Educação
Única da rede pública no pódio, escola de Nova Santa Rita é ouro em disputa nacional de Robótica

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, a Escola Fazenda, conquistou a medalha de ouro no concurso nacional de robótica, realizado em Blumenau, Santa Catarina, na última semana.
A competição nacional da categoria Lego Wedo 2.0 ocorreu no último final de semana, nos dias 14 e 15 de setembro. As equipes “Pequenos Gênios” e “Os Robóticos” se destacaram, conquistando, respectivamente, as medalhas de ouro e bronze.
Categorias
Das categorias premiadas com medalhas de ouro, a escola de Nova Santa Rita foi a única instituição pública a subir ao pódio. A “Pequenos Gênios”, foi composta pelos(as) estudantes Maria Clara Ribeiro, Maria Amorim, Luisa Manuela, Gustavo Rius e Henrico Dellagerisi, do 3º ano, conquistou o ouro.
Já a “Os Robóticos”, formado pelos(as) alunos(as) Izabella Paranhos, Sophia da Silva, Bryan Lopes, Charlis da Silva Araújo e Isabelly Guilardi, do 5º ano, levou a medalha de bronze.
De acordo com a diretora Cíntia Fabiana de Freitas, a conquista teve início em 2023, quando a escola foi contemplada com o Projeto Aprendizes Digitais, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Pragma e Braskem, com apoio da Lycra e Lockton.
A iniciativa promoveu a formação continuada de 100 estudantes ao longo de oito meses.
“Começamos a trabalhar com alunos do terceiro ao quinto ano durante todo o ano passado. Participamos da competição regional para definir quem iria para a etapa nacional, permitindo que nossos(as) alunos(as) aplicassem os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, explica.
Na competição regional, a EMEF Santa Rita de Cássia foi a única escola pública participante e apresentou quatro equipes. Para a disputa nacional, duas equipes foram selecionadas.
“Fomos a única instituição de ensino pública da Região Sul do Brasil, entre as 27 que competiram na etapa nacional”, enfatiza.
Competição
Os(as) participantes da competição nacional precisaram programar robôs para realizar tarefas como cumprir circuitos e percursos baseados em situações de resgate. O aprendizado foi conduzido pelo professor de robótica Gilmar Alves Ferreira.
“Com o passar dos meses, surgiu a oportunidade de participar de um torneio regional de robótica, onde os alunos puderam aplicar os fundamentos e experiências adquiridos em aula. Competimos com quatro equipes na competição regional e conseguimos um grande feito”.
Ferreira expressa seu orgulho em ter representado a cidade de Nova Santa Rita, destacando a organização, responsabilidade, empenho e dedicação de cada estudantes:
“Participar de um torneio de robótica na etapa nacional foi um sonho realizado com um excelente trabalho em equipe”.
Educação
Canoas anuncia investimento de R$ 449 mil em programa de qualificação profissional
Educação
EMEF João Palma da Silva recebe R$ 110 mil em melhorias com emenda parlamentar

A EMEF João Palma da Silva recebeu melhorias estruturais a partir de uma emenda parlamentar municipal impositiva, no valor de R$ 110 mil, destinada pelo vereador Patrício. O recurso foi aplicado na revitalização das quadras de vôlei e futebol, além do cercamento da área de esportes e da instalação de uma nova grade frontal de acesso às dependências da escola. As obras proporcionam um ambiente mais seguro e adequado para o desenvolvimento integral dos 869 estudantes e dos 54 profissionais que integram a comunidade escolar.
O ato de entrega oficial das melhorias ocorreu na última segunda-feira, 3, com a presença do prefeito Airton Souza, da secretária de Educação Beth Colombo, do diretor da escola Cristiano Pinheiro, além de representantes da comunidade escolar e do vereador autor da emenda.
O prefeito Airton Souza destacou:
“Cada investimento como este faz uma diferença enorme no dia a dia das nossas crianças e professores. São espaços como esse que inspiram, acolhem e incentivam o aprendizado”, afirmou.
A secretária de Educação, Beth Colombo, reforçou:
“A revitalização dessas quadras não é apenas uma obra física. É um investimento no bem-estar e na formação integral dos alunos, que agora têm um ambiente mais seguro e estimulante para o esporte e a convivência”, disse.
Já o diretor da EMEF João Palma da Silva, Cristiano Pinheiro, comentou:
“Essas melhorias eram um sonho antigo. Agora temos espaços renovados que fortalecem o senso de pertencimento e tornam a escola ainda mais viva e acolhedora”, ressaltou.
Educação
Ulbra forma 400 educadores para enfrentar déficit de alfabetização após pandemia e enchente com palestra de José Pacheco

Mais de 400 educadores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das redes municipais de ensino de Canoas, Gravataí e São Jerônimo participaram do projeto interinstitucional Recomposição das Aprendizagens, promovido pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). A iniciativa teve como objetivo apoiar professores na retomada e no fortalecimento do ensino após o período de defasagem educacional acentuado pela pandemia da Covid-19 e pela enchente de 2024.
As formações ocorreram entre os meses de abril e outubro deste ano, com foco em ações de incentivo à alfabetização, leitura e interpretação de textos. O projeto foi conduzido pela Universidade em parceria com as Secretarias Municipais de Educação das três cidades. De acordo com a coordenadora do projeto e professora da Ulbra, Darlize de Mello, o diálogo com as escolas públicas possibilitou a escuta, a troca de experiências e a construção de soluções coletivas.
“Os grupos apresentaram as dificuldades que encontram nas turmas e debateram estratégias de melhorias. Muitos problemas se repetem e há muitos estudantes que não estão alfabetizados no 5º ano ou não conseguem ter a compreensão da leitura, por exemplo”, explica Darlize.
A secretária municipal da Educação de Gravataí, Aurelise Braun, elogiou a iniciativa da Ulbra e lembrou da importância da mobilização de outras entidades para o ensino.
“Temos 4,5 mil estudantes em Gravataí, e a nossa meta é ter 100% das crianças alfabetizadas até o final do 2º ano. A criança precisa saber ler, escrever e interpretar. Como vai resolver uma questão de matemática se não sabe interpretar. Estamos formando nossos futuros médicos, advogados e engenheiros”, destacou a secretária.
Para a superintendente de Educação Básica da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Núrfis Vargas, ao compartilhar conhecimento e escutar a realidade das escolas, o projeto demonstra o compromisso da Universidade com o desenvolvimento educacional da região e com a valorização dos professores.
“Plantamos uma sementinha e queremos desenvolver outras ações. A Ulbra entende que a formação é um dos pilares para transformar a educação. Essa parceria é um exemplo de como a colaboração entre instituições pode gerar resultados na aprendizagem”, destaca Núrfis.
Conhecimento compartilhado
O encerramento da atividade ocorreu na sexta-feira, 31, no campus da Ulbra Canoas, com uma programação especial que incluiu mesas temáticas sobre práticas pedagógicas e, à noite, uma palestra com o educador português José Pacheco, criador da Escola da Ponte, referência internacional em modelos de ensino humanizados e inclusivos. Defensor de uma educação centrada no aluno, na autonomia e na cooperação, Pacheco atua há mais de duas décadas apoiando projetos que reinventam a prática pedagógica.
“O Núcleo de Acessibilidade da Ulbra em parceria com a ONG Causa Nobre organizou essa palestra que teve a participação de professores, alunos e educadores. O evento reuniu um total de 600 pessoas e nos oportunizou refletir sobre o compromisso com a inclusão, a educação e o fortalecimento de valores humanos, temas tão essenciais nos dias atuais”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Ulbra, Gisele Becker.

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