Meio Ambiente
Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed é aberto à comunidade

Os canoenses já podem aproveitar um novo espaço para lazer e contemplação da natureza. Na quarta-feira, 18, foi realizada a entrega do Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed.
Com 6,7 hectares, o parque contempla pistas de caminhada, ciclovias, espaços e equipamentos para entretenimento público. Todos os elementos implantados visam a proposta de preservação do parque, buscando uma construção integrada com os elementos naturais do seu entorno.

Esposa e filhos participam de evento com presença do prefeito Jairo Jorge
O prefeito Jairo Jorge destacou a importância do novo local e da homenagem prestada à Uequed.
“Fizemos um grande esforço para garantir que esta área recebesse um parque natural que preservasse a biodiversidade única deste local, mas que também permitisse que a população tivesse um espaço de descanso, tranquilidade e contemplação junto à natureza. Em novembro de 2023, o sempre senador Pedro Simon me pediu para que fizéssemos uma homenagem ao Jorge Uequed, e sugeri que fosse neste local, que estava em construção. Cresci tendo o deputado Jorge Uequed como uma grande referência política, um homem de grande liderança e capacidade de luta e acredito que esta seja uma homenagem que represente este grande homem e político, não só de Canoas, mas do Brasil”, ressaltou.
Representando a família de Jorge, a filha Gisele Uequed celebrou o momento.
“Um dia tão especial para nossa família, de grande orgulho e agradecimento para todos nós. Um parque tão importante para a cidade, que leva o nome de uma pessoa que sempre se preocupou em ter o desenvolvimento sustentável ao lado do econômico. Como deputado federal por 5 mandatos, Jorge Uequed sempre lutou por Canoas, por esse cuidado com a cidade e com o meio ambiente. Eu tenho como o maior legado dele o ensino, de acreditar no potencial de cada um e não ter um problema que não tivesse solução”, relatou.
O ex-senador Pedro Simon prestigiou o ato e celebrou a homenagem a Jorge Uequed.
“Este é um momento muito feliz para o povo de Canoas. A grandeza de homenagear Jorge Uequed neste parque é de um simbolismo gigante para esta cidade. Um homem de uma capacidade singular, que sempre falou e lutou por Canoas, pelo Rio Grande do Sul e pela democracia. Saber que ele terá um belíssimo local como este em sua homenagem é algo que traz muita felicidade e é motivo de muito orgulho”, reforçou.
“Este parque nasce de um projeto para preservar o nosso meio ambiente. Esta área possui duas nascentes, além de uma espécie de lagostins que só está presente em Canoas e neste parque. Por isso, a necessidade de preservar e valorizar a pauta ambiental, mostrando que Canoas é uma cidade que tem desenvolvimento econômico, mas também se preocupa com o meio ambiente e a preservação da natureza. Além de todo o espaço para caminhada e lazer, teremos também um centro de educação ambiental”, citou o secretário de Meio Ambiente, Bernardo Caron.
Deputado federal Jorge Uequed
Nascido em Rio Grande, elegeu Canoas como sua cidade. Professor, advogado, jornalista, empresário e publicitário, foi uma atuante personalidade pública como vereador e deputado federal por cinco mandatos e participou da elaboração da Constituição de 1988.
Um dos projetos de maior destaque foi a criação da lei que deu origem ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Casado por 50 anos com Rosemary Uequed, pai de três filhos e avô de quatro netos. Seu legado orgulha a todos canoenses e como agradecimento a sua cidade do coração eterniza a sua memória nomeando o Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed.
Meio Ambiente
CMPC amplia manejo integrado de pragas com uso de controle biológico

Com o objetivo de proteger a produção sem comprometer o meio ambiente, a CMPC vem ampliando o uso de práticas inovadoras dentro do manejo integrado de pragas. Uma das principais estratégias é o controle biológico, realizado por meio da aplicação de organismos vivos que atuam como agentes naturais, capazes de manter o equilíbrio nos cultivos e minimizar os danos causados pelas pragas.
Segundo o diretor-geral de Celulose da CMPC no Brasil, Antonio Lacerda, a iniciativa representa um avanço importante. “Estamos investindo em soluções que unem tecnologia, respeito à natureza e produtividade, garantindo a preservação para as futuras gerações”, destaca.
Entre as pragas controladas está principalmente o Thaumastocoris peregrinus (percevejo-bronzeado), inseto que se alimenta da seiva das folhas e compromete o desenvolvimento saudável das árvores. Nesse sentido, as equipes de pesquisa da companhia trabalham no desenvolvimento de um pequeno aliado natural que tem feito toda a diferença no campo: o Cleruchoides noackae, um inseto que parasita os ovos do percevejo, com atuação silenciosa, porém eficaz, e que não causa danos ambientais nos plantios. Desde 2015, a CMPC conta com o apoio desse agente, que age de maneira precisa, impedindo que a praga se reproduza e se espalhe.
Tecnologia e pesquisa
Criado no laboratório do viveiro, localizado na Fazenda Barba Negra, em Barra do Ribeiro (RS), o agente natural é liberado nas áreas monitoradas com o apoio de drones, em cápsulas biodegradáveis. A utilização potencializa o processo, garantindo maior precisão na aplicação, otimização de recursos e eficiência operacional, além de reduzir a dependência de defensivos químicos.
Os resultados do controle biológico têm sido expressivos. Em 2025, mais de 700 hectares deixaram de ser afetados, evitando a redução da produtividade de plantios e eliminando a aplicação de defensivos químicos.
Para o pesquisador Norton Borges Junior, um dos responsáveis pelo estudo em fitossanidade na CMPC, o diferencial da técnica está justamente na antecipação. “Quando começamos a identificar a presença do percevejo nas armadilhas, conseguimos agir rápido com o parasitoide. Isso evita que a praga alcance níveis críticos e garante um controle mais eficaz e duradouro”, explica.
Esse modelo também conecta a CMPC a outras empresas do setor por meio de parcerias e iniciativas com cooperativas para pesquisas. Ao apostar em soluções que respeitam a natureza e aumentam a eficiência no campo, a companhia reafirma seu compromisso com o desenvolvimento responsável.
Sobre a CMPC
A CMPC é uma empresa centenária do setor florestal que atua em três segmentos de negócio: celulose, itens de higiene pessoal (tissue) e embalagens. A companhia é uma representante da bioeconomia e possui suas operações alicerçadas na sustentabilidade e na economia circular. Presente no Brasil desde 2009, a CMPC possui operações em sete estados.
O grupo CMPC conta com mais de 25 mil colaboradores, 54 unidades produtivas distribuídas em nove países da América Latina e cerca de 24 mil clientes atendidos ao redor do mundo. Em 2023, conquistou a 1ª posição do ranking de sustentabilidade corporativa da S&P Global.
Em 2024, foi apontada pela segunda vez consecutiva como a Empresa Florestal Mais Sustentável do Mundo pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade e, com o BioCMPC, de forma inédita no Brasil, a CMPC levantou o Prêmio PMI Awards de Projeto do Ano de Engenharia, Construção e Infraestrutura, o reconhecimento mais importante do setor em nível global.
O CEO do Grupo CMPC, Francisco Ruiz-Tagle, foi eleito pela Council of the Americas o CEO do Ano (2023) em Sustentabilidade. Em 2024, Ruiz-Tagle recebeu o título de CEO do Ano pela Fastmarkets Forest Products PPI Awards, que também elegeu a CMPC como líder mundial em Sustentabilidade. Outras informações estão no site: https://cmpcbrasil.com.br/
Meio Ambiente
Prefeitura recebe convite para o lançamento da Iniciativa Canoas Resiliente e Sustentável

O prefeito Airton Souza e o vice-prefeito Rodrigo Busato receberam, nesta quarta-feira, 17, no Paço Municipal, a presidente do Fórum das Entidades de Canoas, Maria Isabel Bodini Viegas, a diretora do Instituto Nia Hub, Helena Grundig, e a advogada e ex-vice-prefeita Gisele Uequed.
Na ocasião, foi entregue o convite para o evento de lançamento da Iniciativa Canoas Resiliente e Sustentável, que ocorrerá no dia 30 de outubro, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CICS).
Idealizado pelo Fórum das Entidades, a iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Instituto Nia Hub e tem como meta posicionar Canoas para se tornar a primeira cidade sustentável do Brasil a conquistar o selo internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
A iniciativa também prevê a criação de uma plataforma digital, que será gerida pela sociedade civil e universidades locais, garantindo continuidade e participação permanente da comunidade acadêmica.
O prefeito Airton Souza destacou o compromisso da gestão com a construção de uma cidade mais preparada para o futuro.
“É minha missão trabalhar todos os dias para que Canoas seja uma cidade melhor. O lançamento do Projeto Canoas Resiliente e Sustentável é um passo fundamental nessa caminhada. Vamos fazer de tudo para que esse projeto tenha êxito, porque ele representa qualidade de vida, inovação e responsabilidade com as próximas gerações.”
O vice-prefeito Rodrigo Busato reforçou a importância da perenidade da proposta.
“A grandeza desse projeto está também no fato de que ele será conduzido pelas universidades, o que garante que a iniciativa não dependa de ciclos políticos ou trocas de gestão. Canoas vai colher resultados duradouros, que ficarão como legado para a cidade e para toda a região.”
A presidente do Fórum das Entidades, Maria Isabel Bodini Viegas, ressaltou a necessidade de fortalecer a cidade diante dos desafios climáticos.
“Depois da enchente de 2024, é essencial que Canoas se torne mais resiliente e sustentável. O selo LEED nos dá parâmetros internacionais para que possamos planejar e agir de forma responsável, tornando nossa cidade um exemplo para o país.”
A ex-vice-prefeita e advogada Gisele Uequed destacou o impacto positivo que a certificação pode trazer para o desenvolvimento econômico. “Ao conquistar o selo LEED, Canoas estará preparada para atrair novos investimentos, gerar oportunidades e mostrar ao Brasil e ao mundo que somos uma cidade que aposta no futuro sustentável.”
Já a diretora do Instituto Nia Hub, Helena Grundig, apontou que o município pode se tornar referência nacional na reconstrução urbana. “Canoas tem todas as condições de ser um modelo de cidade sustentável. Com esse projeto, temos a oportunidade de mostrar como é possível enfrentar grandes desafios, como os que vivemos em 2024, e transformar a experiência em referência para outras cidades brasileiras.”
O LEED é o sistema de certificação de edificações, comunidades e cidades sustentáveis mais reconhecido do mundo, fornecendo diretrizes abrangentes para construções e cidades eficientes, saudáveis e econômicas. Globalmente reconhecida, a certificação conta com o apoio de uma ampla rede de organizações e profissionais comprometidos em impulsionar práticas cada vez mais sustentáveis.
Meio Ambiente
Reunião mensal do Consórcio Público de Saneamento Pró-Sinos é realizada em Canoas

Na quinta-feira, 21, Canoas foi sede do encontro mensal dos interlocutores do Consórcio Público de Saneamento Pró-Sinos. A reunião, que acontece rotativamente em cada um dos 26 municípios integrantes, teve como objetivo a apresentação de projetos locais e a troca de conhecimentos em torno do saneamento básico e da educação ambiental.
Estiveram presentes a secretária da Educação, Beth Colombo, a secretária-adjunta da Educação, Gisele Bervig, a coordenadora de projetos Luana Vieira, Silvia Coan (Meio Ambiente), Renata Goutier (Mini Zoo) e Fernanda Corrêa Gewehr (Apoema).
O encontro também contou com momentos de aprendizado coletivo, ressaltando a importância da integração entre os municípios. Para encerrar as atividades, os participantes visitaram a cooperativa de reciclados Canoas de Mãos Dadas, conhecendo de perto o trabalho desenvolvido no município.
O Consórcio Público de Saneamento Pró-Sinos é uma associação pública de natureza autárquica, que segue os princípios da administração pública previstos no artigo 37 da Constituição Federal. Formado por servidores de carreira dos entes consorciados e pessoal contratado, o Pró-Sinos atua para fortalecer a capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços públicos de saneamento básico.
Além disso, o consórcio desenvolve estudos técnicos e sociais nas áreas de meio ambiente e saneamento, mantendo um programa permanente de educação ambiental que beneficia todos os municípios consorciados: Araricá, Cachoeirinha, Campo Bom, Canela, Canoas, Capela de Santana, Caraá, Dois Irmãos, Esteio, Gramado, Glorinha, Igrejinha, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Três Coroas.

Animais7 dias atrásSenador Paulo Paim participa de audiência pública em Canoas sobre causa animal

Fazenda1 semana atrásIPTU e TCL 2026 pagamento em cota única com desconto vai de 24 de novembro a 5 de janeiro

Canoas1 semana atrásCorsan investiga instabilidade no abastecimento de água nos bairros São José e Igara

Animais1 semana atrásCanoas inicia nova edição do Programa Miau na Rua no bairro Rio Branco

Habitação6 dias atrásPrefeito assina em Brasília 1,5 mil novas moradias em Canoas

Cultura1 semana atrás13ª Parada Livre reúne cerca de 3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, em Canoas

Obras1 semana atrásGoverno federal acompanha avanço das obras contra enchentes em Canoas

Emprego7 dias atrásCaravana de Empregos será realizada na quarta-feira, 26, no Calçadão de Canoas


































































