Conecte-se conosco

header-top







 

14/06/2026
 

Saúde

Secretaria da Saúde de Canoas recebe Troféu Compromisso Social da SAS Brasil

Redação

Publicado

em

Secretaria da Saúde de Canoas recebe Troféu Compromisso Social da SAS Brasil

A cidade de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde  (SMS), foi agraciada pela SAS Brasil com o Troféu Compromisso Social 2024, descrito como um reconhecimento a parceiros que acreditam no poder de unir forças para gerar transformações.

A entrega do título aconteceu durante reunião entre membros da ONG e integrantes da SMS, na tarde de sexta-feira, 17, na sede da pasta.

“Somos uma organização social que existe há 13 anos e o nosso objetivo é levar a saúde especializada para quem não tem acesso. A gente entrou aqui no Rio Grande do Sul em maio de 2024, enfim, depois do que aconteceu com as enchentes. E o nosso principal intuito, além de dar apoio para a população, também é continuar com o atendimento perene”, disse.

Ainda segundo ela, o intuito do reconhecimento com a Secretaria de Saúde e a cidade de Canoas como um todo é a manutenção da parceria vigente.

“A gente vai continuar essa parceria levando o que a gente já faz, como a presença da carreta e mobilização dos voluntários, os mutirões de saúde, agora com o monógrafo, e seguir trazendo saúde especializada para a população”, disse a assistente e relações públicas na SAS Brasil, Amanda Santana, ao lado da coordenadora do projeto Missão RS da SAS Brasil, Luciele Scapini.

“Isso mostra o quanto é importante a gestão pública trabalhar com parceiros comuns, enfim, com pessoas que estão dispostas, principalmente, em momentos de gravidade como que Canoas viveu. Assim como em questão de especialidades que, muitas vezes, o Município não consegue chegar pelas diversas dificuldades que o setor público tem. Então, quando vem parceiros dispostos a colaborar com a população, obviamente, estaremos sempre de portas abertas”, disse o secretário adjunto da Atenção Primária e Especializada de Canoas, Favio Telis.

Os demais participantes da SMS na reunião foram o secretário adjunto da Atenção hospitalar, Gustavo Corrêa e a Adjunta de Gestão e Planejamento, Katia de Carvalho.

A SAS Brasil é uma instituição de saúde do terceiro setor que atua no enfrentamento a escassez de acesso a médicos especialistas em cidades, com atendimento médico e impactando na fila de espera por consultas especializadas nas regiões.

Saúde

RS investiga caso suspeito de Ebola em paciente atendido em Novo Hamburgo

Redação

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul acompanha a investigação de um caso suspeito de doença pelo vírus Ebola em um homem de 64 anos, que esteve recentemente em Uganda, país localizado na África Oriental.

O paciente procurou atendimento em uma unidade de saúde de Novo Hamburgo. De acordo com a pasta, diante do histórico de viagem e dos sintomas apresentados, foram adotadas imediatamente as medidas previstas nos protocolos nacionais de vigilância e resposta para casos suspeitos da doença.

Durante a investigação, foi realizado um teste rápido para malária, que teve resultado positivo para Plasmodium falciparum. O tratamento específico foi iniciado logo após a confirmação do diagnóstico. Apesar disso, o caso segue em investigação para Ebola, conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O descarte definitivo da suspeita dependerá do resultado dos exames laboratoriais realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório nacional de referência para esse tipo de análise.

Seguindo os protocolos clínicos, o paciente será transferido para o Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, unidade de referência estadual para acompanhamento especializado e coleta de amostras para exames complementares. Caso a infecção pelo vírus Ebola seja confirmada, ele será encaminhado para um hospital de referência nacional.

A Secretaria Estadual da Saúde informou que o caso foi comunicado ao Ministério da Saúde e que as ações estão sendo conduzidas em conjunto com as autoridades municipais e federais, conforme os protocolos de vigilância, assistência e biossegurança.

Também foi iniciado o rastreamento das pessoas que tiveram contato com o paciente. Os contactantes serão monitorados por um período de 30 dias para a identificação precoce de possíveis sintomas. As equipes dos serviços de saúde envolvidos receberam orientações sobre as medidas de prevenção e controle de infecções previstas nos protocolos vigentes.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa suspende venda de milho para pipoca da marca Provatti por irregularidade na rotulagem

Redação

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada do mercado e suspendeu a comercialização de todos os lotes do milho para pipoca da marca Provatti. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 12.

Conforme a agência, foram encontradas divergências nas informações presentes na embalagem do produto. Enquanto o rótulo informava que o alimento “não contém glúten”, também havia alertas sobre a presença de trigo ou sobre o risco de contaminação cruzada pelo ingrediente.

De acordo com a Anvisa, as normas sanitárias não permitem que produtos com esse tipo de advertência utilizem a indicação de ausência de glúten.

Com a decisão, ficam suspensos a venda, a distribuição, a divulgação e o uso dos lotes do produto até que as inadequações na rotulagem sejam regularizadas pela fabricante.

Continuar a ler

Saúde

Nova Santa Rita oferece Implanon gratuitamente pelo SUS; veja como solicitar o implante

Redação

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Santa Rita está oferecendo gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a aplicação do Implanon, método contraceptivo de longa duração com eficácia superior a 99% na prevenção da gravidez.

O Implanon é um pequeno implante subdérmico inserido sob a pele do braço. O dispositivo libera hormônios do tipo progesterona e pode atuar por até três anos. O procedimento de colocação é realizado com anestesia local e, após a retirada do implante, a fertilidade retorna rapidamente.

Para ter acesso ao método pelo SUS no município, é necessário ter entre 14 e 49 anos e realizar uma pré-consulta de enfermagem na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Durante essa etapa, as pacientes recebem orientações sobre o procedimento, passam por avaliação clínica e fazem o preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

De acordo com as informações divulgadas pela prefeitura, as aplicações para quem já concluiu a pré-consulta começam a partir da próxima sexta-feira, 12, e serão realizadas nas unidades de saúde do município.

A Secretaria de Saúde orienta que as interessadas procurem a UBS de referência para obter mais informações sobre o processo e verificar os critérios necessários para a inserção do implante.

 

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques