Esporte
Auxílio Esportivo 2025 é concedido a atletas promissores de Canoas

Atletas e representantes de entidades esportivas participaram, na sexta-feira, 25, do ato de assinatura dos termos de compromisso dos editais do Auxílio Esportivo 2025. A atividade ocorreu no Auditório Sady Schivitz, na Rua Quinze de Janeiro, 11, e simboliza o início de mais uma etapa de incentivo ao esporte canoense. A ação foi promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.
O Auxílio Esportivo tem como objetivo oportunizar a participação de atletas em competições oficiais, nacionais e internacionais, além de apoiar entidades esportivas na realização de eventos. Por meio dos editais de chamamento público, a iniciativa viabiliza repasses de recursos financeiros para garantir a representação de Canoas em diferentes modalidades e categorias.
O prefeito Airton Souza reforçou o papel estratégico do esporte nas políticas públicas do município.
“Contemplar os atletas com este auxílio é valorizar o talento local. Através da Lei de Incentivo, conseguimos fortalecer ações e garantir o protagonismo de Canoas nas competições. Seguiremos firmes na reestruturação da cidade, com atenção especial à saúde, ao esporte e a todas as áreas que precisam de cuidado.”
A atleta de jiu-jítsu Katryni Mota, campeã da Copa Prime e 3º lugar no Campeonato Brasileiro de 2025, celebrou o apoio recebido.
“Agradeço à minha família, à equipe e ao município por me darem essa oportunidade. Realizei o sonho de ser uma atleta medalhista”, afirmou emocionada.
Também contemplada pelo auxílio, a judoca Joice Panizzi Dombrowski, campeã da Copa São Paulo, lembrou que sua trajetória teve início nas Competições Escolares Canoenses (CECA).
“Se hoje estou aqui, é porque tive uma oportunidade. O incentivo ao esporte transforma vidas e inspira sonhos.”
Representando o esporte inclusivo, o atleta Gabriel Penedo, bicampeão brasileiro e campeão da Copa São Paulo de Futsal, destacou a importância dos recursos para a Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUG) . “Esse apoio é fundamental para a continuidade dos nossos projetos. A inclusão também precisa de investimento e visibilidade.”
O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, ressaltou o simbolismo do momento. “
Hoje estamos entregando, de fato, recursos ao esporte canoense. Depois de um ano sem investimentos, retomamos esse compromisso, ampliando as oportunidades para os nossos atletas. Isso é resultado do trabalho conjunto da nossa equipe, do adjunto Marcinho e de todos da SMEL.”
Esporte
Vagas extras para a Corrida da União e do Cuidado em Canoas

Foi liberada vagas extras para se inscrever na Corrida da União e do Cuidado “Correndo por elas e por eles”. As inscrições, que haviam se encerrado no dia 28 de outubro, serão reabertas nesta terça-feira, 4, a partir das 12h.
Link para inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfip6zYkwbB0KOthX6iMTXT1TZlq2JyMCSwi3WEKmB_B2V7XA/viewform?fbclid=PAZnRzaAN29GFleHRuA2FlbQIxMQABp2TWWOTs2dnDkJFUVhxtDnaFJVolDKIkJvQJCEG4YGYAJ3zAgXICuI97-bhR_aem_ZgFHutWuq-fGRxxDKJdqMg
O evento está marcado para o dia 14 de novembro, com largada às 20h, na Praça da Emancipação, em Canoas. Os participantes poderão escolher entre os percursos de 3 km e 6 km. A corrida faz parte das ações conjuntas do Outubro Rosa e Novembro Azul, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção aos cânceres de mama e de próstata. A entrega dos kits ocorrerá no mesmo dia da prova, em frente à Prefeitura, a partir das 12h. A escolha das camisetas nas cores rosa ou azul será feita por ordem de retirada.
A programação também inclui food trucks no local, a partir das 18h, oferecendo opções gastronômicas para quem quiser chegar mais cedo e aproveitar o ambiente antes da largada.
Esporte
Atletas de Canoas conquistam ouro no Mundial e na Copa América de Taekwondo

O Rio Grande do Sul teve um final de semana de muitas conquistas no cenário esportivo internacional. Jovens atletas de Canoas brilharam no Campeonato Mundial e na 17ª Copa América Open de Taekwondo, realizados entre os dias 9 e 12 de outubro, em Arujá, São Paulo. Os eventos foram promovidos pela Liga Nacional de Taekwondo com a chancela da Federação Mundial de Taekwondo pela Paz.
Representando o Centro de Treinamento Sírius, de Canoas, os atletas gaúchos subiram ao lugar mais alto do pódio em ambas as competições, destacando-se entre mais de 2.000 participantes de 12 países.
No Campeonato Mundial, os atletas faixas-pretas classificados previamente pelo Campeonato Brasileiro conquistaram o 1º lugar em suas categorias:
Manuella Ribeiro Rodrigues
Raphaela Vieira Monteiro
Willian Dias Almeida
Já na 17ª Copa América de Taekwondo, além dos faixas-pretas, outros atletas também brilharam, garantindo o 1º lugar:
Manuella Ribeiro Rodrigues
Raphaela Vieira Monteiro
Ryan Ramires Martins Oliveira
Erica Martins
Todos os jovens atletas competiram na modalidade de luta (kyorugui) e têm entre 11 e 15 anos de idade. Três deles são faixas-pretas — habilitados para o Mundial — enquanto os demais, ainda com faixas coloridas, participaram da Copa América.
Superação dentro e fora dos tatames
Mais do que talento, as conquistas também são resultado de muita dedicação e superação. Os atletas são moradores dos bairros Guajuviras e Estância Velha, em Canoas, e vêm de famílias de baixa renda. Para conseguir custear a viagem até São Paulo, eles passaram o ano inteiro promovendo ações como rifas, venda de água e paçoca em sinaleiras e parques, além de campanhas de doações.
O projeto onde treinam, o Centro de Treinamento Sírius, localizado no bairro Estância Velha, é uma iniciativa sem fins lucrativos que oferece aulas de Taekwondo a crianças e adolescentes da comunidade, promovendo inclusão social e oportunidades por meio do esporte.
Orgulho e esperança para o futuro
Com um ano repleto de vitórias em campeonatos e seletivas estaduais e nacionais, os jovens atletas e toda a equipe técnica comemoram mais esse marco no cenário esportivo internacional.
“Estamos muito orgulhosos do nosso trabalho, dos nossos professores, técnicos e, principalmente, dos nossos atletas. Vamos continuar dando nosso melhor para que, no ano que vem, ainda mais crianças possam alcançar os mesmos resultados — e que esses jovens campeões possam repetir e ampliar suas conquistas”, destacaram os responsáveis pelo projeto.
Esporte
Canoense conquista ouro e prata na Copa do Brasil de Paraciclismo Estrada de 2025

O atleta canoense Adriano Santos Monteiro conquistou, no final de setembro, as medalhas de ouro e prata na terceira etapa da Copa do Brasil de Paraciclismo Estrada de 2025, na Paraíba. Morador do bairro Rio Branco, o atleta paralímpico visitou a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer na quarta-feira, 8. Adriano é um dos atletas contemplado com o Auxílio Atleta Individual, iniciativa que contribui com o esporte de rendimento em Canoas e o desenvolvimento de competidores locais.
Adriano destacou a importância do apoio recebido, que tem possibilitado sua preparação para as próximas competições nacionais e internacionais.
“Esse incentivo é fundamental para que eu siga representando Canoas e o Estado em competições importantes. Estou me preparando para o calendário classificatório que definirá os três melhores atletas para o Mundial de 2027”, afirmou o paraciclista. Também participaram do encontro o diretor de Rendimento, Everaldo Santos, e o secretário adjunto, Natálio Nunes.
O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, ressaltou que o investimento nos atletas locais reflete o compromisso do Município com o fortalecimento do esporte.
“Canoas tem grandes talentos e nosso papel é garantir que esses atletas tenham as condições necessárias para continuar evoluindo e levando o nome da cidade para o cenário nacional e internacional”, destacou.

Serviços5 dias atrásAbastecimento de água no Bairro São José e Brigadeira será retomado no final da noite, após conserto em tubulação de grande porte rompida

Educação1 semana atrásEscola Sesi de Canoas abre inscrições para o Ensino Médio com bolsas de até 100%

Saúde1 semana atrásUnidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

Segurança1 semana atrásEmpresários de Canoas buscam soluções contra arrombamentos noturnos

Geral1 semana atrásCâmara de Canoas realiza homenagem ao Dia do Aviador e à Força Aérea Brasileira

Saúde1 semana atrásUPAs de Canoas registram mais de 3 mil atendimentos na primeira semana sob nova gestão, afirma IMAS

Geral7 dias atrásAbastecimento de água em Canoas será normalizado no inicio da tarde de hoje

Policial1 semana atrásHomem é preso em Canoas pela GM após ser flagrado vendendo drogas no bairro Harmonia





























































