Conecte-se conosco

header-top







 

15/07/2026
 

Educação

Sistema FIERGS inaugura Escola Sesi em Canoas com 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@

Redação

Publicado

em

Sistema FIERGS inaugura Escola Sesi em Canoas com 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@

Nesta terça-feira, 5, dez anos após a instalação da primeira Escola Sesi de Ensino Médio, em Pelotas, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) inaugurou a sexta instituição de ensino do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), em Canoas.

A construção da Escola Sesi de Ensino Médio Paulo D´Arrigo Vellinho integra o Programa A Indústria pela Educação, lançado em 2022, e que terá sequência ainda este ano com a abertura da Escola Sesi de Lajeado, em 29 deste mês.

O ano letivo começa em fevereiro de 2025, mas no mesmo dia em que será entregue à comunidade, a escola Sesi de Canoas abrigará o 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@ (https://sesicomciencia.com.br/), que vai até 8 de novembro.

Sistema FIERGS inaugura Escola Sesi em Canoas com 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@

Escola Sesi-RS

As Escolas Sesi oferecem bolsas de até 100% para dependentes de trabalhadores da indústria. Além da estrutura para Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), as obras incluem ginásio de esportes, fablearn – espaço para desenvolver a criatividade por meio de projetos mão na massa –, biblioteca, laboratórios e estrutura para o Contraturno Tecnológico, que atende a crianças e adolescentes de seis a 14 anos no turno inverso à escola.

Reconhecido nacionalmente, o projeto educacional do Sesi para estudantes do Ensino Médio tem como diferenciais a jornada de tempo integral, a centralidade na pesquisa como impulsionadora das aprendizagens, as salas de aula temáticas e a atuação dos professores como mentores, em apoio aos estudantes na busca de respostas para cada desafio.

Estrutura

A estrutura em Canoas tem capacidade para atender 360 alunos.  A exemplo de outras escolas, inicialmente, serão abertas vagas para 120 alunos do primeiro ano do Ensino Médio, e assim, sucessivamente, para os próximos anos escolares.

Cada turma é composta por até 30 alunos e as salas são organizadas física e pedagogicamente pela disposição em grupos, de modo que o trabalho coletivo – um dos princípios da Escola Sesi e da indústria 4.0 – seja propulsor da aprendizagem discente. O acesso à tecnologia, incluindo a robótica como ferramenta de aprendizado, também é um incentivo pedagógico importante.

A participação e o reconhecimento de projetos de alunos em mostras científicas é uma realidade para os estudantes das Escolas Sesi. Nesse sentido, o protagonismo e o empreendedorismo – também princípios da Escola – são incentivados e desenvolvidos a partir do Projeto Político Pedagógico.

O Sesi-RS, integrante do Sistema FIERGS, conta hoje com cinco escolas (Pelotas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Montenegro e Gravataí), além de Canoas e Lajeado que iniciam 2025 com o primeiro ano.

Sesi Com Ciênci@

A 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@ enfatiza os princípios que norteiam as instituições de ensino do Sesi: diálogo, tecnologia, inovação, sustentabilidade, resolução de problemas, contextualização, interdisciplinaridade, relação com o mundo do trabalho e excelência acadêmica para continuidade de estudos.

Os resultados desses princípios, na prática, poderão ser conferidos nos 148 projetos e soluções inovadoras de alunos do Sesi de Ensino Médio, EJA e do Contraturno — além de quatro trabalhos de redes públicas que tiveram envolvimento com o Instituto Sesi de Formação de Professores

Os projetos mostram soluções inovadoras para resolver situações que envolvem o cotidiano dos grupos, comunidades e instituições.

“Construir com as novas gerações o princípio de buscar soluções para as questões que inquietam as comunidades ou coletivos em geral sempre foi importante, mas, neste momento, isso se faz mais necessário do que nunca. Serão, certamente, os novos jeitos de fazer e resolver problemas que impulsionarão a reconstrução do Rio Grande do Sul”, destaca a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.

A programação também inclui palestras com especialistas em temas relevantes que circundam a educação, como o mundo do trabalho, as tecnologias, a inclusão, as competências socioemocionais, a emergência climática, a sustentabilidade, o diálogo como princípio e as culturas juvenis.

Outras atrações da Mostra Sesi Com Ciênci@ são o Torneio de Robótica First Lego League, nos dias 7 e 8 de novembro, com o tema Submerged e o Torneio de Robótica EJA – no dia 7, às 18h.

Sesi LAB

O Sesi Lab, um espaço que conecta arte, ciência e tecnologia, estará presente e aberto a todos. Será possível interagir com equipamentos que explicam, na prática, diferentes conceitos científicos, fenômenos naturais e sociais.

Oficinas para alunos, professores e secretários municipais de Educação e Cultura, Papo Sesi (palestras rápidas) para alunos, além de contação de histórias e o Escape Room, são algumas das atrações. A programação completa pode ser conferida no site do evento (https://sesicomciencia.com.br)

Mostra Sesi Com@Ciência

Quando: 5, 6, 7 e 8 de novembro
Onde: Sesi Canoas (Rua Aurora, 1220 – Mal. Rondon, Canoas/RS)
Como participar: inscrições gratuitas pelo site : https://sesicomciencia.com.br/

Educação

Inscrições para o Fies do segundo semestre de 2026 seguem abertas até 17 de julho

Redação

Publicado

em

As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começaram nesta terça-feira, 14, e seguem abertas até as 23h59 de 17 de julho, no horário de Brasília. O cadastro é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Portal Acesso Único ao Ensino Superior.Portal Acesso Único ao Ensino Superior.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), estão disponíveis 75,5 mil vagas para o segundo semestre deste ano. Ao todo, o Fies oferta mais de 112 mil vagas em 2026, incluindo oportunidades que não foram preenchidas em seleções anteriores.

Conforme o Edital nº 52/2026Edital nº 52/2026, podem participar os candidatos que realizaram qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtiveram média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas, não zeraram a redação e não participaram do exame na condição de treineiro. Para contratar o financiamento, também é necessário comprovar renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Classificação

A classificação dos candidatos será realizada em ordem decrescente das notas obtidas no Enem, considerando o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. A seleção seguirá a seguinte ordem de prioridade:

candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados anteriormente pelo Fies;

candidatos que não tenham concluído o ensino superior, já tenham sido beneficiados pelo Fies e tenham quitado o financiamento;

candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados anteriormente pelo Fies;

candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo Fies e tenham quitado o financiamento.

Resultado e lista de espera

O resultado da chamada única será divulgado em 30 de julho. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre 31 de julho e 4 de agosto.

Quem não for convocado na chamada única será automaticamente incluído na lista de espera para o preenchimento das vagas remanescentes. As convocações dessa etapa ocorrerão entre 7 de agosto e 24 de setembro.

O processo seletivo também prevê a reserva de 50% das vagas para o Fies Social, destinada a estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nessa modalidade, o financiamento pode chegar a 100% do valor das mensalidades, desde que os candidatos atendam aos critérios previstos no edital.

Os estudantes pré-selecionados pelo Fies Social com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ficam dispensados da comprovação de renda junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas deverão comparecer para a validação das demais informações. Caso sejam identificadas divergências na renda declarada, poderá ser solicitada documentação complementar.

Os candidatos inscritos nas vagas destinadas às pessoas com deficiência, tanto no Fies quanto no Fies Social, deverão apresentar laudo médico com a identificação da deficiência e o respectivo código da Classificação Internacional de Doenças (CID), conforme previsto no edital.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado ao financiamento de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior participantes. O programa é voltado a estudantes que atendem aos critérios estabelecidos em edital e busca ampliar o acesso ao ensino superior por meio do financiamento das mensalidades.

Continuar a ler

Educação

Inscrições para processo seletivo da Educação em Sapucaia do Sul encerram nesta terça-feira

Redação

Publicado

em

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 01/2026 da Secretaria Municipal de Educação de Sapucaia do Sul se encerram nesta terça-feira, 14, às 12h. O processo é destinado à formação de cadastro reserva para contratações temporárias de profissionais da área da educação.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site: Clique aqui

O processo seletivo contempla oportunidades para diferentes funções da rede municipal de ensino, entre elas professor, agente educacional, secretário de escola e especialistas em educação.

Segundo a Prefeitura de Sapucaia do Sul, o edital completo e as demais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis nos canais oficiais do município.

Confira o edital: 

Continuar a ler

Educação

Uergs abre inscrições para seis especializações com início no segundo semestre de 2026

Redação

Publicado

em

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) está com inscrições abertas para seis cursos de especialização que terão início no segundo semestre de 2026. As oportunidades estão disponíveis nas unidades da instituição em Erechim, Frederico Westphalen e Porto Alegre.

Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de agosto. Os editais com informações sobre critérios de seleção, número de vagas, documentação necessária e demais detalhes dos processos seletivos estão disponíveis no site oficial da universidade.

Na unidade de Porto Alegre, serão oferecidas duas novas especializações: Planejamento, Orçamento e Governança Pública e EJA, Letramentos e Linguagens. A capital também terá vagas para outros dois cursos já consolidados: Biotecnologia, que chega à terceira edição, e Gestão Pública, que abre sua sétima turma.

Em Erechim, a universidade abrirá a segunda edição da especialização em Gestão Ambiental na Indústria. Já a unidade de Frederico Westphalen ofertará a terceira turma do curso de Gestão Pública.

A Uergs destaca que não há cobrança de mensalidades para os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela instituição.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques