Cultura
Protagonistas do Vale do Sinos homenageia mulheres inspiradoras de Canoas e região por meio de quadrinhos
O projeto Protagonistas do Vale do Sinos, desenvolvido pela produtora cultural e editora Simples Assim, de Novo Hamburgo, foi lançado oficialmente no dia 23 de novembro.
O evento, que reuniu mais de 100 pessoas, aconteceu no Espaço Cosmos, na Feevale, e contou com a participação da equipe envolvida, patrocinadores, imprensa, além de familiares das homenageadas.
Com uma proposta inédita, o projeto reúne narrativas inspiradoras de 10 mulheres da região do Vale do Sinos que se destacaram em diversas áreas, como Isabel Cristina Genelici, de Canoas. Elas tiveram suas trajetórias de vida transformadas em histórias em quadrinhos (HQs) criadas por 10 duplas de escritoras e ilustradoras. No evento, foi lançada ainda a música
“A força vai permanecer”, criada pela escritora Nana Bernardes exclusivamente para o projeto.
A historiadora Priscilla Almaleh, responsável pelo levantamento histórico dos perfis das protagonistas, falou sobre a importância de registrar a trajetória dessas mulheres tão importantes para a região do Vale do Sinos.
“De que perspectivas olhamos o passado? De que passado estamos falando? Um passado que por muito tempo foi contado por homens brancos que estavam nos espaços de poder. Agora, com o Protagonistas, podemos revelar uma outra perspectiva, de mulheres que foram exemplos de resistência, que foram contra, que revolucionaram, para ocupar seu espaço. Foi um prazer e uma grande responsabilidade contar essas histórias, entrar nas casas desses familiares”, comentou.
A jornalista e cartunista Fabiane Langona também esteve presente no evento e participou do processo de produção dos quadrinhos, como consultora técnica.
“O Protagonistas do Vale é maravilhoso porque é intergeracional. Envolveu as gerações dessas mulheres, a minha, a das ilustradoras”, disse.
“Ver cada artista se desenvolver, com seu traço e seu estilo, e transformar os registros fotográficos dessas mulheres em ilustração é um trabalho complexo. Nossa ideia foi levar a linguagem da HQ para a região, pois é uma linguagem que aproxima, é mais leve”, complementou Fabiane, que também foi a responsável por um workshop oferecido para as escritoras e ilustradoras do projeto.
Está prevista a distribuição gratuita de três mil coleções do Protagonistas do Vale do Sinos, contendo um exemplar de cada HQ em escolas, bibliotecas e instituições em áreas de vulnerabilidade social.
Ao todo, serão 30 mil HQs distribuídas. Uma versão online também estará disponível através do instagram do projeto (@protagonistasdovale)
Além disso, o projeto contará ainda com bate-papos que serão realizados com as escritoras e ilustradoras em instituições da região. A ação está prevista para o próximo ano.
Saiba quem são todas as homenageadas
O projeto Protagonistas do Vale do Sinos contempla 10 mulheres de oito cidades da região. Saiba quem são:
- Alaídes Haubert – São Leopoldo
- Maria Emília de Paula – São Leopoldo
- Edith Kieling – Dois Irmãos
- Ella Einsfield – Novo Hamburgo
- Nair Lara de Oliveira (Vó Nair) – Novo Hamburgo
- Eva Karnal Johann – Esteio
- Dalva Therezinha Theisen – Ivoti
- Jacobina Mentz Maurer – Sapiranga
- Isabel Cristina Genelici – Canoas
- Marlise Saueressig – Campo Bom
Cada HQ foi produzida por uma dupla composta por uma ilustradora e uma escritora da região do Vale do Sinos, são elas:
Ilustradoras:
Aline Meirelles, Ariadne Decker, Bia Cremonini, Gabi Maidana de Oliveira, Lorena Toniolo, Naine Gomes da Silva, Nicky Silva, Raquel da Silva, Renata Duprat e Tábata da Costa Davila.
Escritoras:
Andréia Schefer, Aline Cunha Silva, Daniela Rosa, Franciele Strack, Indiara Tainan, Márcia Funke Dieter, Milene Barazzetti, Maria Eduarda Andára Fagundes, Nana Bernardes e Simone Saueressig
O projeto Protagonistas do Vale do Sinos (PRONAC: 2122470) conta com patrocínio master da STIHL, patrocínio da Gedore Brasil, Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Sinoscar e TFL do Brasil, copatrocínio da UP Química e realização da Simples Assim e Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Cultura
SARAU DO LAB – 15ª EDIÇÃO: Feira de Economia Solidária e Criativa e Sarau Cultural no dia 14 de dezembro
Todo 2º sábado de cada mês, o LAB (Laboratório-Escola de Arte Popular) realiza um sarau cultural com uma feira de variedades que reúne a população canoense, artistas e muita gente para um dia recheado de arte, cultura, lazer e bem-estar.
O Sarau do LAB é um espaço livre, cultural e social onde qualquer pessoa pode participar com apresentações, exposições ou com vendas de produtos autorais e serviços personalizados, gerando economia solidária, sustentável e criativa.
15ª Edição
E a 15ª Edição do Sarau do LAB, que acontece dia 14/12, das 10h às 18h, na Praça Fernando Ferrari, no bairro Nossa Sra. das Graças, está repleta de agentes criativos expondo, comercializando e compartilhando produtos e serviços personalizados, atrações culturais, atividades formativas e muita arte!
Confira as stands criativas para essa edição:
- Artesanato, bijuterias e produtos autorais;
- Crochês e acessórios para a casa;
- Brechó e roupas personalizadas;
- Moda étnica e sustentável;
- Flash Tattoo com preços populares;
- Produtos de temática medieval;
- Velas aromáticas, essências, perfumes, sabonetes e loções;
- Cosméticos para cabelos e peles afro;
- Brinquedos artesanais;
- Quadros, pinturas, adesivos, stamps e muito mais;
- Praça de alimentação com doces, salgados, crepes, licores, drinks e sucos naturais;
Confira a programação cultural e formativa:
- Jogos e brincadeiras medievais como swordplay, arqueirismo e caça ao tesouro;
- Encontro de board games, card games e RPG;
- Karaokê e palco aberto;
- Oficinas de arte ao ar livre;
- Apresentações artísticas;
- Exposição de arte;
- Música ao vivo;
Esta proposta foi fomentada pelo PROGRAMA RETOMADA CULTURAL RS – BOLSA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES ARTÍSTICAS CONTINUADAS 2024 e conta com o apoio da Prefeitura de Canoas.
- Quanto: Entrada Franca
- Público: Livre
- Informações:
- Whats: (51) 9 9625.9773 (com Bruno)
- Instagram: @laboratorioescola
Cultura
Semana da Música de Canoas abre neste sábado, 23, na Antiga Estação de Trem
Neste sábado, 23, a Semana da Música de Canoas tem sua abertura oficial marcada para às 17h, na Antiga Estação de Trem (Avenida Victor Barreto, 2301). A programação, que segue até o dia 30, será realizada na Praça da Emancipação, com apresentações de bandas e músicos solo ao longo da semana.
A iniciativa é uma parceria entre a produtora cultural Danna, o Colegiado Setorial da Música de Canoas e a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Cultura.
Neste ano, o evento foi idealizado em um contexto de superação. Em 2024, Canoas enfrentou a maior enchente da sua história e do Rio Grande do Sul, com cerca de 60% do município atingido. Entre os afetados, muitos artistas locais encontraram na música não apenas uma forma de expressar suas vivências, mas também de inspirar a comunidade.
O coordenador do Colegiado da Música de Canoas, Aroldo Safi, destaca a importância do evento e da retomada dos eventos culturais. “A Semana da Música de Canoas é a voz de alguns de seus artistas locais, que também perderam tudo nessa catástrofe climática, mas mantiveram sua força e sua fé de que dias melhores virão”, completa.
Confira a programação:
Local: Antiga Estação de Trem
Sábado (23)
17h – Abertura oficial
17h30 – Banda Sterna Peyote
Banda Cor do Invisível
Praça da Emancipação – Pocket Show na 39ª Feira do Livro
Domingo (24)
18h30 – Anderson Prestes
Segunda-feira (25)
18h30 – Banda Corrêa Six
Terça-feira (26)
18h30 – Rapper Dreici & Convidados
Quarta-feira (27)
18h30 – Banda Vulva Quântica
Quinta-feira (28)
18h30 – Banda Madame Chaos
Sexta-feira (29)
18h30 – Banda Monocromática
Sábado (30)
18h30 – Banda Ovo Frito
Cultura
2º Festival de Cinema de Canoas premia vencedores e anuncia nova edição para junho
Superação, resiliência e alegria foram algumas das palavras mais ouvidas neste domingo, 17, na noite que apresentou os filmes vencedores do 2º Festival de Cinema de Canoas (FECIC), no Teatro do SESC.
O Espelho, Flor e à Borda Vida foram os escolhidos como Melhor Filme de cada categoria pelo Júri Oficial, numa noite que teve premiados em várias categorias, além do Prêmio da Crítica e do Júri Popular.
Depois da cidade e do estado terem ficado parcialmente submersos no mês de maio, a Comissão Organizadora comemorou a realização com êxito do festival, adiado para novembro.
“Tivemos muitas dificuldades, mas uma certeza nós tínhamos: cancelar o FECIC não era uma opção”, afirmou o Coordenador Geral Alexandre Derlam. “E já informo que não teremos de esperar um ano. O 3º FECIC está garantido e será em junho de 2025”, anunciou.
Abertura de premiação
A abertura da noite de premiação – conduzida pela apresentadora Monique Mendes e pelo apresentador Bruno Krieger – começou com o Hino Rio-grandense, cantado por Cristiano Quevedo e seu filho Joaquim. Os dois fizeram outras participações durante a noite, assim como a atriz e cantora Andressa Matos cantou “Imagine”, de John Lennon.
A equipe do FECIC fez uma surpresa ao Diretor Executivo, Tutti Gregianin, com a entrega de um troféu para ele. Realizador audiovisual e agente cultural, Tutti tem uma trajetória profissional ligada à Cultura de Canoas.
Em 2024, teve um sério problema de saúde. “A gente não desiste nunca. Estamos cercados de gente maravilhosa, guerreira e que sabe mostrar seu talento. É assim que o FECIC vai continuar, com essa garra e com esse talento!”
Júri Oficial
O ator canoense Carlos Busato falou em nome do Júri Oficial – formado por ele, pela cineasta Taísa Ennes e pelo ator Nelson Diniz. Natural de Canoas e integrante de uma família que tem forte relação com a história do setor na cidade, Busato ressaltou que o cinema conecta pessoas e vence barreiras.
“E quantas barreiras vencemos neste ano! Vamos celebrar, vida longa ao festival de cima de Canoas!”
O Prêmio da Crítica teve como avaliadores dois integrantes da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul: Bruna Haas Pacheco, editora do site Vigília Nerd, e Chico Izidro, jornalista do blog Sala Escura e do canal Cinema de Peso.
Werner Schünemann
Impactado pelo carinho que recebeu, o ator Werner Schünemann, homenageado da noite, precisou respirar fundo para falar ao público.
“Sou acima de tudo um ator, fiz 53 filmes, 17 novelas, séries, minisséries, teatro, são mais de 80 personagens. Se vocês se derem conta, nós conhecemos a humanidade muito mais pelos personagens que nos foram apresentados do que pelo pequeno grupo de pessoas que conhecemos pessoalmente ao longo da vida”, comparou.
“Por isso, tenho muito orgulho de ser ator.” Sua trajetória e personalidade foram exaltados por depoimentos em vídeo da jornalista Alice Urbim, do escritor Tabajara Ruas e do ator Tarcísio Filho.
Contribuição para o cinema do RS
O cerimonial lembrou o papel de Werner também como pioneiro que contribuiu para o desenvolvimento no cinema do RS – e protagonista de um filme emblemático, “Verdes Anos”, em 1984.
“O que havia antes dos anos 70 no Rio Grande do Sul eram filmes. Fazer cinema é diferente, é criar toda uma rede de prestadores de serviço, desde quem serve o cafezinho no estúdio até produtores executivos e donos dos filmes, mais exibidores e distribuidores. Tínhamos consciência dessa necessidade e trabalhamos para isso”, declarou.
Ele enfatizou que, hoje, o RS tem um grande mercado de cinema, com uma produção audiovisual em relação à população maior do que em qualquer outro polo no Brasil.
“Cinema são espelhos que temos para nos ver e para nos mostrar para todos. Que o humanismo prevaleça!”.
Ao final da homenagem, Werner foi surpreendido por seu grupo “O Bando” e cantou com a banda aos presentes.
Mais homenageados
Além de Werner, os homenageados desta edição foram o grupo De Pernas pro Ar, por sua criatividade e arte nos palcos e no cinema; Wilton Soares Martins, gerente da Loccal Cinema e televisão, grande e inestimável parceira de toda a comunidade cinematográfica gaúcha; a produtora Gisele Hiltl, responsável por grandes filmes do cinema gaúcho, entre eles o premiado Anahy de Las Misiones e considerada uma profissional-chave para o desenvolvimento do setor no RS.
Thiago Lacerda e troféu especial
O ator Thiago Lacerda esteve presente durante toda a cerimônia e entregou o troféu de algumas categorias. Antes da premiação, ele acompanhou a sessão especial com exibição do filme “Além de Nós”, do qual é um dos protagonistas.
Parte da equipe de produção também participou, incluindo o diretor Rogério Rodrigues, que contou todas as batalhas para fazer o longa-metragem e destacou a importância do apoio para o cinema.
A premiação teve como símbolo o Troféu Canoeiros, especialmente desenvolvido pela artista plástica Lorena Steiner para esta edição do FECIC. A obra é uma homenagem ao espírito comunitário dos canoeiros que atuaram como resgatistas durante o período das cheias em Canoas.
Na sexta, a organização do festival fez um reconhecimento à artista, oferecendo também a ela um troféu como homenageada. Os projetos vencedores da categoria Melhor Filme pelo Júri Oficial receberam também o Troféu Metropolitano Ecossistema e créditos de locação de equipamentos na Locall – Cinema e Televisão.
Categoria Estudantil
A entrega dos prêmios começou com a categoria Estudantil, apresentada pelo ator Angelo Sergio e da comunicadora digital Lara Fischer.
Depois, Monique Mendes e Bruno Krieger voltaram ao palco para a premiação das categorias Municipal e Estadual. Antes de anunciarem os vencedores, chamaram Rafael Ferretti coordenador do Metropolitano RS Ecossistema Audiovisual, para falar como apoiador do Festival.
“Agradecemos pela oportunidade da parceria, porque estamos começando agora e nós é que estamos sendo apoiados com a visibilidade do evento.”
O Metropolitano RS tem por objetivo conectar todo o universo do cinema, de empresas a profissionais do segmento audiovisual, para desenvolver soluções sustentáveis em produção e distribuição.
A cerimônia foi marcada por depoimentos emocionados dos vencedores, vários deles também referindo as dificuldades criadas pela enchente e a alegria de viver aquele momento, depois de tantos entraves. Ao final, todos celebraram juntos suas premiações.
O 2º FECIC
O 2º FECIC é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).
Conta com apoio do SESC Canoas e do Metropolitano RS Ecossistema Audiovisual, parceria especial da Locall – Cinema e Televisão, além de gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora. Mais informações em www.festivaldecinemadecanoas.com.br.
Premiação Fecic 24
CATEGORIA ESTUDANTIL
- Melhor Filme Júri Oficial e Troféu Metropolitano Ecossistema: O ESPELHO – IFRS – CAMPUS CANOAS
- Melhor Filme Colegiado de Canoas: O UNIVERSO OCULTO DA SINDROME DE DOWN – ESCOLA ESTADUAL AFFONSO CHARLIER
- Melhor Filme Prêmio da Crítica: DE NOVO – IPUC
- Melhor Filme Júri Popular: O ESPELHO – IFRS -CAMPUS CANOAS
CATEGORIA MUNICIPAL
- Melhor Filme Júri Oficial e Troféu Metropolitano Ecossistema: FLOR – DIREÇÃO JOANA BERNARDES
- Melhor Direção de Arte: LUCIANO WIESER por Memórias Enferrujadas – Ressonâncias
- Melhor Desenho de Som: Fábio Baltar por FLOR
- Melhor Trilha Sonora Original: LUCIANO WIESER por Memórias Enferrujadas – Ressonâncias
- Melhor Figurino: OHANA DINIZ por DIAS DE CAMUS
- Melhor Montagem: Pedro Rheinheimer e Wender Zanon por ENSAIOS SOBRE UMA CIDADE
- Melhor Roteiro: FELIPE IESBICK por O PIOR AINDA ESTÁ POR VIR
- Melhor Ator: LUCIANO WIESER por Memórias Enferrujadas – Ressonâncias
- Melhor Atriz: DUDA MENEGHETTI por FLOR
- Melhor Direção de Fotografia: Amanda Lucchese por ANACRONIA
- Prêmio da Crítica: DIAS DE CAMUS
- Melhor Direção: Wender Zanon por ENSAIOS SOBRE UMA CIDADE
- Melhor Filme Júri Popular: FLOR – DIREÇÃO JOANA BERNARDES
- Categoria Municipal – Menção Honrosa: Julia Almeida atriz de FLOR.
CATEGORIA ESTADUAL
- Melhor Filme Júri Técnico e Troféu Metropolitano Ecossistema: À BORDA DA VIDA – Direção de Camila Bauer
- Melhor Direção de Arte: Renata Heinz por AURORA
- Melhor Desenho de Som: Fabrício Cantanhede por CORRENTEZA
- Melhor Trilha Sonora Original: Alvaro Rosa Costa POR À BORDA DA VIDA
- Melhor Figurino: Guilherme Suman por O LOUCO
- Melhor Montagem: Allan Riggs por MONÓLOGOS DA VERDADE
- Melhor Roteiro: Gabriela Poester e Henrique Lahude por CHIBO
- Melhor Ator: NICOLAS VARGAS por ESTÁ TUDO BEM
- Melhor Atriz: GLAU BARROS por O TEMPO
- Melhor Direção de Fotografia: Lucas Heitor Beal Sant’Anna por A GRANDE TORRE
- Prêmio da Crítica: PASTRANA DE Gabriel Motta e Melissa Brogni
- Melhor Direção: ELLEN CORREA por O TEMPO
- Melhor Filme Júri Popular: O LOUCO DE Guilherme Suman
- Categoria Estadual – Menção Honrosa: Ao Sol e à Sombra
- Comunidade1 semana atrás
Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar cadastro até o dia 20 de dezembro
- Destaques1 semana atrás
“Nunca trabalhei na vida, eu faço o que me dá prazer”; morre Jesus Pfeil aos 85 anos
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Entregas do Programa Canoas Volta pra Casa encerram nesta terça-feira, 26
- Geral1 semana atrás
Jairo Jorge e secretário de Segurança de Canoas se reúnem com governador em exercício para tratar de assassinato na Pecan
- Eleições 20241 semana atrás
Governo eleito anuncia secretários de Comunicação e Desenvolvimento Urbano para próximo mandato
- Educação1 semana atrás
Alunos do Ensino Médio de Canoas realizam mostra artística com tema da enchente
- Policial7 dias atrás
TRAGÉDIA ANUNCIADA: Mortes no presídio de Canoas e afastamento do Diretor e mais quatro
- Economia6 dias atrás
Sorteio de novembro do Nota Fiscal Gaúcha no 1º Seminário de Educação Fiscal realizado em Canoas