Conecte-se conosco

header-top







 

11/03/2026
 

Mulher e Inclusão

Banco Vermelho é inaugurado no IFRS Canoas com presença da Secretaria da Mulher

Redação

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 11, mais uma unidade do Banco Vermelho, intervenção que convida à reflexão sobre a violência contra a mulher, foi inaugurada em Canoas. O equipamento passou a integrar o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no município.

O ato de inauguração contou com a presença da secretária municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão, Maria Beatris Arruda, da diretora da Diretoria da Mulher, Sara Amaral Ávila, da coordenadora do Centro de Referência da Mulher Patrícia Esber (CRM), Fernanda Friedrich, e da promotora de justiça, Raquel Marchiori Dias.

Durante a programação, foram realizadas palestras sobre a atuação do Ministério Público no combate à violência doméstica e sobre a rede de proteção às mulheres vítimas de violência na cidade. A diretora do IFRS Canoas, Patrícia Nogueira Hubler, destacou a importância da atividade, voltada aos estudantes da instituição.

“É um evento de aprendizado para que esta e as próximas gerações entendam que a violência contra as mulheres é uma violência contra toda a sociedade”, diz.

Segundo ela, os Bancos Vermelhos simbolizam a ausência de milhares de mulheres que morreram vítimas da misoginia e do machismo no país.

“É um lembrete para que possamos pensar e construir efetivamente ações que protejam a vida de meninas e mulheres”, completa.

A secretária municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão, Maria Beatris Arruda, também ressaltou a importância de discutir o tema com a comunidade escolar.

“Discutir o tema da violência doméstica é uma questão extremamente importante hoje em todo o Brasil, e isso está se voltando para a educação. Nós fizemos, há alguns dias, um encontro enorme, com toda a educação do Município de Canoas, porque nós entendemos que a mudança do comportamento masculino e o fim do feminicídio passa pela educação. Hoje nós viemos aqui no Instituto explanar sobre o trabalho da nossa secretaria, desde o nosso primeiro atendimento, através do telefone do Disque Mulher, até os atendimentos que nós temos dentro do Centro Regional de Abrigamento para Mulheres (CRAM)”, pontua.

Campanha Bancos Vermelhos

A iniciativa tem origem na mobilização internacional Red Bench Project e foi incorporada no Brasil por meio da Lei nº 14.942/2024, que prevê a instalação dos bancos em espaços públicos como símbolo de memória, conscientização e denúncia do feminicídio.

Canais de denúncia

Em Canoas, denúncias de violência doméstica podem ser feitas pelos seguintes canais: Brigada Militar, pelo número 190, Guarda Civil Municipal, pelo 153, e Central de Atendimento à Mulher, no 180.

No município, também está disponível o Disque Mulher Canoas, pelo telefone (51) 99275-8146. Há ainda os contatos do plantão da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), no (51) 99859-0943, e da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), pelo número 3425-9000, com atendimento 24 horas, todos os dias.

Mulher e Inclusão

Fórum de Enfrentamento à Violência contra a Mulher será realizado nesta quinta-feira, 5

Redação

Publicado

em

Canoas realiza, nesta quinta-feira, 5, o Fórum de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, voltado ao debate sobre a violência contra a mulher e o aumento dos casos de feminicídio no Rio Grande do Sul. O evento começa às 13h, no Teatro do Sesc, no Centro.

A iniciativa é promovida pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Canoas, com objetivo de fortalecer políticas públicas de proteção às mulheres e ampliar o diálogo sobre o tema.

A programação começa às 13h30 com apresentação cultural, seguida da abertura oficial às 13h45. Às 14h, acontece o painel com autoridades e profissionais da rede de proteção às mulheres.

Entre os participantes estão a juíza Madgéli Frantz Machado, vice-presidente cultural da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) e titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Porto Alegre; a advogada Gisele Uequed, do Programa Por Mim; a juíza Andréa Pinto Goedert, do Juizado de Violência Doméstica de Canoas; e a soldado Suzamara Muller Lages, da Patrulha Maria da Penha.

O encontro também contará com o depoimento de Camila Nascimento Nunes. A mediação será realizada por Aline Weber Moraes, orientadora educacional da Unidade de Gestão do Cuidado, vinculada ao Programa Tempo de Cuidar, da Secretaria Municipal de Educação.

A secretária da Mulher, Cidadania e Inclusão, Maria Beatris Conter Arruda, destaca que o fórum busca ampliar o diálogo e integrar os serviços que atendem mulheres em situação de violência.

“O enfrentamento ao feminicídio exige articulação permanente entre poder público, sistema de Justiça, forças de segurança e comunidade. Precisamos transformar informação em ação concreta para proteger vidas e garantir que as mulheres saibam onde buscar ajuda”, afirma.

As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário online, disponível no link: Aqui

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques