Conecte-se conosco

header-top


 






 

16/01/2025
 

Geral

Inclusão e acessibilidade são temas de seminário no Teatro do Sesc Canoas

Redação

Publicado

em

Inclusão e acessibilidade são temas de seminário no Teatro do Sesc Canoas

O VII Seminário de Inclusão e Acessibilidade de Canoas tratou, na terça-feira, 3, da avaliação biopsicossocial e a efetivação de direitos; da avaliação pedagógica e a inclusão escolar de alunos com deficiência; e da acessibilidade como premissa para a inclusão.

O evento, promovido pela Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social da Prefeitura e por entidades e instituições do setor, reuniu dezenas de pessoas no Teatro de Sesc. A atividade foi alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Dia Nacional da Acessibilidade, comemorado na data.

Avaliação biopsicossocial

A avaliação biopsicossocial foi o tema abordado pelo diretor de Diversidade e Inclusão da Secretaria Estadual de Cidadania e Direitos Humanos, Moisés Bauer Luiz. O objetivo é verificar e avaliar os direitos de pessoas com deficiência, de forma a identificar, individualmente, de que modo ela desabilita ou prejudica a autonomia plena na vida cotidiana e profissional.

“A regulamentação da avaliação da deficiência numa perspectiva biopsicossocial ou numa perspectiva de direitos humanos é fundamental para que o Brasil implemente efetivamente a convenção da ONU, que trata de um conceito de deficiência”, afirmou.

Segundo a diretora da Coordenadoria de Inclusão e Proteção Social de Canoas, Xênia Portilho, o seminário é uma atividade tradicional para o segmento das pessoas com deficiência.

“Embora todos os percalços causados pela tragédia climática de maio, precisamos manter em pauta a inclusão e a acessibilidade, compartilhando conhecimentos e experiências”, completa.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdip), Dirceu Malaquias, acrescentou que é importante estimular e propor ações por uma sociedade mais acessível, para garantir a efetivação dos direitos.

Geral

Prefeitura anuncia reposição salarial de 4,83% a servidores públicos em parcela única ainda em janeiro

Redação

Publicado

em

Prefeitura anuncia reposição salarial de 4,83% a servidores públicos ainda em janeiro

Os servidores públicos municipais de Canoas receberão 4,83% de reposição integral da inflação via Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a partir de 1º de janeiro. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 15, pelo prefeito Airton Souza.

“Nossa gestão tem um compromisso firmado com a valorização dos nossos colaboradores, que são quem faz Canoas funcionar. Começamos este processo por quem trabalha na administração direta, garantindo que, ao contrário do que ocorreu no passado, a reposição não seja parcelada”, disse o prefeito.

“A reposição de inflação é uma obrigação nossa para manter o poder de compra dos nossos servidores” complementou o prefeito Airton Souza, ressaltando a decisão de conceder a reposição integralmente a partir do primeiro mês do ano em benefício dos funcionários do município.

O secretário da Fazenda, João Portella, destacou o esforço da administração municipal em garantir a reposição integral mesmo com as dificuldades financeiras.

“É uma questão de justiça com os servidores municipais”, declarou Portella.

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice oficial da inflação no Brasil e mede a variação de preços de produtos e serviços ao longo do ano. Entre janeiro e dezembro de 2024, a inflação acumulada foi de 4,83%.

Continuar a ler

Comunidade

Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados

Redação

Publicado

em

Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados

O Restaurante Popular de Canoas, que serve cerca de 230 refeições por dia de segunda a sexta-feira, agora também irá atender aos sábados. Essa é a primeira vez que o serviço irá funcionar desta forma no município, que também atenderá nos feriados.

A novidade teve início neste dia 11/01, e atraiu mais de 250 pessoas no horário do almoço. “Para muitos esta é a única refeição do dia. Com o restaurante funcionando até sexta-feira, eles só voltarão a se alimentar bem na segunda”, reflete o secretário de Assistência Social de Canoas, Márcio Freitas.

Segundo o secretário, a comida quentinha, saborosa e reforçada atraiu canoenses até do outro lado da cidade, que ainda contarão com outras mudanças.

“A partir desta segunda-feira, 13, o restaurante vai distribuir fichas para que as pessoas fiquem melhor acomodadas enquanto esperam, protegidas do calor e do frio. Em breve também teremos um espaço para higiene, com pia e o que mais for necessário.”

“O pessoal estava com medo, dizendo que ia fechar em janeiro. E, pelo contrário, estamos vendo modificações para ficar cada vez melhor. A distribuição de fichas vai terminar com a fila e nos livrar do sol, que não é fácil”, conta o seu Nelson de Campos Carvalho, mais conhecido como “Nazareno”, que almoça no restaurante desde quando funcionava em outro endereço.

Continuar a ler

Geral

Defesa Civil de Canoas prepara instalação de novo sistema de medição de cheias

Redação

Publicado

em

Defesa Civil de Canoas prepara instalação de novo sistema de medição de cheias

O secretário municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática, Herbert Poersch (DJ Cabeção), e o CEO da empresa TideSat, Douglas Bueno Leipelt, efetuaram na tarde de quinta-feira, 9, uma vistoria técnica em diferentes pontos da Praia do Paquetá, no bairro Mato Grande, para preparar a instalação de um novo sistema de monitoramento do nível da água no local, banhado pelos rios Jacuí e dos Sinos.

O novo equipamento fará a medição do nível da água de hora em hora por meio da técnica de refletometria por GPS e será instalado nos próximos dias.

Como funciona

O sensor mede o sinal GPS de satélites e também o mesmo sinal refletido na água, determinando o nível a partir da diferença entre os dois sinais.

Com isso, o equipamento não precisará ser instalado diretamente dentro do rio: ele será posicionado no alto de um poste próximo à margem, ficando seguro em caso de cheias. Os dados serão enviados diretamente para a Defesa Civil, que poderá fazer o monitoramento à distância.

De acordo com o secretário, a instalação do equipamento faz parte do contrato que a prefeitura já tem firmado com a MetSul Meteorologia, empresa que fornece previsões climáticas para o município.

“Paquetá é um dos símbolos da nossa cidade e também um dos símbolos do que aconteceu no ano passado. Este novo sistema é uma ferramenta importante para o nosso trabalho, antes alguém tinha que vir aqui verificar pessoalmente o nível da água e agora a gente vai poder ver online.”

Poersch destaca ainda que há planos do município de ampliar o sistema para efetuar uma medição mais precisa em diferentes pontos dos rios. Segundo Douglas Leipelt, os trabalhos para a instalação deste primeiro equipamento devem começar a ocorrer já a partir da semana que vem.

“Em torno de 20 dias vamos entregar o sistema operacional para a prefeitura”, adiantou o CEO da TideSat.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm