Saúde
Hospital Nossa Senhora das Graças realiza mutirões de cirurgias e exames em turno estendido

Com o objetivo de agilizar as filas de pacientes que aguardam por exames e cirurgias em Canoas, o Hospital Nossa Senhora das Graças começa no sábado, 17, a realizar mutirões de procedimentos em horários estendidos. Nos sábados e domingos, das 7 às 24 horas; e, de segunda à sexta-feira, das 19 às 24 horas.
De acordo com a diretora-geral do hospital, Daniela Oliveira, são quatro salas cirúrgicas trabalhando ao mesmo tempo e o trabalho acontecerá de forma contínua.
“Neste momento, estão sendo realizados exames de endoscopia e cirurgia de vesícula, que agora são a nossa maior fila de espera. Só para procedimento de vesícula nós temos cerca de 5 mil pessoas aguardando”, afirma.
De acordo com a diretora, a ação se tornará contínua, até que o tempo de espera dos pacientes seja considerado normalizado.
“Hoje nós temos um passivo muito grande na nossa cidade, que vem se acumulando desde a pandemia, agravou com a enchente e a diversidade de gestão. Agora, estamos todos trabalhando para mudar este cenário”, explica.
Os pacientes que aguardam por procedimentos no HNSG já estão sendo chamados para a atualização dos exames pré-cirúrgicos e o pedido é para que, quem está aguardando, atualize seus dados na sua Unidade Básica de Saúde de referência.
“A Central de Regulação entra em contato através dos dados que tem do paciente. Então, é fundamental ter eles corretos e atender ao telefone. Muitas pessoas acabam não atendendo quando não conhecem o número”, reitera.
O trabalho de mutirões começou no início do mês de maio e passou por diversos procedimentos. Além disso, ainda no início do mês de maio, foram reabertos 24 leitos hospitalares, que estavam fechados há mais de um ano. O trabalho é para que ainda neste semestre sejam reabertos mais 36.
Saúde
Simers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde
Saúde
UBS Mathias Velho em Canoas recebe equipamentos doados para melhorar estrutura de atendimento

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Mathias Velho recebeu, na tarde de sexta-feira, 14, a doação de 14 aparelhos de ar-condicionado, cortinas blackout, um frigobar e um bebedouro. A entrega, realizada na própria unidade, ocorreu em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), Secretaria de Assistência Social, Conselho Local da UBS e a L’Oréal. Os equipamentos serão utilizados para aprimorar o ambiente de atendimento e as condições de trabalho das equipes.
O prefeito Airton Souza ressaltou o volume de atendimentos realizados na unidade.
“Aqui na UBS Mathias Velho são realizados atendimentos a cerca de 18 mil pessoas. Melhorar a qualidade dos serviços gera satisfação para os canoenses e oferece melhores condições de trabalho para nossos servidores. É um gesto que demonstra cuidado e atenção”, afirmou.
A enfermeira responsável pela UBS, Eliana Andrade, reforçou a relação entre estrutura física e atendimento.
“Nosso dia a dia é dedicado a fazer de cada atendimento um momento melhor para todos, seja por meio de um olhar atento ou de um serviço de qualidade”, disse.
O secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, comentou sobre o impacto da iniciativa.
“Nosso trabalho se resume em oferecer serviços de qualidade para a população de Canoas. Avançar na qualificação dos espaços e do atendimento é sempre o melhor caminho”, declarou.
A secretária municipal da Saúde, Ana Regina Boll, também destacou a parceria.
“Estamos muito contentes em receber os 14 ares-condicionados e as cortinas blackout, que vão melhorar o ambiente para todos os usuários. Essa sensibilidade da Assistência Social contribui diretamente para a qualificação dos serviços de saúde”, afirmou.
Saúde
Audiência pública debate crise no IPE-Saúde e cobra soluções urgentes

A crise no atendimento do IPE-Saúde foi tema de uma audiência pública realizada na manhã do dia 13 de novembro, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A atividade foi proposta pelo deputado estadual Halley Lino (PT) e reuniu representantes de diversas entidades do funcionalismo, usuários do plano e parlamentares. Durante o encontro, servidores relataram dificuldades para acessar consultas, exames e procedimentos médicos devido à falta de credenciados, à escassez de especialistas em diversas regiões e aos atrasos nos repasses. Um dos momentos mais comoventes foi o depoimento de um pai que perdeu a filha de 11 meses após não conseguir atendimento adequado. Segundo ele, foram tentativas frustradas com vários pediatras tanto pelo IPE quanto pelo SUS. Participantes também destacaram a instabilidade na gestão do instituto, com cinco presidentes em pouco mais de um ano, como sinal da falta de prioridade dada ao tema. Houve críticas à desigualdade no acesso: enquanto a Região Metropolitana de Porto Alegre conta com mais opções de atendimento, o interior do estado enfrenta sérias limitações, mesmo com contribuições equivalentes dos usuários. Como encaminhamento, será solicitado um encontro com o atual presidente do IPE-Saúde, Paulo Rogério Silva dos Santos, para apresentação de um documento reunindo os relatos, críticas e propostas apresentadas durante a audiência.

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