Conecte-se conosco

header-top







 

18/07/2025
 

Saúde

Mutirões começam a diminuir a fila de cirurgias, exames e consultas em Canoas

Redação

Publicado

em

Mutirões começam a diminuir a fila de cirurgias, exames e consultas em Canoas

Os pacientes que estavam internados aguardando por procedimentos cirúrgicos no Hospital Nossa Senhora das Graças começaram a passar pelos procedimentos no último final de semana, em Canoas. De acordo com a gestão municipal, isso aconteceu a partir do diálogo e negociações entre a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e a classe médica.

A intensificação dos trabalhos cirúrgicos por parte dos médicos se deu após o avanço das conversas e o pagamento de aproximadamente 60% de todo valor devido pelo Município a categoria.

De acordo com o Prefeito Municipal, Airton Souza, isso é reflexo do trabalho de gestão de recursos e prioridades por parte da cidade.

“Desde que assumimos deixamos claro que a Saúde de Canoas seria a nossa prioridade. Recebemos com seriedade os relatos dos pacientes e dos profissionais que atendem na linha de frente. Foi este trabalho nos primeiros dias de governo que permitiu que hoje conseguíssemos entregar para a nossa população os primeiros resultados tão evidentes e tão rápidos”, celebra Airton.

Segundo o secretário da Saúde de Canoas, Eduardo Bermudez, um pico fora do padrão rotineiro de atendimentos já foi alcançado ainda no sábado (18), quando os profissionais da saúde desempenharam um total de 15 operações cirúrgicas no Hospital Nossa Senhora das Graças.

“Queremos a presença dos médicos em um alinhamento único com os propósitos da saúde de Canoas pela importância de sua arte médica, estaremos por conseguinte focando nas macro soluções do setor ensejando na regularização plena dos financiamentos e remunerações”, disse Bermutez.

Ainda segundo o secretário, um cronograma para aceleração das cirurgias de pacientes internados no Hospital Universitário (HU) será estabelecido junto a direção da instituição hospitalar ao longo desta semana.

Os movimentos por parte da Administração Municipal estão voltados agora para o enfrentamento da demanda reprimida de procedimentos especializados. “

Agora esses avanços não param mais, graças o aporte de recursos e o movimento do Governo em dar prioridade a saúde. Ainda vamos começar as cirurgias de cardiologia dentro do HU”, afirma.

Mamografias

Não é apenas nas cirurgias de pacientes internados que os mutirões serão feitos. “Já em relação as mamografias estamos avançados, pois de uma demanda 2.150 exames, já foram feitos em torno de 700. Acredito que, em torno de 45 dias, essa demanda será toda solucionada”, acrescenta.

Saúde

Hospital Nossa Senhora das Graças promove mutirão de colonoscopias a partir do dia 26

Redação

Publicado

em

Hospital Nossa Senhora das Graças promove mutirão de colonoscopias a partir do dia 26
O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) imnformou que vai dar início a mais um mutirão de exames no final de julho. A partir do dia 26 de julho, o HNSG vai promover um esforço concentrado para a realização de colonoscopias.
O objetivo, de acordo com a instituição, a exemplo dos outros mutirões realizados pelo HNSG ao longo deste ano, é atender pacientes que aguardam há muito tempo pelo exame e reduzir a fila de espera.

O mutirão será realizado sempre aos sábados e domingos. De acordo com a diretora geral do hospital, Daniela Oliveira, serão 30 procedimentos por fim de semana. O objetivo é chegar a 500 exames realizados dentro do mutirão.

“Temos em fila, hoje, mais de 2 mil pacientes. Alguns aguardando há mais de cinco anos”, relata Daniela. “Nosso compromisso é entregar aos pacientes o atendimento que eles merecem.” Pacientes já estão sendo contatados para a marcação dos seus exames.

Continuar a ler

Saúde

A partir desta segunda-feira, 14, UPA do Idoso em Canoas tem novo horário de atendimento 

Redação

Publicado

em

A partir desta segunda-feira, 14, UPA do Idoso em Canoas tem novo horário de atendimento 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Idoso está funcionando com novo horário a partir desta segunda-feira, 14. A unidade, que fica na Rua Brasil, 438, no Centro, realiza atendimentos de urgência e emergência das 8 às 17 horas, de segunda a sábado.

A UPA do Idoso é referência em atendimento humanizado de urgência e emergência para pessoas com 60 anos ou mais em Canoas. O local também oferece a realização de testes rápidos de hepatite B e C, covid, HIV, sífilis e dengue conforme critérios de disponibilização.

“Nesta unidade nós conseguimos fazer testes rápidos com os protocolos assistenciais e alguns tipos de procedimentos, como curativos, sonda vesical de demora, sonda vesical de alívio”, relata o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, Gustavo Corrêa. “A unidade fica aberta de segunda a sábado com toda a equipe pronta para receber os nossos pacientes.”

Centro de Referência do Idoso

No mesmo endereço, na Rua Brasil, 438, no Centro, também funciona o Centro de Referência do Idoso. Os atendimentos do centro de referência ocorrem a partir de encaminhamentos de pacientes idosos de outras unidades de saúde do Município para consultas com os profissionais no local.

“As unidades de saúde dos bairros realizam o primeiro atendimento do paciente e marcam a consulta no Centro de Referência do Idoso conforme os critérios de encaminhamento”, explica o o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, Gustavo Corrêa. O Centro de Referência do Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Continuar a ler

Saúde

Unidade de saúde Mathias Velho passa a atuar como retaguarda da UPA Liberty com hotário estendido até 22 horas

Redação

Publicado

em

Unidade de saúde Mathias Velho passa a atuar como retaguarda da UPA Liberty com hotário estendido até 22 horas
A unidade de saúde Mathias Velho, no bairro Mathias Velho, passa a funcionar, a partir desta quarta-feira, 9, com horário estendido e como retaguarda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Liberty Dick Conter, no mesmo bairro.
O objetivo, segundo a Prefeitura, é realizar atendimentos não urgentes e de pouca urgência na unidade de saúde e, com isso, reduzir o volume de pacientes da UPA. A unidade Mathias Velho também seguirá funcionando normalmente para o atendimento da comunidade.

Horário estendido

A partir desta quarta-feira, o horário de atendimento da unidade passa a ser das 8h às 22h.

“Essa ampliação de horário visa atender os munícipes de Canoas e fortalecer a assistência à saúde durante o período de baixas temperaturas, com foco em síndromes respiratórias e outras doenças típicas do inverno”, explica a secretária adjunta da Atenção Primária e Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Fernanda Varnier Seminoti.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a equipe da unidade Mathias Velho, para o período de atuação como retaguarda da UPA, é composta por dois médicos, duas enfermeiras, três técnicos de enfermagem, um profissional de higienização e um recepcionista.

Medida integra ações do Município recomendadas pelo Programa Inverno Gaúcho

De acordo com a secretária adjunta da Atenção Primária e Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Fernanda Varnier Seminoti, a medida faz parte de uma série de ações realizadas pelo Município, recomendadas pelo Programa Inverno Gaúcho.
O objetivo é reforçar a atenção primária e o atendimento hospitalar em Canoas neste período mais frio do ano, em que cresce a demanda pelos serviços de saúde por conta das doenças respiratórias típicas da estação. Outras medidas que vêm sendo realizadas no Município incluem ações de vacinação, aumento da oferta de testes de covid-19 e influenza e ampliação no número de leitos de UTI pediátricos e de suporte ventilatório.
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques