Eventos
Encontro com Júlio Emílio Braz e mesa de escritores canoenses são destaques desta sexta-feira na Feira do Livro

A 40ª Feira do Livro abriu oficialmente na noite de quarta-feira, 1º, no Auditório Sady Schivitz, em cerimônia marcada por apresentações culturais e falas de escritores e representantes da cultura. O patrono da edição, Chico Neto, destacou a importância da leitura no cotidiano e valorizou o protagonismo dos escritores canoenses.
O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flávio Quadros, ressaltou a parceria das equipes na construção do evento e enfatizou o recorte da edição. “Esse ano, com foco no público infantojuvenil, queremos trabalhar nos nossos jovens a importância da leitura”, afirmou.
O vice-prefeito, Rodrigo Busato, destacou a relevância da feira no atual momento de retomada cultural. “Parabéns aos 60 anos de Alvorada. Nosso governo trabalha com pluralidade de ideias, sempre com respeito às diferenças. A Feira do Livro faz parte da nossa reconstrução cultural, foi preparada em tempo recorde e reafirma Canoas como referência no turismo de eventos, com responsabilidade nos gastos e foco na prevenção”, disse.
Na quinta-feira, 2, a feira movimentou escolas municipais com palestras e encontros literários. O escritor e poeta Kalunga e o autor e ilustrador Luciano Pontes participaram de bate-papos com estudantes da EMEF João Paulo, da EMEF Erna Wurth e da EMEF Bilíngue para Surdos Vitória, aproximando a literatura do cotidiano escolar.
A professora Sônia Macedo, da EMEF João Paulo, ressaltou o impacto da atividade. “Foi muito importante as crianças visitarem a feira, entenderem a ampliação do conhecimento e como isso contribui para a melhoria da escrita”, disse. A estudante Mélany Felipe Pereira Carneiro, da mesma escola, contou sobre a experiência: “Nunca tinha vindo à feira. Ela é grande, comprei um livro muito interessante. Gosto de ler quando estou sozinha”.
Confira a programação completa desta sexta-feira, 3:
9h – Encontro com escritora Glaucia de Souza (Auditório Sady Schiwitz) – Anos Iniciais
9h – Contação de histórias, com Duda, Síl Graebin e Jonatan Ortiz Borges (Bebeteca da Biblioteca Pública) – Educação Infantil
9h30 – Contação de histórias “Esquilos Zaffari” (Área Central) – Livre
10h15 – Contação de histórias, com Duda, Síl Graebin e Jonatan Ortiz Borges (Bebeteca da Biblioteca Pública) – Educação Infantil
10h15 – Encontro com escritora Glaucia de Souza, com intérprete de Libras (Auditório Sady Schiwitz) – Anos Iniciais
14h – Encontro com escritor Júlio Emílio Braz (Auditório Sady Schiwitz) – Anos Finais e Ensino Médio
14h – Contação de histórias, com Duda, Síl Graebin e Jonatan Ortiz Borges (Bebeteca da Biblioteca Pública) – Educação Infantil
14h30 – Lançamento da V Coletânea – Letra Livre 3 (Espaço do Escritor) – Associação Canoense de Escritores (ACE) – Livre
15h – Contação de histórias “Esquilos Zaffari” (Área Central) – Livre
15h – Contação de histórias, com Duda, Síl Graebin e Jonatan Ortiz Borges (Bebeteca da Biblioteca Pública) – Educação Infantil
15h30 – Encontro com escritor Júlio Emílio Braz (Auditório Sady Schiwitz) – Anos Finais e Ensino Médio
15h45 – Roda de bate-papo “Diálogos Negros e os territórios negros de Alvorada” (Sala Multiuso SMCT) – com Ana Cristina Pires e Valéria Goulart – 9º ano do Ensino Fundamental
16h – Sessões de autógrafos (Espaço do Escritor):
O robozinho e Yur des-co-brin-ven-tor, de Nélsinês Urnau – Livre
Ivagaci – as raízes, de Iria Urnau – Livre
João e Maria: muito além do conto de fadas, de Rosaide Gomes dos Anjos – Livre
18h às 20h – Sessão de autógrafos: Pequenos autores, grandes histórias (Espaço do Escritor) – Livre
18h – Mesa de escritores canoenses: literatura infantojuvenil e poesia (Auditório Sady Schiwitz), com Carolina Torma Moraes Pozzo, Drika Zimmermann, Jonatan Ortiz Borges e Rosaide Gomes dos Anjos. Mediação: Lilian Rocha – Adulto
19h – Encontro com escritor Javier Montes (Espanha), com intérprete de Libras, sobre o livro Luz del Fuego. Mediação de Lúcia Regina Lucas da Rosa (Auditório Sady Schiwitz) – Adulto
Eventos
Conexões Sustentáveis realiza 4ª edição do Mutirão da Reciclagem em Canoas neste sábado, 29

O projeto Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem promove, neste sábado, 29, mais uma edição de atividades com a comunidade de Canoas. A Praça Rio Grande, no bairro Mathias Velho, recebe o evento, organizado pelo Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS) em parceria com a Petrobras, com foco em educação ambiental e incentivo à reciclagem.
A programação ocorre das 13h às 17h, é gratuita e aberta ao público. O encontro reúne música ao vivo, feira de artesanato, brinquedos e atividades infantis, além da troca de resíduos recicláveis e eletroeletrônicos por brindes. Catadoras e catadores das cooperativas Coopcamate e Coopertec participam da ação, destacando o papel da categoria na cadeia da reciclagem.
O mutirão reforça a separação correta de resíduos como prática básica para melhorar o manejo de materiais, apoiar o trabalho dos catadores e contribuir para ações de preservação ambiental no município, especialmente após a tragédia climática registrada no Rio Grande do Sul em 2024.
“A cada edição do Mutirão da Reciclagem, podemos acompanhar que a mobilização das comunidades está crescendo. Separar os resíduos não é apenas um cuidado com o meio ambiente, mas qualidade de vida para os bairros e melhores condições de trabalho para os catadores”, afirma o presidente do ICS, Dione Manetti.
”Quando a população entende seu papel nesse processo, isso pode gerar uma grande transformação em toda a cidade”, explica.
Esta é a última edição do Mutirão da Reciclagem em 2025. Ao longo do ano, o projeto reuniu moradores, recolheu resíduos e promoveu plantio de mudas. Em 2026, a iniciativa terá continuidade, com expansão das atividades e a inclusão da cidade de Esteio no calendário.
Serviço:
4º Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem
Data: sábado, 29 de novembro de 2025
Horário: das 13h às 17h
Local: Praça Rio Grande – Avenida Rio Grande do Sul – Mathias Velho, Canoas
Comunicação – Instituto Caminhos Sustentáveis
Moreno Bastos – (11) 97325-7223
Eventos
BRDE marcará presença na Mercopar 2025 com foco em fortalecer a sustentabilidade no setor industrial

Contribuir para melhorar a competitividade do setor industrial a partir de um modelo que incorpore novas tecnologias, otimize o uso de recursosContribuir para melhorar a competitividade do setor industrial a partir de um modelo que incorpore novas tecnologias, otimize o uso de recursos e tenha maior eficiência enérgica. É com este propósito, assegurando maior sustentabilidade às indústrias gaúchas, que o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) estará presente na Mercopar 2025, que inicia na próxima terça-feira, 14. Além das linhas de crédito específicas ao setor, o banco vai aproveitar a feira para reforçar o apoio às startups.
Os financiamentos para aquisição de máquinas e equipamentos, ampliação e montagens das linhas de produção, geração de energias com fontes renováveis e desenvolvimento de novos produtos estão entre as possibilidades de financiamento. O BRDE igualmente é referência no apoio à inovação, sendo o maior repassador nacional de recursos por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) há mais de uma década.
Ao longo dos quatro dias, o banco quer fortalecer também as parcerias com as startups. Além de divulgar a possiblidade de participação nos programas de aceleração, o foco é compartilhar as oportunidades de apoio aos negócios através dos fundos de investimentos dos quais o banco é cotista.
A feira
Além de patrocinador da feira, que acontece entre os dias 14 e 17 deste mês, o BRDE banco terá espaço de atendimento aos clientes e parceiros no Pavilhão Azul do Centro de Eventos Festa da Uva (estande T13). Neste ano, a partir de uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), um total de 31 micro e pequenas empresas gaúchas de 16 municípios terão a oportunidade de participar da Mercopar.
Considerada a maior feira voltada à inovação no setor industrial da América Latina, a Mercopar é promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs. O evento objetiva a geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.
Eventos
Presença de Jayme Monjardim, Letícia Wierzchowski e Thiago Lacerda promete agitar Feira do Livro de Canoas na quinta

Confira a programação completa desta quinta-feira, 9:
9h – Contação de histórias | Auditório Sady Schiwitz | Carmen Lima | Anos Iniciais
9h – Contação de histórias | Bebeteca da Biblioteca Pública | Duda Máximo, Síl Graebin, Jonatan Ortiz Borges | Educação Infantil
10h15 – Contação de histórias | Bebeteca da Biblioteca Pública | Duda Máximo, Síl Graebin, Jonatan Ortiz Borges | Educação Infantil
10h15 – Palestra | Auditório Sady Schiwitz | Educação Financeira – Banrisul (Sheila Oliveira) | Anos Finais e Ensino Médio
9h às 11h – Espetáculo de Dança | Área Central | Grupo Omo Odú – Dança das Nações: Canto das 3 Raças | Livre
13h30 – “ABC dos brinquedos: guia bilíngue da brincadeira” | Espaço do Escritor – Sessões de Autógrafos | Alunos do Colégio Leonardo da Vinci | Livre
14h – Contação de histórias | Auditório Sady Schiwitz | Carmen Lima | Anos Iniciais
14h – Contação de histórias | Bebeteca da Biblioteca Pública | Duda Máximo, Síl Graebin, Jonatan Ortiz Borges | Educação Infantil
14h às 16h – Espetáculo de Dança | Área Central | Grupo Omo Odú – Dança das Nações: Canto das 3 Raças | Livre
15h – Contação de histórias | Bebeteca da Biblioteca Pública | Duda Máximo, Síl Graebin, Jonatan Ortiz Borges | Educação Infantil
15h30 – Contação de histórias | Auditório Sady Schiwitz | Grupo Enredos & Acordes | Anos Iniciais
16h – Slam Entreverbo 2025 | Espaço do Escritor – Sessões de Autógrafos | Coletivo Entreverbo | Livre
16h – “Cuidar de si: guia do autocuidado” | Gisele dos Santos Rodrigues | Livre
18h às 20h – Sessão de Autógrafos | Espaço do Escritor | Pequenos autores, grandes histórias | Livre
19h30 – “Celebração de O tempo e o vento e os 120 anos de Erico Verissimo” | Teatro do SESC | Jayme Monjardim, Letícia Wierzchowski e Thiago Lacerda (com intérprete de Libras) | EJA / Adulto
Oportunidade3 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro

Geral1 semana atrásPrimeiro bebê de 2026 em Canoas nasce em casa e recebe atendimento no HU
Geral6 dias atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Geral1 semana atrásColisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas

Política1 semana atrásCâmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas

Educação4 dias atrásDivulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas

Saúde1 semana atrásTrensurb renova parceria com o projeto Help para 2026

Educação5 dias atrásCanoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal




























































