Saúde
JANEIRO BRANCO: Mês traz reflexão sobre a importância da saúde mental; exercícios podem ajudar e prevenir depressão

Janeiro Branco é uma campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental e emocional. Inspirada por movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, a iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. Seu objetivo é sensibilizar a população para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados especializados quando necessários.
O primeiro mês do ano é simbolicamente associado a recomeços, reflexões e novos projetos. A escolha do nome “Janeiro Branco” remete à ideia de uma “folha em branco”, incentivando as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental. Segundo o criador da campanha, “o mês é um convite para que cada pessoa reflita sobre suas emoções e relacione-se melhor consigo mesma”.
Atividades físicas ajudam a combater depressão
O Centro de Medicina Preventiva do Hospital Israelita Albert Einstein divulgou uma pesquisa que revelou que mesmo níveis baixos de atividade física melhoram sintomas depressivos. Foram analisados dados de mais de 58.000 brasileiros adultos, com idade média de 42 anos, que são atendidos no centro ao longo de 14 anos.
O estudo mostrou que os pacientes com prevalência de quadros de depressão eram mais jovens, sedentários e já possuíam maior índice de massa corporal. Além disso, essas pessoas que passavam mais tempo sentadas tanto na semana como no fim de semana tiveram maior presença de comorbidades como diabetes e hipertensão.
Aula de hidroginástica

Vera Ale e Elsi Alves
Pensando nisso, a reportagem de O Timoneiro foi acompanhar uma aula de hidroginástica no Sesc Canoas, com cerca de trinta idosos. A atividade, que conta com música para dançar dentro da piscina foi o que uniu Elsi Alves e Vera Ales, ambas de 67 anos. Elsi contou que logo antes da pandemia começou a atividade para combater a depressão e agora está feliz novamente. Já Vera teve uma fratura na coluna.
“A qualidade de vida mudou 100%, agora consigo dormir melhor, além de fazer novos amigos”, destacou.
A professora de educação física Fernanda Maurente Machado, especialista em saúde mental coletiva, destacou que muitos dos alunos chegam ao Sesc debilitados mentalmente.

professora de Educação física Fernanda Maurente Machado
“A gente nota uma melhora no quadro de muitos alunos com crise de ansiedade e depressão. Quando eles vêm fazer o exercício também estão trabalhando a parte da socialização”, explicou.
Psicologia
A colunista de Psicologia do jornal O Timoneiro, Marianna Rodrigues, enfatizou que a importância das atividades esportivas podem ser uma boa estratégia também para a regulação de humor.
“Os esportes podem favorecer a produção de hormônios como a serotonina e dopamina, que estão diretamente associados com a felicidade e a sensação de prazer”.
Além disso, a psicóloga explica que, para além destes benefícios do corpo, a mudança de ambiente também deve ser observada em casos de depressão.
“Ir até um lugar, interagir com pessoas e despertar uma realidade diferente daquela adoecedora que as pessoas podem estar passando”.
Outras ações que podem ajudar:
- Prática de atividade física;
- Ajuda médica;
- Apoio emocional;
- Cuidar de si;
- Evitar o isolamento
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11
Saúde
Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.
O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.
Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.
Saúde
HU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Policial4 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Geral1 semana atrásPrazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral

Cultura1 semana atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12

Saúde1 semana atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS
Geral1 semana atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Habitação1 semana atrásCanoas inicia fase de pós-mutirão para regularização de imóveis da Cohab em fevereiro

Política1 semana atrásVice-Prefeito Rodrigo Busato se reúne com Associação Comunidade 5 Colônias, criada pós-enchente































































