Clima
Tempo volta a ficar instável e previsão aponta chuva forte com raios para meio da semana

A semana se inicia com o predomínio do sol e com a sensação de calor e abafamento. A máxima em Canoas pode superar os 30ºC. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), os primeiros dias de outubro terão o retorno da instabilidade no município.
A terça-feira começa abafada e com sol, entretanto, a previsão indica chuva forte, isolada e passageira, acompanhada de raios.
A instabilidade começa a se afastar de Canoas na quinta-feira, 3. No lugar do abafamento, a sensação térmica passa a ficar mais agradável, com máxima nos termômetros na faixa dos 20ºC. O sol passa a predominar.
Previsão para os próximos dias:
Terça-feira (1º): manhã com sol e abafamento na cidade. Entre a tarde e a noite, as nuvens aumentam e pode chover. Não se descartam pancadas fortes, isoladas e passageiras, com potencial de raios. Mínima de 22°C e máxima de 26°C.
Quarta-feira (2): tempo instável com pancadas de chuva, a qualquer hora. Os modelos projetam chuva de intensidade fraca e alguns núcleos de intensidade moderada. Mínima de 17°C e máxima de 21°C.
Quinta-feira (3): a instabilidade se afasta e o sol predomina na cidade, com expectativa de vento Sul, amenizando a sensação térmica. Mínima de 12°C e máxima de 19°C.
Sexta-feira (4): o tempo fica ensolarado com temperatura agradável. Não há risco de transtornos. A qualidade do ar fica boa. Mínima de 11°C e máxima de 22°C.
Clima
Defesa Civil do RS realiza pesquisa de Percepção de Riscos de Desastres; veja como votar

A pesquisa Percepção de Riscos de Desastres Pela População Gaúcha tem como objetivo aprimorar a comunicação de protocolos de segurança e atuação em caso de desastres no estado.
O instrumento, desenvolvido pelo Departamento de Gestão de Riscos da Defesa Civil estadual, busca traçar um cenário sobre como a população percebe os riscos e quais protocolos de comunicação são mais eficazes.
Clima
Defesa Civil estadual alerta para previsão de tempestades e de chuvas intensas em parte do RS a partir da tarde de domingo, 5

Entre a tarde e a noite do domingo, 5, o deslocamento de uma frente fria deve provocar tempestades com granizo grande, rajadas de vento entre 70 km/h e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, descargas elétricas e chuva forte nas regiões Oeste, Campanha e Sul.
Os acumulados variam entre 30 mm e 80 mm por dia. Os temporais iniciam pelas áreas da Campanha, Sul e Oeste, indo em direção ao Centro, Noroeste e Missões no decorrer da noite. Na região Sul, algumas tempestades podem também ocorrer na manhã de domingo, com potencial de rajadas de vento de até 90 km/h.
Ao longo da segunda-feira, 6, o sistema segue avançando pelo Rio Grande do Sul, causando chuva pontualmente intensa, raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h associadas às instabilidades. Os acumulados variam entre 30 mm e 70 mm por dia, e pontuais de 90 mm/dia no Centro e nas Missões. A partir da tarde, o tempo começa a se estabilizar nas áreas do Sul, Campanha, Oeste e Litoral Sul, com a entrada de um sistema de alta pressão por essas regiões.
A tendência é que, na terça-feira, 7, ainda haja condição para chuva fraca e maior nebulosidade nas regiões Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte. No decorrer do dia, gradualmente o tempo firme volta a predominar em todas as regiões do Estado, devido ao avanço de um sistema de alta pressão, que deve ocasionar a queda das temperaturas. O mar fica agitado próximo à costa gaúcha.
São esperados acumulados entre 50 mm e 100 mm, e pontuais de até 120 mm nas regiões Oeste, Campanha, Centro e Sul. No restante do Estado, são previstos volumes de 10 mm a 50 mm.
A condição hidrológica atual é de níveis dentro dos padrões de normalidade em praticamente todo o Estado, com estações pontuais em atenção para inundação, sendo que as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio.
Em função dos volumes de chuvas previstos para o Estado, com precipitações moderadas a intensas, é indicada a condição de Atenção e de Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, atentando para a elevação com risco de cheia em arroios e pequenos cursos d’água. Rios maiores devem apresentar elevações pontuais, com risco de atingir cota de atenção e alerta para inundação. Além disso, podem ocorrer alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas.
Clima
Rio Grande do Sul terá tempestades com chuva, raios, granizo e rajadas de vento intensas no final da semana

A Defesa Civil do Estado, por meio do Centro de Monitoramento, atualizou, nesta quinta-feira, 18, as condições do tempo no Rio Grande do Sul para os próximos dias. Entre sexta-feira, 19, e domingo, 21, há previsão de tempestades com chuva forte, raios, granizo e intensas rajadas de vento.
Rajadas de vento poderão ultrapassar 100 km/h
A sexta-feira, 19, deve ser marcada por temporais isolados no Oeste, Campanha, Costa Doce e Sul, com potencial de granizo, rajadas de vento de até 90 km/h e chuva moderada a pontualmente forte. Os volumes variam entre 10 e 40 mm/dia nessas regiões.
No sábado, 20, a atuação de tempestades favorece as rajadas de vento de 60 a 80 km/h, podendo ficar acima dos 100 km/h na metade Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Centro, Missões e Noroeste. Nessas regiões podem ocorrer ainda queda de granizo, chuva forte e raios. Os volumes variam entre 15 e 60 mm/dia no Centro, Sul, Costa Doce, Litoral Médio e Sul, podendo atingir os 75 mm/dia em áreas da Campanha e do Oeste.
Já na madrugada de domingo, 21, com o deslocamento da frente fria, uma linha de instabilidade avança pelo Estado, ocasionando rajadas de vento entre 70 e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, e chuva forte em praticamente todo o território gaúcho. Também há risco de granizo intenso nas regiões Oeste, Noroeste, Missões, Centro, Norte e Noroeste.
Ao longo do dia, uma chuva moderada a forte segue na metade Norte, e há risco de temporais com rajadas de vento e granizo no Noroeste e Norte. Os volumes variam entre 30 e 60 mm/dia, pontualmente, chegando aos 90 mm/dia em áreas do Noroeste, Norte e Serra.
Tempo firme retorna no início da semana
A tendência é que, na segunda-feira, 22, ocorra chuva fraca a moderada nas regiões Centro, Norte, Nordeste, Serra, Vales, RMPOA, Litoral Médio e Norte, com volumes entre 5 e 20 mm/dia. O tempo firme retorna, gradualmente, ao Rio Grande do Sul ao longo do dia, devido ao avanço de um sistema de alta pressão que estabiliza o tempo e diminui as temperaturas. O mar fica agitado próximo à costa gaúcha.
Previsão hidrológica
A condição hidrológica atual é de níveis em limiares de normalidade em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com estações pontuais em atenção para inundação no rio Gravataí e em lento declínio pelos últimos dias sem acumulados significativos de chuvas (as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio).
Em função dos volumes de chuvas previstos, é indicada a condição de Atenção e Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, atentando para a elevação rápida com risco de cheia em arroios, córregos e pequenos rios, e também recarga dos rios maiores, com elevação podendo superar as cotas de atenção e alerta para inundação. Além disso, podem ocorrer alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas (elevado volume em pouco tempo).

Habitação1 semana atrásCaixa divulga lista de 478 contemplados pelo programa Compra Assistida em Canoas

Política1 semana atrásCâmara de Canoas aprova aumento do IPTU em ruas centrais e fim de zona rural no perímetro urbano

Política1 semana atrásVereadores de Canoas articulam em Brasília busca por R$ 33 milhões para a saúde

Fazenda1 semana atrásMotoristas do RS ainda podem garantir desconto no IPVA 2026 até 31 de outubro

Trânsito6 dias atrásObras no Viaduto da Boqueirão alteram trânsito na BR-116 em Canoas

Geral6 dias atrásPrefeito anuncia vale-alimentação para servidores municipais e redução de horário da administração municipal

Cultura1 semana atrásCanoas recebe a 6ª edição do Dia Internacional da Animação entre os dias 25 e 28 de outubro

Trânsito1 semana atrásTrânsito na BR-116 em Canoas terá desvios neste sábado, 25, por obras no viaduto



























































