Educação
Única da rede pública no pódio, escola de Nova Santa Rita é ouro em disputa nacional de Robótica

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, a Escola Fazenda, conquistou a medalha de ouro no concurso nacional de robótica, realizado em Blumenau, Santa Catarina, na última semana.
A competição nacional da categoria Lego Wedo 2.0 ocorreu no último final de semana, nos dias 14 e 15 de setembro. As equipes “Pequenos Gênios” e “Os Robóticos” se destacaram, conquistando, respectivamente, as medalhas de ouro e bronze.
Categorias
Das categorias premiadas com medalhas de ouro, a escola de Nova Santa Rita foi a única instituição pública a subir ao pódio. A “Pequenos Gênios”, foi composta pelos(as) estudantes Maria Clara Ribeiro, Maria Amorim, Luisa Manuela, Gustavo Rius e Henrico Dellagerisi, do 3º ano, conquistou o ouro.
Já a “Os Robóticos”, formado pelos(as) alunos(as) Izabella Paranhos, Sophia da Silva, Bryan Lopes, Charlis da Silva Araújo e Isabelly Guilardi, do 5º ano, levou a medalha de bronze.
De acordo com a diretora Cíntia Fabiana de Freitas, a conquista teve início em 2023, quando a escola foi contemplada com o Projeto Aprendizes Digitais, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Pragma e Braskem, com apoio da Lycra e Lockton.
A iniciativa promoveu a formação continuada de 100 estudantes ao longo de oito meses.
“Começamos a trabalhar com alunos do terceiro ao quinto ano durante todo o ano passado. Participamos da competição regional para definir quem iria para a etapa nacional, permitindo que nossos(as) alunos(as) aplicassem os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, explica.
Na competição regional, a EMEF Santa Rita de Cássia foi a única escola pública participante e apresentou quatro equipes. Para a disputa nacional, duas equipes foram selecionadas.
“Fomos a única instituição de ensino pública da Região Sul do Brasil, entre as 27 que competiram na etapa nacional”, enfatiza.
Competição
Os(as) participantes da competição nacional precisaram programar robôs para realizar tarefas como cumprir circuitos e percursos baseados em situações de resgate. O aprendizado foi conduzido pelo professor de robótica Gilmar Alves Ferreira.
“Com o passar dos meses, surgiu a oportunidade de participar de um torneio regional de robótica, onde os alunos puderam aplicar os fundamentos e experiências adquiridos em aula. Competimos com quatro equipes na competição regional e conseguimos um grande feito”.
Ferreira expressa seu orgulho em ter representado a cidade de Nova Santa Rita, destacando a organização, responsabilidade, empenho e dedicação de cada estudantes:
“Participar de um torneio de robótica na etapa nacional foi um sonho realizado com um excelente trabalho em equipe”.
Educação
Canoas suspende aulas do turno da manhã desta quarta-feira, 10, por alerta de fortes rajadas de vento e chuva intensa

A Prefeitura de Canoas suspendeu as aulas da rede municipal no turno da manhã desta quarta-feira, 10, como medida preventiva de segurança. A decisão foi tomada em razão da previsão de temporal com possibilidade de ciclone, que deve atingir a região entre terça e quarta-feira. O anuncio foi feito pelo Prefeito Airton Souza em suas redes sociais.
A medida tem como objetivo preservar a segurança de alunos, famílias, professores e demais profissionais da educação, diante do risco de chuva intensa, rajadas fortes de vento e possíveis transtornos na mobilidade urbana.
De acordo com a Administração Municipal, o monitoramento das condições meteorológicas segue de forma contínua, em conjunto com a Defesa Civil. A definição sobre o funcionamento das escolas nos demais turnos será avaliada conforme a evolução do cenário climático.
A orientação é que a população acompanhe os canais oficiais para atualizações e reforçar a importância de evitar deslocamentos desnecessários durante períodos de instabilidade severa.
Educação
Alunas de Canoas são premiadas em feira de ciências no Pará e garantem credenciamento para evento nos Estados Unidos

As estudantes Caroline Grzewinski e Manuela Quevedo, do 9º ano da EMEF Prefeito Edgar Fontoura, de Canoas, conquistaram o primeiro lugar em sua categoria na XVI Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí, realizada em Belém do Pará. Com o resultado, as alunas receberam credenciamento para participar da Genius Olympiad, programada para junho de 2026, nos Estados Unidos.
O projeto de Caroline e Manuela é intitulado “Gêmeos: separando a ciência da crença”, realizado sob orientação da Profª Drª Evelise Ferreira Pereira. Para irem à Belém, as estudantes levantaram recursos por meio de doações e de ação entre amigos. As mães Priscila Grzewinski e Aline Mack acompanharam as estudantes na viagem.
Contando com essa, a EMEF Prefeito Edgar Fontoura recebeu oito premiações em feiras de ciências regionais e nacionais no ano de 2025. Esse resultado é fruto de um investimento continuado da escola em iniciação científica, sempre com apoio das famílias e do poder público.
Educação
Ulbra lança Ultec School graduação voltada a empreendedorismo

A Ulbra anunciou, na noite de segunda-feira, 1, a criação da Ultec School, sua nova escola de graduação voltada ao empreendedorismo. O curso oferecerá bacharelados em Administração, Ciência da Computação, Comunicação Social (Marketing) e Jornalismo.
Durante a cerimônia realizada no campus Canoas, a instituição informou que haverá um aporte de até R$ 1 milhão destinado à primeira turma, para apoiar a startup considerada mais promissora ao final do curso. O investimento terá acompanhamento e suporte da universidade.
O vice-presidente da Ulbra e cofundador da Ultec School, Tárik Deus, conduziu a apresentação para um público de aproximadamente 800 pessoas, incluindo autoridades, empresários e representantes da sociedade civil. Segundo ele, o modelo da escola foi inspirado em estudos realizados em universidades como Stanford, Columbia, USC, NYU, Manhattan University, Tokyo University e Korea University, e busca aplicar metodologias ativas e projetos práticos desde o início da formação.
Tárik destacou que a concepção da Ultec School é resultado de estudos e imersões acadêmicas realizadas em algumas das principais universidades do mundo, como Stanford, Columbia, USC, NYU, Manhattan University, Tokyo University e Korea University.
“Quando observamos instituições de alto desempenho global, percebemos práticas comuns e muito claras: metodologias ativas, turmas mais enxutas, projetos reais, integração com empresas e foco na experiência concreta como motor de aprendizagem”, afirmou.
Inspirada nessas referências, a Ultec School nasce com prática imersa desde o primeiro semestre usando método Learning by Doing e Learning by Project e uma proposta baseada em quatro trilhas formativas (Hands On, Technology, Business e People Skills) que colocam o estudante como protagonista do processo. O formato busca aproximar o ensino superior das demandas reais do mercado, combinando prática intensiva, tecnologia aplicada e desenvolvimento de habilidades humanas e gerenciais.
Outro diferencial anunciado é a forte conexão com o ambiente empresarial. A escola prevê participação ativa de empresas no processo de aprendizagem e a criação de conselhos de cursos formados por profissionais de destaque nas áreas contempladas: Administração, Ciência da Computação, Comunicação Social (Marketing) e Jornalismo. Esses grupos deverão orientar rumos dos cursos, validar competências essenciais e abrir caminhos para projetos integrados com o setor produtivo.
“É um modelo que oferece um novo caminho que a educação gaúcha pode trilhar. Um projeto acadêmico que incorpora metodologias participativas, vínculo constante com o mercado e orientação para resultados, preparando melhor os estudantes para as exigências atuais”, destacou Tárik.
O lançamento ocorreu durante o Prêmio Mérito Ulbra, evento que reconhece pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento humano e social no Rio Grande do Sul. Para a instituição, o anúncio da Ultec School simboliza um passo estratégico rumo a uma formação de alta performance, conectada a práticas internacionais e alinhada às transformações que moldam o futuro do trabalho.
Ulbra lança escola de graduação inovadora focada em tecnologia, empreendedorismo e comunicação
A Ultec School, lançada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 17 de novembro, é uma nova escola de graduação baseada em três pilares, Tecnologia, Empreendedorismo e Comunicação que dão nome ao projeto. Com cursos de Administração, Ciência da Computação, Jornalismo e Marketing, a Ultec aposta em um ensino prático e inovador, com turmas reduzidas, metodologias ativas, mentorias, experiências internacionais e contato direto com o mercado, além de desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para formar líderes preparados para transformar a sociedade

Oportunidade5 dias atrásBanrisul abre processo seletivo de estágio com inscrições gratuitas e salários de até R$ 2.588,72

Segurança Pública1 semana atrásPolícia Civil prende 102 foragidos em operação no RS; Canoas está entre as cidades monitoradas

Geral1 semana atrásEspetáculo leva celebração musical para comemorar o Natal com alegria e interação, em Canoas

Geral6 dias atrásDeise Nunes Lopes assume a presidência da CDL Canoas no biênio 2026/2027

Estado1 semana atrásGaúchos com dívidas antigas de IPVA têm até segunda-feira, 15, para quitar com desconto

Esporte1 semana atrásCanoas promove 1ª edição do Natal em Movimento com pedalada e arrecadação de alimentos

Geral4 dias atrásAcadef de Canoas recebe equipamentos do SUS e amplia atendimentos na região
Comunidade1 semana atrásPrefeitura na Tua Casa será neste sábado, 13 de dezembro, no Loteamento Prata
























































