Sem categoria
BRDE amplia geração de empregos e de ICMS nos estados do Sul do país

No ano em que chegou muito perto de R$ 6 bilhões em novos financiamentos, as operações realizadas pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) produziram resultados positivos na geração de novos empregos e na arrecadação tributária.
Os investimentos que tiveram a participação do banco ao longo de 2024, conforme estudo que apura os impactos socioeconômicos, foram capazes de criar mais de 90.351 novos postos de trabalho nos estados onde a instituição atua diretamente. O total de empregos gerados no ano passado é 26% superior ao verificado em 2023 (71.961 colocações no mercado).
O monitoramento dos resultados, com base no volume de operações de crédito realizadas em 2024, utiliza a matriz insumo-produto brasileira e estabeleceu parâmetros para os impactos diretos, indiretos e induzidos (efeito-renda) nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que são acionistas do banco, e do Mato Grosso do Sul, bem como dos reflexos na economia no restante do país.
Pelo levantamento, se considerar também os empregos gerados nos demais estados, o total de novos postos de trabalho chega a 103 mil (21% a mais do que 85.403 do período anterior).
Para o diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, os indicadores dos impactos socioeconômicos sintetizam o quanto o banco procura atuar em projetos estratégicos para o fortalecimento econômico da região.
“Os dados confirmam que o BRDE é um agente fundamental para alavancar investimentos que geram emprego, renda e fortalecem a economia dos nossos estados. Não se trata apenas de volume de crédito, mas de como esses recursos se convertem em impactos reais para o desenvolvimento sustentável da região Sul”, frisou Ranolfo.
Arrecadação maior
O estudo demonstrou, também, que os investimentos apoiados pelo BRDE em 2024 foram responsáveis por R$ 696,6 milhões em termos de arrecadação de ICMS apenas nos quatro estados onde atua diretamente, crescimento nominal de 32% na comparação a um ano antes.
Já em termos de impactos em todo o país, o monitoramento indica um total R$ 841,4 milhões gerados do mesmo imposto (crescimento nominal de 24%). O ICMS é principal tributo estadual e que é compartilhado entre todos os municípios.
O mesmo índice de crescimento do ICMS se repete quando a metologia apura o comportamento do Valor Adicionado na relação com os financiamentos contratados pelo banco, que em 2024 registrou R$ 6,81 bilhões nos estados do Sul do país. Em 2023, o montante foi de R$ 5,14 bilhões. O número indica a riqueza gerada em cada período e tem peso relevante no cálculo do PIB dos estados.
“Importante observar que tivemos um ano de muitos desafios, em especial no apoio aos empreendedores na reconstrução após a calamidade que o Rio Grande do Sul enfrentou. Por isso, os resultados apontam o quanto tem sido importante o BRDE fomentar os mais diferentes segmentos da nossa economia”, destacou o diretor de Planejamento, Leonardo Busatto.
O diretor observou, ainda, que a ferramenta auxilia na execução das políticas estratégicas de desenvolvimento em cada estado.
Rio Grande do Sul
Conforme define o cálculo de impactos, o volume de investimentos com participação do BRDE apenas no RS em 2024 (R$ 2,2 bilhões) foi capaz de gerar 36.348 empregos diretos e indiretos no estado e fora dele, quase seis mil postos a mais do que em 2023 (30.177).
Ao mesmo tempo, os valores dos empréstimos somaram R$ 287 milhões ao recolhimento de ICMS ao longo de 2024, incremento de 25% na comparação aos R$ aos R$ 229,3 milhões arrecadados do tributo um ano antes. Já em termos de Valor Adicionado, os impactos dos financiamentos em favor do desenvolvimento da economia regional resultaram numa cifra de R$ 2,729 bilhões (26,7% acima de 2023, quando a contribuição chegou a R$ 2,153 bilhões).
Desenvolvimento pela equipe da Diretoria de Planejamento, o estudo sobre os impactos socioeconômicos dos financiamentos do BRDE agora disponibiliza uma série histórica desde 2018.
Sem categoria
Nova Santa Rita abre inscrições para cursos gratuitos do RS Qualificação Recomeçar a partir de 1º de julho

A Prefeitura de Nova Santa Rita abre entre 1º e 30 de julho as inscrições para uma nova etapa do Programa RS Qualificação Recomeçar, iniciativa do Plano Rio Grande, do Governo do Estado, voltada à qualificação profissional e à ampliação de oportunidades no mercado de trabalho.
As inscrições devem ser feitas no Sine Municipal, na Rua Waldemar Vicente da Costa, nº 130, no Centro. Nesta etapa, serão ofertados cursos gratuitos de Vendas e Atendimento ao Cliente, Técnicas de Balconista de Farmácia e Operador de Caixa, áreas ligadas ao comércio e serviços.
Os participantes selecionados receberão bolsa permanência no valor de R$ 750. O programa é destinado a moradores de Nova Santa Rita com idade mínima de 16 anos. Conforme os critérios, 50% das vagas serão destinadas preferencialmente a mulheres.
O prefeito Rodrigo Battistella falou sobre a iniciativa.
“Nova Santa Rita vive um momento de crescimento e geração de oportunidades. Nosso objetivo é garantir que a população esteja preparada para ocupar essas vagas, fortalecendo a renda das famílias e impulsionando o desenvolvimento da cidade. Investir em qualificação é investir diretamente no futuro das pessoas”, afirmou.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Solange Laubine, também comentou a ação.
“Esses cursos foram escolhidos pensando nas demandas reais do mercado e nas oportunidades que existem hoje para os trabalhadores. Além da qualificação gratuita, a bolsa permanência representa um importante incentivo para que os participantes concluam sua formação e estejam mais preparados para conquistar uma vaga de emprego ou melhorar sua atuação profissional”, destacou.
Para a inscrição, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, Carteira de Trabalho e comprovante de inscrição no CadÚnico, quando houver. Jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal e apresentar a documentação do responsável.
Sem categoria
Receita Federal libera consulta ao segundo lote da restituição do IRPF 2026

A Receita Federal libera a partir das 9h desta terça-feira, 23, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026. Os contribuintes podem verificar se foram contemplados por meio dos canais oficiais do órgão.
O pagamento está previsto para o dia 30 de junho e será realizado diretamente na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração do Imposto de Renda.
Segundo a Receita Federal, este é o maior lote de restituição já registrado, tanto em número de beneficiados quanto em valores pagos. Ao todo, serão distribuídos R$ 16 bilhões para 9.585.797 contribuintes.
Para consultar a restituição, o contribuinte deve acessar o portal da Receita Federal utilizando a conta Gov.br, entrar na área do Imposto de Renda e selecionar a opção “Consultar minha restituição”. A verificação também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal ou pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).
Caso haja erro nos dados bancários informados ou algum impedimento na conta indicada, o crédito não será efetuado. Nesses casos, o contribuinte poderá solicitar o reagendamento do pagamento junto ao Banco do Brasil pelo prazo de até um ano após a primeira tentativa de depósito.
O procedimento pode ser realizado pelo Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento para pessoas com deficiência auditiva). Para solicitar o reagendamento, será necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.
Se o valor não for resgatado dentro do prazo de um ano, a solicitação deverá ser feita pelo portal e-CAC. O contribuinte deve acessar a área “Declarações e Demonstrativos”, selecionar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Calendário da restituição do Imposto de Renda 2026
1º lote: 29 de maio de 2026
2º lote: 30 de junho de 2026
3º lote: 31 de julho de 2026
4º lote: 28 de agosto de 2026
Sem categoria
Canoense integra grupo de jovens escolhidos para intercâmbio cultural em Indiana, nos EUA

A estudante canoense Lilith Isabel Coelho da Silva, de 16 anos, foi uma das cinco jovens selecionadas para participar do programa Jovens Embaixadores, iniciativa que promove intercâmbios culturais entre o Rio Grande do Sul e o estado de Indiana, nos Estados Unidos.
Aluna do curso técnico de Eletrotécnica da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, Lilith passou por um processo seletivo realizado entre maio e junho, que avaliou critérios como desempenho escolar, habilidades de comunicação em inglês e participação em atividades culturais e comunitárias.
Promovido pelo Comitê do Partners of the Americas do Rio Grande do Sul, o programa busca proporcionar aos participantes uma experiência de imersão na cultura norte-americana. Durante o intercâmbio, os estudantes são recebidos por famílias voluntárias, frequentam uma High School, equivalente ao ensino médio brasileiro, e participam de atividades de voluntariado.
Além da formação acadêmica, a iniciativa tem como foco o desenvolvimento de competências ligadas à liderança, comunicação, cidadania e protagonismo juvenil. Ao longo de mais de duas décadas, o programa já levou mais de 100 estudantes gaúchos para experiências de intercâmbio internacional.
Lilith também se destaca pela participação em atividades culturais. Além dos estudos, dedica-se ao desenho e ao canto, integrando corais no Laboratório de Criatividade (LAB), em Canoas, e na Nova Acrópole de Porto Alegre. A estudante também atua como voluntária e participa de um curso de filosofia voltado para jovens.
Para a jovem, a conquista representa a realização de um objetivo pessoal.
“Ao me inscrever no programa Jovens Embaixadores eu fiquei bem animada, porém nervosa com uma grande expectativa no que eu poderia aprender só de participar da seleção. Mas quando eu soube que eu havia conseguido uma das vagas, me senti tão realizada, saber que dei meu melhor e que por isso vou poder experienciar ainda mais coisas neste programa realizado pelo Partners”, afirmou.
Lilith também destacou a oportunidade de representar sua cidade e a cultura gaúcha durante a experiência internacional.
“Fiquei muito grata em representar minha cultura em um lugar completamente novo, com um cotidiano tão diferente do meu, me deixa no mínimo empolgada e com muita disposição para aprender tudo que eu puder com isso”, completou.

Canoas 87 anos1 semana atrásProgramação dos 87 anos de Canoas inicia com atrações culturais e show gratuito no Parque Getúlio Vargas

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil de Canoas participa de programa estadual de preparação para eventos extremos

Clima1 semana atrásFrio mais intenso do ano deve atingir o Rio Grande do Sul com temperaturas próximas de 3°C

Clima1 semana atrásGoverno do Estado lança portal com informações sobre prevenção a eventos climáticos extremos

Mobilidade7 dias atrásPrefeitura de Canoas apresenta novo estacionamento rotativo com mais vagas e pagamento digital

Trânsito3 dias atrásPedágios da freeway, BR-101 e BR-386 terão reajuste de 20% a partir de sexta-feira no RS

Clima1 semana atrásGoverno do RS lança programa de preparação para possíveis impactos do El Niño 2026/2027

Defesa Civil2 dias atrásDefesa Civil estadual discute ações com municípios em reunião com a Famurs































































