Conecte-se conosco

header-top







 

23/11/2025
 

Animais

Município de Esteio cria Farmácia Pet para animais em vulnerabilidade social

Redação

Publicado

em

Município de Esteio cria Farmácia Pet para animais em vulnerabilidade social
No sábado, 26, o prefeito Felipe Costella assinou o Decreto Nº 8.533/2025, que criou a Farmácia Pet em Esteio. A assinatura ocorreu durante o Pedágio Solidário realizado pelo Gabinete da Primeira-Dama no Espaço Oliveira Silveira (Rua Coberta), no Centro.

O objetivo da Farmácia Pet é receber, armazenar e distribuir gratuitamente medicamentos, suplementos e outros produtos destinados à saúde e bem-estar animal. O órgão, que ficará junto ao Centro de Bem-Estar Animal (Av. Luiz Pasteur, 7.272 – Três Marias), será mantido, prioritariamente, por meio de doações realizadas por pessoas físicas e jurídicas, inclusive farmácias, clínicas veterinárias, distribuidores, empresas e demais entidades interessadas em participar do projeto.

Poderão utilizar os medicamentos, cães e gatos que pertençam a tutores em situação de vulnerabilidade social; que forem apreendidos e resgatados em ações de fiscalização; animais abrigados em lares de passagem sob a guarda de protetores cadastrados ou do Programa de Abrigagem Temporária; e aqueles adotados através do Programa de Adoção Responsável Municipal ou de projetos realizados por entidades de protetores de animais com parceria junto ao Município de Esteio.

Para receber os remédios é necessário apresentar receita médico-veterinária e documentação comprobatória da situação socioeconômica do tutor.

Arrecadação

Durante o Pedágio Solidário, foram arrecadados 160 quilos de ração para cães e gatos. Também foram doadas, 50 quilos de areia para gato e três caixas de ração em sachê. Os produtos foram entregues para a ONG Grupo Esteiense de Proteção aos Animais de Rua (Gepar). esteioA atividade fez alusão ao Abril Laranja, mês de prevenção à crueldade contra os animais.

Denúncia de maus-tratos

As denúncias de maus-tratos aos animais em Esteio podem ser feitas para a Guarda Municipal, pelo telefone 153, ou pelos canais da Ouvidoria, através do aplicativo eOuve (disponível pela internet em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store), pelo DisqueEsteio (telefones 156 e 0800-541-0400 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h) ou pelos WhatsApp 2700-4350 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h).
O registro pode ser feito, ainda, presencialmente, na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – subsolo, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h).

Animais

Abrigo criado na enchente de 2024 é encerrado após acolher mais de 2,5 mil cães

Redação

Publicado

em

Foi encerrada as atividades, no sábado, 15, o funcionamento do Abrigo Municipal Palmira Gobbi, estrutura criada de forma emergencial durante a enchente que atingiu a cidade em 2024. A medida encerra um ciclo iniciado em 5 de maio de 2024, quando o espaço passou a receber animais resgatados da cheia.

Ao longo do período, o abrigo acolheu mais de 2.500 cães e contou com o apoio de aproximadamente 300 voluntárias e voluntários, responsáveis pelos cuidados diários e pelo incentivo às adoções, iniciadas ainda em junho de 2024. Atualmente, restam 10 cães, que foram realocados para um sítio em Gravataí. O local oferece ambiente amplo, rotina de passeios duas vezes ao dia e período de adaptação para que vivam com mais liberdade e conforto, sob o cuidado de uma tutora legal.

O principal objetivo, compartilhado por equipe técnica e voluntários, permanece o mesmo: garantir que todos os animais encontrem lares definitivos.

  • Para a responsável pela Associação Palmira Gobbi Brenda Silveira, o momento marca uma etapa importante.
  • “O sentimento é de missão cumprida. Vamos seguir empenhados em campanhas de adoção para que cada um deles encontre um lar onde receba todo o amor que merece.”

A veterinária Camila Schmitz reforçou que todos os cães remanescentes estão prontos para serem adotados.

“Eles estão vacinados, castrados, microchipados e apenas aguardam uma oportunidade de ganhar um novo lar”, destacou.

No ato secretário de Bem-Estar Animal, Sandro Manoel Machado, reforçou que o trabalho sempre priorizou o bem-estar dos cães.

“Nosso foco foi, desde o início, garantir qualidade de vida e incentivar a adoção responsável.”

Na ocasião o prefeito Airton Souza destacou o significado do ato.

“Hoje iniciamos um novo capítulo para os últimos 10 animais do Abrigo Palmira Gobbi. Agradeço às protetoras que estiveram conosco nessa caminhada. Eles continuarão recebendo todos os cuidados necessários até encontrarem um lar definitivo.”

Continuar a ler

Animais

Canoas realiza Feira de Adoção Temática de Halloween neste sábado, 1º de novembro

Redação

Publicado

em

Neste sábado, 1º de novembro, a Secretaria de Bem-Estar Animal de Canoas promove a Feira de Adoção Temática de Halloween. O evento ocorre das 10h às 16h, na sede da secretaria, localizada na Avenida Boqueirão, 1980.

A iniciativa é uma oportunidade para quem deseja encontrar um novo companheiro de quatro patas. Todos os animais adultos disponíveis para adoção são castrados, microchipados, vacinados e desverminados.

No caso dos filhotes, a castração e a microchipagem são agendadas no momento da adoção.

Continuar a ler

Animais

Ex-secretária de Canoas e dois servidores são indiciados por esquema de eutanásia irregular de animais

Redação

Publicado

em

A Polícia Civil indiciou a ex-secretária de Bem-Estar Animal de Canoas, Paula Lopes, o marido dela, Marcelo Vieira, e a veterinária responsável técnica da pasta, Tainara Harth, por envolvimento em um suposto esquema de eutanásia de animais. A investigação aponta que os procedimentos eram realizados de forma irregular com o objetivo de reduzir custos e atingir metas da secretaria.

De acordo com o inquérito, 498 animais foram sacrificados em um período de 8 meses, número considerado

“uma matança desmedida” pela polícia.

Para efeito de comparação, em todo o ano de 2024, quando a gestão da secretaria era diferente, foram registradas 354 eutanásias, mesmo diante da alta demanda provocada pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul.

Paula Lopes foi indiciada por associação criminosa, maus-tratos e falsidade ideológica. Ela já havia sido exonerada do cargo. Marcelo Vieira, que não ocupava função pública, mas prestava serviços à secretaria, responderá por associação criminosa. Já Tainara Harth, veterinária terceirizada, foi indiciada por falsidade ideológica, maus-tratos e associação criminosa, e está afastada das atividades pela prefeitura.

Os três investigados vão responder aos processos em liberdade, uma vez que, segundo a Polícia Civil, não há indícios de risco de fuga.

A defesa de Paula Lopes informou que ainda não foi notificada sobre o indiciamento e que não teve acesso aos autos do inquérito. As defesas de Marcelo Vieira e Tainara Harth ainda não se manifestaram.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques