Educação
Governo reverte liminar que suspendia início do ano letivo e aulas na Rede Estadual começam na quinta-feira, 13

As aulas na Rede Estadual de ensino do Rio Grande do Sul começarão na quinta-feira, 13. A decisão foi tomada após o governo do Estado reverter, junto ao Tribunal de Justiça (TJRS), a liminar que havia suspendido o início do ano letivo para 700 mil estudantes, em 2.320 escolas.
A Procuradoria-Geral do Estado demonstrou que o Poder Executivo já havia tomado medidas em virtude das altas temperaturas, orientando os coordenadores regionais sobre o retorno seguro da Educação.
A nota do Governo do Estado destaca que, em preparação para as aulas de 2025, foram destinados R$ 180 milhões para as instituições de ensino da Rede Estadual por meio do Agiliza Educação.
O programa acelera a resolução de problemas pontuais que não exigem grandes obras de infraestrutura, uma vez que os recursos podem ser utilizados em despesas de custeio, como compra de materiais didáticos e de limpeza; aquisição de ar-condicionado e ventiladores; contratação de serviços de pintura; e reparos básicos em redes hidráulicas e elétricas, incluindo compra de lâmpadas. As verbas também podem ser usadas para aquisição de materiais permanentes, que abrangem equipamentos menores para laboratórios de ciência ou de informática, para cozinha e para áreas infantis, como brinquedos, entre outros.
Medidas tomadas frente à onda de calor
A respeito das altas temperatuas, a nota diz que “Atenta à onda de calor, a Seduc acompanhou todos os alertas e orientações da Defesa Civil e, por meio das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), monitora as condições de atendimento nas escolas, tendo como prioridade a segurança dos alunos e profissionais da educação. Casos pontuais de infraestrutura nas escolas são de conhecimento da pasta e tratados um a um, com a devida importância que o tema impõe”.
Ainda que, na sexta-feira, 7, a Seduc repassou às CREs orientação para adoção de medidas preventivas e avaliação das condições de fornecimento de energia elétrica e água potável nas escolas. “A secretaria orientou, também, para ampliação da hidratação, fornecimento de alimentação leve na merenda escolar e suspensão de aulas de educação física”.
Educação
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos passam a receber bolsa do Programa Todo Jovem na Escola

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual já começaram a ser contemplados pelo Programa Todo Jovem na Escola (TJE). No dia 20 de agosto, foi paga a primeira parcela da Bolsa Auxílio Material Escolar, beneficiando 5.104 alunos da modalidade.
Com a ampliação definida pelo Decreto nº 58.327/2025, a EJA passou a integrar oficialmente o programa, garantindo o acesso aos estudantes do ensino médio que têm até 29 anos.
Como funciona o benefício para a EJA
Os estudantes da EJA recebem todas as modalidades de bolsas do programa, exceto o Prêmio Engajamento, já que a modalidade não participa das avaliações do SAERS. Isso significa que, além do auxílio material escolar (que tem pagamento único), eles também têm direito à bolsa mensal de R$150, paga todo dia 20 via Cartão Cidadão, desde que cumpram a exigência de 75% de frequência no mês anterior.
Outro benefício é a Poupança Aprovação, no valor de R$300 por semestre concluído. No caso da EJA, o estudante não pode realizar saques parciais ao final das etapas (o valor só pode ser retirado integralmente ao concluir todo o percurso).
Os alunos da EJATEC, modalidade que integra a EJA com cursos de qualificação profissional, também recebem o auxílio, sem diferença no valor ou na forma de pagamento. Vale destacar ainda que o benefício é exclusivo para o ensino médio.
Impacto esperado
Atualmente, a rede estadual atende milhares de jovens e adultos em turmas da EJA. Segundo dados da Cebe (agosto de 2025), 62% dos alunos estão inseridos no mercado de trabalho e muitos conciliam estudo, emprego e responsabilidades familiares. Dessa forma, para esse público, a chegada da bolsa representa um incentivo essencial para permanecer na escola e concluir o ensino médio.
Educação
Conecta+ @Canoas chega às salas de aula do 6º ano da rede municipal

O programa Conecta+ @Canoas iniciou oficialmente sua implementação nas turmas de 4º, 5º e 6º anos da rede municipal de ensino. No dia 20 de agosto, os alunos das escolas EMEF Arthur Oscar Jochims e EMEF Edgar Fontoura receberam a novidade em sala de aula. Já no dia 27 de agosto, foi a vez da EMEF Thiago Wurth integrar o grupo de escolas que passam a contar com a plataforma educacional desenvolvida pelo Serpro.
A ação marca a etapa prática do programa, que já capacitou cerca de 700 professores desde julho e beneficiará mais de 9 mil estudantes de 44 escolas ainda neste semestre. Com o uso de uma plataforma digital personalizada, a proposta é fortalecer a aprendizagem, apoiar o trabalho pedagógico e contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais da cidade, como o SAERS e o SAEB.
Além dos docentes, que passaram por formações presenciais para aplicar o Conecta+ @Canoas em sala de aula, os estudantes também receberão acompanhamento para se apropriar da nova tecnologia. O objetivo é aliar inovação, equidade e inclusão digital, garantindo que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizado.
Educação
XII Congresso de Educação Infantil de Canoas destacou a importância do protagonismo infantil

O XII Congresso de Educação Infantil de Canoas ocorreu nesta quarta-feira, 27, reunindo educadores, especialistas e comunidade escolar para debater o tema “Intencionalidade Pedagógica e olhar sensível: Tramas necessárias ao protagonismo infantil”.
Pela manhã, o encontro aconteceu no Clube Fênix, com palestras e debates. A palestrante principal foi Adriana Friedmann, que trouxe reflexões sobre práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças.
A mesa de debate contou com a participação de Daniela Martinazzo e Andreia de Souza, que discutiram a importância de um olhar intencional e sensível na construção de ambientes de aprendizagem que fortaleçam o protagonismo infantil. Já no período da tarde, a programação se espalhou por 15 escolas municipais de Educação Infantil, onde servidores inscritos compartilharam experiências e práticas pedagógicas do dia a dia.
O vice-prefeito Rodrigo Busato reforçou a importância do evento e da dedicação dos educadores:
“Não vou falar de ação, vou falar do coração, porque esse é um assunto que me toca muito. Infelizmente, no serviço público as coisas não andam na velocidade que gostaríamos, mas não podemos nos abalar com as críticas nem sossegar com os elogios. Temos a missão de pacificar a cidade, ouvir ideias e construir soluções em conjunto. Quem quiser contribuir será bem-vindo”, destacou.
A secretária de Educação, Beth Colombo, destacou a relevância da retomada após os desafios enfrentados em 2024:
“É um momento nosso de encontro e confraternização. O 12º congresso marca a nossa trajetória na educação infantil. Parece que, quando falamos das dificuldades para reagir a uma enchente, repetimos sempre as mesmas coisas, mas precisamos reconhecer que ainda vivemos as marcas de uma grande catástrofe climática. Canoas foi uma das cidades mais atingidas e seguimos na luta pela reconstrução estrutural e pela recomposição de tudo o que foi perdido. Quero agradecer a todos que estão na ponta, superando dificuldades diariamente, porque, no futuro, será lembrado que tivemos professores e educadores que reagiram e transformaram esse cenário. Não vamos descansar até repor todos os recursos”, afirmou.
O Congresso reafirmou o compromisso da rede municipal de Educação Infantil em Canoas com a qualidade do ensino e com o fortalecimento do papel dos educadores como agentes de transformação social.
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