Conecte-se conosco

header-top







 

19/08/2026
 

Saúde

Secretaria da Saúde de Canoas recebe Troféu Compromisso Social da SAS Brasil

Redação

Publicado

em

Secretaria da Saúde de Canoas recebe Troféu Compromisso Social da SAS Brasil

A cidade de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde  (SMS), foi agraciada pela SAS Brasil com o Troféu Compromisso Social 2024, descrito como um reconhecimento a parceiros que acreditam no poder de unir forças para gerar transformações.

A entrega do título aconteceu durante reunião entre membros da ONG e integrantes da SMS, na tarde de sexta-feira, 17, na sede da pasta.

“Somos uma organização social que existe há 13 anos e o nosso objetivo é levar a saúde especializada para quem não tem acesso. A gente entrou aqui no Rio Grande do Sul em maio de 2024, enfim, depois do que aconteceu com as enchentes. E o nosso principal intuito, além de dar apoio para a população, também é continuar com o atendimento perene”, disse.

Ainda segundo ela, o intuito do reconhecimento com a Secretaria de Saúde e a cidade de Canoas como um todo é a manutenção da parceria vigente.

“A gente vai continuar essa parceria levando o que a gente já faz, como a presença da carreta e mobilização dos voluntários, os mutirões de saúde, agora com o monógrafo, e seguir trazendo saúde especializada para a população”, disse a assistente e relações públicas na SAS Brasil, Amanda Santana, ao lado da coordenadora do projeto Missão RS da SAS Brasil, Luciele Scapini.

“Isso mostra o quanto é importante a gestão pública trabalhar com parceiros comuns, enfim, com pessoas que estão dispostas, principalmente, em momentos de gravidade como que Canoas viveu. Assim como em questão de especialidades que, muitas vezes, o Município não consegue chegar pelas diversas dificuldades que o setor público tem. Então, quando vem parceiros dispostos a colaborar com a população, obviamente, estaremos sempre de portas abertas”, disse o secretário adjunto da Atenção Primária e Especializada de Canoas, Favio Telis.

Os demais participantes da SMS na reunião foram o secretário adjunto da Atenção hospitalar, Gustavo Corrêa e a Adjunta de Gestão e Planejamento, Katia de Carvalho.

A SAS Brasil é uma instituição de saúde do terceiro setor que atua no enfrentamento a escassez de acesso a médicos especialistas em cidades, com atendimento médico e impactando na fila de espera por consultas especializadas nas regiões.

Saúde

Superlotação leva Hospital de Clínicas de Porto Alegre a decretar restrição máxima na emergência

Avatar

Publicado

em

A emergência de adultos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre entrou em restrição máxima nesta quarta-feira ,19, devido à superlotação. Até as 17h, o setor recebe somente pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A situação já era crítica na tarde de terça-feira, 18, quando havia 163 pacientes em atendimento na emergência e outros 14 aguardavam atendimento. A estrutura conta com 56 vagas.

Segundo o hospital, o principal motivo da lotação é a falta de leitos para internação. Com isso, pacientes que deveriam ser transferidos para unidades de internação permanecem na emergência por mais tempo.

A instituição informou ainda que não há, neste momento, uma doença respiratória predominante entre os atendimentos. A maior parte dos pacientes apresenta agravamento de doenças crônicas, além de casos oncológicos e de pessoas transplantadas.

O Centro Obstétrico também opera em restrição máxima por causa da lotação. O setor tem capacidade para 18 pacientes, mas atendia 22 pessoas simultaneamente na terça-feira, 18.

Além da situação nas emergências, o Hospital de Clínicas alerta para a redução dos estoques de sangue. A baixa disponibilidade pode comprometer atendimentos eletivos, cirurgias e transplantes.

O Banco de Sangue do hospital fica na Rua São Manoel, 543, e funciona das 8h às 17h. A direção solicita que os pacientes com quadros menos graves procurem outras unidades de saúde, incluindo Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Continuar a ler

Saúde

Nova Santa Rita terá Dia D de Vacinação neste sábado com todas as UBSs abertas

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Nova Santa Rita realiza neste sábado, 22, o Dia D de Vacinação. A mobilização ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, que estarão abertas das 8h às 17h.

A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e atualizar a situação de crianças, adolescentes, adultos e demais públicos, conforme as recomendações do calendário nacional de vacinação.

A orientação é para que os moradores levem a caderneta de vacinação no momento do atendimento. O documento será utilizado pelas equipes de saúde para verificar as doses já aplicadas e identificar eventuais vacinas que estejam pendentes.

Para o prefeito Rodrigo Battistella, a mobilização é uma oportunidade para as famílias aproveitarem o sábado e colocarem a vacinação em dia.

“A vacinação é uma das principais formas de prevenção e proteção da saúde. Estamos mobilizando todas as nossas UBSs para facilitar o acesso da população. Convidamos as famílias a aproveitarem o Dia D, levarem suas cadernetas e verificarem se existe alguma vacina pendente.”

O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, também orienta a população a levar a documentação necessária.

“Nossa equipe estará preparada para acolher a população e conferir a situação vacinal de cada pessoa. É importante trazer a caderneta, porque a partir dela conseguimos identificar quais doses já foram realizadas e quais precisam ser atualizadas conforme o calendário.”

A mobilização também busca facilitar o acesso à vacinação para pessoas que têm dificuldade de comparecer às unidades de saúde durante os dias úteis.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa revoga proibição e libera plataformas digitais para venda de medicamentos

Avatar

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou medidas que proibiam o iFood, Rappi, Mercado Livre e Americanas de comercializar, distribuir ou fazer propaganda de medicamentos por meio de suas plataformas digitais.

As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira, 10, e passam a valer a partir da data de publicação.

A medida ocorre após a entrada em vigor da Lei nº 15.357, de 20 de março de 2026. A legislação passou a permitir que farmácias e drogarias regularmente licenciadas contratem plataformas digitais e empresas de comércio eletrônico para realizar serviços de logística e entrega de medicamentos aos consumidores.

O que muda para cada plataforma

No caso do iFood e do Rappi, a Anvisa revogou as medidas que proibiam a comercialização, distribuição e propaganda de medicamentos.

Para o Mercado Livre e a Americanas, foram retiradas as proibições relacionadas à comercialização e à propaganda desses produtos.

Apesar da revogação das medidas, a mudança ainda não permite que a operação ocorra de forma integral. Segundo a Anvisa, a aplicação do dispositivo previsto na nova lei depende de regulamentação específica da agência.

A regulamentação deverá estabelecer as regras sanitárias para que farmácias e drogarias licenciadas possam contratar plataformas digitais para a logística e a entrega de medicamentos.

Até que essas regras sejam definidas, a comercialização e a entrega dos medicamentos deverão seguir as normas sanitárias atualmente aplicáveis ao setor.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

hokitoto