Educação
Única da rede pública no pódio, escola de Nova Santa Rita é ouro em disputa nacional de Robótica
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, a Escola Fazenda, conquistou a medalha de ouro no concurso nacional de robótica, realizado em Blumenau, Santa Catarina, na última semana.
A competição nacional da categoria Lego Wedo 2.0 ocorreu no último final de semana, nos dias 14 e 15 de setembro. As equipes “Pequenos Gênios” e “Os Robóticos” se destacaram, conquistando, respectivamente, as medalhas de ouro e bronze.
Categorias
Das categorias premiadas com medalhas de ouro, a escola de Nova Santa Rita foi a única instituição pública a subir ao pódio. A “Pequenos Gênios”, foi composta pelos(as) estudantes Maria Clara Ribeiro, Maria Amorim, Luisa Manuela, Gustavo Rius e Henrico Dellagerisi, do 3º ano, conquistou o ouro.
Já a “Os Robóticos”, formado pelos(as) alunos(as) Izabella Paranhos, Sophia da Silva, Bryan Lopes, Charlis da Silva Araújo e Isabelly Guilardi, do 5º ano, levou a medalha de bronze.
De acordo com a diretora Cíntia Fabiana de Freitas, a conquista teve início em 2023, quando a escola foi contemplada com o Projeto Aprendizes Digitais, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Pragma e Braskem, com apoio da Lycra e Lockton.
A iniciativa promoveu a formação continuada de 100 estudantes ao longo de oito meses.
“Começamos a trabalhar com alunos do terceiro ao quinto ano durante todo o ano passado. Participamos da competição regional para definir quem iria para a etapa nacional, permitindo que nossos(as) alunos(as) aplicassem os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, explica.
Na competição regional, a EMEF Santa Rita de Cássia foi a única escola pública participante e apresentou quatro equipes. Para a disputa nacional, duas equipes foram selecionadas.
“Fomos a única instituição de ensino pública da Região Sul do Brasil, entre as 27 que competiram na etapa nacional”, enfatiza.
Competição
Os(as) participantes da competição nacional precisaram programar robôs para realizar tarefas como cumprir circuitos e percursos baseados em situações de resgate. O aprendizado foi conduzido pelo professor de robótica Gilmar Alves Ferreira.
“Com o passar dos meses, surgiu a oportunidade de participar de um torneio regional de robótica, onde os alunos puderam aplicar os fundamentos e experiências adquiridos em aula. Competimos com quatro equipes na competição regional e conseguimos um grande feito”.
Ferreira expressa seu orgulho em ter representado a cidade de Nova Santa Rita, destacando a organização, responsabilidade, empenho e dedicação de cada estudantes:
“Participar de um torneio de robótica na etapa nacional foi um sonho realizado com um excelente trabalho em equipe”.
Educação
Prefeitura de Canoas divulga 6º chamamento para matrículas na Etapa Creche
Nesta segunda-feira, 14, a Secretaria Municipal de Educação (SME) publicou novo edital de chamamento para 320 novas matrículas na Etapa Creche, para Berçário I e II e Maternal I e II.
Entre a quarta-feira, 16, e a sexta-feira, 18, as famílias devem comparecer à Central de Vagas da SME, na Rua Monte Castelo, 340, no bairro Nossa Senhora das Graças, das 8h às 18h, para encaminhamento das vagas.
O que precisa levar
É necessário levar os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança, documento com foto do responsável, atestado/laudo médico com CID para crianças com deficiência e comprovante de residência.
Confira abaixo o edital completo com a lista das crianças chamadas:
Educação
Alunos da EMEI Pé de Moleque são agentes por um dia e conscientizam motoristas
Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Pé de Moleque participaram de uma ação de educação no trânsito, dentro do Projeto Ruas de Brincar, uma iniciativa da UniRitter com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade de Canoas.
Na manhã desta quarta-feira, 9, as crianças foram conduzidas pelas mãos das professoras até a Rua Gildo de Freitas, onde cumpriram a tarefa de serem pequenos agentes durante um dia. Ao lado dos fiscais de trânsito, observavam todos os detalhes da abordagem e, inclusive, entregaram desenhos feitos por eles.
“Essas ações contribuem para a construção de uma cidade mais segura, acessível e acolhedora para todos. A participação ativa da comunidade é essencial para garantir que as intervenções urbanas realmente atendam às demandas locais, promovendo um ambiente mais saudável e inclusivo”, disse a engenheira de Tráfego da SMTM, Marcelle Ribeiro.
Sobre o projeto
O Projeto Ruas de Brincar é uma iniciativa da extensão universitária do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UniRitter, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) da Prefeitura de Canoas, Global Designing Cities Initiative e a Urban95.
As ações de educação no trânsito englobam os esforços da Política Municipal pela Primeira Infância, instituída pela Lei Municipal 6691/2023.
Educação
Aulas na EMEI Gilda Schiavon são retomadas nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira, 30, voltaram as aulas na EMEI Gilda Schiavon, no bairro Rio Branco. Após a enchente de maio, a escola passou pela recuperação completa do espaço.
Com esta retomada, Canoas passa a ter 37 das 39 instituições de Educação Infantil em atividade.
- Eleições 20241 semana atrás
Conheça os 21 vereadores eleitos para o Legislativo canoense
- Eleições 20241 semana atrás
Homicídio é registrado próximo a colégio eleitoral em Canoas no dia de votação
- Eleições 20241 semana atrás
Márcio Freitas declara apoio a Airton Souza no 2º turno para prefeito de Canoas
- Eleições 20241 semana atrás
Segundo turno entre Airton Souza (PL) e Jairo Jorge (PSD) definido em Canoas
- Eleições 20241 semana atrás
Eleitores canoenses contam o que esperam do resultados das eleições
- Eleições 20241 semana atrás
Três vereadores mais votados de Canoas tiveram atuação forte nas enchente de maio
- Geral1 semana atrás
Sebrae vai levar empresários canoenses à Mercopar
- Eleições 20241 semana atrás
Candidatos à Prefeitura votam pela manhã em Canoas