Educação
Carreta Digital oferece cursos de tecnologia e inovação para alunos de baixa renda de Canoas

As aulas dos cursos gratuitos do projeto Carreta Digital no município tiveram início na segunda-feira, 10. As qualificações voltadas para alunos de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social acontecerão nas instalações do veículo itinerante estacionado na EMEF David Canabarro, no bairro Mathias Velho. A previsão é que a unidade móvel também visite ainda outras EMEFs da rede municipal de ensino.
O projeto utiliza um ambiente físico real e imersivo, conhecido como Espaço Maker, equipado com materiais de alta tecnologia que os alunos podem explorar de maneira prática. Toda a estrutura fica dentro da carreta que percorre diferentes regiões do país, sempre proporcionando que aulas presenciais aconteçam, periodicamente, em locais que muitas vezes têm pouco ou nenhum acesso a esse tipo de recurso educacional.
“O primeiro dia de aulas foi bem legal. Eu fiquei muito feliz por que dava para ver o brilho nos olhos das crianças. Os cursos são bem atuais e já garantem um certificado para os participantes”, descreve o instrutor e professor de desenvolvimento de jogos, Émerson Rodrigues.
Em Canoas, o projeto está com turmas nos cursos de manutenção de celular, montagem e configuração de PC Gamer (computador de alto desempenho) e robótica. Cada um deles possui carga horária de dez horas de aulas práticas presenciais e 20 horas de aulas online. Os participantes possuem idade a partir de 13 anos e estão matriculados do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A Carreta Digital é um inovador projeto de capacitação itinerante executado pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), uma organização dedicada a promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação educacional no Brasil.
Com o apoio do Ministério da Comunicação, a Carreta Digital leva educação tecnológica de ponta diretamente às comunidades e escolas públicas, oferecendo cursos em robótica, computação e outras disciplinas essenciais para o futuro. Em Canoas, a proposta ainda possui a cooperação da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CanoasTec).
Educação
Câmara de Canoas aprova contratação temporária de até 171 Técnicos de Educação Básica

A Câmara Municipal de Canoas aprovou, na tarde desta quinta-feira, 13, o Projeto de Lei nº 33/2026, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a contratação temporária de até 171 Técnicos de Educação Básica (TEBs).
Segundo a justificativa apresentada pelo Executivo, a medida busca atender à demanda da Rede Municipal de Ensino diante da insuficiência de candidatos aptos à nomeação por concurso público.
Os profissionais poderão atuar em unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental, conforme a necessidade da administração municipal. As contratações deverão ocorrer de forma gradativa, mediante processo seletivo simplificado.
Os contratos terão duração de até 12 meses, podendo ser prorrogados uma única vez pelo mesmo período, com limite máximo de 24 meses. A prorrogação dependerá de decisão administrativa fundamentada e da permanência da necessidade temporária que motivou a contratação.
O projeto também prevê que novas admissões ou prorrogações não poderão ocorrer caso haja candidatos aprovados em concurso público, aptos à nomeação, em quantidade suficiente para atender à demanda.
A jornada de trabalho será de 40 horas semanais. O vencimento básico previsto para o cargo é de R$ 3.073,01, além dos direitos estabelecidos na legislação, como férias acrescidas de um terço, gratificação natalina, auxílio-alimentação e licenças previstas no texto.
Na justificativa encaminhada ao Legislativo, o Executivo afirma que a contratação terá caráter temporário e não substitui a necessidade de recomposição do quadro efetivo.
O substitutivo aprovado também apresenta alterações de técnica legislativa e estabelece regras para contratação, prorrogação e encerramento dos vínculos temporários.
Educação
10ª FEMIC reúne projetos de estudantes neste sábado, 15, em Nova Santa Rita

Nova Santa Rita realiza, neste sábado, 15, a 10ª edição da Feira Municipal de Iniciação Científica (FEMIC). O evento ocorre das 8h às 17h, no Centro de Eventos Olmiro Brandão, com apresentação de projetos desenvolvidos por estudantes da rede municipal.
Durante a feira, os alunos apresentam pesquisas e trabalhos desenvolvidos ao longo do período letivo, com acompanhamento dos professores. A programação também inclui a participação de familiares e da comunidade.
A realização dos projetos envolve etapas como pesquisa, planejamento, investigação, trabalho em equipe e apresentação dos resultados.
O prefeito Rodrigo Battistella destacou a importância da FEMIC para incentivar a criatividade, a curiosidade e o protagonismo dos estudantes, além de ressaltar a trajetória da feira, que chega à sua 10ª edição.
“A FEMIC é um momento muito especial para a nossa educação, porque nos permite ver de perto a criatividade, a curiosidade e o conhecimento dos nossos estudantes. Cada projeto apresentado aqui representa pesquisa, dedicação e o incentivo dos professores e das famílias. Chegar à 10ª edição mostra a importância que a iniciação científica conquistou em Nova Santa Rita. É uma grande satisfação poder prestigiar nossos alunos e ver o quanto eles são capazes de transformar perguntas em conhecimento.”
A secretária municipal de Educação, Margarete Ferretti, ressaltou o protagonismo dos estudantes e o trabalho desenvolvido pelos professores na preparação dos projetos apresentados durante a FEMIC.
“A FEMIC é uma oportunidade para que nossos estudantes sejam protagonistas do próprio aprendizado. Por trás de cada projeto existe muita pesquisa, orientação, dedicação e trabalho em equipe. Nosso objetivo é estimular a curiosidade, o pensamento crítico e a capacidade dos alunos de buscar soluções e produzir conhecimento. Ver essa 10ª edição acontecendo é motivo de muito orgulho para toda a nossa rede municipal de ensino.”
A programação é aberta à comunidade.
Educação
Escola Municipal Santa Rita de Cássia fica em 4º lugar no IDEB 2025 entre escolas da Região Metropolitana

A Escola Municipal Santa Rita de Cássia, de Nova Santa Rita, alcançou a quarta maior nota entre as escolas da Região Metropolitana do Rio Grande do Sul no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2025. A unidade registrou nota 8,0.
No resultado por município, Nova Santa Rita também aparece na quarta colocação entre as cidades da Região Metropolitana nos anos finais do Ensino Fundamental, com nota 6,2. O município está empatado com outras quatro cidades.
Em 2023, a rede municipal havia registrado 6,1 nos anos finais. O resultado de 2025 representa aumento de 0,1 ponto. Nos anos iniciais, a nota permaneceu em 5,1, mesmo índice registrado na avaliação anterior.
A avaliação foi realizada em 2025, após a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Em Nova Santa Rita, mais de 63% do território ficou sob as águas durante o evento, com impactos sobre famílias, comunidades e a rotina das escolas.
Resultado da EMEF Santa Rita de Cássia
Com nota 8,0, a Escola Municipal Santa Rita de Cássia ficou na 4ª posição entre as escolas da Região Metropolitana consideradas no levantamento.
O resultado faz parte da avaliação do desempenho dos estudantes e dos indicadores utilizados para a composição do Ideb.
Para o prefeito Rodrigo Battistella, o resultado ocorre após um período de dificuldades enfrentado pelo município.
“Esse resultado nos enche de orgulho. Ter a Escola Santa Rita de Cássia entre as melhores da Região Metropolitana e ver Nova Santa Rita também alcançar o 4º lugar entre os municípios nos anos finais mostra que estamos avançando. E existe um significado ainda maior: essa avaliação aconteceu depois de um período extremamente difícil para nossa cidade. A enchente de 2024 trouxe muitos desafios, mas nossa educação seguiu em frente. Nossos alunos, professores e toda a comunidade escolar mostraram força e capacidade de recuperação. Esse resultado é de todos”, destacou Battistella.
A secretária municipal de Educação, Margarete Ferretti, afirmou que o resultado é consequência de um trabalho realizado ao longo do processo educacional.
“O Ideb é um indicador importante, mas por trás de cada número existem pessoas, histórias e muito trabalho. O resultado da Escola Santa Rita de Cássia e o avanço do município nos anos finais são frutos do compromisso dos nossos professores, equipes diretivas, profissionais da educação, estudantes e famílias. Conseguimos enfrentar um período muito difícil e continuar trabalhando pela aprendizagem. Isso mostra a força da nossa rede municipal”, afirmou Margarete.
- Defesa Civil1 semana atrás
Tempo muda no RS com formação de ciclone extratropical e alerta para temporais e ventos fortes

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil do RS confirma tornado em Pedro Osório

Saúde3 dias atrásAnvisa revoga proibição e libera plataformas digitais para venda de medicamentos

Defesa Civil1 semana atrásFamílias começam a deixar Centro Humanitário e retornam para casa em Nova Santa Rita

Defesa Civil1 semana atrásCiclone com ventos acima de 100 km/h deixa rastro de estragos em Canoas

Defesa Civil1 semana atrásTemporal deixa casas destelhadas, árvores e postes caídos em Nova Santa Rita
Política1 semana atrásCanoas tem candidaturas confirmadas para as eleições deste ano após convenções partidárias

Canoas1 semana atrásUnilasalle-RS homenageia 50 personalidades com a Comenda Lassalista durante celebração dos 50 anos























































