Conecte-se conosco

header-top

sulgas publicidade







 

25/10/2026
 

Esporte

Inédita Meia Maratona do Mercado Público homenageia centro de tradição, cultura e gastronomia no coração de Porto Alegre

Redação

Publicado

em

Inédita Meia Maratona do Mercado Público homenageia centro de tradição, cultura e gastronomia no coração de Porto Alegre

Um símbolo da diversidade cultural gaúcha, o Mercado Público de Porto Alegre vai ser palco do esporte mais democrático do mundo, a corrida.

No dia 5 de outubro será realizada a inédita Meia Maratona do Mercado Público. O evento, dois dias antes do aniversário de 156 anos de inauguração do histórico centro de abastecimento, terá meia maratona, com seus 21,097 km, e as corridas de 10 km e 5 km.

As inscrições já estão abertas para a Meia Maratona do Mercado Público de Porto Alegre 2025. As vagas podem ser obtidas pela página oficial do evento no site da Ticket Sports. Esta é a primeira edição do evento esportivo criado para celebrar o aniversário do espaço que é sinônimo de tradição, cultura e gastronomia da capital gaúcha, no coração da cidade.

A Meia Maratona do Mercado Público de Porto Alegre nasceu ainda no ano passado. Depois das enchentes no estado, a prova principal da Maratona Internacional de Porto Alegre adotou o interior do mercado como parte do percurso. A forma de valorizar um símbolo da cidade após a tragédia gerou a ideia de uma prova que celebrasse um dos cartões postais e pontos turísticos porto-alegrenses.

“Antes da enchente que destruiu Porto Alegre, em 2024, surgiu a ideia de fazer a Maratona Internacional de Porto Alegre passar pelo interior do Mercado Público em 2025. O evento foi adiado por causa da situação. Mas resolvemos antecipar esse projeto para mostrar a cidade mais forte, em setembro daquele ano. Foi um tremendo sucesso. Tanto que os atletas da meia maratona também ficaram com vontade de ter o prédio no percurso. Então, com apoio do pessoal das bancas, resolvemos fazer uma corrida de rua só para o Mercado Público”, afirma Paulo Silva, presidente do Clube dos Corredores de Porto Alegre, organizador do evento.

Na Meia Maratona do Mercado Público de Porto Alegre a integração com o centro de abastecimento e prédio histórico vai além da corrida. Nas três distâncias, 21,097 km, 10 km e 5 km, o interior Mercado Público faz parte do percurso.

Além disso, será no local a entrega de kits, nos dias que antecedem a superação dos 5 mil atletas, conforme a projeção da organização. A prova também integra o calendário dos 50 anos da Olympikus, que realiza e apoia eventos de corrida no ano de seu aniversário.

Esporte

Gre-Nal 455: Grêmio e Inter se enfrentam neste domingo em confronto decisivo contra o rebaixamento

Avatar

Publicado

em

A dupla Gre-Nal entra em campo neste domingo, 11, para disputar o Gre-Nal 455, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Grêmio e Internacional se enfrentam às 17h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, em um clássico que pode influenciar diretamente a luta das equipes contra o rebaixamento.

Após 29 rodadas, o Internacional ocupa a 17ª colocação, com 31 pontos, enquanto o Grêmio aparece em 18º lugar, com 30 pontos. Os dois clubes estão na zona de rebaixamento e buscam a vitória para tentar sair das últimas posições da tabela.

O primeiro time fora do Z-4 é o Corinthians, com 32 pontos, o que aumenta a importância do resultado para os rivais gaúchos nesta reta final da competição.

O Grêmio chega ao clássico após empatar em 1 a 1 com o Remo, fora de casa. Já o Internacional vem de vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, no Beira-Rio.

A partida terá transmissão pela TV Globo, para o Rio Grande do Sul, e pelo Premiere.

Continuar a ler

Esporte

Canoas recebe 24ª Copa Brasil Sul-Americano de Ginástica Aeróbica e Dança

Avatar

Publicado

em

Canoas será palco de um grande encontro internacional de ginastica e dança. A cidade recebe a 24° Copa Brasil Sul-americano de ginástica Aeróbica e dança, reunindo atletas de diferentes países em 3 dias de talento, movimento e emoção.

A programação conta com competições de ginastica aeróbica, hip hop, ballet, reggaeton, danças internacionais e diversas outras modalidades, além de finais e premiações.

 

Continuar a ler

Esporte

Equipe de Canoas conquista título inédito no Troféu Brasil de Atletismo Master

Avatar

Publicado

em

A equipe de Canoas conquistou o título do 18º Troféu Brasil de Atletismo Master, realizado de 18 a 20 de setembro, na Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa), em Porto Alegre. A participação dos atletas contou com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) e da Prefeitura de Canoas.

A delegação reuniu atletas veteranos, com idades a partir dos 35 anos e alguns com mais de 80. A equipe Phoenix somou forças com as equipes CMC e ADCH, formando um grupo de 73 atletas.

Segundo o coordenador da equipe campeã, o atleta Éber Bundchen, o grupo superou os 1,8 mil pontos na classificação geral. A segunda colocada terminou com menos de 1,2 mil pontos, o que representou uma vantagem superior a 600 pontos para a equipe de Canoas.

O grupo também estima ter conquistado mais de 300 medalhas, entre ouro, prata e bronze, além de ter estabelecido recordes durante a competição. Os números definitivos ainda dependem da divulgação do boletim oficial.

A pontuação foi construída com a participação de toda a delegação, já que as colocações até o oitavo lugar também contabilizaram pontos para a classificação geral.

Promovido pela Associação dos Veteranos Gaúchos de Atletismo Master (Avega), com reconhecimento da Associação Brasileira de Atletismo Master (Abram), o Troféu Brasil reuniu atletas de diferentes regiões do país, além de competidores internacionais.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Luciano de Oliveira, a conquista representa um importante reconhecimento para o atletismo master de Canoas. As secretarias municipais de Educação, Cultura e Segurança Pública também apoiaram a iniciativa. A Prefeitura acolheu ainda atletas de outros municípios que integraram a delegação e representaram Canoas na competição.

A participação também teve apoio das empresas Bianchini, MD Segurança e TELECON, de Canoas, que contribuíram com custos relacionados a uniformes, alimentação, inscrições e deslocamentos da equipe.

A SMEL desenvolve atividades físicas voltadas a pessoas idosas nos bairros do município, buscando incentivar a prática esportiva e promover qualidade de vida. As atividades também possibilitam a identificação de atletas que, a partir dos treinamentos, passam a participar de competições de atletismo.

A conquista inédita reforça a participação de diferentes gerações no esporte e reconhece o empenho dos atletas e dos profissionais envolvidos na preparação da equipe.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto