Saúde
Mutirões começam a diminuir a fila de cirurgias, exames e consultas em Canoas

Os pacientes que estavam internados aguardando por procedimentos cirúrgicos no Hospital Nossa Senhora das Graças começaram a passar pelos procedimentos no último final de semana, em Canoas. De acordo com a gestão municipal, isso aconteceu a partir do diálogo e negociações entre a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e a classe médica.
A intensificação dos trabalhos cirúrgicos por parte dos médicos se deu após o avanço das conversas e o pagamento de aproximadamente 60% de todo valor devido pelo Município a categoria.
De acordo com o Prefeito Municipal, Airton Souza, isso é reflexo do trabalho de gestão de recursos e prioridades por parte da cidade.
“Desde que assumimos deixamos claro que a Saúde de Canoas seria a nossa prioridade. Recebemos com seriedade os relatos dos pacientes e dos profissionais que atendem na linha de frente. Foi este trabalho nos primeiros dias de governo que permitiu que hoje conseguíssemos entregar para a nossa população os primeiros resultados tão evidentes e tão rápidos”, celebra Airton.
Segundo o secretário da Saúde de Canoas, Eduardo Bermudez, um pico fora do padrão rotineiro de atendimentos já foi alcançado ainda no sábado (18), quando os profissionais da saúde desempenharam um total de 15 operações cirúrgicas no Hospital Nossa Senhora das Graças.
“Queremos a presença dos médicos em um alinhamento único com os propósitos da saúde de Canoas pela importância de sua arte médica, estaremos por conseguinte focando nas macro soluções do setor ensejando na regularização plena dos financiamentos e remunerações”, disse Bermutez.
Ainda segundo o secretário, um cronograma para aceleração das cirurgias de pacientes internados no Hospital Universitário (HU) será estabelecido junto a direção da instituição hospitalar ao longo desta semana.
Os movimentos por parte da Administração Municipal estão voltados agora para o enfrentamento da demanda reprimida de procedimentos especializados. “
Agora esses avanços não param mais, graças o aporte de recursos e o movimento do Governo em dar prioridade a saúde. Ainda vamos começar as cirurgias de cardiologia dentro do HU”, afirma.
Mamografias
Não é apenas nas cirurgias de pacientes internados que os mutirões serão feitos. “Já em relação as mamografias estamos avançados, pois de uma demanda 2.150 exames, já foram feitos em torno de 700. Acredito que, em torno de 45 dias, essa demanda será toda solucionada”, acrescenta.
Saúde
Médicos do Hospital Universitário de Canoas recebem pagamento de salários atrasados

A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria Municipal da Fazenda, informa que nesta sexta-feira, 14, antes do final do prazo anunciado pelo prefeito Airton Souza, foram pagos os valores relativos a novembro aos médicos que atuam como pessoa jurídica nos hospitais da cidade.
“O valor do débito deixado pela administração anterior do Executivo em relação aos pagamentos de novembro destes profissionais, e que agora foi colocado em dia, era de R$ 3,28 milhões”, diz a nota.
Voto de confiança
Há cerca de uma semana, os médicos do Hospital Universitário (HU) de Canoas decidiram retomar o atendimento à população, depois de quatro dias de suspensão da admissão de novos pacientes e dos atendimentos eletivos. A definição se deu durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) em formato virtual, na noite de terça-feira, 4.
Os profissionais resolveram dar um voto de confiança à prefeitura, depois de declarações do prefeito, Airton Souza, à imprensa. O chefe do executivo de Canoas prometeu em entrevista que os pagamentos atrasados de novembro serão feitos até o dia 15 de fevereiro e que a dívida relativa a dezembro será quitada até 15 de março.
Saúde
41 itens do Farmácia Popular serão oferecidos de graça a todos os brasileiros

Os 41 itens oferecidos pelo Farmácia Popular à população brasileira passam a ser distribuídos gratuitamente. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou nesta sexta-feira, 14, em entrevista à Rádio Clube do Pará, a informação anunciada pela ministra Nísia Trindade (Saúde) durante encontro com novos prefeitos e prefeitas, em Brasília, na quinta-feira.
“Todos os remédios que a farmácia popular entrega para pessoas que têm o uso continuado, aqueles que a pessoa precisa ter, como remédio para pressão, para diabetes, que tem de tomar obrigatoriamente, serão distribuídos gratuitamente para todo o povo brasileiro”, afirmou o presidente.
Segundo estimativa do Ministério da Saúde, a medida vai beneficiar diretamente mais de 1 milhão de pessoas por ano, principalmente idosos, que antes pagavam coparticipação em alguns insumos. O anúncio se estende a toda a população brasileira.
Com a ampliação da lista, as fraldas geriátricas passam a ser fornecidas de graça ao público elegível, como pessoas com 60 anos ou mais. A Dapagliflozina, medicamento usado no tratamento da diabetes associada à doença cardiovascular, também será ofertada sem custos.
“Estamos acrescentando na gratuidade as fraldas geriátricas, ou seja, estamos falando também de envelhecimento da população. Eu sei a real importância dessa ação. Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance”, explicou a ministra Nísia.
Itens
Asma
- brometo de ipratrópio 0,02mg
- brometo de ipratrópio 0,25mg
- dipropionato de beclometasona 200mcg
- dipropionato de beclometasona 250mcg
- dipropionato de beclometasona 50mcg
- sulfato de salbutamol 100mcg
- sulfato de salbutamol 5mg
Diabetes
- cloridrato de metformina 500mg
- cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada
- cloridrato de metformina 850mg
- glibenclamida 5mg
- insulina humana regular 100ui/ml
- insulina humana 100ui/ml
Hipertensão
- atenolol 25mg
- besilato de anlodipino 5 mg
- captopril 25mg
- cloridrato de propranolol 40mg
- hidroclorotiazida 25mg
- losartana potássica 50mg
- maleato de enalapril 10mg
- espironolactona 25 mg
- furosemida 40 mg
- succinato de metoprolol 25 mg
Anticoncepção
- acetato de medroxiprogesterona 150mg
- etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
- noretisterona 0,35mg
- valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg
Osteoporose
- alendronato de sódio 70mg
Dislipidemia
- sinvastatina 10mg
- sinvastatina 20mg
- sinvastatina 40mg
Doença de Parkinson
- carbidopa 25mg + levodopa 250mg
- cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg
Glaucoma
- maleato de timolol 2,5mg
- maleato de timolol 5mg
Rinite
- budesonida 32mcg
- budesonida 50mcg
- dipropionato de beclometasona 50mcg/dose
Diabetes Mellitus + doença cardiovascular
- dapagliflozina 10 mg
Fralda geriátrica
Absorvente higiênico
Como credenciar
Para credenciar um estabelecimento ao Farmácia Popular, é necessário que ele esteja em um município com vaga aberta e reúna a documentação exigida. O processo inclui o preenchimento de formulários e a apresentação dos seguintes documentos autenticados ou com certificação digital:
- Comprovante de CNPJ com CNAE específico (4771701 e 4771702);
- Registro na junta comercial ou certificação digital;
- Licença sanitária estadual ou municipal;
- Autorização de funcionamento emitida pela Anvisa;
- Certidão de regularidade fiscal junto à Receita Federal;
- Certificado de regularidade técnica emitido pelo Conselho Regional de Farmácia;
- Documentação do representante legal e do farmacêutico responsável;
- Comprovante de conta bancária da empresa.
Saúde
Mutirão de atendimentos de dermatologia e oftalmologia acontece 22 e 23 de fevereiro em Canoas

A Prefeitura de Canoas e a SAS Brasil realizarão um mutirão de atendimentos de saúde gratuitos nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Canoas Shopping. A expetativa da organização é atender 420 pacientes, que já estão sendo convidados a participar. A ação é mais uma medida para a diminuição de filas na saúde e os pacientes que serão atendidos já passaram por triagem nas especialidades de dermatologia e oftalmopediatria.
Além desses, também será atendida a demanda espontânea de pacientes e acompanhantes que procurarem o plantão psicológico que será disponibilizado no local da ação. O mutirão será realizado das 8 às 17 horas nos dois dias e ainda há vagas para voluntários que desejarem participar da ação.
Apenas pacientes de dermatologia e oftalmopediatria que já passaram por triagem do município serão atendidos no mutirão. Na área de dermatologia clínica e cirúrgica, serão realizados consultas, exames clínicos e cirurgias com foco na retirada de lesões suspeitas de câncer de pele. Os pacientes foram triados em mutirão realizado em Canoas no último mês de dezembro.
A previsão é de atender 170 pessoas nessas áreas. Para oftalmopediatria está prevista a realização de exames de visão, consultas oftalmológicas e doação de óculos. As ações serão para crianças de 0 a 14 anos que já passaram por triagem no Programa Saúde nas Escolas. A previsão é de que 250 crianças sejam atendidas.
Um plantão psicológico também será disponibilizado para pacientes adultos das outras especialidades, incluindo pais e responsáveis pelas crianças atendidas pela oftalmopediatria. Haverá ainda uma roda de conversa com profissionais de saúde, com o tema Cuidar de Quem Cuida – Saúde Existencial.
Os pacientes de dermatologia que serão atendidos no mutirão já estão sendo contatados pela SAS Brasil por meio de mensagem de WhatsApp , pelo número (51) 9577-7808. Os pacientes de oftalmologia estão sendo contatados pela Secretaria Municipal da Saúde.
Mutirão precisa de voluntários
Para auxiliar na realização do mutirão, a SAS Brasil está precisando de dermatologistas, cirurgiões e oftalmologistas voluntários para a realização de consultas e exames. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp neste link.
- Canal OtPlay1 semana atrás
ENTREVISTA EXCLUSIVA: Como estão os projetos e obras dos diques em Canoas nove meses após a enchente
- Segurança Pública1 semana atrás
Operação Guarda na Área tem primeira atuação no bairro Fátima, em Canoas
- Emprego1 semana atrás
Dois cursos de qualificação possuem últimas vagas abertas em Canoas
- Geral1 semana atrás
Fórum das Entidades realiza primeira reunião de 2025 com pauta voltada ao desenvolvimento de Canoas
- Saúde4 dias atrás
Mutirão de atendimentos de dermatologia e oftalmologia acontece 22 e 23 de fevereiro em Canoas
- Saúde1 semana atrás
Fila para exames de mamografia é zerada após realização de mutirão em Canoas
- Comunidade3 dias atrás
Operação Cidade Limpa já coletou 15 mil toneladas de entulhos em Canoas
- Educação1 semana atrás
Governo protocola na Assembleia Legislativa projeto de reajuste de 6,27% para o magistério