Conecte-se conosco

header-top







 

27/11/2025
 

Cultura

Assinada a Ordem de Início de Serviço para restauro da Vila Nenê, em Canoas

Redação

Publicado

em

Assinada a Ordem de Início de Serviço para restauro da Vila Nenê, em Canoas

Considerada patrimônio cultural de Canoas desde 2009, a Vila Nenê será transformada em um importante espaço cultural da cidade.

O prédio, um dos poucos exemplares da arquitetura eclética na região, simboliza a urbanização e a industrialização de Canoas no início do século XX, além de ser um marco na história da fabricação a vapor de móveis de madeira no estado.

Na segunda-feira, 9, foi assinada a Ordem de Início de Serviço para o restauro do local, dando início ao projeto de revitalização da Vila Nenê, que abrigará a segunda sede do Museu Municipal Hugo Simões Lagranha. A previsão de entrega da obra é de até dez meses.

Cerimônia

A cerimônia contou com a presença do prefeito Jairo Jorge, do secretário de Cultura, Eliezer Pacheco, e de representantes da CSM Construtora Silveira Martins, empresa responsável pelas obras de restauro e recuperação do prédio tombado.

O prefeito Jairo Jorge destacou a relevância do projeto para a preservação da memória da cidade e para o fortalecimento da identidade cultural local.

“A revitalização da Vila Nenê, que abrigará o Museu Municipal, é uma conquista que reforça o compromisso de nossa gestão com a valorização da cultura, da memória e da identidade de nossa cidade”, afirmou.

O secretário de Cultura, Eliezer Pacheco, enfatizou o cuidado com o patrimônio histórico para as futuras gerações.

“Este é um momento de grande importância para Canoas, pois estamos recuperando um dos prédios históricos mais significativos da nossa cidade. As gerações futuras certamente agradecerão a visão dos gestores dessa época, que entenderam a importância de preservar e revitalizar nosso patrimônio cultural”, disse.

Cultura

Ex-Miss Brasil Deise Nunes debate racismo e inclusão em palestra do Mês da Consciência Negra

Redação

Publicado

em

Foto: Bruna Ourique

A Secretaria de Cultura e Turismo realizou, na tarde desta quarta-feira, 26, a palestra “Racismo e Inclusão”, ministrada pela ex-Miss Brasil Deise Nunes, no auditório Sady Schivitz. A atividade integrou a programação do Mês da Consciência Negra e reuniu participantes interessados em discutir identidade, representatividade e inclusão.

Ao longo do encontro, Deise apresentou aspectos de sua trajetória pessoal e profissional. Ela iniciou a carreira de modelo aos 14 anos e, aos 18, tornou-se a primeira mulher negra a conquistar o título de Miss Brasil, em 1986, após vencer o Miss Rio Grande do Sul. No mesmo ano, representou o país em concursos internacionais, obtendo o terceiro lugar no Miss Sudamerica (Venezuela) e a sexta colocação no Miss Universo (Panamá). Também relembrou sua atuação na televisão em programas como Papos e Pratos, Terceiro Setor e participações em atrações como Os Trapalhões e Cassino do Chacrinha.

Durante a palestra, Deise destacou a necessidade de manter ativo o debate sobre identidade racial e os desafios enfrentados pela população negra. Segundo ela, apesar das conquistas, ainda há avanços a serem consolidados.

O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flávio Quadros, destacou a importância de promover encontros como este, que fortalecem o debate sobre representatividade e ampliam o acesso a referências positivas.

” A atividades do Mês da Consciência Negra contribuem para inspirar jovens, valorizar trajetórias e reforçar a construção de uma sociedade mais igualitária”.

Continuar a ler

Cultura

13ª Parada Livre reúne cerca de 3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, em Canoas

Redação

Publicado

em

13ª Parada Livre reúne cerca de 3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, em Canoas

A 13ª Parada Livre de Canoas reuniu cerca de3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, na quinta-feira, 20. O evento contou com atividades ao longo de toda a tarde e início da noite, fortalecendo o espaço de visibilidade e expressão da comunidade LGBTQIA+.

Entre as ações disponíveis ao público, estiveram o feirão de emprego, impressão de currículos, serviços de saúde com testagem rápida e distribuição de preservativos, praça de alimentação, discotecagem com DJ Cabeção, além de performances, artistas e shows que animaram o público presente.

A Parada contou com presenças de destaque, como Fabulo Rosa, Nicole Balls, a coordenadora de Políticas Públicas do Governo do Estado, Pitty Barbosa, a presidente do Conselho Estadual LGBT, Bianca Hilgr, presidente da OAB/RS, Luka Keller, que também é coordenadora da Parada Livre de Canoas e Miss Trans Diversidade do RS, além do secretário municipal de Cultura e Turismo, Caio Flávio Quadros.

Luka Keller reforçou a importância do encontro para a comunidade LGBTQIA+: “A Parada Livre é um espaço de resistência, acolhimento e celebração das nossas identidades. Cada pessoa que participa fortalece essa luta.”

O secretário Caio Flávio Quadros ressaltou o impacto social positivo do evento. Em sua fala, destacou, ” A relevância de iniciativas que promovam respeito, diversidade e inclusão, fortalecendo a construção de uma cidade mais aberta e acolhedora.”

Continuar a ler

Cultura

Canoas inaugura Galeria a Céu Aberto no bairro Guajuviras com foco em arte e cultura

Redação

Publicado

em

Canoas inaugura nesta quinta-feira, 20, ás 14h, a Galeria a Céu Aberto no Hangar Cultural Oli Borges, localizado na Estrada do Nazário, 3150, no bairro Guajuviras, o evento será aberto ao público. O espaço foi estruturado para receber intervenções artísticas e ações culturais vinculadas ao território.

A iniciativa integra atividades promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo, com financiamento do Governo do Estado. A proposta é ampliar as áreas destinadas à produção cultural, disponibilizando um local para circulação de trabalhos visuais e atividades relacionadas à arte urbana.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques