Educação
Sistema FIERGS inaugura Escola Sesi em Canoas com 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@

Nesta terça-feira, 5, dez anos após a instalação da primeira Escola Sesi de Ensino Médio, em Pelotas, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) inaugurou a sexta instituição de ensino do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), em Canoas.
A construção da Escola Sesi de Ensino Médio Paulo D´Arrigo Vellinho integra o Programa A Indústria pela Educação, lançado em 2022, e que terá sequência ainda este ano com a abertura da Escola Sesi de Lajeado, em 29 deste mês.
O ano letivo começa em fevereiro de 2025, mas no mesmo dia em que será entregue à comunidade, a escola Sesi de Canoas abrigará o 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@ (https://sesicomciencia.com.br/), que vai até 8 de novembro.
Escola Sesi-RS
As Escolas Sesi oferecem bolsas de até 100% para dependentes de trabalhadores da indústria. Além da estrutura para Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), as obras incluem ginásio de esportes, fablearn – espaço para desenvolver a criatividade por meio de projetos mão na massa –, biblioteca, laboratórios e estrutura para o Contraturno Tecnológico, que atende a crianças e adolescentes de seis a 14 anos no turno inverso à escola.
Reconhecido nacionalmente, o projeto educacional do Sesi para estudantes do Ensino Médio tem como diferenciais a jornada de tempo integral, a centralidade na pesquisa como impulsionadora das aprendizagens, as salas de aula temáticas e a atuação dos professores como mentores, em apoio aos estudantes na busca de respostas para cada desafio.
Estrutura
A estrutura em Canoas tem capacidade para atender 360 alunos. A exemplo de outras escolas, inicialmente, serão abertas vagas para 120 alunos do primeiro ano do Ensino Médio, e assim, sucessivamente, para os próximos anos escolares.
Cada turma é composta por até 30 alunos e as salas são organizadas física e pedagogicamente pela disposição em grupos, de modo que o trabalho coletivo – um dos princípios da Escola Sesi e da indústria 4.0 – seja propulsor da aprendizagem discente. O acesso à tecnologia, incluindo a robótica como ferramenta de aprendizado, também é um incentivo pedagógico importante.
A participação e o reconhecimento de projetos de alunos em mostras científicas é uma realidade para os estudantes das Escolas Sesi. Nesse sentido, o protagonismo e o empreendedorismo – também princípios da Escola – são incentivados e desenvolvidos a partir do Projeto Político Pedagógico.
O Sesi-RS, integrante do Sistema FIERGS, conta hoje com cinco escolas (Pelotas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Montenegro e Gravataí), além de Canoas e Lajeado que iniciam 2025 com o primeiro ano.
Sesi Com Ciênci@
A 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@ enfatiza os princípios que norteiam as instituições de ensino do Sesi: diálogo, tecnologia, inovação, sustentabilidade, resolução de problemas, contextualização, interdisciplinaridade, relação com o mundo do trabalho e excelência acadêmica para continuidade de estudos.
Os resultados desses princípios, na prática, poderão ser conferidos nos 148 projetos e soluções inovadoras de alunos do Sesi de Ensino Médio, EJA e do Contraturno — além de quatro trabalhos de redes públicas que tiveram envolvimento com o Instituto Sesi de Formação de Professores
Os projetos mostram soluções inovadoras para resolver situações que envolvem o cotidiano dos grupos, comunidades e instituições.
“Construir com as novas gerações o princípio de buscar soluções para as questões que inquietam as comunidades ou coletivos em geral sempre foi importante, mas, neste momento, isso se faz mais necessário do que nunca. Serão, certamente, os novos jeitos de fazer e resolver problemas que impulsionarão a reconstrução do Rio Grande do Sul”, destaca a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.
A programação também inclui palestras com especialistas em temas relevantes que circundam a educação, como o mundo do trabalho, as tecnologias, a inclusão, as competências socioemocionais, a emergência climática, a sustentabilidade, o diálogo como princípio e as culturas juvenis.
Outras atrações da Mostra Sesi Com Ciênci@ são o Torneio de Robótica First Lego League, nos dias 7 e 8 de novembro, com o tema Submerged e o Torneio de Robótica EJA – no dia 7, às 18h.
Sesi LAB
O Sesi Lab, um espaço que conecta arte, ciência e tecnologia, estará presente e aberto a todos. Será possível interagir com equipamentos que explicam, na prática, diferentes conceitos científicos, fenômenos naturais e sociais.
Oficinas para alunos, professores e secretários municipais de Educação e Cultura, Papo Sesi (palestras rápidas) para alunos, além de contação de histórias e o Escape Room, são algumas das atrações. A programação completa pode ser conferida no site do evento (https://sesicomciencia.com.br)
Mostra Sesi Com@Ciência
Quando: 5, 6, 7 e 8 de novembro
Onde: Sesi Canoas (Rua Aurora, 1220 – Mal. Rondon, Canoas/RS)
Como participar: inscrições gratuitas pelo site : https://sesicomciencia.com.br/
Educação
Canoas lança chamamento público para gestão de monitores e supervisores de inclusão na educação municipal

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), publicou o Edital nº 281/2025, que trata do chamamento público para celebração de parceria com uma organização da sociedade civil (OSC), sem fins lucrativos, com experiência comprovada na gestão de profissionais da educação.
O objetivo, segundo a administração municipal, é selecionar uma instituição responsável pela contratação e gerenciamento de monitores de inclusão, supervisores e equipe de apoio, que atuarão no atendimento das demandas da educação inclusiva nas escolas da rede municipal.
Ao todo, o plano prevê a contratação de 526 profissionais, sendo 500 monitores de inclusão, 20 monitores volantes, 1 coordenador de projeto, 1 assistente de coordenação e 4 auxiliares administrativos. Esses profissionais prestarão suporte direto aos estudantes público-alvo da educação especial, garantindo o acesso, a permanência e a aprendizagem de forma inclusiva, segura e acolhedora.
A OSC selecionada também será responsável pela capacitação dos profissionais, fornecimento de uniformes e equipamentos de proteção individual, além da prestação de contas e acompanhamento técnico-pedagógico das equipes. O valor total anual previsto para execução do serviço é de R$ 35.957.113,56, com repasses condicionados ao cumprimento de metas e resultados.
As OSCs interessadas devem enviar a documentação exigida no edital entre terça-feira, 21, e 30 de novembro, exclusivamente pelo e-mail licitacaosme@canoas.rs.gov.br
O chamamento público tem como foco fortalecer as políticas de inclusão da rede municipal e assegurar atendimento especializado de qualidade às crianças e estudantes da educação infantil e do ensino fundamental em todas as EMEIs e EMEFs de Canoas.
Educação
Canoas homenageia professores com o 1º Prêmio Professor Destaque

A valorização da prática pedagógica foi o foco da 1ª Edição do Prêmio Professor Destaque, realizada nesta sexta-feira 17, no Sesc Canoas. O evento celebrou o trabalho de educadores da rede municipal que se destacaram por experiências inovadoras em sala de aula, reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade.
Destinado a professores da carreira do magistério em atuação nas escolas municipais, o concurso teve como objetivo reconhecer práticas educacionais relevantes, estimular a troca de experiências e reforçar o papel essencial do professor no desenvolvimento dos estudantes. Ao todo, 118 educadores se inscreveram, e 15 foram selecionados para serem homenageados na cerimônia.
Em nome dos professores premiados, Andreia Teixeira, da EMEF Professora Nancy Pansera, destacou o significado do reconhecimento.
“Receber esse prêmio é acreditar que a educação é a base de tudo”, afirmou.
Na ocasião secretária de Educação, Beth Colombo, ressaltou a importância da valorização docente.
“Esse prêmio foi idealizado em novembro de 2024 e hoje celebramos sua primeira edição com muito orgulho. Agradeço aos 118 professores inscritos. Vivemos tempos difíceis, mas agradecemos por vocês não desistirem da educação”, declarou.
Durante a cerimônia, o prefeito Airton Souza destacou o papel fundamental dos educadores na reconstrução da cidade.
“Nós, canoenses, temos sido desafiados todos os dias. O papel do professor nesse processo é essencial. Em sala de aula, nossos educadores ensinam, orientam e ajudam a construir uma cidade melhor”, afirmou.
Educação
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA

A estudante de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Anna Carolina Silveira, foi selecionada para apresentar seu trabalho, que tem como coautora a também estudante da Ulbra Júlia Oriques Bersch, no Congresso Internacional de Neurologia e Neurociência, em novembro, na Flórida (EUA). Ela será a única brasileira e também a única estudante de Medicina entre os palestrantes do evento.
O estudo foi desenvolvido sob orientação do neurologista e professor da Ulbra William Alves Martins e teve origem no acompanhamento de um caso raro atendido no Centro de Especialidades da Universidade, em Canoas. Durante o estágio curricular em Pediatria, Anna Carolina acompanhou uma criança diagnosticada com a síndrome do cromossomo 14 em anel, condição genética descrita pela primeira vez em 1971 e com pouco mais de 80 registros relatados mundialmente até hoje.
O trabalho foi desenvolvido em parceria pelas estudantes Anna e Júlia. As duas realizaram um amplo levantamento na literatura científica, analisando os 13 artigos existentes até o momento sobre o assunto, que serviram de base para a pesquisa. Júlia ficou encarregada da leitura e do resumo desses estudos, compondo a fundamentação teórica, enquanto Anna assumiu a redação e o relato do caso, tornando-se a autora principal e responsável por apresentar o trabalho no congresso.
Síndrome do cromossomo 14 em anel
De acordo com publicações científicas internacionais, a síndrome pode causar epilepsia de difícil controle, deficiência intelectual, traços de autismo, alterações imunológicas e infecções de repetição. Outros sintomas descritos são atraso no desenvolvimento, hipotonia e problemas oculares.
Por sua raridade, cada novo relato clínico é considerado valioso, pois contribui para ampliar o conhecimento médico e orientar futuros diagnósticos e tratamentos.“Durante meu estágio curricular obrigatório em Pediatria, acompanhei o caso de uma criança com essa condição rara. Esse envolvimento me motivou a aprofundar o tema e desenvolver um trabalho científico em forma de relato de caso associado a revisão de literatura. Cada descrição clínica contribui para acrescentar uma nova peça no quebra-cabeça da doença”, contou Anna Carolina.
Relevância internacional
Para o professor e neurologista William Alves Martins, orientador da pesquisa, a participação da estudante representa muito mais do que uma conquista pessoal. “No caso da síndrome do cromossomo 14 em anel, compartilhar observações clínicas, como a epilepsia grave, e genéticas não apenas amplia a compreensão global sobre esse distúrbio, mas também instiga novas perguntas: há padrões que possam orientar diagnóstico precoce ou manejo terapêutico? A cirurgia da epilepsia pode ser uma opção?”, relatou.
Ele ainda destaca que “quando estudantes mergulham em pesquisas clínicas, exercitam sua curiosidade como motor da aprendizagem e também uma postura investigativa crítica, essencial ao bom médico e cientista. Para a ciência, esse olhar fresco e curioso dos estudantes é muitíssimo valioso, pois ideias inovadoras muitas vezes surgem da inquietação de quem ainda não está preso a paradigmas e dogmas.”
A conquista também leva a Universidade, junto da estudante, para um um cenário de relevância internacional. De acordo com o professor, “é o reflexo de uma cultura acadêmica que valoriza a curiosidade investigativa como alicerce do ensino e da ciência. Para a Ulbra, é a confirmação de que estimular o olhar questionador dos estudantes gera frutos que alcançam o cenário global.”
Congressos internacionais de neurologia reúnem especialistas de todo o mundo para compartilhar descobertas recentes, debater diagnósticos complexos e discutir terapias inovadoras. Mais informações sobre o congresso estão no link: https://neurologyconference2025.com
Trajetória acadêmica
Anna Carolina Santos da Silveira é estudante no penúltimo ano do curso de Medicina na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). Tem forte interesse em Neurologia e dedicação à pesquisa científica. Já contribuiu com mais de 120 publicações em congressos, periódicos e capítulos de livros, tanto no Brasil quanto no exterior.
Além disso, atua em grupos de pesquisa e desenvolve projetos relacionados à Neurologia e áreas correlatas.
- Habitação1 dia atrás
Caixa divulga lista de 478 contemplados pelo programa Compra Assistida em Canoas
- Animais6 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria5 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação5 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Gastronomia1 semana atrás
Inscrições abertas food trucks que irão participar da Corrida Outubro Rosa 2025
- Geral1 semana atrás
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas
- Saúde6 dias atrás
Nova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde
- Geral1 semana atrás
Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses