/0001-76). A lista inclui:
Calm Je’s;
Lipo Je’s;
Bálsamo Je’s Algas Marinhas;
Cura Je’s;
Milagroso;
Liberta Álcool Je’s;
Virtuosa Je’s;
Ouvido Bem Je’s;
Bálsamo Je’s Colmavit 2.
A resolução da Anvisa também alcança o produto Mega Viril Lótus Nutri, fabricado pela empresa Muwiz Indústria e Laboratório Ltda. (CNPJ: 08.787.804/0001-94).
A agência reforça que consumidores que encontrarem esses produtos devem evitar o uso e comunicar a ocorrência aos canais oficiais de fiscalização.

Assistência Social1 semana atrásNova Santa Rita inaugura neste sábado Cozinha Comunitária com capacidade para distribuir 120 refeições diárias

Policial1 semana atrásBrigada Militar socorre bebê de 7 meses após engasgamento em Canoas

Geral3 dias atrásNova Santa Rita lança programa de qualificação profissional com ações voltadas ao emprego e empreendedorismo

Trânsito1 dia atrásNovo semáforo entra em funcionamento no cruzamento da Rua Henrique Stefani com Avenida Açucena, em Canoas

Saúde3 dias atrásCanoas abre vagas extras para consultas oftalmológicas e orienta pacientes da fila a procurar a Secretaria da Saúde

Geral3 dias atrásCorsan terá atendimento nos Procons de Esteio e Sapucaia do Sul nesta terça-feira
- Policial1 semana atrás
Mulher é presa preventivamente por suspeita de coagir testemunha em investigação de estupro de vulnerável em Canoas

Defesa Civil1 semana atrásFórum da Defesa Civil da Granpal reúne municípios da Região Metropolitana em Canoas

























































