Canoas
Estado libera R$ 179,6 milhões para recuperação do sistema de proteção contra cheias em Canoas

Durante a reunião do Comitê Gestor do Plano Rio Grande, na manhã da terça-feira, 8, foram liberados R$ 179,6 milhões para a recuperação do sistema de proteção contra cheias de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os recursos serão investidos em diversas frentes de ação, conforme projetos apresentados pelo município.
Entre os trabalhos que serão realizados com os recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), estão o hidrojateamento de redes de água e esgoto, a modernização de oito casas de bombas do município e a recuperação dos diques de proteção da cidade, danificados durante o evento meteorológico de 2024.
O hidrojateamento permitirá a limpeza e desobstrução das redes pluviais e de esgoto, reduzindo entupimentos e prevenindo problemas futuros nas tubulações, especialmente em períodos de chuvas intensas.
A modernização das casas de bombas também está entre os projetos aprovados pelo governo do Estado. Os recursos serão utilizados na melhoria dos equipamentos e na realização de manutenções necessárias para garantir o funcionamento adequado das estruturas. Já os diques que fazem a contenção da água no município receberão obras de recuperação em três estruturas.
Além de Porto Alegre e Canoas, que já tiveram repasses confirmados, cerca de 30 municípios manifestaram interesse e estão em diálogo com o Executivo estadual para receber recursos do programa Fundo a Fundo da Reconstrução, que faz parte do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Canoas
Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5

Em razão da enchente de maio de 2024, muitos moradores não retornaram para suas casas e outros se mudaram de cidade. Com isso, de acordo com representantes da Comissão de Moradores dos bairros Fátima e Niterói, a região ficou mais deserta, propiciando aumento da criminalidade.
Foi então que um grupo de sete canoenses (hoje já são nove), oriundos do grupo SOS Notícias do bairro, juntamente com a presidente da Associação de Moradores do bairro Rio Branco, se uniram para reivindicar aos órgãos de segurança pública de Canoas medidas contra a criminalidade.
Enchente
Passado mais de um ano da enchente de 2024, os moradores reclamam que ainda não foram resolvidos os problemas de entupimento da rede pluvial, a parte elétrica das casas de bombas e o conserto definitivo dos diques que romperam na Cassol e na BR 448.
Foi então que se uniu ao movimento o engenheiro Fabio Fanfa, que ficou conhecido no Instagram pelos vídeos em que mostrava a situação dos diques. Nesta ocasião, criou-se uma comissão, incluindo moradores de outros bairros atingidos, para o acompanhamento das obras de reparo e manutenção contra as cheias.
Apesr disso, o grupo afirma que nenhuma vistoria foi feita até o momento presente.
“Estamos cansados e com medo, e a cada chuva, o pânico toma conta da população. Cansamos também de aguardar o repasse da verba do Programa Reconstruir que o Governo Federal já repassou para o governador Eduardo Leite, que não libera para Canoas. Por isso, estaremos convocando os moradores dos bairros Fátima, Rio Branco e os quase mil membros do grupo SOS Fátima para um protesto pacifico, ordeiro e legitimo, nas imediações da Cassol Centerlar, sito a Av.Guilherme Schell 130 – Bairro Rio Branco, em Canoas, no dia 5 de Julho de 2025, às 10 horas da manhã, para que o poder público aja com transparência e celeridade no que se refere às obras do cinturão de proteção do muro da Cassol, reparos, alteamento dos diques de proteção dos bairros Rio Branco, Fátima, Mato Grande e Mathias Velho, o hidrojateamento da rede pluvial em sua totalidade e náo somente paliativamente como foi feito agora pela situação emergencial que enfrentamos na chuva do dia 16 de junho”, destaca a nota da Comissão.
Canoas
Defesa Civil de Canoas monitora níveis dos rios para evitar possíveis inundações

De acordo com a Prefeitura de Canoas, a Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática segue acompanhando os níveis dos rios que atravessam a cidade, assim como promove rondas nas áreas ribeirinhas atingidas ou mais vulneráveis, divulga prognósticos da previsão do tempo e reforça as medidas de prevenção.
Em Canoas, a segunda-feira, 30, amanheceu fria, com céu encoberto e episódios de garoa. O comportamento dos volumes dos rios Caí, Gravataí, Jacuí e Sinos e do Guaíba segue sob análise e monitoramento da Diretoria de Monitoramento do Clima.
Somado ao esforço do órgão, as equipes de Obras, Projetos e engenheiros da Prefeitura estão em atividade acompanhando as condições dos diques do sistema de proteção e até mesmo adotando estratégias preventivas como a contratação de bombas anfíbias e outras de porte menor para combater acúmulos de água em eventuais precipitações volumosas.
Motores
A região da Vala da Madrinha, no Mato Grande, ganhou o reforço de mais bombas e agora soma cinco equipamentos instalados na região. Além das duas que já estavam em operação mais outras três bombas auxiliares foram colocadas no fim de semana como medida preventiva.
Além disso, outras unidades já foram instaladas como reforço à algumas Casas de Bombas, tanto a 7 e a 6 receberam duas cada. Caso ainda seja necessário, mais motores serão assegurados e posicionados de modo preventivo, estrategicamente, conforme a necessidade e compreensão das equipes de engenheiros da Prefeitura.
Casas de Bombas
Todas as oito Casas de Bombas e suas estruturas foram vistoriadas e seguem com equipes reforçadas. Ainda foram posicionados geradores em todas as Casas e em algumas delas inclusive ganharam o reforço de bombas auxiliares como apoio.
Diques
As equipes de engenheiros estão atentas as estruturas de proteção às cheias do município. A ampliação da extensão do talude de proteção da estrutura que compreende ao dique do Mato Grande, que está em fase de obras, assim como elevação da barreira de contenção na obra do Muro da Cassol, estão entre as medidas preventivas já adotadas.
Hidrojateamento
Equipes seguem nas ruas realizando ações de microdrenagem e limpeza de bocas de diferentes pontos da cidade. Os trabalhos já chegaram a contar com até 10 caminhões de hidrojateamento desobstruindo pontos da rede de drenagem. Os esforços estão concentrados, principalmente, em áreas que podem ser consideradas mais vulneráveis, como os bairros Niterói, Rio Branco, Mato Branco e Mathias Velho.
Na manhã desta segunda-feira (30), os caminhões e equipes atuaram em pontos problemáticos no bairro Mathias Velho e no Niterói. A região da Avenida das Canoas também recebeu melhorias no fim de semana.
Big bags
De modo preventivo, na região das obras do Muro da Cassol foram posicionados sacos big bags para serem usados como bloqueio, caso seja necessário. Vale ressaltar que, aquela região que fica abaixo do nível da rua, tradicionalmente, recebe as águas do Rio Gravataí e que costumam alcançar o amplo pátio da empresa. Mesmo com a fase inicial da obra do muro, o sistema de drenagem da Cassol ajuda no escoamento dessas águas de inundação para a rede que leva até à Casa de Bombas 3.
O mesmo recurso de big bags será aplicado na passagem da empresa Bianchini, na região da BR-448, caso a equipe de engenharia identifique algum risco com eventual elevação do nível do Rio Jacuí. Ressaltando que essa e outras medidas são preventivas e recursos que ficam à disposição, caso necessário, e visam tranquilizar a população canoense.
Abrigo
Atualmente, a cidade conta com 13 famílias desabrigadas do Beco Irmão Rizzo, que fica na região da Berto Círio, bairro São Luís, devido às fortes chuvas da semana passada. O novo evento climático deste final de semana não resultou em novas pessoas desalojadas ou desabrigadas. O Abrigo no Ginásio São Luís (Rua Rebouças, nº 1000, bairro São Luís) segue aberto e preparado para receber eventuais novos desabrigados.
Esforços conjuntos
Além da Defesa Civil, as pastas de Obras e Reconstrução, Projetos e Captação de Recursos, Assistência Social, Segurança, Mobilidade Urbana, Secretaria de Comunicação, Serviços e Zeladoria Urbana e Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão seguem engajadas na organização e execução de diferentes medidas.
Atualizações
Os canais oficiais da Prefeitura de Canoas divulgarão em tempo real, todas as ações preventivas em execução. E em qualquer necessidade de medida extrema, a população será informada com antecedência e responsabilidade com as devidas orientações.
Telefones de contato
Conforme a Defesa Civil, casos de emergência relacionados a alagamentos, inundações ou outras intempéries podem ser comunicadas nos telefones 190, 193 ou no (51) 98255 0805. A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está de prontidão no telefone 153, enquanto as demandas de sinalização devem ser comunicadas à Diretoria de Trânsito, no número 156.
Canoas
Canoenses terão atendimento excepcional dia 5 de julho para adesão ao Refis 2025

Para ampliar o acesso dos canoenses ao programa Refis 2025, a Secretaria Municipal da Fazenda estará com atendimento aberto no próximo sábado, dia 5 de julho. A ação visa facilitar a adesão ao programa, que se encerra no próximo dia 11.
Contribuintes com débitos vencidos até 31 de dezembro de 2024 podem garantir até 100% de desconto em juros e multas, com possibilidade de parcelamento em até 120 vezes, conforme o valor e a modalidade escolhida. O atendimento será realizado na sede da Secretaria, na Rua Frei Orlando, 68, Centro. Lembrando que, para parcelamentos, o comparecimento presencial é obrigatório.
- Política1 semana atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Canoas5 dias atrás
Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5
- Educação1 semana atrás
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual
- Comunidade1 semana atrás
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2
- Economia1 semana atrás
BRDE apresenta novo plano estratégico com foco na economia resiliente e inovação
- Educação1 semana atrás
Última semana para matrículas na EJA e na Educação Profissional da Rede Estadual
- Canoas1 semana atrás
Defesa Civil de Canoas monitora níveis dos rios para evitar possíveis inundações
- Saúde1 semana atrás
Estado abre seleção para municípios aderirem a programa que oferece atendimento em saúde mental