Conecte-se conosco

header-top







 

07/08/2025
 

Sem categoria

Ezequiel Vargas (PL) é o segundo vereador cassado em Canoas em sete meses de Legislatura

Redação

Publicado

em

Após sessão tumultuada e longa, os vereadores de Canoas cassaram o vereador Ezequiel Vargas (PL) por 18 votoo a 3. Os trabalhos foram interrompidos diversas vezes, e na mais grave foi quando durante a apresentação de defesa do parlamentar foi anunciado que ele e seu gabinete já tinham sido exonerados e que estava no Diário Oficial da casa desde a manhã de quinta-feira, 6. A transmissão ao vivo no canal da Câmara no Youtube foi pausada e diversos vídeos nos perfis do advogado de defesa e do próprio vereador acusado começaram a divulgar que tudo se tratava de um teatro.

Ezequiel é o segundo vereador cassado pelos seus pares em sete meses de legislatura. Em abril, Giovani Rocha (PSD) também teve seu mandato retirado pelos seus colegas em denúncia de que ele tinha três assessores que cumpriam carga horária em uma instituição.

Entenda o caso

No final de maio, a Câmara Municipal de Canoas aprovou a abertura de uma Comissão Processante para apurar uma denúncia apresentada contra o vereador Ezequiel Vargas Rodrigues (PL). O pedido foi protocolado por Ágata Vieira Mostardeiro, bióloga, e Mayara Luciana Terra Alves, estudante, ambas eleitoras do município.

De acordo com a denúncia, o parlamentar teria publicado, em maio de 2025, conteúdos em suas redes sociais que, segundo as autoras, apresentariam linguagem ofensiva e discriminatória contra mulheres de Canoas. As publicações teriam sido feitas no contexto do Dia das Mães e, conforme alegado no documento, incluiriam manifestações consideradas pelas denunciantes como ideológicas, misóginas e transfóbicas.

Entre os trechos mencionados no texto, estão declarações em que o vereador teria afirmado que “não admira mulheres de esquerda”, além de responder a postagens de cidadãs com comentários classificados pelas denunciantes como depreciativos. Também é citada, segundo o documento, uma publicação com referência a “militância para matar crianças no ventre”.

As autoras alegam que os conteúdos foram direcionados a eleitoras “de esquerda” do município, incluindo uma das signatárias da denúncia. A denúncia também apresenta o que as autoras descrevem como histórico de condutas públicas do vereador, mencionando situações envolvendo profissionais da saúde, da educação e do Detran-RS.

Com base nessas informações, as autoras sustentam que o vereador teria, em tese, incorrido em infração político-administrativa prevista no artigo 7º, inciso III, do Decreto-Lei 201/1967 e no artigo 23, inciso III, da Lei Orgânica do Município de Canoas, por possível quebra de decoro parlamentar. O pedido também faz menção a artigos do Código Penal e a entendimentos do Supremo Tribunal Federal, no que se refere a injúria, transfobia e violência psicológica contra a mulher.

A denúncia foi arquivada pela Polícia Civil, onde também foi feita a denúncia, mas seguiu seu trâmite na Câmara de Vereadores resultando na cassação nesta quinta-feira, 6.

Sem categoria

Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece oficina de inclusão digital e atividades gratuitas

Redação

Publicado

em

Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece oficina de inclusão digital e atividades gratuitas

A Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão realizou, na quinta-feira, 17, mais uma edição da oficina de Inclusão Digital no Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na Rua Clemente Pinto, 92, bairro Nossa Senhora das Graças. A atividade ocorre semanalmente, às quintas-feiras, das 14h às 15h30, e é ministrada pela professora Laisa Viegas.

O curso integra uma série de ações voltadas à promoção da saúde física, mental e da inclusão social de pessoas idosas, ofertadas gratuitamente pela Secretaria. Além da inclusão digital, a programação do CCI inclui aulas de ginástica, pilates, ginástica do cérebro, coral e atividades manuais.

Programação semanal do CCI

Segunda-feira

  • Aula de Ginástica: das 8h30 às 9h30
  • Pilates no solo: das 9h30 às 10h30

Terça-feira

  • Ginástica do Cérebro: das 14h30 às 15h30

Quarta-feira

  • Aula de Ginástica: das 8h30 às 9h30
  • Pilates no solo: das 9h30 às 10h30
  • Aula de Tricô: a partir das 14h
  • Coral Vozes da Sabedoria: das 16h30 às 17h30

Quinta-feira

  • Inclusão Digital: das 14h30 às 15h30

Sexta-feira

  • Dança Cigana
    9h30 às 10h30

As aulas acontecem na sede do CCI. Para mais informações ou para realizar a inscrição, os interessados podem comparecer ao local ou entrar em contato pelos telefones (51) 3463-8428 ou WhatsApp (51) 98255-1217.

Continuar a ler

Sem categoria

Estão abertas as inscrições para mais de 400 cursos online gratuitos oferecidos pelo IFRS

Redação

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para mais de 400 cursos online gratuitos oferecidos pelo IFRS

As novas turmas de cursos online de curta duração oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estão com inscrições abertas. São 470 opções, todas gratuitas, em diferentes áreas do conhecimento. Os conteúdos propostos apoiam desde a formação inicial até a evolução profissional contínua, com cargas horárias que vão de 20 a 200 horas.

Os cursos são de diversas áreas, como: Ambiente e Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Educação; Educação a Distância; Gestão e Negócios; Idiomas, Língua e Literatura; Informática; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Recursos Naturais; Turismo e Hospitalidade. Eles estão disponíveis em duas plataformas digitais: Moodle IFRS e Aprenda Mais (iniciativa do Ministério da Educação coordenada pelo IFRS).

Inscrições

Qualquer interessado pode se inscrever diretamente no ambiente virtual, no qual também são disponibilizadas as aulas. É preciso ter CPF e conta de e-mail próprios. O aluno pode organizar os seus horários de estudo e para as turmas deste segundo semestre (2025 B), a conclusão deve ser até janeiro de 2026. Ao término, se aprovado, o estudante pode emitir o seu certificado de conclusão até o prazo de 31 de janeiro de 2026.

Em relação ao primeiro semestre, há sete novas opções no Moodle IFRS:

Área de Gestão e Negócios

  • Assistente de Tesouraria (200 horas);

Área de Informática

  • Apresentações Google (40 horas);
  • Documentos Google: editor de textos (50 horas);
  • Google Drive (20 horas);
  • Node.js: Introdução ao Desenvolvimento de APIs Modernas (40 horas);
  • Planilhas Google: Planilha Eletrônica (60 horas);
  • React Native: Criação de Aplicativos Móveis Modernos (40 horas); e
  • React: Construindo Single Page Applications Dinâmicas e Interativas (40 horas).
Continuar a ler

Sem categoria

Entidades reagem com dureza ao projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN

Redação

Publicado

em

A proposta da Prefeitura de Canoas de reajustar as alíquotas do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) vem provocando forte reação de entidades empresariais e jurídicas do município. O Projeto de Lei nº 19/2025, protocolado na Câmara de Vereadores no fim de maio, prevê aumentos em dezenas de atividades econômicas a partir de 2026. Ele comecará a ser debatido no Legislativo no próximo dia 17 de junho, às 17h15, em sessão com a presença de secretários municipais.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Canoas (CDL), em conjunto com o Fórum das Entidades, alerta para os impactos negativos da medida, considerada inoportuna e desproporcional.

“Trata-se de um aumento linear, desproporcional, que pode ferir frontalmente a competitividade do município. A cidade ainda se recupera das enchentes e da retração econômica.”, afirma Éverton Netto, presidente da CDL Canoas.

Entre os setores mais afetados estariam educação, construção civil, saúde animal, segurança privada e cartórios.

A CICS Canoas também se posicionou com veemência contra o projeto.

“Recebemos com grande surpresa a tramitação do projeto, sem qualquer diálogo prévio com os setores produtivos ou estudo técnico de impacto”, criticou Gerson Untertriefallner Costa, vice-presidente de Serviços da entidade.

Ele questiona a justificativa da prefeitura, que argumenta estar se antecipando à transição tributária nacional com o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). “Por que, novamente, se transfere ao contribuinte o custo de um ajuste que deveria começar internamente no setor público?”, questiona.

A OAB Canoas engrossa o coro das críticas. Em ofício ao prefeito Airton Souza, a subseção da entidade afirmou que “a majoração indiscriminada desconsidera a realidade econômica dos contribuintes” e que a proposta carece de estudos técnicos que demonstrem sua viabilidade. Para a OAB, o aumento compromete a recuperação econômica e a geração de empregos, além de contrariar o espírito da reforma tributária, que só será implementada plenamente até 2033.

As entidades alertam que, se aprovada, a proposta poderá provocar fuga de empresas para municípios vizinhos com carga tributária mais equilibrada, aumento da informalidade, fechamento de pequenos negócios e encarecimento dos serviços para o consumidor final.

O que diz a Prefeitura

“A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Relações institucionais, informa que o projeto relativo à revisão do ISSQN está em pauta e que no dia 17 de junho deve ocorrer uma reunião na Câmara de Vereadores, com participação da Secretaria da Fazenda, a respeito do tema.

A Prefeitura Municipal de Canoas está realizando um alinhamento de algumas alíquotas do ISSQN, algo fundamental para o ressarcimento previsto na Reforma Tributária, na qual Canoas irá perder em torno de R$ 350 milhões por ano. A medida tem a finalidade de equalizar com os demais municípios do Estado. Este realinhamento não atinge as micro e pequenas empresas optantes do simples nacional.”

Próximos passos

O projeto segue tramitando na Câmara de Vereadores de Canoas. No próximo dia 17 de junho, às 17h15, está previsto um Grande Expediente com a presença de representantes da Prefeitura, que irão apresentar explicações sobre a proposta, em iniciativa do vereador Juares Hoy (PP). Após essa etapa, ainda sem data definida, será realizada uma audiência pública, requerida por meio de petição já apresentada ao Legislativo.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques