Conecte-se conosco

header-top







 

13/01/2026
 

Serviços

Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental

Redação

Publicado

em

Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental

A Corsan deu início a um programa de substituição de gás cloro por geradores de hipoclorito de sódio em 132 Estações de Tratamento de Água (ETAs).

A alternativa mantém a eficácia de desinfecção da água e oferece um ambiente de trabalho mais seguro, sem os riscos operacionais associados a outros métodos de cloração amplamente utilizados em saneamento.

Com investimento de R$ 40 milhões, o novo método deverá estar pronto para utilização nos 317 municípios atendidos pela Companhia até janeiro de 2025.

Mudanças benéficas

A mudança beneficia diretamente a rotina dos colaboradores, que agora trabalharão com um produto livre de toxicidade, e favorece também a proteção do meio ambiente.

O hipoclorito de sódio, diferentemente do gás cloro, não oferece perigo no manuseio. O químico e supervisor de tratamento Stiven Lusani, que trabalha nas ETAS Rio Branco e Niterói, de Canoas, e na ETA Esteio, explica a diferença.

“Com o hipoclorito, o ambiente de trabalho fica mais seguro. É uma transformação que traz mais confiança e tranquilidade no dia a dia. Antes, havia uma tensão ao manusear o cloro gás, pois sabíamos o quão perigoso um vazamento poderia ser”, compara Stiven.

O diretor de operações da Corsan, José João da Fonseca, reforça a importância da atualização operacional:

“Estamos realizando essa substituição porque queremos oferecer um ambiente de trabalho e processos mais seguros para os nossos colaboradores. A medida garante a mesma qualidade da água tratada e torna todas as operações mais modernas, seguindo o padrão do Grupo Aegea, com uso de equipamentos de alta tecnologia que realizam a cloração de forma automatizada, eficiente e segura, além de ser uma solução ambientalmente mais favorável”.

Instalação de 132 geradores

O cronograma de trabalho do projeto de modernização do tratamento da água inclui desde a aquisição e instalação de 132 geradores de hipoclorito de sódio e a preparação das casas dos geradores, até a remoção segura dos cilindros de gás cloro e a manutenção preventiva e corretiva dos novos geradores. Equipes especializadas da Companhia estão distribuídas pelo Estado para realizar essa transição.

Serviços

Novos caminhões passam a integrar a operação de coleta de lixo, em Canoas

Redação

Publicado

em

O município de Canoas incorporou 12 novos caminhões à frota utilizada na coleta de resíduos domiciliares. Os veículos foram apresentados na sexta-feira, 9, e passam a integrar o serviço prestado à população nos diferentes bairros da cidade.

Os caminhões são zero quilômetro, ano 2025, com capacidade de até 16 toneladas e equipados com compactadores de última geração, com volume de 15 metros cúbicos de resíduos compactados. A renovação da frota foi viabilizada pela empresa MecaniCapina, vencedora da licitação para a execução do serviço, com investimento aproximado de R$ 10 milhões.

O prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a atualização da frota impacta diretamente o funcionamento de um serviço considerado essencial.

“A coleta de lixo é um serviço essencial e precisa funcionar bem todos os dias. Esses novos caminhões significam mais eficiência, menos problemas mecânicos e mais cuidado com a cidade e com as pessoas. É um investimento que melhora o dia a dia dos bairros e a qualidade de vida dos canoenses”, disse.

Segundo o vice-prefeito Rodrigo Busato, a entrega dos veículos está relacionada à busca por maior eficiência nos serviços públicos.

“Quando a gente investe em estrutura, quem ganha é a população. São veículos modernos, que dão mais agilidade à coleta, mais segurança para os trabalhadores e ajudam a manter a cidade limpa e organizada”, afirmou.

O secretário municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria, Sergio Giugno, explicou que os equipamentos foram definidos com base em critérios técnicos.

“Houve toda uma preocupação na especificação desses caminhões. Eles contam com compactadores de última geração, o que permite recolher mais lixo em menos tempo. Isso significa maior produtividade na coleta e um atendimento melhor para a comunidade canoense”, destacou.

O fiscal de coleta da empresa MecaniCapina, Alessandro Trindade de Lima, ressaltou os benefícios operacionais e ambientais dos novos veículos.

“São equipamentos novos, que trazem mais segurança para motoristas e coletores, sem vazamentos de óleo e com tecnologia mais limpa. Isso melhora o serviço, reduz impactos ambientais e é algo muito positivo para a cidade”, afirmou.

Cada caminhão pode transportar até nove toneladas de resíduos por carga. Para a operação em dois turnos, o serviço conta com 24 motoristas e 78 coletores. Atualmente, Canoas recolhe cerca de 7.500 toneladas de lixo por mês. Com a ampliação da frota, a expectativa é de maior regularidade e redução de interrupções no serviço de coleta em todo o município.

Continuar a ler

Serviços

Governo do Estado estabelece Unidade Móvel do Tudo Fácil, de 5 a 16 de janeiro, em Tramandaí

Redação

Publicado

em

Governo do Estado estabelece Unidade Móvel do Tudo Fácil, de 5 a 16 de janeiro, em Tramandaí

O governo do Estado estabelecerá, a partir de segunda-feira, 5, a Unidade Móvel do Tudo Fácil em Tramandaí, para oferecer atendimento ágil e inclusivo à população. O veículo permanecerá no calçadão da Orla até o dia 16 de janeiro, em frente ao letreiro “Eu amo Tramandaí”. Os serviços estarão disponíveis para moradores e veranistas, das segundas às sextas-feiras, de 9h30 até 12h e de 13h até 18h.

O município do Litoral Norte é o segundo a receber a unidade móvel. A primeira cidade foi Uruguaiana, na Fronteira Oeste, onde o veículo foi inaugurado pelo governador Eduardo Leite e apresentado à população no dia 11 de dezembro.

Em sete dias de atendimento, o serviço coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) realizou 1.197 atendimentos, com destaque para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), oferecida pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP).

A equipe responsável pela operação é formada por um motorista, seis atendentes e servidores do Departamento Central de Atendimento ao Cidadão – Tudo Fácil, da SPGG. Além dos serviços de identificação, o ônibus oferece orientações digitais e atendimentos do IPE Prev, IPE Saúde, entre outros.

Continuar a ler

Serviços

Governo federal divulga calendário oficial de feriados e pontos facultativos de 2026

Redação

Publicado

em

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, na terça-feira, 30, a Portaria nº 11.460/2025, que define o calendário oficial de feriados nacionais e pontos facultativos para o ano de 2026.

As datas devem ser observadas por órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. A norma assegura a continuidade dos serviços públicos considerados essenciais e tem como objetivo garantir previsibilidade administrativa e auxiliar no planejamento institucional ao longo do próximo ano.

De acordo com a Portaria, o calendário de 2026 contará com dez feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, incluindo datas cívicas, religiosas e períodos tradicionalmente utilizados para organização do funcionamento administrativo, como o Carnaval e as vésperas de Natal e Ano Novo.

O texto também prevê a observância de feriados relacionados à Data Magna dos Estados, quando estabelecida por lei estadual, além das datas comemorativas do centenário de fundação dos municípios, conforme legislação local.

A Portaria veda a antecipação de pontos facultativos em desacordo com o calendário oficial e proíbe a adoção de pontos facultativos previstos apenas em legislações estaduais, municipais ou distritais, com exceção das datas magnas estaduais.

Outro destaque é a regulamentação da compensação de ausências por guarda religiosa não previstas no calendário oficial. Nesses casos, a compensação poderá ocorrer até o mês subsequente, mediante autorização da chefia imediata.

Confira o calendário de feriados nacionais e pontos facultativos de 2026:

1º de janeiro – Confraternização Universal (feriado nacional)

16 de fevereiro – Carnaval (ponto facultativo)

17 de fevereiro – Carnaval (ponto facultativo)

18 de fevereiro – Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h)

3 de abril – Paixão de Cristo (feriado nacional)

20 de abril – Ponto facultativo

21 de abril – Tiradentes (feriado nacional)

1º de maio – Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)

4 de junho – Corpus Christi (ponto facultativo)

5 de junho – Ponto facultativo

7 de setembro – Independência do Brasil (feriado nacional)

12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)

28 de outubro – Dia do Servidor Público Federal (ponto facultativo)

2 de novembro – Finados (feriado nacional)

15 de novembro – Proclamação da República (feriado nacional)

20 de novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional)

24 de dezembro – Véspera de Natal (ponto facultativo após as 13h)

25 de dezembro – Natal (feriado nacional)

31 de dezembro – Véspera de Ano Novo (ponto facultativo após as 13h)

Confira Diário Oficial: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-mgi-n-11.460-de-29-de-dezembro-de-2025-678388627

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques