Conecte-se conosco

header-top

 






 

17/10/2024
 

Saúde

O que você está fazendo para envelhecer bem? Último censo do IBGE registrou 4,6 milhões de pessoas com mais de 80 anos no Brasil

Redação

Publicado

em

O que você está fazendo para envelhecer bem Último censo do IBGE registrou 4,6 milhões de pessoas com mais de 80 anos no Brasil

O último censo do IBGE registrou 4,6 milhões de pessoas com mais de 80 anos no Brasil. A expectativa de vida dos brasileiros que era de 46 anos em 1950, hoje é de 77 anos.

A geriatra da Rede de Saúde da Divina Providência, Walkíria Rodrigues de Freitas, aproveita o mês do Idoso para trazer importantes reflexões sobre o envelhecimento saudável e com qualidade de vida.

“Em consultas médicas, ao aplicar testes de rastreamento para declínio cognitivo ou para transtornos de humor, percebemos que a grande maioria dos idosos acredita que é maravilhoso estar vivo, e que viver é uma dádiva”, comenta.

Também são unânimes pacientes que procuram atendimento para promoção de saúde, visando um envelhecimento saudável.

“O envelhecimento começa desde o primeiro minuto de vida. Envelhecemos desde que nascemos. Natural, então, seria pensar e agir em prol do envelhecimento o mais precocemente possível, e não adiar ações e decisões para a dita terceira e quarta idade”, aconselha a profissional.

Para envelhecer bem, pesquisadores de universidades norte-americanas e de grupo de pesquisas globais em gerontologia que investigam e monitoram pessoas mais longevas, são categóricos em relação a algumas “dicas” para envelhecer bem. “Dentre elas, ter um propósito de vida, um objetivo a ser alcançado todos os dias”, expõe Walkíria.

Confira a seguir as dicas/orientações:

– opte por uma alimentação saudável, com uma dieta balanceada, preferindo frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras;

– evite açúcar, gordura saturada e alimentos ultraprocessados com muitos aditivos químicos e pasteurizados;

– pratique exercícios físicos, que beneficiam, inclusive, em redução de quedas e lesões;

– cuide de sua saúde mental, praticando atividades que estimulem a mente como leituras, e mais importante, aprendendo algo novo;

– preserve relacionamentos saudáveis, cultive amizades e valorize relações familiares, participe de grupos com interesses em comum ou de ações sociais como campanhas de doações;

– tenha cuidados médicos, como a realização de exames de rastreamentos e imunizações adequadas, para diagnóstico precoce e prevenção de doenças graves e mortes;

– reduza ou cesse o uso de tabaco e de álcool. Os idosos devem ser questionados sobre o tabagismo e aconselhados sobre como parar de fumar;

– mantenha a hidratação bebendo, pelo menos, 2 litros de água ao dia;

– exercite atitude positiva, cultivando mentalidade otimista, praticando o perdão a si e ao próximo;

– tenha um propósito de vida, um objetivo a ser alcançado todos os dias. Faça atividades como jardinagem ou de ajuda ao próximo, doando alimentos, objetos ou tempo de escuta e de atenção.

Tecido cerebral e apoio emocional

“Com o envelhecimento, naturalmente, perdemos sinapses e tecido cerebral, mas conhecimentos novos são capazes de criar conexões”, estimula Walkíria. Ela também reforça que o apoio social é fundamental para o bem-estar emocional dos idosos.

Álcool aumenta riscos

O uso de álcool em idosos está associado ao aumento do risco de quedas e pode afetar, negativamente, a funcionalidade e a cognição, bem como a saúde geral. Os fatores de risco para o abuso de álcool entre os idosos incluem luto, depressão, ansiedade, dor, incapacidade e história prévia de uso de álcool.

Sono de qualidade

Crie uma rotina de descanso, evitando o uso abusivo de telas e estímulos luminosos, pelo menos, 30 minutos antes de dormir. Reduza o consumo de bebidas estimulantes como café, refrigerantes e chás que contenham cafeína à noite.

Tratamentos

A geriatra alerta que a população idosa é heterogênea, ou seja, o estado fisiológico e funcional varia muito entre os idosos. Isso significa que a idade por si só não é o único determinante para intervenções e as decisões de tratamento, tanto preventivas quanto terapêuticas, devem ser individualizadas, respeitando a história de vida e os valores de cada indivíduo.

“Estratégias de rastreamento e prevenção de doenças são um bom exemplo de intervenções que precisam ser individualizadas”, esclarece.

Delirium

Sabendo que as doenças crônicas são fatores comuns aos idosos e predisponentes ao desenvolvimento de delirium, o Hospital Divina da Rede de Saúde da Divina Providência implementou, desde março de 2024, o protocolo de atendimento ao delirium na emergência, Unidades de terapia intensiva e nas unidades de internação hospitalares.

O delirium é um estado confusional agudo muito comum em idosos hospitalizados e que é responsável, independente de outros fatores, por grande aumento de mortalidade, aumento de tempo de internação, aumento de declínio cognitivo e do desenvolvimento de síndromes demenciais mesmo após alta hospitalar, além de aumento no tempo em instituições de longa permanência para idosos na desospitalização.

“Mais uma ação que visa melhorar o cuidado ao idoso, tornando o hospital um ambiente menos hostil e, é claro, objetivando a prevenção e o manejo adequado ao delirium, reduzindo morbidades associadas”, conclui a geriatra.

Preparo profissional

Para Walkíria, profissionais capacitados para o atendimento ao idoso são essenciais. “Não significa ofertar o cuidado apenas por médicos geriatras e equipes de gerontólogos, ainda mais tendo em vista a alta demanda por esses profissionais, que inviabilizaria esse atendimento exclusivo.

“É essencial o preparo de mais profissionais com o conhecimento em gerontologia e capazes de realizar um atendimento centrado na pessoa, personalizados para as necessidades individuais, com respeito a seus valores e expectativas. Também é necessário ter equipes multiprofissionais acolhedoras, que realizem um plano de cuidado abrangente, com atividades específicas de suas áreas de ação somadas a estímulos à melhora da funcionalidade e da cognição. Estes profissionais precisam, ainda, incluir familiares e cuidadores nas orientações para o cuidado intra-hospitalar e para a sua transição ao domicílio”, aponta.

Geriatra da Rede de Saúde da Divina Providência, Walkíria Rodrigues de Freitas

Geriatra da Rede de Saúde da Divina Providência, Walkíria Rodrigues de Freitas

Saúde

Mutirão de exames da saúde da mulher integra programação do Outubro Rosa em Nova Santa Rita no sábado

Redação

Publicado

em

Mutirão de exames da saúde da mulher integra programação do Outubro Rosa em Nova Santa Rita no sábado

No sábado, 19, a Secretaria de Saúde de Nova Santa Rita anunciou que realizará um mutirão de exames citopatológicos, conhecidos como exame de Papanicolaou. A ação integra a programação do Outubro Rosa do município.

A Unidade de Saúde Móvel estará no Posto Rural, além de ações em outras unidades, como Adão Pretto (Centro), Berto Círio, Morretes, Pedreira e Maria José. Nesses endereços haverá ainda a realização de pedidos de exames preventivos de mama.

Essa ação faz parte de uma programação ampliada em outubro, que também inclui atividades sobre o câncer de mama. Para participar, é necessário agendar seu exame na Unidade de Saúde de referência.

Continuar a ler

Saúde

Dia Mundial da Alimentação terá oficina de educação alimentar e distribuição de mudas e hortaliças na Estação La Salle/Canoas

Redação

Publicado

em

Dia Mundial da Alimentação terá oficina de educação alimentar e distribuição de mudas e hortaliças na Estação La SalleCanoas

Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado quarta-feira, 16, a Prefeitura de Canoas, por meio do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), promove oficinas de educação alimentar e distribuição de mudas e hortaliças. A atividade ocorrerá na Estação La Salle / Canoas será em frente à loja da Economia Solidária, das 9h às 14h.

Além de fiscalizar as ações de segurança alimentar do município, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional tem o papel de promover atividades para divulgar o direito humano à alimentação adequada.

Sobre a data

O Dia Mundial da alimentação é celebrado anualmente e foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O objetivo da dessa data é chamar atenção para a importância de uma alimentação adequada e sustentável

Continuar a ler

Saúde

Hospitais Divina e Independência receberam recertificação de excelência da ONA

Redação

Publicado

em

Hospitais Divina e Independência receberam recertificação de excelência da ONA

A acreditação Nível 3 é concedida pela ONA às organizações que atendem aos padrões e requisitos de segurança do paciente, gestão integrada e excelência em gestão.

Os hospitais Divina e Independência, da Rede de Saúde da Divina Providência, alcançaram o nível máximo de Excelência de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a ONA Nível 3. A oficialização da recertificação foi na quinta-feira, 10.

Critérios de segurança

Na análise, são avaliados critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão, demonstrando os ciclos de melhorias e maturidade institucional.

Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, as instituições passaram por uma avaliação detalhada, pelo Grupo IBES, por meio de sua equipe de avaliadores habilitada pela ONA.

Os profissionais buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada.

De acordo com o superintendente Técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde por meio da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde.

Desde 2021, o HD e o HI possuem o nível máximo na avaliação da ONA. O Nível 1 tem como foco padrões e requisitos que envolvem segurança, o Nível 2 é dedicado aos processos e à gestão integrada, e o Nível 3 atesta a excelência em gestão.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm