Conecte-se conosco

header-top

sulgas publicidade







 

10/10/2026
 

Cultura

Festival Gaúchos abre edital para selecionar eventos culturais parceiros em todo o estado

Redação

Publicado

em

Festival Gaúchos abre edital para selecionar eventos culturais parceiros em todo o estado

O Festival Gaúchos, que realiza mais uma edição em setembro, abre inscrições para o edital “Eventos Parceiros”. A iniciativa convida produtores, grupos culturais, prefeituras e entidades tradicionalistas a inscreverem suas atividades para compor a programação oficial do festival, ampliando a rede de celebrações da cultura gaúcha em todo o estado.

As inscrições vão até o dia 20 de agosto e podem ser feitas pelo formulário digital disponível na página do evento no Instagram (www.instagram.com/festivalgauchos).

A participação é gratuita e aberta a eventos realizados durante todo o mês de setembro, que valorizem a cultura gaúcha em suas diversas expressões, de manifestações culturais, exposições de arte, shows, saraus, rodas de conversa, entre outras iniciativas que dialoguem com a história e identidade do povo gaúcho. A organização disponibilizou o e-mail edital@rsnasce.com.br  para dúvidas e informações.

A ideia é fortalecer o sentimento de pertencimento e união entre as diversas manifestações culturais que ganham vida em setembro, nos quatro cantos do Rio Grande do Sul. Queremos dar voz a cada roda de chimarrão, fandango, desfile ou encontro de CTG que compartilha esse mesmo espírito de exaltação à nossa cultura”, explica Vinícius Garcia, um dos idealizadores do Festival e presidente do Instituto RSNASCE.

Os eventos selecionados serão divulgados no site e nos materiais oficiais da segunda edição do Festival Gaúchos, além de receberem promoção nas redes sociais e na imprensa. Também contarão com um kit de identidade visual personalizado para uso local e, em alguns casos, com cobertura de imagem e vídeo para uso promocional.

O festival vai acontecer de 5 a 28 de setembro em Gramado com programação em diferentes pontos da cidade e decoração temática. Outras sete cidades – Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves – também participam através de restaurantes que integram a Rota Gastronômica do Festival Gaúchos. O objetivo da organização é chegar a outras regiões do estado através do edital.

Neste período, moradores e visitantes poderão curtir uma programação extensa que celebra as tradições do Rio Grande do Sul através de atividades culturais, artísticas e gastronômicas.

  • “Gaúchos – Festival da história, cultura e tradição”
  • De 5 a 28 de setembro de 2025
  • Inscrições e informações: @festivalgauchos no Instagram

Cultura

Semana Farroupilha de Esteio chega aos últimos dias com shows e atrações no Assis Brasil

Avatar

Publicado

em

A Semana Farroupilha de Esteio segue com programação nesta sexta-feira (25) e sábado (26), último dia do evento, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB).

Nesta sexta-feira, estão previstos o Concurso de Cucas, às 19h, seguido pelos shows de Cardeal Missioneiro, às 20h, e do Projeto Taureando, às 21h30. Às 23h, ocorre o baile com Eco do Minuano & Bonitinho.

No sábado, a programação começa às 10h, com o Concurso de Bodoque. Às 12h, será realizado o Concurso de Comida Campeira. A Missa Crioula está marcada para as 17h, seguida pela entrega das premiações, às 17h30.

À noite, haverá apresentações de Pedro Ernesto Denardin, às 20h, e Os Fagundes, às 21h30. O último baile do evento será com Tchê Garotos, às 23h.

A entrada é mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. O acesso ao PEEAB ocorre pelo Portão 7, na Avenida Celina Kroeff. O estacionamento é gratuito.

Continuar a ler

Cultura

Sandro Luiz se apresenta em Canoas em show beneficente para a Associação Luz de Aruanda

Avatar

Publicado

em

O cantor Sandro Luiz se apresenta em Canoas no dia 11 de outubro, no Clube Tradição, com o espetáculo “Um Passeio pela Madrugada – Exus & Pombagiras”. O evento terá caráter beneficente e será realizado em apoio à Associação Universalista Luz de Aruanda, instituição que desenvolve ações sociais no município.

Os portões serão abertos às 17h, com apresentação do DJ Mini Pietro. O show de Sandro Luiz está previsto para as 20h.

A Associação Luz de Aruanda realiza ações de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo arrecadação e distribuição de alimentos e apoio a projetos voltados

a crianças, jovens, mulheres e idosos. Segundo a organização, as iniciativas alcançam direta e indiretamente mais de 5 mil pessoas.

O público que participar do evento também poderá contribuir com 1 quilo de alimento, que será destinado às ações sociais da instituição.

Música e cultura afro-brasileira

Sandro Luiz é conhecido por trabalhos ligados à música de temática espiritual e às tradições de matriz africana. Em Canoas, o espetáculo terá como tema Exus e Pombagiras e reunirá músicas de sua trajetória. A iniciativa busca associar a apresentação artística à arrecadação de recursos e alimentos para a manutenção das atividades sociais da associação.

Os ingressos estão disponíveis pela Sympla, na Associação Universalista Luz de Aruanda e com a organização do evento.

Continuar a ler

Cultura

Rodeio reúne competidores em dois dias de disputas na Semana Farroupilha de Nova Santa Rita

Avatar

Publicado

em

A programação da Semana Farroupilha de Nova Santa Rita terá, nos dias 18 e 19 de setembro, um rodeio no Parque de Eventos Olmiro Brandão. O evento será realizado em parceria com a Associação de Entidades Tradicionalistas (AET) de Nova Santa Rita e contará com disputas em diferentes modalidades de laço.

Na sexta-feira, 18, as atividades começam às 16h, com as modalidades Laço Patrão e Capataz e Laço Individual.

No sábado, 19, a programação inicia às 8h, com disputas nas categorias Laço Senhor, Veterano e Vaqueano; Laço Guri; Laço Piá e Prendinha; Laço Pai e Filho e Pai e Filha; Laço Pai e Piá e Pai e Prendinha; Laço Prenda; Laço Trio; Força A; Força B; e Taça Cidade.

Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, o rodeio integra as atividades voltadas à preservação das tradições gaúchas no município.

“A Semana Farroupilha é um momento importante para celebrarmos a nossa cultura e as nossas tradições. O rodeio reúne famílias, participantes e a comunidade em torno de uma atividade que faz parte da identidade do nosso Estado.”

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, destaca a participação da AET na organização do evento.

“Preparamos uma programação que valoriza diferentes aspectos da nossa cultura gaúcha, e o rodeio é uma parte importante dessa celebração. A parceria com a AET Nova Santa Rita fortalece o evento e permite que a comunidade acompanhe de perto as competições e as diferentes modalidades de laço.”

O rodeio faz parte da programação da Semana Farroupilha de Nova Santa Rita, com atividades relacionadas à cultura e às tradições do Rio Grande do Sul.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto