Cultura
2º Festival de Cinema de Canoas anuncia filmes selecionados para mostras competitivas

Os 35 filmes que irão concorrer nas mostras competitivas do 2º Festival de Cinema de Canoas (FECIC) foram anunciados no lançamento oficial do evento.
A atividade ocorreu na manhã desta quarta-feira, 16, no Parque dos Rosa, em Canoas, com a participação de um grande grupo de artistas e promotores culturais da cidade.
Em clima de emoção, foram apresentados os detalhes da segunda edição, que acontecerá de 15 a 17 de novembro, no SESC Canoas. Foram apresentados, também, os homenageados do 2º FECIC.
Homenagens
As homenagens de 2024 enaltecem o trabalho do grupo De Pernas pro Ar, por sua criatividade e arte nos palcos e no cinema; de Wilton Soares Martins, gerente da Loccal Cinema e televisão, grande e inestimável parceira de toda a comunidade cinematográfica gaúcha; a produtora Gisele Hiltl, responsável por grandes filmes do cinema gaúcho, entre eles o premiado Anahy de Las Misiones; e o ator gaúcho Werner Schunemann, também cineasta, diretor e roteirista, intérprete, entre outros personagens, do general Bento Gonçalves na minissérie A Casa das Sete Mulheres (Globo, 2003).
Comissão de Avaliação
Foram cerca de 20 dias de trabalho da Comissão de Avaliação, formada pelo jornalista e crítico de cinema Jorge Ghiorzi (Porto Alegre/RS), pelo realizador audiovisual Alexandre Estevanato (São José do Rio Preto/SP) e pelo youtuber, podcaster e colunista do jornal Timoneiro, Dion Cosentin (Canoas/RS).
Filmes selecionados
Ao todo, são 35 selecionados para as três categorias: 11 na Estudantil, nove na Municipal e 17 na Estadual. Dois filmes da categoria Municipal foram classificados também para a Estadual, o que leva ao total de 35 curtas-metragens nas mostras competitivas de 2024.
Entre as presenças no evento de lançamento, estavam o secretário de Cultura de Canoas, Eliezer Pacheco, o diretor do SESC Canoas, Cleberli Arruda, os diretores Rogério Rodrigues (entre outros filmes, do longa Além de Nós), Gilberto Perin (criador da série Curtas Gaúchos), e o coordenador geral do Metropolitano RS – Ecossistema Audiovisual, Rafa Ferretti.


Sobre o evento
O FECIC ocorrerá de 15 a 17 de novembro, com entrada franca, no SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro). A participação dos concorrentes também é gratuita. O Festival estava inicialmente programado para junho, mas teve sua data adiada em razão da tragédia climática.
O 2º Festival de Cinema de Canoas é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).
Conta com apoio do SESC Canoas e parceria especial da Locall – Cinema e Televisão, além de gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora.
Mais informações em festivaldecinemadecanoas.com.br.
Cultura
Praia de Belas Shopping recebe “Chaves: A Exposição”

Desembarca no Praia de Belas Shopping, “Chaves: A Exposição”, uma experiência única para fãs de um dos seriados mais amados de toda a América Latina. A mostra, que é inédita na região, celebra os 40 anos da estreia do programa no Brasil.
O evento leva os visitantes a uma verdadeira viagem ao universo de Chaves e Chapolin, além de relembrar personagens singulares criados e interpretados pelo saudoso Roberto Gómez Bolaños, conhecido como Chespirito. Realizada em um espaço com 550m², distribuídos em nove ambientes, a exposição recria cenários fiéis como as casas de Seu Madruga e Dona Florinda, a clássica Vila, o segundo “pátio” e, é claro, o barril mais famoso de todos os tempos.
Para matar a saudade e reviver memórias, os visitantes podem se divertir nos recintos interativos, reproduzindo as peripécias de Chaves e seus amigos. Além de explorar todos os cantos da vila em tamanho real, o público tem a chance de tirar fotos em diversos pontos característicos da série, tornando a experiência ainda mais imersiva e nostálgica.
Outro destaque da atração, é a sala dedicada à vida e obra de Chespirito. O espaço é ambientado com itens replicados do autor, como a sua escrivaninha, suas paixões e o icônico quadro do Rei Pelé, um de seus ídolos, abraçando o personagem mais famoso de Bolaños.
Referência em lazer e entretenimento, o Praia de Belas Shopping é o primeiro shopping center do Sul do país a receber a atração.
“Este é mais um evento que reforça nosso compromisso em oferecer entretenimento de qualidade para a região. Chaves é um marco cultural para diversas gerações, e proporcionar essa experiência aos nossos visitantes é algo que nos enche de alegria. Esperamos que todos aproveitem essa viagem ao universo do seriado que conquistou tantos corações”, afirma Diego Rassier, gerente de marketing do Shopping.
Ingressos
Os ingressos custam 25,00 reais inteira, 12,50 reais meia, e podem ser adquiridos antecipadamente no site www.expochaves.com.br. A classificação da exposição é livre.
Cultura
Documentário “Mulheres Visíveis Kaingang”: Um Olhar Necessário Sobre a Luta Indígena Feminina é lançado

No dia 26 de março, às 19 horas, a Câmara de Vereadores de Lajeado será palco do lançamento do documentário de curta-metragem “Mulheres Visíveis Kaingang”. A obra, gravada na aldeia Coqueiro, em Estrela, surge como um importante instrumento de reflexão sobre a visibilidade dos povos indígenas, com foco especial nas mulheres e sua incessante luta por direitos e reconhecimento.
O projeto é uma realização da Outside Audiovisual, com gestão cultural da Imago Produtora, e foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), por meio do Edital 274 Audiovisual Lajeado, promovido pela Prefeitura de Lajeado, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).
Com roteiro e direção de Monique Mendes, descendente indígena com mais de dez anos de experiência no cinema e pós-graduanda em Cinema e Audiovisual, este é seu primeiro filme assinado tanto no roteiro quanto na direção. A produção busca trazer ao público um retrato da luta feminina indígena, abordando as dificuldades enfrentadas para conquistar espaço e reconhecimento.

Documentário Mulheres Visíveis Kaingang Um Olhar Necessário Sobre a Luta Indígena Feminina é lançado
Documentário
O documentário traz um relato sobre a história de Maria Antônia Soares, uma das primeiras caciques da região e uma figura inspiradora para as mulheres da aldeia Jamâ Ty Tânh, em Estrela. Sua trajetória de liderança e resistência serviu de referência para as mulheres de sua família, que seguem na defesa dos direitos indígenas e da preservação da cultura Kaingang. A cacique Márcia Soares dá voz à narrativa e nos faz refletir sobre a forma que são percebidos.
O filme evidencia a falta de respeito que ainda persiste contra os povos originários e destaca a urgência de um debate mais amplo sobre o tema. Ao dar voz às mulheres que seguem lutando por espaço e dignidade, “Mulheres Visíveis Kaingang” se torna uma ferramenta essencial para abrir discussões sobre direitos indígenas, igualdade e reconhecimento histórico.
O lançamento do documentário na Câmara de Vereadores de Lajeado promete ser um momento marcante para a cultura e para a luta indígena, reforçando a importância da representatividade feminina nos processos de resistência e valorização da identidade Kaingang.
Ficha Técnica:
- Direção e roteiro : Monique Mendes
- Direção Assistente: Taisa Ennes
- Montagem: Taisa Ennes
- Direção de Fotografia: Rafael Duarte
- Finalização: Rafael Duarte
- Direção de Produção: Jeferson Silva
- Trilha Original: Lucas Brolese
- Captação de Áudio: Amiel Scheid
- Desenho de Som: Amiel Scheid
Cultura
Instituições da Secretaria da Cultura promovem ações na Capital para marcar Mês da Mulher

Em alusão ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) propõe uma programação especial ao longo do mês, com eventos que destacam o protagonismo feminino e a valorização da mulher em diversas áreas. As ações, que iniciam nesta sexta-feira, 7, dão visibilidade e enaltecem as contribuições das mulheres para a sociedade.
Os segmentos de literatura, música, artes cênicas, cinema e patrimônio cultural se destacam na agenda das instituições da Sedac. De acordo com a assessora de Diversidade e Inclusão da pasta, Rochelle Lino, “devemos apoiar e promover ativamente o protagonismo feminino não apenas como um movimento isolado, mas como uma parte essencial do tecido social, construindo um futuro onde todas as pessoas possam alcançar seu pleno potencial”.
Rochelle ressalta ainda que “não se trata apenas de ocupar espaços, mas de redefinir o próprio significado desses espaços. É sobre as mulheres se tornarem autoras de suas histórias, não apenas personagens secundárias em narrativas pré-determinadas.”
Confira abaixo a programação do Mês da Mulher
Biblioteca Pública do Estado (BPE)
Mulheres em movimento: fazer literatura no RS
– Data: 27/03
– Horário: 19h
– Local: Sala Mourisco
– Endereço: Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico, Porto Alegre
Clube de Leitura – Livro Tudo sobre o amor, de bel hooks (pseudônimo)
– Data: 31/03
– Horário: 19h
– Local: Sala Mourisco
– Endereço: Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico, Porto Alegre
Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)
A História do Disco – especial Elis 80 | Gravação com plateia de 3 episódios do podcast A História do Disco
– Data: 11/3, 18/3 e 25/3
– Horário: 19h
– Local: Auditório Luis Cosme
– Endereço: Rua dos Andradas, 736, 4º Andar – Centro Histórico, Porto Alegre
Estreia do documentário A Versão de Anita, de Luca Criscent
– Data:13/3
– Horário: 19h
– Local: Cinemateca Paulo Amorim
– Endereço: Rua dos Andradas, 736, – Centro Histórico, Porto Alegre
Reabertura do Acervo Elis Regina
– Data: 15/3
– Horário: 10h
– Local: Acervo Elis Regina
– Endereço: Rua dos Andradas, 736, térreo – Centro Histórico, Porto Alegre
– Visitação: horário normal da CCMQ
Exibição do filme Elis & Tom
– Data:15/3 e 22/3
– Horário: 15h
– Local: Cinemateca Paulo Amorim
– Endereço: Rua dos Andradas, 736, – Centro Histórico, Porto Alegre
Mediação especial após a exibição de Elis & Tom
– Data:15/3 e 22/3
– Horário: 16h40
– Local: Cinemateca Paulo Amorim
– Endereço: Rua dos Andradas, 736, 2º andar – Centro Histórico, Porto Alegre
Vozes do Acervo – Elis, Para Sempre!
– Data:16/3
– Horário: 10h
– Local: Teatro Carlos Carvalho
– Endereço: Rua dos Andradas, 736, 2º andar – Centro Histórico, Porto Alegre
Samba do Quintana recebe Laila Garin
– Ministrante: Laila Garin
– Data:16/3
– Horário: 16h às 20h
-Local: Travessa dos Cataventos
– Endereço: Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre
Museu Histórico de Farroupilha
Exposição Mulheres de Seu Tempo
– Data: 10/3 a 31/3
– Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h
– Aos sábados, domingos e feriados, das 14h30 às 17h
– Local: Museu Histórico Farroupilha
– Endereço: Rua Cel. Manuel Pedroso, 77 – Centro, Piratini
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa)
Concerto de Abertura: Ospa 75 anos
– Data: 14/3
– Horário: 20h
– Local: Sala Sinfônica – Casa da Ospa
– Endereço: Avenida Borges de Medeiros 1501 – Centro, Porto Alegre
Teatro de Arena
Ação de mídias sociais – Depoimento Juliana Wolkmer
– Data: 8/3
– Local: Plataformas digitais – @ieacenrs / @teatrodearena / @labmultipalco no Instagram
- Policial7 dias atrás
Juiz do trabalho de Canoas tem R$ 20 milhões de bens bloqueados por suspeita de fraude de leilões
- ENCHENTE RS7 dias atrás
Governo do RS prorroga estado de calamidade pública da enchente por mais 90 dias
- Esporte1 semana atrás
Abertas inscrições do Programa Movimenta Canoas e Escola de Esportes
- Cultura6 dias atrás
Documentário “Mulheres Visíveis Kaingang”: Um Olhar Necessário Sobre a Luta Indígena Feminina é lançado
- Saúde7 dias atrás
Em reforma, Hospital de Pronto Socorro de Canoas recebe doação de materiais hospitalares
- Transporte6 dias atrás
Vereadores de Canoas aprovam lei para que ônibus tenham assentos cor de rosa para inibir assédio
- Geral1 semana atrás
Obra do dique do bairro Mato Grande está 14% concluída, diz Prefeitura
- Comunidade7 dias atrás
Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses