Clima
VENTOS DE 89 KM/H: Prefeitura atende chamados de destelhamento e quedas de árvores devido ao temporal em Canoas

O temporal registrado próximo ao meio-dia desta quinta-feira, 24, em Canoas, resultou em ocorrências pontuais nos bairros Harmonia, Guajuviras, Rio Branco, Fátima, Mathias Velho e Nossa Senhora das Graças.
O gabinete de crise junto ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na sede da Segurança Pública de Canoas, concentrou os atendimentos às demandas resultantes do evento climático previsto.
Canal SOS Canoas
De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), o canal SOS Canoas contabilizou pouco mais de dez chamadas no primeiro momento do temporal. A partir dos pedidos de apoio, a Defesa Civil atendeu 16 residências com destelhamento e três demandas relacionada a risco ou mesmo queda de árvores e de objetos com a força dos ventos.
No bairro Niterói, por volta do meio-dia, as rajadas atingiram a velocidade de 89 km/h. Segundo o Eclima, entre 11h30 e 15h, o volume de chuva atingiu 9,6 milímetros (mm).
Outdoor tombado
Na região central, um outdoor tombou próximo à esquina das avenidas Inconfidência com a Guilherme Schell, perto do viaduto. Ninguém ficou ferido. Houve ainda danos em imóveis como um portão caído em residência na Rua dos Metalúrgicos, no Harmonia.
Uma equipe da Diretoria de Trânsito também isolou trecho da Rua Humaitá em razão de fios caídos na pista, sob risco de estarem energizados.
Clima
Inmet emite alerta vermelho de calor para o Sul do Brasil até 6 de fevereiro
Clima
Defesa Civil emite alerta para chuva intensa, vento forte e granizo na Região Metropolitana e Costa Doce

A Defesa Civil emitiu um alerta para instabilidades climáticas que atuam na região da Costa Doce e na Região Metropolitana de Porto Alegre. A previsão indica chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.
De acordo com o órgão, o risco é considerado alto para alagamentos e destelhamentos. O aviso é válido até as 14h desta quinta-feira, 29.
A orientação é para que a população evite áreas de risco e redobre os cuidados durante o período de instabilidade. Em caso de emergência, os telefones 190 e 193 devem ser acionados.
A Defesa Civil também reforça a importância de buscar informações junto ao órgão municipal e conhecer os Planos de Contingência de cada cidade, que indicam os principais riscos e como agir em situações de desastre.
Clima
Defesa Civil emite novo alerta para ciclone extratropical com atuação no interior do RS

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para o aprofundamento de uma área de baixa pressão que deve dar origem a um ciclone extratropical no Uruguai, com reflexos diretos no Rio Grande do Sul. O fenômeno deve favorecer a ocorrência de tempestades entre sexta-feira, 9, e sábado, 10.
De acordo com a Defesa Civil, na sexta-feira, 9, especialmente durante a tarde, há previsão de temporais severos em praticamente todo o Estado. As instabilidades podem provocar chuva forte em curto período de tempo, rajadas de vento intensas e queda de granizo de forma isolada. O risco é maior nas regiões Centro e Oeste, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em até 6 horas e os ventos podem superar 90 km/h. Os volumes diários de precipitação devem variar entre 15 e 60 milímetros, com pontos que podem alcançar até 120 milímetros.
No sábado, 10, a previsão indica a ocorrência de temporais isolados em quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção do Extremo Oeste. A chuva pode ser localmente intensa, acompanhada de rajadas de vento fortes. Os acumulados previstos ficam entre 15 e 60 milímetros por dia, podendo chegar a 90 milímetros em áreas pontuais.
Para o domingo, 12, a tendência é de que os temporais isolados se concentrem apenas nas regiões Norte e Nordeste do Estado. Nas demais áreas, a previsão é de chuva fraca a moderada, com tempo mais estável no Oeste. Os acumulados devem permanecer abaixo de 50 milímetros ao longo do dia.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos oficiais e adotar medidas de prevenção diante do risco de eventos meteorológicos severos.

Policial6 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS
Geral1 semana atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Segurança Pública3 dias atrásRio Grande do Sul libera sistema online para emissão da nova Carteira de Identidade

Serviços3 dias atrásSaiba quais serviços estarão disponíveis em Canoas durante o feriado de Carnaval

Educação1 semana atrásCEIA Dirneide Goulart é invadido e depredado pela segunda vez durante as férias em Canoas
Emprego1 semana atrásSuplentes do Programa Partiu Futuro têm até segunda-feira, 9, para entregar documentos em Canoas, onde 160 jovens foram selecionados
Educação5 dias atrásGoverno do RS encaminha ao Legislativo projeto que prevê reajuste salarial de 5,4% para professores estaduais






















































