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15/10/2025
 

Cultura

2º Festival de Cinema de Canoas premia vencedores e anuncia nova edição para junho

Redação

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2º Festival de Cinema de Canoas premia vencedores e anuncia nova edição para junho

Superação, resiliência e alegria foram algumas das palavras mais ouvidas neste domingo, 17, na noite que apresentou os filmes vencedores do 2º Festival de Cinema de Canoas (FECIC), no Teatro do SESC.

O Espelho, Flor e à Borda Vida foram os escolhidos como Melhor Filme de cada categoria pelo Júri Oficial, numa noite que teve premiados em várias categorias, além do Prêmio da Crítica e do Júri Popular.

Depois da cidade e do estado terem ficado parcialmente submersos no mês de maio, a Comissão Organizadora comemorou a realização com êxito do festival, adiado para novembro.

Foto: Mauricio Fröhlich

ALEXANDRE DERLAM FECIC – Foto: Mauricio Fröhlich

“Tivemos muitas dificuldades, mas uma certeza nós tínhamos: cancelar o FECIC não era uma opção”, afirmou o Coordenador Geral Alexandre Derlam. “E já informo que não teremos de esperar um ano. O 3º FECIC está garantido e será em junho de 2025”, anunciou.

Abertura de premiação

A abertura da noite de premiação – conduzida pela apresentadora Monique Mendes e pelo apresentador Bruno Krieger – começou com o Hino Rio-grandense, cantado por Cristiano Quevedo e seu filho Joaquim. Os dois fizeram outras participações durante a noite, assim como a atriz e cantora Andressa Matos cantou “Imagine”, de John Lennon.

A equipe do FECIC fez uma surpresa ao Diretor Executivo, Tutti Gregianin, com a entrega de um troféu para ele. Realizador audiovisual e agente cultural, Tutti tem uma trajetória profissional ligada à Cultura de Canoas.

Em 2024, teve um sério problema de saúde. “A gente não desiste nunca. Estamos cercados de gente maravilhosa, guerreira e que sabe mostrar seu talento. É assim que o FECIC vai continuar, com essa garra e com esse talento!”

Júri Oficial

O ator canoense Carlos Busato falou em nome do Júri Oficial – formado por ele, pela cineasta Taísa Ennes e pelo ator Nelson Diniz. Natural de Canoas e integrante de uma família que tem forte relação com a história do setor na cidade, Busato ressaltou que o cinema conecta pessoas e vence barreiras.

“E quantas barreiras vencemos neste ano! Vamos celebrar, vida longa ao festival de cima de Canoas!”

O Prêmio da Crítica teve como avaliadores dois integrantes da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul: Bruna Haas Pacheco, editora do site Vigília Nerd, e Chico Izidro, jornalista do blog Sala Escura e do canal Cinema de Peso.

Werner Schünemann

Impactado pelo carinho que recebeu, o ator Werner Schünemann, homenageado da noite, precisou respirar fundo para falar ao público.

WERNER SCHUNEMANN FECIC Foto: Mauricio Fröhlich

WERNER SCHUNEMANN FECIC Foto: Mauricio Fröhlich

“Sou acima de tudo um ator, fiz 53 filmes, 17 novelas, séries, minisséries, teatro, são mais de 80 personagens. Se vocês se derem conta, nós conhecemos a humanidade muito mais pelos personagens que nos foram apresentados do que pelo pequeno grupo de pessoas que conhecemos pessoalmente ao longo da vida”, comparou.

“Por isso, tenho muito orgulho de ser ator.” Sua trajetória e personalidade foram exaltados por depoimentos em vídeo da jornalista Alice Urbim, do escritor Tabajara Ruas e do ator Tarcísio Filho.

Contribuição para o cinema do RS

O cerimonial lembrou o papel de Werner também como pioneiro que contribuiu para o desenvolvimento no cinema do RS – e protagonista de um filme emblemático, “Verdes Anos”, em 1984.

“O que havia antes dos anos 70 no Rio Grande do Sul eram filmes. Fazer cinema é diferente, é criar toda uma rede de prestadores de serviço, desde quem serve o cafezinho no estúdio até produtores executivos e donos dos filmes, mais exibidores e distribuidores. Tínhamos consciência dessa necessidade e trabalhamos para isso”, declarou.

Ele enfatizou que, hoje, o RS tem um grande mercado de cinema, com uma produção audiovisual em relação à população maior do que em qualquer outro polo no Brasil.

“Cinema são espelhos que temos para nos ver e para nos mostrar para todos. Que o humanismo prevaleça!”.

Ao final da homenagem, Werner foi surpreendido por seu grupo “O Bando” e cantou com a banda aos presentes.

Mais homenageados 

Além de Werner, os homenageados desta edição foram o grupo De Pernas pro Ar, por sua criatividade e arte nos palcos e no cinema; Wilton Soares Martins, gerente da Loccal Cinema e televisão, grande e inestimável parceira de toda a comunidade cinematográfica gaúcha; a produtora Gisele Hiltl, responsável por grandes filmes do cinema gaúcho, entre eles o premiado Anahy de Las Misiones e considerada uma profissional-chave para o desenvolvimento do setor no RS.

Thiago Lacerda e troféu especial

O ator Thiago Lacerda esteve presente durante toda a cerimônia e entregou o troféu de algumas categorias. Antes da premiação, ele acompanhou a sessão especial com exibição do filme “Além de Nós”, do qual é um dos protagonistas.

Parte da equipe de produção também participou, incluindo o diretor Rogério Rodrigues, que contou todas as batalhas para fazer o longa-metragem e destacou a importância do apoio para o cinema.

A premiação teve como símbolo o Troféu Canoeiros, especialmente desenvolvido pela artista plástica Lorena Steiner para esta edição do FECIC. A obra é uma homenagem ao espírito comunitário dos canoeiros que atuaram como resgatistas durante o período das cheias em Canoas.

Na sexta, a organização do festival fez um reconhecimento à artista, oferecendo também a ela um troféu como homenageada. Os projetos vencedores da categoria Melhor Filme pelo Júri Oficial receberam também o Troféu Metropolitano Ecossistema e créditos de locação de equipamentos na Locall – Cinema e Televisão.

Categoria Estudantil

A entrega dos prêmios começou com a categoria Estudantil, apresentada pelo ator Angelo Sergio e da comunicadora digital Lara Fischer.

Depois, Monique Mendes e Bruno Krieger voltaram ao palco para a premiação das categorias Municipal e Estadual. Antes de anunciarem os vencedores, chamaram Rafael Ferretti coordenador do Metropolitano RS Ecossistema Audiovisual, para falar como apoiador do Festival.

“Agradecemos pela oportunidade da parceria, porque estamos começando agora e nós é que estamos sendo apoiados com a visibilidade do evento.”

O Metropolitano RS tem por objetivo conectar todo o universo do cinema, de empresas a profissionais do segmento audiovisual, para desenvolver soluções sustentáveis em produção e distribuição.

A cerimônia foi marcada por depoimentos emocionados dos vencedores, vários deles também referindo as dificuldades criadas pela enchente e a alegria de viver aquele momento, depois de tantos entraves. Ao final, todos celebraram juntos suas premiações.

O 2º FECIC 

O 2º FECIC é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).

Conta com apoio do SESC Canoas e do Metropolitano RS Ecossistema Audiovisual, parceria especial da Locall – Cinema e Televisão, além de gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora. Mais informações em www.festivaldecinemadecanoas.com.br.

Premiação Fecic 24

CATEGORIA ESTUDANTIL

  • Melhor Filme Júri Oficial e Troféu Metropolitano Ecossistema: O ESPELHO – IFRS – CAMPUS CANOAS
  • Melhor Filme Colegiado de Canoas: O UNIVERSO OCULTO DA SINDROME DE DOWN – ESCOLA ESTADUAL AFFONSO CHARLIER
  • Melhor Filme Prêmio da Crítica: DE NOVO – IPUC
  • Melhor Filme Júri Popular: O ESPELHO – IFRS -CAMPUS CANOAS

CATEGORIA MUNICIPAL

  • Melhor Filme Júri Oficial e Troféu Metropolitano Ecossistema: FLOR – DIREÇÃO JOANA BERNARDES
  • Melhor Direção de Arte: LUCIANO WIESER por Memórias Enferrujadas – Ressonâncias
  • Melhor Desenho de Som: Fábio Baltar por FLOR
  • Melhor Trilha Sonora Original: LUCIANO WIESER por Memórias Enferrujadas – Ressonâncias
  • Melhor Figurino: OHANA DINIZ por DIAS DE CAMUS
  • Melhor Montagem: Pedro Rheinheimer e Wender Zanon por ENSAIOS SOBRE UMA CIDADE
  • Melhor Roteiro: FELIPE IESBICK por O PIOR AINDA ESTÁ POR VIR
  • Melhor Ator: LUCIANO WIESER por  Memórias Enferrujadas – Ressonâncias
  • Melhor Atriz: DUDA MENEGHETTI por FLOR
  • Melhor Direção de Fotografia: Amanda Lucchese por ANACRONIA
  • Prêmio da Crítica: DIAS DE CAMUS
  • Melhor Direção: Wender Zanon por ENSAIOS SOBRE UMA CIDADE
  • Melhor Filme Júri Popular: FLOR – DIREÇÃO JOANA BERNARDES
  • Categoria Municipal – Menção Honrosa: Julia Almeida atriz de FLOR.

CATEGORIA ESTADUAL

  • Melhor Filme Júri Técnico e Troféu Metropolitano Ecossistema: À BORDA DA VIDA – Direção de Camila Bauer
  • Melhor Direção de Arte: Renata Heinz por AURORA
  • Melhor Desenho de Som: Fabrício Cantanhede por CORRENTEZA
  • Melhor Trilha Sonora Original: Alvaro Rosa Costa POR À BORDA DA VIDA
  • Melhor Figurino: Guilherme Suman por O LOUCO
  • Melhor Montagem: Allan Riggs por MONÓLOGOS DA VERDADE
  • Melhor Roteiro: Gabriela Poester e Henrique Lahude por CHIBO
  • Melhor Ator: NICOLAS VARGAS por ESTÁ TUDO BEM
  • Melhor Atriz: GLAU BARROS por O TEMPO
  • Melhor Direção de Fotografia: Lucas Heitor Beal Sant’Anna por A GRANDE TORRE
  • Prêmio da Crítica: PASTRANA DE Gabriel Motta e Melissa Brogni
  • Melhor Direção: ELLEN CORREA por O TEMPO
  • Melhor Filme Júri Popular: O LOUCO DE Guilherme Suman
  • Categoria Estadual – Menção Honrosa: Ao Sol e à Sombra

Cultura

BRDE participa de reunião com Ancine e RioFilme para fortalecer integração na gestão do Fundo Setorial do Audiovisual

Redação

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BRDE participa de reunião com Ancine e RioFilme para fortalecer integração na gestão do Fundo Setorial do Audiovisual

O diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, participou nesta sexta-feira, 10, na sede da Ancine (Agência Nacional do Cinema) no Rio de Janeiro, de uma reunião com o presidente da instituição, Alex Braga Muniz, e o presidente da RioFilme, Leonardo Edde, para discutir a integração entre as três instituições na execução do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O encontro contou também com a presença do vice-presidente do BRDE, Renê Garcia Júnior, e da gerente do FSA, Fernanda Silva.

O objetivo foi alinhar fluxos técnicos, jurídicos e operacionais para a gestão dos recursos do FSA no âmbito do Arranjo-Projeto Específico RJ, modelo de coinvestimento regional criado por meio de acordo entre Ancine e RioFilme, aprovado em 2024. O arranjo prevê a aplicação de R$ 100 milhões, referente a cinco editais lançados em julho de 2025, com foco em produção de filmes e séries, distribuição de conteúdos audiovisuais, desenvolvimento de obras e competências institucionais.

Na condição de agente financeiro do FSA, o BRDE é responsável pela execução técnica e financeira das políticas públicas definidas pela Ancine e pelo Comitê Gestor do Fundo, garantindo segurança jurídica, rastreabilidade e eficiência na aplicação dos recursos. “O BRDE cumpre um papel estratégico ao garantir a execução segura e transparente das políticas de fomento ao audiovisual. Ao lado da Ancine e da RioFilme, trabalhamos para consolidar um modelo de gestão que ofereça previsibilidade aos produtores e fortaleça a economia criativa no país”, destacou Ranolfo Vieira Júnior.

Durante a reunião, foram debatidos temas como o aditivo contratual entre BRDE, Ancine e BNDES, que definirá a nova sistemática de remuneração direta dos agentes financeiros pela RioFilme, a formalização de um canal institucional tripartite para acompanhamento conjunto da execução dos editais e a definição do cronograma. O alinhamento entre as equipes visa aperfeiçoar a governança e a prestação de contas do Fundo, reforçando o compromisso das instituições com a integridade e a eficiência no fomento ao setor audiovisual nacional.

O papel do BRDE no Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)

Desde 2012, o BRDE atua como agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), em parceria com o BNDES. O banco é responsável pela execução técnico-operacional das políticas públicas definidas pela Ancine e pelo Comitê Gestor do Fundo, realizando a análise documental, formalização e acompanhamento financeiro dos projetos selecionados.

Essa atuação garante segurança jurídica, transparência e integridade na aplicação dos recursos públicos destinados ao fomento da cadeia produtiva do audiovisual brasileiro. O BRDE não decide sobre a seleção dos projetos nem investe diretamente em produções, mas viabiliza tecnicamente a política federal de fomento, assegurando que os investimentos cheguem aos produtores de forma ágil e segura.

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3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana

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3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana

O Festival de Cinema de Canoas encerrou sua terceira edição no último dia 28 de setembro, mas a programação continua. Nesta semana, o evento dá continuidade às suas ações educativas com a realização do 4º encontro do Curta FECIC e do Workshop de Roteiro e Linguagem Cinematográfica, ambos gratuitos e voltados a alunos e educadores das cidades de Canoas e Nova Santa Rita.

A primeira atividade é o workshop “A Arte de Contar Histórias – Introdução à Linguagem e Produção Audiovisual”, que acontece na quarta-feira, 8 de outubro, das 19h às 21h, no Auditório do IFRS – Campus Canoas. A atividade será ministrada pelo produtor de cinema e realizador do FECIC, Alexandre Derlam, e é voltada para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, educadores e pessoas interessadas.

Totalmente gratuita, a oficina está inserida na programação da 4ª Mostra de Cinema do Campus Canoas, que integra as atividades do projeto de extensão “HQ e Audiovisual em processos pedagógicos” do IFRS. Nesse sentido, quem participar do workshop irá aprender sobre escrita de roteiros, técnicas narrativas e o uso criativo da linguagem audiovisual, sempre com uma abordagem acessível e conectada ao momento atual, o mundo das imagens em movimento.

Já o quarto encontro do Curta FECIC, ação educativa que tem como objetivo aproximar alunos e educadores do universo do cinema e incentivar o olhar crítico e criativo, acontece na quinta-feira, 9 de outubro, das 9h às 11h, também no Auditório do IFRS – Campus Canoas.

Voltado para a professores, coordenadores pedagógicos e equipes diretivas das cidades de Canoas e Nova Santa Rita, o debate educacional tem como tema a importância do audiovisual no ambiente escolar e será mediado por Alexandre Derlam; pelo professor, ator e roteirista Angelo Sergio e pela mestre em educação e coordenadora pedagógica do Curta FECIC, Celi Reinhardt.

Na ocasião, eles irão debater temas como os objetivos dos encontros do Curta FECIC; possibilidades de linguagem audiovisual, produção e fruição; a relevância da produção audiovisual e do cinema na educação e legislação pertinente, assim como, a parceria fundamental entre professores e equipes diretivas na produção audiovisual escolar de Canoas. A atividade é gratuita.

“Acreditamos que o audiovisual é uma ferramenta poderosa para estimular o pensamento crítico, a sensibilidade e a criatividade das pessoas. Por isso, iniciativas como o Curta FECIC e esse workshop fortalecem esse diálogo entre educação e cultura, formando novas gerações de espectadores, mas também, de futuros realizadores”, afirma Alexandre Derlam.

As atividades realizadas esta semana encerram oficialmente a terceira edição do Festival de Cinema de Canoas, que aconteceu de 25 a 28 de setembro no Teatro SESC Canoas e na Casa das Artes Villa Mimosa.

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Festival de Cinema de Canoas anuncia os vencedores da terceira edição

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Festival de Cinema de Canoas anuncia os vencedores da terceira edição

A terceira edição do Festival de Cinema de Canoas encerrou neste domingo, 28 de setembro, com o anúncio dos vencedores de 2025. A Cerimônia de Premiação, que consagrou os melhores nas categorias Estudantil, Municipal, Estadual e Universitária, aconteceu no Teatro SESC Canoas e contou com transmissão ao vivo pela TV Minuano – canal 525 da Claro.

A edição ficou marcada pela inscrição de 195 produções, das quais a curadoria e a comissão de seleção escolheram 11 títulos para a categoria Estudantil, 13 para a Universitária (novidade do terceiro FECIC), além de sete produções na categoria Municipal e 18 na Estadual. Todas as produções selecionadas concorriam ao Troféu Canoeiros e ao Troféu Cine Porcello, este dedicado aos vencedores dos melhores filmes pelo Júri Popular.

O curta-metragem vencedor da categoria Estudantil foi “Querida Irmã”, de Luiza Wender, do IPUC. “Queremos agradecer à todos os nossos professores, principalmente a professora Sandra que me deu aula de artes e me apresentou o teatro e a arte”, disse Luiza Wender, diretora do curta “Querida Irmã”.

Já a obra vencedora da categoria Universitária, grande novidade da terceira edição do FECIC, foi “Confio”, de Giovanna Plentz, da Universidade Feevale. “Quero agradecer à toda a equipe que ajudou a fazer esse curta, meus professores, minhas amizades que me inspiraram e me incentivaram a fazer esse filme e também à minha família”, agradeceu Giovanna Plentz, diretora da produção “Confio”.

A terceira categoria – Municipal -, teve como vencedora a produção “Enquanto a Partida Durar”, de Léo Moura. “Somos um dos poucos cineastas de Canoas, então, esse prêmio é muito importante para nós”, disse Alex, representante de Léo Moura na cerimônia de premiação.

Por fim, quem venceu a categoria Estadual foi“Cardo”, de Guilherme Suman e Allan Riggs. “O nosso filme foi acima de tudo uma realização pessoal. Queremos agradecer às muitas mãos que ajudaram a realizar essa obra. Esse prêmio também é de vocês”, comentou Guilherme Suman diretor de “Cardo”.

Os vencedores do 3º FECIC (lista completa no final deste release) foram escolhidos por três comissões julgadoras independentes. A primeira comissão foi o Júri Oficial, integrado pela atriz Paula Souza, o diretor de fotografia Jorge Henrique Boca e o diretor e produtor técnico em efeitos especiais, Ricardo Ghiorzi.

Já a segunda comissão foi o Júri da Crítica, formado por integrantes da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, sendo eles a colaboradora da revista digital do Cineclube Academia das Musas e do Fanzine Zinematógrafo Carla Oliveira e o curador da Sala Redenção Victor Souza.

Enquanto a terceira comissão – Júri Popular -, foi integrada pelo público, que acompanhou as exibições no Teatro SESC Canoas e votou nos melhores filmes após as sessões.

Homenagem à Marcos Breda 

A noite de domingo foi marcada também pela homenagem ao ator, professor, produtor e diretor gaúcho Marcos Breda. O reconhecimento foi entregue pelo ator Gedson Castro.

Natural de Canoas, Breda tem uma carreira consolidada no teatro, cinema e televisão. Entre os trabalhos mais notáveis estão a participação do ator nas novelas, séries e minisséries de grande repercussão nacional como “Que Rei Sou Eu?, “O Tempo e o Vento”, “Vamp” e o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

No cinema, atuou em produções como “O dia em que Dorival encarou o Guarda” e “Feliz Ano Velho”. No teatro, soma mais de quatro décadas de experiência, participando de montagens que atravessam gêneros e estilos, sempre com dedicação à linguagem cênica, destaque para o icônico “Bailei na Curva”.

“São 45 anos de profissão então, essa homenagem é pelo, abre aspas, “conjunto da obra”. Eu quero agradecer profundamente, estou extremamente emocionado, feliz e eu quero dedicar esse prêmio à um pessoa com quem eu trabalhei e que acabou de nos deixar, eu quero dedicar esse prêmio ao Tutti (Gregianin) que era um dos maiores apoiadores desse festival. Obrigado!”, agradeceu Breda.

Conheça os vencedores do 3º Festival de Cinema de Canoas:

Vencedores da CATEGORIA ESTUDANTIL
Melhor filme pelo Júri da Crítica: As Minas E Os Karas em: A Droga Da Obediência E Outros Mistérios (12’35”), de Adriano Costa Souza | EMEF Pernambuco (2025)
Melhor filme pelo colegiado de Canoas: Racismo (4’), de Ana Clara Boll Alves | EMEF Prefeito Edgar Fontoura (2024)
Melhor filme pelo Júri Popular: A Cápsula do Tempo | EEEM Bento Gonçalves (2025)
Melhor filme – Júri Oficial: Querida Irmã (19’), de Luiza Weber | IPUC (2024)

Vencedores da CATEGORIA UNIVERSITÁRIA
Melhor filme pelo Júri da Crítica: Desperta (2’), de Laura Becker | Unisinos (2024)
Melhor filme pelo colegiado de Canoas: Carcarás (13’), de Gabriello Alvarez | PUCRS (2024)
Melhor filme pelo Júri Popular – Troféu Cine Porcello: Submersa, de Laura Viegas | Unisinos (2024)
Melhor filme pelo Júri Oficial: Confio (18’), de Giovanna Plentz | Universidade Feevale (2024)

Vencedores da CATEGORIA MUNICIPAL
Melhor Desenho de Som: Nathan Lopes por “Enquanto a Partida Durar” (2025)
Melhor Direção de Arte: Sheila Marafon por “Enquanto a Partida Durar” (2025)
Melhor Figurino: Guilherme Suman e Allan Riggs por “Cardo” (2025)
Melhor Montagem: Robert Denilson e Felipe Iesbick por “Diários de um Slasher Canoense” (2025)
Melhor Trilha Sonora: Pavão Negro por “Enquanto a Partida Durar” (2025)
Melhor Roteiro: Flávio de Castro Barbosa, Wender Zanon e Érico Noronha por “Gosto Estranho” (2025)
Melhor Fotografia: Vinicius Linhares Macedo por “Cardo” (2025)
Melhor Ator: Gabi Faryas por “Enquanto a Partida Durar” (2025)
Melhor Atriz: pela pluralidade e ampla representatividade na obra, o Júri decidiu que o prêmio seria entregue ao elenco feminino do filme “Diz o nome”, de Anne Plein, Lau Graef e Mirela Kruel (2024)
Melhor Diretor: Léo Moura por “Enquanto a Partida Durar” (2025)
Melhor filme pelo Júri da Crítica: Diários de um Slasher Canoense, de Felipe Iesbick (2025)
Melhor filme pelo Júri Popular – Troféu Cine Porcello: Diários de um Slasher Canoense, de Felipe Iesbick (2025)
Melhor filme pelo Júri Oficial: Enquanto a Partida Durar, de Léo Moura (2025)
Troféu do Metropolitano RS – Ecossistema Audiovisual: Flávia Seligman, cineasta e professora de audiovisual
Prêmio em locação de equipamentos: Mariana Monteiro, representando a Locall Cinema e Televisão

Vencedores da CATEGORIA ESTADUAL
Melhor Desenho de Som: Dave Deville por “Eu te escuto”, de Rodrigo Teixeira (2025)
Melhor Direção de Arte: Thiago Beckenkamp e Eduarda Rodrigues por “Todos os Bebês Nascem Pelados Em Cachoeira do Sul” (2025)
Melhor Figurino: Guilherme Suman e Allan Riggs por “Cardo” (2025)
Melhor Montagem: Thiago Beckenkamp por “Todos os Bebês Nascem Pelados Em Cachoeira do Sul” (2025)
Melhor Trilha Sonora: A Biblioteca de Jorge Furtado | Glênio Póvoas e Luiz Alberto Cassol (2025) | Leo Henkin pelas trilhas “O Homem que copiava”, “O Mercado de notícias”, “Real Beleza”, “Veja bem” e “A matadeira”; Geraldo Flach pelas trilhas “Ilha das flores”, de Caetano Veloso; André Moraes pela trilha de “Meu tio matou um cara”
Melhor Roteiro: Thiago Beckenkamp por “Todos os Bebês Nascem Pelados Em Cachoeira do Sul” (2025)
Melhor Fotografia: Vinicius Linhares Macedo por “Cardo” (2025)
Melhor Ator: Nelson Diniz por “O Último Trem”, de Boca Migotto (2025)
Melhor Atriz: Liane Venturella por “O Último Trem”, de Boca Migotto (2025)
Melhor Diretor: Allan Riggs e Guilherme Suman por “Cardo” (2025)
Melhor filme pelo Júri da Crítica: F.M, de Cassiano G. Zanella (2024)
Melhor filme pelo Júri Popular – Troféu Cine Porcello: A Invenção, de André Arteche (2025)
Melhor filme pelo Júri Oficial: Cardo, de Allan Riggs e Guilherme Suman (2025)
Menção honrosa: O Pente, de Alisson Affonso (2025)
Prêmio em locação de equipamentos: Locall Cinema e Televisão

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