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20/11/2024
 

Serviços

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista poderá ser solicitada nas unidades do Tudo Fácil

Redação

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Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista poderá ser solicitada nas unidades do Tudo Fácil

A partir desta segunda-feira, 14, será possível solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) pelas unidades da rede Tudo Fácil em funcionamento no Estado.

A oferta do serviço é resultado da parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), firmada no início de outubro.

Após a solicitação da Ciptea, o requerente receberá informações sobre o prazo, estabelecido pelo protocolo, para retirada do documento.

A Ciptea tem o objetivo de garantir às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

O documento tem validade de cinco anos, quando deve ser renovado. Até outubro de 2024, mais de 28 mil carteiras haviam sido emitidas, 4 mil delas apenas em Porto Alegre.

Antes da disponibilização da Ciptea pelo Tudo Fácil, os gerentes de todas as unidades da rede foram capacitados pela Faders. Além das instruções procedimentais do serviço, a capacitação deu enfoque ao atendimento, que deve ser acolhedor ao cidadão que virá à unidade.

Passe Livre   

Em breve, a solicitação e entrega do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e de Baixa Renda também passará a ser oferecido pela rede Tudo Fácil.

O serviço é destinado a pessoas com deficiência com renda per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. A oferta do serviço também é fruto do termo de cooperação assinado entre a SPGG e a Faders.

Tudo Fácil   

Com 25 anos de atividades no Rio Grande do Sul, o Tudo Fácil teve sua primeira unidade inaugurada em Porto Alegre em 1º julho de 1998.

Além das três sedes na capital, a Central de Serviços ao Cidadão conta com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande.

Em breve, a rede contará com uma unidade em Santa Maria, na Região Central do Estado, e em Gravataí, na Região Metropolitana.

Serviços

Corsan repara tubulação para normalizar abastecimento até a tarde em cinco bairros de Canoas

Redação

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Corsan repara tubulação para normalizar abastecimento até a tarde em cinco bairros de Canoas

Equipes da Corsan estão reparando o rompimento de uma tubulação nesta quinta-feira, 7, na Avenida Guilherme Schell, em Canoas. O abastecimento de água está interrompido nos bairros Harmonia, Vila Cerne, Centro Operário, 5 Colônias e Mato Grande. A normalização está prevista para a tarde.

Contato com a empresa

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

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Abastecimento de água em três bairros de Canoas deve ser normalizado no final da tarde

Redação

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Abastecimento de água em três bairros de Canoas deve ser normalizado no final da tarde

A Corsan trabalha no conserto de uma rede rompida na Avenida Getúlio Vargas, em Canoas, que causa desabastecimento de água nos bairros Igara, São José e Loteamento Ozanan nesta sexta-feira, 1º. A normalização deve ocorrer de maneira gradual no final da tarde.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

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Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental

Redação

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Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental

A Corsan deu início a um programa de substituição de gás cloro por geradores de hipoclorito de sódio em 132 Estações de Tratamento de Água (ETAs).

A alternativa mantém a eficácia de desinfecção da água e oferece um ambiente de trabalho mais seguro, sem os riscos operacionais associados a outros métodos de cloração amplamente utilizados em saneamento.

Com investimento de R$ 40 milhões, o novo método deverá estar pronto para utilização nos 317 municípios atendidos pela Companhia até janeiro de 2025.

Mudanças benéficas

A mudança beneficia diretamente a rotina dos colaboradores, que agora trabalharão com um produto livre de toxicidade, e favorece também a proteção do meio ambiente.

O hipoclorito de sódio, diferentemente do gás cloro, não oferece perigo no manuseio. O químico e supervisor de tratamento Stiven Lusani, que trabalha nas ETAS Rio Branco e Niterói, de Canoas, e na ETA Esteio, explica a diferença.

“Com o hipoclorito, o ambiente de trabalho fica mais seguro. É uma transformação que traz mais confiança e tranquilidade no dia a dia. Antes, havia uma tensão ao manusear o cloro gás, pois sabíamos o quão perigoso um vazamento poderia ser”, compara Stiven.

O diretor de operações da Corsan, José João da Fonseca, reforça a importância da atualização operacional:

“Estamos realizando essa substituição porque queremos oferecer um ambiente de trabalho e processos mais seguros para os nossos colaboradores. A medida garante a mesma qualidade da água tratada e torna todas as operações mais modernas, seguindo o padrão do Grupo Aegea, com uso de equipamentos de alta tecnologia que realizam a cloração de forma automatizada, eficiente e segura, além de ser uma solução ambientalmente mais favorável”.

Instalação de 132 geradores

O cronograma de trabalho do projeto de modernização do tratamento da água inclui desde a aquisição e instalação de 132 geradores de hipoclorito de sódio e a preparação das casas dos geradores, até a remoção segura dos cilindros de gás cloro e a manutenção preventiva e corretiva dos novos geradores. Equipes especializadas da Companhia estão distribuídas pelo Estado para realizar essa transição.

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