Educação
Governo reverte liminar que suspendia início do ano letivo e aulas na Rede Estadual começam na quinta-feira, 13

As aulas na Rede Estadual de ensino do Rio Grande do Sul começarão na quinta-feira, 13. A decisão foi tomada após o governo do Estado reverter, junto ao Tribunal de Justiça (TJRS), a liminar que havia suspendido o início do ano letivo para 700 mil estudantes, em 2.320 escolas.
A Procuradoria-Geral do Estado demonstrou que o Poder Executivo já havia tomado medidas em virtude das altas temperaturas, orientando os coordenadores regionais sobre o retorno seguro da Educação.
A nota do Governo do Estado destaca que, em preparação para as aulas de 2025, foram destinados R$ 180 milhões para as instituições de ensino da Rede Estadual por meio do Agiliza Educação.
O programa acelera a resolução de problemas pontuais que não exigem grandes obras de infraestrutura, uma vez que os recursos podem ser utilizados em despesas de custeio, como compra de materiais didáticos e de limpeza; aquisição de ar-condicionado e ventiladores; contratação de serviços de pintura; e reparos básicos em redes hidráulicas e elétricas, incluindo compra de lâmpadas. As verbas também podem ser usadas para aquisição de materiais permanentes, que abrangem equipamentos menores para laboratórios de ciência ou de informática, para cozinha e para áreas infantis, como brinquedos, entre outros.
Medidas tomadas frente à onda de calor
A respeito das altas temperatuas, a nota diz que “Atenta à onda de calor, a Seduc acompanhou todos os alertas e orientações da Defesa Civil e, por meio das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), monitora as condições de atendimento nas escolas, tendo como prioridade a segurança dos alunos e profissionais da educação. Casos pontuais de infraestrutura nas escolas são de conhecimento da pasta e tratados um a um, com a devida importância que o tema impõe”.
Ainda que, na sexta-feira, 7, a Seduc repassou às CREs orientação para adoção de medidas preventivas e avaliação das condições de fornecimento de energia elétrica e água potável nas escolas. “A secretaria orientou, também, para ampliação da hidratação, fornecimento de alimentação leve na merenda escolar e suspensão de aulas de educação física”.
Educação
EMEF Castelo Branco não terá aulas na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de abril

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Castelo Branco, do bairro Igara, não terá aulas na quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11.
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (SME), a medida preventiva será adotada para a execução das obras de reforma elétrica nas dependências da instituição de ensino. As aulas serão retomadas na manhã de segunda-feira, 14.
Educação
Senac-RS inscreve para mais de 4,7 mil vagas gratuitas de cursos técnicos até o fim de abril

Até o dia 27 de abril, o Senac-RS está com inscrições abertas para mais de 4,7 mil vagas gratuitas em cursos técnicos presenciais e a distância (EAD). As oportunidades abrangem áreas de alta demanda no setor de comércio de bens, serviços e turismo no Rio Grande do Sul, como gestão, negócios, saúde, tecnologia e turismo, entre outras.
Para consultar vagas, requisitos e realizar a inscrição, os interessados devem acessar www.senacrs.com.br/psg para vagas presenciais, www.ead.senac.br/gratuito para vagas EAD ou comparecer à escola Senac mais próxima.
Por meio do Programa Senac de Gratuidade, as 4.742 vagas estão distribuídas em 2.935 na modalidade presencial e 1.807 na modalidade EAD. É a oportunidade ideal para quem busca se qualificar e conquistar seu espaço no mercado de trabalho – e o melhor: de forma 100% gratuita!
As aulas iniciam a partir do dia 13 de maio em diferentes turnos (manhã, tarde e noite), enquanto os cursos EAD oferecem maior flexibilidade de horários, permitindo que o aluno organize seus estudos de acordo com sua disponibilidade.
Os candidatos devem atender a alguns requisitos básicos, como: idade mínima de acordo com o curso escolhido; estar cursando ou ter concluído o do Ensino Médio; para cursos específicos, como as especializações técnicas na área de Enfermagem, é necessário ter concluído o curso técnico na área.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, a educação é um fator fundamental para o desenvolvimento sustentável, para a qualificação da mão de obra e para a melhoria da qualidade de vida da população.
“Iniciativas como esta são muito importantes: elas representam um caminho concreto para o progresso, promovendo mais inclusão e oportunidades”, afirma.
“A educação profissional tem o poder de inserir o aluno no mundo do trabalho. São 4.742 vagas, divididas em 2.935 na modalidade presencial e 1.807 EAD. É uma entrega robusta, que reafirma o compromisso do Senac com a formação de qualidade e com a comunidade rio-grandense”, destaca.
Confira as opções de vagas disponíveis:
– Especialização Técnica de Enfermagem em Saúde da Família: 40
– Especialização Técnica de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva: 20
– Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho: 55
– Especialização Técnica em Enfermagem em Serviços de Urgência e Emergência: 140
– Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica: 62
– Técnico em Administração: 1018
– Técnico em Comércio Exterior: 80
– Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 210
– Técnico em Enfermagem: 135
– Técnico em Eventos: 30
– Técnico em Finanças: 167
– Técnico em Guia de Turismo: 35
– Técnico em Informática: 70
– Técnico em Logística: 30
– Técnico em Marketing: 263
– Técnico em Óptica: 40
– Técnico em Qualidade: 20
– Técnico em Recursos Humanos: 420
– Técnico em Segurança do Trabalho: 100
EAD
– Técnico em Administração: 165
– Técnico em Contabilidade: 297
– Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 15
– Técnico em Guia de Turismo: 90
– Técnico em Logística: 297
– Técnico em Meio Ambiente: 190
– Técnico em Qualidade: 240
– Técnico em Recursos Humanos: 230
– Técnico em Secretariado: 230
– Técnico em Segurança do Trabalho: 16
-Técnico em Transações Imobiliárias: 37
Confira o cronograma:
– 29 de abril a 12 de maio – Chamamento de classificados e período de matrículas
O Programa Senac de Gratuidade
O ingresso acontece por ordem de inscrição dos candidatos, realizada por meio eletrônico no site do Senac-RS. Podem participar pessoas de baixa renda, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores, empregados ou desempregados, assim como usuários de programas de proteção a pessoas ameaçadas. Além disso, alguns cursos possuem pré-requisitos como idade mínima e escolaridade.
Educação gratuita e acessível
Educação
Unilasalle lança plataforma que aproxima a comunidade as suas soluções acadêmicas

Na quarta-feira, 9, às 14h30, a Universidade La Salle, em Canoas, vai realizar o evento de lançamento da Plataforma ON na instituição. A ferramenta, desenvolvida pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), é um ambiente dedicado à integração, apoio, prospecção e potencialização de ações das instituições que integram o consórcio.
O objetivo é aproximar a sociedade das inovações geradas pelas Universidade de forma rápida e ágil, conectando as demandas dos interessados às soluções que são produzidas no ambiente acadêmico.
Evento aberto à comunidade
O evento vai reunir empresários da região e representantes da gestão municipal, além de ser aberto à comunidade. O público também poderá acompanhar uma palestra sobre inovação e a relação da universidade com a sociedade, ministrada pelo diretor da Eirene Solutions, Gabriel Borges, e pelo diretor da Exatron Automação Residencial, Regis Haubert.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Canoas, Patrícia Augsten, será a mediadora do evento, que ocorre no auditório Bruno Ruedel, com acesso pela avenida Victor Barreto, no Centro de Canoas.
Serviço
- Lançamento da Plataforma ON na Unilasalle
- Dia 9 de abril, às 14h30
- Auditório Bruno Ruedel, Av. Victor Barreto, 2288
- Evento aberto à comunidade
- Trânsito1 semana atrás
Estreitamentos de pista nas laterais da BR-116, segundo o Dnit, voltam a ocorrer a partir de terça-feira, 8
- Saúde1 semana atrás
Vacinação contra a gripe já está disponível para grupos prioritários; confira locais
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
ADEVIC reinaugura sua sede em Canoas após enchente histórica
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil alerta para chuva forte e rajadas de vento nesta segunda-feira; confira previsão do tempo
- Política1 semana atrás
Prefeito Battistella apresenta novos secretários e secretária do governo de Nova Santa Rita
- Comunidade1 semana atrás
Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia
- ENCHENTE RS1 semana atrás
Estado recebe 1,4 mil servidores para auxiliar na reconstrução do RS
- Educação1 semana atrás
Senac-RS inscreve para mais de 4,7 mil vagas gratuitas de cursos técnicos até o fim de abril