Conecte-se conosco

header-top







 

05/08/2026
 

Educação

Carreta Digital oferece cursos de tecnologia e inovação para alunos de baixa renda de Canoas

Redação

Publicado

em

Carreta Digital oferece cursos de tecnologia e inovação para alunos de baixa renda de Canoas

As aulas dos cursos gratuitos do projeto Carreta Digital no município tiveram início na segunda-feira, 10. As qualificações voltadas para alunos de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social acontecerão nas instalações do veículo itinerante estacionado na EMEF David Canabarro, no bairro Mathias Velho. A previsão é que a unidade móvel também visite ainda outras EMEFs da rede municipal de ensino.

O projeto utiliza um ambiente físico real e imersivo, conhecido como Espaço Maker, equipado com materiais de alta tecnologia que os alunos podem explorar de maneira prática. Toda a estrutura fica dentro da carreta que percorre diferentes regiões do país, sempre proporcionando que aulas presenciais aconteçam, periodicamente, em locais que muitas vezes têm pouco ou nenhum acesso a esse tipo de recurso educacional.

“O primeiro dia de aulas foi bem legal. Eu fiquei muito feliz por que dava para ver o brilho nos olhos das crianças. Os cursos são bem atuais e já garantem um certificado para os participantes”, descreve o instrutor e professor de desenvolvimento de jogos, Émerson Rodrigues.

Em Canoas, o projeto está com turmas nos cursos de manutenção de celular, montagem e configuração de PC Gamer (computador de alto desempenho) e robótica. Cada um deles possui carga horária de dez horas de aulas práticas presenciais e 20 horas de aulas online. Os participantes possuem idade a partir de 13 anos e estão matriculados do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A Carreta Digital é um inovador projeto de capacitação itinerante executado pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), uma organização dedicada a promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação educacional no Brasil.

Com o apoio do Ministério da Comunicação, a Carreta Digital leva educação tecnológica de ponta diretamente às comunidades e escolas públicas, oferecendo cursos em robótica, computação e outras disciplinas essenciais para o futuro. Em Canoas, a proposta ainda possui a cooperação da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CanoasTec).

Educação

Canoas assina ordem de início de serviços para obra de R$ 262 mil na EMEF Farroupilha

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas assinou, na manhã desta terça-feira, 4, a Ordem de Início de Serviços (OIS) para a reforma da quadra poliesportiva e a requalificação do pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Farroupilha, no bairro Niterói.

A obra prevê a reforma completa da quadra esportiva, a implantação de uma quadra de mini vôlei, melhorias no pátio e intervenções de acessibilidade. O investimento é de R$ 262.550,03, com recursos de emenda parlamentar e contrapartida do Município. O prazo de execução é de três meses.

Segundo a Prefeitura, as melhorias incluem a reforma do piso da quadra, pintura, recuperação do alambrado, drenagem do parquinho, instalação de mesas e bancos, adequação das calçadas para acessibilidade e a requalificação do pátio coberto. Ao todo, serão realizadas intervenções em uma área de 378,9 metros quadrados.

Durante o ato de assinatura, o prefeito Airton Souza afirmou que a qualificação da estrutura escolar faz parte dos investimentos na rede municipal de ensino.

“Quando investimos em uma escola, estamos investindo nas pessoas e no futuro da nossa cidade. A reforma da quadra, a qualificação do pátio e as melhorias de acessibilidade vão proporcionar mais segurança, inclusão e qualidade para os estudantes, além de fortalecer o ambiente de aprendizagem.”

O vice-prefeito Rodrigo Busato destacou que a obra deve contribuir para as atividades desenvolvidas na escola.

“Essa intervenção vai muito além da infraestrutura. Estamos criando um ambiente mais acolhedor, acessível e adequado para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, esportivas e de convivência.”

A secretária municipal da Educação, Beth Colombo, ressaltou a importância da estrutura para o cotidiano escolar.

“Uma escola bem estruturada oferece melhores condições para que os estudantes aprendam, convivam e se desenvolvam. A reforma da quadra e a requalificação do pátio também representam um avanço importante na inclusão, garantindo que todos os alunos possam participar das atividades com segurança, conforto e autonomia.”

A secretária-adjunta de Projetos e Captação de Recursos, Jerusa Mattos, detalhou as intervenções previstas.

“Serão realizadas reformas para qualificar o pátio escolar, a drenagem do parquinho, implantação de mobiliários como mesas e bancos e a acessibilidade das calçadas. Também teremos a reforma do pátio coberto para adaptação de uma quadra de mini vôlei, além da reforma da quadra poliesportiva, com novo piso, pintura e recuperação do alambrado.”

A diretora da EMEF Farroupilha, Juliana Volcanoglo Biehl, afirmou que a obra terá impacto na rotina dos 460 estudantes atendidos pela escola, entre eles 70 alunos de inclusão.

“Nossos alunos praticam Educação Física do primeiro ao nono ano e muitos deles realizam atividades físicas somente na escola. A revitalização da quadra será fundamental para que tenham mais qualidade nas aulas. Além disso, a questão da acessibilidade é muito importante, já que temos alunos cadeirantes que também participam das aulas de educação física e de atividades pedagógicas no pátio.”

Continuar a ler

Educação

Temporal suspende atendimento da Central de Vagas da Educação em Canoas

Avatar

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Canoas informou que o atendimento ao público na Central de Vagas está temporariamente suspenso em razão dos danos causados pelo temporal registrado na tarde desta segunda-feira, 27.

Segundo a secretaria, o espaço sofreu avarias e passará por reparos para garantir condições de segurança e funcionamento.

A previsão é de que o atendimento seja retomado na quinta-feira, 30, após a conclusão dos serviços necessários.

Continuar a ler

Educação

Biblioteca Pública de Canoas promove programação especial de férias para crianças até 10 anos

Avatar

Publicado

em

Foto: Vinicius Thormann

A Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, em Canoas, promove entre os dias 27 e 31 de julho a programação “Nas férias, eu curto a Biblioteca! – Edição de Inverno”, voltada para bebês e crianças de até 10 anos. As atividades são gratuitas e acontecem na Bebeteca e na Biblioteca Infantil.

Ao longo da semana, o espaço estará aberto para atividades de leitura, brincadeiras, desenhos e incentivo à imaginação. A programação também contará com ações especiais nos dias 28 e 30 de julho.

Às 10h30, será realizada uma contação de histórias com varal de desenhos, destinada a crianças a partir de 4 anos. Já às 14h, ocorre uma oficina de fantoches, voltada para participantes a partir de 6 anos.

Além das atividades, quem ainda não possui cadastro na biblioteca poderá fazer ou renovar a inscrição e retirar até dois livros pelo período de 30 dias.

A programação acontece na Bebeteca e Biblioteca Infantil da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, localizada na Rua Ipiranga, 105, Centro.

O atendimento ocorre nos seguintes horários:

Segunda-feira: das 13h às 17h30;
Terça a quinta-feira: das 9h às 17h30;
Sexta-feira: das 9h às 14h.

A entrada é gratuita. As crianças devem estar acompanhadas por um responsável.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3425-7702 (Ramal 1) ou pelo WhatsApp (51) 98255-2350.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques