Conecte-se conosco

header-top







 

05/06/2026
 

Saúde

Prefeitura de Canoas e Governo do Estado discutem situação da Saúde no município

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas e Governo do Estado discutem situação da Saúde no município

A Prefeitura de Canoas e a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul dialogaram sobre a situação das contas públicas relacionadas à área da Saúde no município.

O encontro, realizado na segunda-feira, 13, reuniu o prefeito da cidade, Airton Souza, o titular da Saúde, Eduardo Bermudez, o secretário da Fazenda de Canoas, João Portella, e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e equipe.

“Conforme a orientação do nosso governador Eduardo Leite, estamos à disposição para um diálogo permanente, para a construção de programas que visem atender o interesse público, que é a nossa população, não só de Canoas, como da região de referência”, disse Arita, lembrando que a rede de Saúde de Canoas atende mais de 150 municípios.

Situação dos hospitais

Na reunião, o chefe do Executivo de Canoas e o secretário Bermudez colocaram à mesa situações que receberam em 1° de janeiro, como a saída da Kaplan da gestão da Oncologia no Hospital Nossa Senhora das Graças (NSG), o atraso dos pagamentos no Hospital Universitário (HU) e o local onde está instalado o Hospital de Pronto-Socorro do HPS.

Além do debate sobre investimentos e medidas para solucionar os gargalos da área, também esteve na pauta a ampliação de determinadas especialidades na cidade, a implantação do Gerenciamento de Consultas do Sistema Único de Saúde (Gercon), a avaliação de espaços para a criação de serviços de saúde, tratativas do Programa Avançar e as aquisições feitas para o Hospital Universitário, como uma torre de vídeo para ampliar cirurgias como bariátricas.

Para o prefeito de Canoas, o saldo foi positivo, e o sentimento é de otimismo.

“Esta é uma parceria que vamos estabelecer desde agora, fortalecendo o diálogo e ampliando os serviços para melhorar realmente a Saúde na nossa cidade e, consequentemente, no Estado”.

Saúde

Hospital Universitário de Canoas promove mutirão de 300 consultas ginecológicas na próxima semana

Redação

Publicado

em

HospitaMédicos do Hospital Universitário de Canoas recebem pagamento de salários atrasados l Universitário de Canoas adota inteligência artificial para agilizar atendimento de infartos

O Hospital Universitário de Canoas (HU) promoverá, entre os dias 9 e 13 de junho, um mutirão de consultas ginecológicas para pacientes que aguardam atendimento na fila da regulação municipal. A ação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e prevê a oferta de 300 consultas, com 60 atendimentos por dia.

De acordo com o hospital, as pacientes que serão atendidas já estão cadastradas na fila interna de regulação e estão sendo contatadas para o agendamento das consultas.

A superintendente hospitalar do HU, Tatini Pacheco, informou que as mulheres que serão atendidas já fazem parte da fila de regulação da instituição.

“As mulheres que serão atendidas já se encontram na nossa fila interna de regulação. Estamos entrando em contato para chamá-las e é fundamental que as pacientes só confirmem se realmente puderem comparecer”, afirmou.

O mutirão ocorre após uma ação voltada à realização de laqueaduras, promovida no final de maio. Na ocasião, 230 mulheres foram chamadas para o procedimento e 132 realizaram a cirurgia.

Ao avaliar os resultados da iniciativa, Tatini destacou que, apesar das ausências registradas, a ação possibilitou a realização dos procedimentos previstos.

“Mesmo com a abstenção de quase cem mulheres, o saldo é positivo sim. A estratégia de concentrar esforços em ações específicas tem permitido acelerar o acesso da população a consultas, exames e procedimentos especializados. Nosso objetivo é ampliar a capacidade de atendimento e oferecer respostas mais rápidas às demandas da comunidade”, disse.

Segundo o hospital, além de atender pacientes que aguardam consultas especializadas, o mutirão também permitirá o acompanhamento pós-operatório das mulheres que participaram da ação de laqueaduras.

Os mutirões integram uma estratégia adotada pela instituição para atender pacientes que aguardam consultas, exames e procedimentos especializados em Canoas e na Região Metropolitana.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa determina recolhimento de lote de água mineral Crystal após presença de bactéria

Redação

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote de água mineral natural sem gás da marca Crystal após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em amostras do produto. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 3.

A medida também inclui a suspensão da comercialização e da distribuição do lote LZ1 VAL200127 3 P 200126, produzido pela Mineração Bom Jesus Ltda., em Luziânia, no estado de Goiás.

Segundo a Anvisa, o lote é composto por cerca de 374,4 mil garrafas de 500 ml, fabricadas em 20 de janeiro de 2026, com validade até 20 de janeiro de 2027.

A distribuição ocorreu principalmente no Distrito Federal, que recebeu mais de 230,4 mil unidades. Também foram enviadas 66,7 mil garrafas para cidades de Goiás, 75,7 mil para o interior de São Paulo e 1,4 mil para o Tocantins.

A empresa informou que não há registros de reclamações de consumidores relacionados ao lote. Também afirmou que iniciou o recolhimento imediato junto às distribuidoras e que cerca de 99,2% das unidades já não estão disponíveis para venda.

O problema foi identificado durante uma coleta de rotina feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal. Após a confirmação da presença da bactéria, a vigilância local interditou o lote e comunicou a Anvisa.

A orientação é para que consumidores que tenham produtos do lote afetado não consumam a água e aguardem as instruções da fabricante sobre devolução ou substituição.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa determina recolhimento de lotes de Enalapril após erro de rotulagem nesta terça-feira

Redação

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de nove lotes do medicamento Maleato de Enalapril 20 mg, utilizado no tratamento da hipertensão arterial e de doenças cardíacas. A medida foi publicada nesta terça-feira, 2, no Diário Oficial da União.

Os lotes afetados foram fabricados pela empresa Hipolabor Farmacêutica, que iniciou o recolhimento voluntário após identificar um erro nas informações impressas na embalagem do produto.

Segundo a Anvisa, os comprimidos contêm a dosagem correta de 20 mg, porém a embalagem secundária apresenta uma descrição equivocada da composição, indicando a concentração de 10 mg. O problema foi classificado como desvio de qualidade relacionado à rotulagem e não à formulação do medicamento.

Os lotes atingidos pela medida são:

0062/26M, 0063/26M , 0064/26M, 0088/26M , 0089/26M , 0358/26M , 0415/26M , 0506/26M, 0507/26M.

De acordo com a agência reguladora, a inconsistência nas informações pode gerar riscos de interpretação incorreta da dosagem, especialmente em ambientes hospitalares, onde a embalagem é utilizada como referência para dispensação e administração dos medicamentos.

O enalapril pertence à classe dos inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) e é amplamente utilizado para o tratamento da pressão alta, insuficiência cardíaca e na prevenção de complicações cardiovasculares em determinados pacientes.

A orientação da Anvisa é para que hospitais e demais serviços de saúde suspendam o uso dos lotes envolvidos e sigam as instruções do fabricante para devolução e substituição dos produtos.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques