Conecte-se conosco

header-top


 






 

20/01/2025
 

Saúde

Secretaria da Saúde de Canoas recebe Troféu Compromisso Social da SAS Brasil

Redação

Publicado

em

Secretaria da Saúde de Canoas recebe Troféu Compromisso Social da SAS Brasil

A cidade de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde  (SMS), foi agraciada pela SAS Brasil com o Troféu Compromisso Social 2024, descrito como um reconhecimento a parceiros que acreditam no poder de unir forças para gerar transformações.

A entrega do título aconteceu durante reunião entre membros da ONG e integrantes da SMS, na tarde de sexta-feira, 17, na sede da pasta.

“Somos uma organização social que existe há 13 anos e o nosso objetivo é levar a saúde especializada para quem não tem acesso. A gente entrou aqui no Rio Grande do Sul em maio de 2024, enfim, depois do que aconteceu com as enchentes. E o nosso principal intuito, além de dar apoio para a população, também é continuar com o atendimento perene”, disse.

Ainda segundo ela, o intuito do reconhecimento com a Secretaria de Saúde e a cidade de Canoas como um todo é a manutenção da parceria vigente.

“A gente vai continuar essa parceria levando o que a gente já faz, como a presença da carreta e mobilização dos voluntários, os mutirões de saúde, agora com o monógrafo, e seguir trazendo saúde especializada para a população”, disse a assistente e relações públicas na SAS Brasil, Amanda Santana, ao lado da coordenadora do projeto Missão RS da SAS Brasil, Luciele Scapini.

“Isso mostra o quanto é importante a gestão pública trabalhar com parceiros comuns, enfim, com pessoas que estão dispostas, principalmente, em momentos de gravidade como que Canoas viveu. Assim como em questão de especialidades que, muitas vezes, o Município não consegue chegar pelas diversas dificuldades que o setor público tem. Então, quando vem parceiros dispostos a colaborar com a população, obviamente, estaremos sempre de portas abertas”, disse o secretário adjunto da Atenção Primária e Especializada de Canoas, Favio Telis.

Os demais participantes da SMS na reunião foram o secretário adjunto da Atenção hospitalar, Gustavo Corrêa e a Adjunta de Gestão e Planejamento, Katia de Carvalho.

A SAS Brasil é uma instituição de saúde do terceiro setor que atua no enfrentamento a escassez de acesso a médicos especialistas em cidades, com atendimento médico e impactando na fila de espera por consultas especializadas nas regiões.

Saúde

Mutirões começam a diminuir a fila de cirurgias, exames e consultas em Canoas

Redação

Publicado

em

Mutirões começam a diminuir a fila de cirurgias, exames e consultas em Canoas

Os pacientes que estavam internados aguardando por procedimentos cirúrgicos no Hospital Nossa Senhora das Graças começaram a passar pelos procedimentos no último final de semana, em Canoas. De acordo com a gestão municipal, isso aconteceu a partir do diálogo e negociações entre a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e a classe médica.

A intensificação dos trabalhos cirúrgicos por parte dos médicos se deu após o avanço das conversas e o pagamento de aproximadamente 60% de todo valor devido pelo Município a categoria.

De acordo com o Prefeito Municipal, Airton Souza, isso é reflexo do trabalho de gestão de recursos e prioridades por parte da cidade.

“Desde que assumimos deixamos claro que a Saúde de Canoas seria a nossa prioridade. Recebemos com seriedade os relatos dos pacientes e dos profissionais que atendem na linha de frente. Foi este trabalho nos primeiros dias de governo que permitiu que hoje conseguíssemos entregar para a nossa população os primeiros resultados tão evidentes e tão rápidos”, celebra Airton.

Segundo o secretário da Saúde de Canoas, Eduardo Bermudez, um pico fora do padrão rotineiro de atendimentos já foi alcançado ainda no sábado (18), quando os profissionais da saúde desempenharam um total de 15 operações cirúrgicas no Hospital Nossa Senhora das Graças.

“Queremos a presença dos médicos em um alinhamento único com os propósitos da saúde de Canoas pela importância de sua arte médica, estaremos por conseguinte focando nas macro soluções do setor ensejando na regularização plena dos financiamentos e remunerações”, disse Bermutez.

Ainda segundo o secretário, um cronograma para aceleração das cirurgias de pacientes internados no Hospital Universitário (HU) será estabelecido junto a direção da instituição hospitalar ao longo desta semana.

Os movimentos por parte da Administração Municipal estão voltados agora para o enfrentamento da demanda reprimida de procedimentos especializados. “

Agora esses avanços não param mais, graças o aporte de recursos e o movimento do Governo em dar prioridade a saúde. Ainda vamos começar as cirurgias de cardiologia dentro do HU”, afirma.

Mamografias

Não é apenas nas cirurgias de pacientes internados que os mutirões serão feitos. “Já em relação as mamografias estamos avançados, pois de uma demanda 2.150 exames, já foram feitos em torno de 700. Acredito que, em torno de 45 dias, essa demanda será toda solucionada”, acrescenta.

Continuar a ler

Saúde

Prefeitura de Canoas e Governo do Estado discutem situação da Saúde no município

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas e Governo do Estado discutem situação da Saúde no município

A Prefeitura de Canoas e a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul dialogaram sobre a situação das contas públicas relacionadas à área da Saúde no município.

O encontro, realizado na segunda-feira, 13, reuniu o prefeito da cidade, Airton Souza, o titular da Saúde, Eduardo Bermudez, o secretário da Fazenda de Canoas, João Portella, e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e equipe.

“Conforme a orientação do nosso governador Eduardo Leite, estamos à disposição para um diálogo permanente, para a construção de programas que visem atender o interesse público, que é a nossa população, não só de Canoas, como da região de referência”, disse Arita, lembrando que a rede de Saúde de Canoas atende mais de 150 municípios.

Situação dos hospitais

Na reunião, o chefe do Executivo de Canoas e o secretário Bermudez colocaram à mesa situações que receberam em 1° de janeiro, como a saída da Kaplan da gestão da Oncologia no Hospital Nossa Senhora das Graças (NSG), o atraso dos pagamentos no Hospital Universitário (HU) e o local onde está instalado o Hospital de Pronto-Socorro do HPS.

Além do debate sobre investimentos e medidas para solucionar os gargalos da área, também esteve na pauta a ampliação de determinadas especialidades na cidade, a implantação do Gerenciamento de Consultas do Sistema Único de Saúde (Gercon), a avaliação de espaços para a criação de serviços de saúde, tratativas do Programa Avançar e as aquisições feitas para o Hospital Universitário, como uma torre de vídeo para ampliar cirurgias como bariátricas.

Para o prefeito de Canoas, o saldo foi positivo, e o sentimento é de otimismo.

“Esta é uma parceria que vamos estabelecer desde agora, fortalecendo o diálogo e ampliando os serviços para melhorar realmente a Saúde na nossa cidade e, consequentemente, no Estado”.

Continuar a ler

Saúde

Secretaria de Saúde alerta para aumento de casos de dengue no Estado

Redação

Publicado

em

Secretaria de Saúde alerta para aumento de casos de dengue no Estado

Com dias mais quentes nesta época do ano, o Rio Grande do Sul enfrenta um aumento de casos de uma das arboviroses já conhecidas pelos gaúchos, a dengue. O cenário epidemiológico de 2024 superou a alta de anos anteriores e colocou o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) em alerta para os meses de janeiro, fevereiro e março, quando historicamente ocorre o pico de ocorrências.

Para manter o monitoramento da dengue, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) mantém ativo repositório com diversos painéis, notas técnicas, comunicados de risco e informações sobre arboviroses, com recorte sobre a dengue e o vetor de transmissão, o mosquito Aedes aegypti.

Na página estão disponíveis indicadores por categorias que apontam incidência por municípios, regiões e macrorregiões em categorias como fixa etária, sexo, raça/cor. De acordo com a diretora do Cevs, Tani Ranieri, o repositório funciona como uma ferramenta de apoio à gestão para desenvolver ações de maneira mais oportuna conforme o estágio operacional de cada localidade, isto é, com base nos dados epidemiológicos detalhados de cada região.

Além do repositório, o Governo do Estado vem realizando, desde o final do ano passado, capacitações em conjunto com as Coordenadorias Regionais de Saúde, os municípios e a atenção básica com o objetivo de orientar sobre protocolos de manejo clínico, diagnóstico e organização das equipes de assistência, dando prioridade aos pacientes com maior vulnerabilidade.

“Olhar de forma diferenciada para a dengue é fundamental para evitar agravamentos, hospitalizações e óbitos”, afirma Tani.

Cenário epidemiológico 

O aumento de casos confirmados de dengue é uma realidade no Brasil e, agora, também no Rio Grande do Sul. Em 2024, foram mais de 200 mil casos confirmados no Estado, sendo cerca de 172 mil autóctones (quando a transmissão ocorre dentro do Rio Grade do Sul) e 281 mortes em decorrência da doença.

Na comparação, 2023 teve 73 mil casos confirmados (34 mil deles autóctones) e 54 óbitos. Em 2022, foram 98 mil casos confirmados (58 mil autóctones) e 66 óbitos.

A incidência da dengue no ano passado no Estado foi de 1.852 casos prováveis (total de notificações exceto os descartados) por 100 mil habitantes, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como alta incidência valores acima de 300.

A diretora do Cevs também explica que fevereiro é o mês de maior tendência à expansão no número de casos, o que justifica o alerta para gestores e população ainda no início de janeiro.

As capacitações que vem sendo desenvolvidas pelo Cevs buscam atualizar as Coordenadorias Regionais de Saúde e os municípios para melhor identificação de infestação do mosquito e de casos autóctones. As formações ocorrem tanto em vigilância ambiental, quanto em vigilância epidemiológica e, algumas vezes, de forma conjunta, a depender da demanda de cada município.

O Plano de Contingência para o Enfrentamento da Dengue 2024/2025 traz pospostas estratégicas para a organização de ações que deverão ser incorporadas e desenvolvidas em cada cidade gaúcha e está disponível para consulta no site da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques