Saúde
Hospital Nossa Senhora das Graças realiza mutirões de cirurgias e exames em turno estendido

Com o objetivo de agilizar as filas de pacientes que aguardam por exames e cirurgias em Canoas, o Hospital Nossa Senhora das Graças começa no sábado, 17, a realizar mutirões de procedimentos em horários estendidos. Nos sábados e domingos, das 7 às 24 horas; e, de segunda à sexta-feira, das 19 às 24 horas.
De acordo com a diretora-geral do hospital, Daniela Oliveira, são quatro salas cirúrgicas trabalhando ao mesmo tempo e o trabalho acontecerá de forma contínua.
“Neste momento, estão sendo realizados exames de endoscopia e cirurgia de vesícula, que agora são a nossa maior fila de espera. Só para procedimento de vesícula nós temos cerca de 5 mil pessoas aguardando”, afirma.
De acordo com a diretora, a ação se tornará contínua, até que o tempo de espera dos pacientes seja considerado normalizado.
“Hoje nós temos um passivo muito grande na nossa cidade, que vem se acumulando desde a pandemia, agravou com a enchente e a diversidade de gestão. Agora, estamos todos trabalhando para mudar este cenário”, explica.
Os pacientes que aguardam por procedimentos no HNSG já estão sendo chamados para a atualização dos exames pré-cirúrgicos e o pedido é para que, quem está aguardando, atualize seus dados na sua Unidade Básica de Saúde de referência.
“A Central de Regulação entra em contato através dos dados que tem do paciente. Então, é fundamental ter eles corretos e atender ao telefone. Muitas pessoas acabam não atendendo quando não conhecem o número”, reitera.
O trabalho de mutirões começou no início do mês de maio e passou por diversos procedimentos. Além disso, ainda no início do mês de maio, foram reabertos 24 leitos hospitalares, que estavam fechados há mais de um ano. O trabalho é para que ainda neste semestre sejam reabertos mais 36.
Saúde
Outubro Rosa em Canoas tem ações de conscientização para mobilizar comunidade durante todo o mês

Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão de Canoas promoverá atividades e apoiará campanhas que buscam sensibilizar, informar e mobilizar a comunidade sobre essa causa tão importante.
A programação do Outubro Rosa deste ano contará com desafios virtuais, exposições, caminhada, cavalgada, arrecadação de cabelos, corrida e ações integradas, fortalecendo a rede de cuidado e de apoio às mulheres. A Prefeitura de Canoas convida toda a comunidade a participar das atividades e reforçar a importância do cuidado com a saúde da mulher.
Confira a programação:
- 03/10 – Desafio nas Redes Sociais: Compartilhe Seu Rosa
- 06/10 a 30/10 – Esperança em cada fio: Ponto de coleta de cabelos para doação à Liga Feminina de Combate ao Câncer, na Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão
- 13/10 a 17/10 – Exposição Leveza em Tons de Rosa: Paço Municipal de Canoas
- 16/10 – Caminhada Rosa: Concentração na Rua Domingos Martins com a Quinze de Janeiro, seguindo até o Canoas Shopping
- 19/10 – 11ª Cavalgada Outubro Rosa Canoas: Realização Campeiras/AETC
- 31/10 – Corrida Correndo por Elas
Saúde
Ministério da Saúde orienta notificação imediata de casos suspeitos de intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde orienta os profissionais de saúde a realizar a notificação imediata ao Sistema Único de Saúde (SUS) de casos suspeitos de intoxicação por metanol. A declaração do ministro Alexandre Padilha foi realizada nesta terça-feira, 30, durante coletiva de imprensa na sede do Ministério da Justiça e Segurança Publica.
Desde agosto, 17 casos suspeitos relacionados ao consumo de bebida alcoólica ocorreram no estado de São Paulo. Até o final da tarde de segunda-feira, 29, três óbitos foram oficialmente atestados pelo Laboratório de Toxicologia Analítica do CIATox-Campinas (SP). A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar ao óbito.
Essa notificação imediata é um canal direto com o Cievs (Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) em cada um dos estados. A gente acompanha isso diariamente, para que a gente possa mais rapidamente identificar não só o que está acontecendo no estado de São Paulo, mas a identificação disso em outros estados, algum tipo de crescimento e comportamento clínico e epidemiológico anormal”, disse o ministro
De acordo com Padilha, em apenas dois meses foram registrados quase a metade dos casos de intoxicação por metanol ocorridos, em média, todos os anos no Brasil. Em um curto intervalo de tempo, os pacientes intoxicados apresentaram histórico de ingestão recente de bebidas alcoólicas destiladas em cenas sociais de consumo alcoólico, incluindo bares, e com diferentes tipos de bebida, como gim, whisky e vodka.
“Reforçar aos profissionais de saúde que a notificação é no caso suspeito, não precisa aguardar o fechamento do diagnóstico para você fazer essa notificação. Qualquer pessoa que procura um serviço de saúde, relatando sinais e sintomas, e que tem uma história de ingesta de bebida alcoólica, sobretudo de origem não conhecida por essa pessoa, em geral é num ambiente comercial, fora de casa, ou numa festa de qualquer outra pessoa, num ambiente de lazer, a pessoa tem esses dois comentários da história, já é um caso suspeito, já deve ser notificado independente da definição do diagnóstico”, explicou o ministro.
Os casos suspeitos no estado de São Paulo estão concentrados em Limeira (1 caso em investigação); São Paulo (5 casos em investigação, 6 confirmados e 1 descartado); São Bernardo do Campo (2 em investigação); Itapecerica da Serra (1 caso em investigação) e um caso em um município não identificado, com o paciente sendo tratado em Campinas.
O ministro da Saúde também informou que o ministério vai publicar nesta terça-feira uma nota técnica para reforçar as ações em relação à intoxicação por metanol.
“Vamos reforçar com a nota técnica em relação à intoxicação exógena específica sobre o metanol, não só a definição de caso suspeito, para as vigilâncias locais, para as secretarias municipais e estaduais de todo o país, para os profissionais de saúde, quando você deve suspeitar de intoxicação de metanol, quais são os sinais, sintomas clínicos, a história de ingesta recente de bebida alcoólica, a localização, para que isso seja ainda mais apropriado, um tema como esse traz mais visibilidade para os profissionais de saúde, então detalhadamente como que é a identificação desse caso suspeito, nessa nota técnica também como administrar os antídotos que nós temos”, explicou o ministro, citando que os profissionais também podem consultar o Guia de Vigilância de Saúde do ministério.
Serviços de saúde
Padilha orientou a população que busque os serviços de saúde assim que tiver sintomas de intoxicação. Os principais sintomas são visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).
Não vá fazer qualquer medida por conta própria, não vá achar que você tem algo milagroso para uma desintoxicação, qualquer tipo de lavagem para desintoxicação. Procure um serviço de saúde, que o serviço de saúde vai ter a preocupação de te manter hidratado, dar níveis elevados de hidratação, monitorar dependendo da gravidade”, disse
“Na grande maioria dos casos, a primeira coisa que aparece é a dor, uma dor muito diferente, porque é uma dor de cólica. Então, a dor diferente do que normalmente as pessoas quando fazem ingestos de bebida alcoólica, sentem uma queimação, falam que está com azia, aquela coisa da ressaca. A dor de cólica é algo que chama muito a atenção nesses casos. Segundo, qualquer percepção de alteração visual. Essa substância que gera agressão no sistema nervoso central e por que ataca a visão? Porque pega ali o nervo óptico, que é muito próximo do sistema nervoso central. Então por isso que as pessoas começam a perceber, às vezes, algum tipo de alteração visual, começam a ver luzes, flashes e até o risco, como a gente viu em casos, de perda visual. Isso acontece de imediato? Não acontece de imediato. A pessoa não pode falar: ‘Fui lá, bebi’, e sentiu 12 horas depois. Pode ser intoxicação por metanol. Sentiu 24 horas depois, pode ser intoxicação por metanol. Dependendo do seu grau de hidratação, dependendo do seu grau de alimentação, você pode demorar um pouco mais para esse processo de liberação desses metabólitos poderem vir agredir o sistema nervoso central. Se você estiver bem hidratado, você pode estar eliminando mais rápido pela urina. Por isso que é tão importante quando começar a sentir os primeiros sinais e sintomas, a hidratação é muito importante para proteger o rim”, explicou o ministro.
Orientações
O ministro também alertou para que a população saiba a origem da bebida alcoólica que esteja consumindo.
O ideal é você só beber aquilo que você vê está sendo aberto na sua frente, o lacre sendo aberto. Se você está em um local, procure ver. Se você pede um drink que vai vir preparado, vá lá ver quem faz, como é feito, como que é a bebida, o lacre, porque tudo isso pode minimizar riscos de ações criminosas como essa. A gente sabe que isso não evita, mas pode minimizar riscos de ação como essa”, afirmou.
Fonte Agência Gov
Saúde
UPAs Niterói e Rio Branco vão passar por reformas nos próximos meses

A Prefeitura de Canoas informou que duas unidades de pronto atendimento (UPAs) canoenses vão passar por reformas nos próximos meses para oferecerem melhor atendimento para a população e ambientes de trabalho com mais qualidade para os profissionais de saúde.
A primeira a receber as reformas será a UPA Niterói, já a partir de quarta-feira, 10, e, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o objetivo é modernizar a unidade e adequar espaços internos. Todas as outras UPAs da cidade (Rio Branco, Boqueirão e Liberty Dick Conter) já estão preparadas para absorver a demanda da UPA Niterói enquanto a reforma estiver ocorrendo.
Nos próximos meses, a UPA Rio Branco também deverá passar por reformas. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a reforma é necessária porque a unidade foi muito atingida pela enchente de maio de 2024 e, apesar de ter passado por limpeza e consertos emergenciais, precisa de uma obra mais profunda para reparar todos os danos. “Esta obra vai ser realizada ao longo de 2026 e vamos entregar uma UPA Rio Branco nova e melhor para a população”, comenta a secretária municipal da Saúde, Ana Boll.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o contrato emergencial do Município com a empresa que realiza gestão da UPA Niterói e fornece as equipes que atuam no local se encerra nesta terça-feira, 30, e a empresa já está ciente do encerramento. A reforma foi planejada para ter início tão logo o contrato terminasse.
- Geral1 semana atrás
Maior veículo solar do mundo faz parada em Canoas e inspira debate sobre sustentabilidade
- Comunidade1 semana atrás
Aluguel Social de Canoas é prorrogado por mais 12 meses no valor de R$ 1.000,00 por mês
- Cultura7 dias atrás
Começa o 3º Festival de Cinema de Canoas; programação gratuita vai até domingo, 28
- Educação7 dias atrás
Concurso Público da Educação tem inscrições abertas em Canoas
- Esporte1 semana atrás
Saiba como assistir a Sandro Dias descer de skate na maior rampa do mundo, montada no Caff
- Política1 semana atrás
Canoas terá monitoramento em tempo real em áreas com risco de alagamentos
- Saúde7 dias atrás
Hospital Nossa Senhora das Graças perde título de filantropia e acende alerta sobre impacto fiscal em Canoas
- Trânsito1 semana atrás
Bloqueio na pista principal da BR-116, sobre o viaduto da Metrovel