Conecte-se conosco

header-top


 






 

19/06/2025
 

Serviços

Manutenção na rede de energia afetará abastecimento de água em nove bairros de Canoas na terça-feira, 3

Redação

Publicado

em

Corsan instala válvulas e bairros de Canoas podem ficar sem água nesta semana; confira

O desligamento na rede elétrica pela concessionária de energia, para manutenção nesta terça-feira, 3, vai interromper a distribuição de água a partir das 8 horas para os bairros Harmonia, Mathias Velho, São Luís, Industrial, Estância Velha, Olaria, Guajuviras, Marechal Rondon e Nossa Senhora das Graças, em Canoas. A previsão da empresa responsável é de que o trabalho seja concluído às 10 horas.

Equipes da Corsan também vão realizar manutenções na Estação de Tratamento de Água, no bairro Rio Branco, durante a parada de energia. O abastecimento deverá ser normalizado no início da tarde, à medida em que os reservatórios recuperarem o nível de armazenamento.

Entre em contato com a empresa

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

Serviços

Equipes da Corsan atuam em regume de força-tarefa para reparar estruturas danificadas pelas chuvas no RS

Redação

Publicado

em

Equipes da Corsan atuam em regume de força-tarefa para reparar estruturas danificadas pelas chuvas no RS

Para garantir o pleno funcionamento do abastecimento de água, a Corsan trabalha com reforço nas equipes responsáveis pelos reparos de equipamentos e das estruturas danificadas pelas fortes chuvas que assolam o Estado desde a noite da última segunda-feira, 16.

O Plano de Contingência adotado pela Companhia reduziu danos causados nas redes de abastecimento em várias cidades, mas o alto índice pluviométrico, especialmente na região Central do Estado, ainda afeta a operação da Corsan em 13 cidades neste momento.

Este já é o quinto evento climático pelo qual a empresa passa desde que a Aegea assumiu a gestão da companhia, em julho de 2023.

Confira a situação do abastecimento nos municípios atendidos pela Corsan:

Santa Maria

A Corsan segue trabalhando no reforço do abastecimento de água bruta devido ao rompimento de adutoras que atendem a cidade. As condições de acesso aos pontos de intervenção continuam difíceis devido ao nível do rio Ibicuí, resultado do grande volume de chuva que ainda persiste na região.

Desde a madrugada de terça-feira, 17, as equipes da Companhia foram reforçadas e atuam em sistema de força-tarefa. A captação de água bruta de fontes suplementares, como a barragem DNOS, bem como a limpeza das bombas afetadas, estão entre as medidas de contingência já implementadas. Devido a estas ações, mantida a previsão meteorológica, a expectativa é de que o fornecimento de água seja normalizado gradualmente em até 48 horas.

Santa Cruz do Sul

Os equipamentos da estação de bombeamento de água da Rua Oswaldo Cruz queimaram pela inundação das estruturas. A estação já foi drenada e as bombas estão sendo substituídas. A previsão é que o abastecimento nos bairros Verena e Santo Inácio esteja normalizado até o final da tarde desta quarta-feira, 18. A Corsan já reparou um vazamento identificado na Linha João Alves e na Linha Santa Cruz, e o sistema está em recuperação. A expectativa é que o abastecimento seja retomado gradualmente até o final da tarde.

Charqueadas e São Jerônimo

O abastecimento de água em Charqueadas e São Jerônimo começou a ser restabelecido na manhã desta quarta-feira, 18, após a religação das bombas do sistema de distribuição. Durante a madrugada, a estação de tratamento de água (ETA) de Charqueadas foi alagada pelas fortes chuvas, deixando parte dos equipamentos submersos. As equipes da Corsan atuaram desde as primeiras horas do dia para drenar a água e retomar a operação.

Encruzilhada do Sul

A captação, prejudicada pela inundação da casa de bombas, foi restabelecida no início da manhã desta quarta-feira, 18. O sistema de bombeamento foi reinstalado e entrou em operação por volta das 4h, e está em recuperação A previsão é de que o abastecimento seja retomado até o final do dia.

Agudo

Na noite de terça-feira, 17, a chuva bloqueou o acesso ao ponto de captação de água, impossibilitando a chegada das equipes da Corsan ao local. Na manhã desta quarta-feira, 18, o acesso foi restabelecido e os trabalhos de retomada da captação foram iniciados. A previsão é de que o abastecimento seja totalmente normalizado até o final do dia.

Dona Francisca

Problemas eletromecânicos interromperam a captação de água na madrugada desta quarta-feira, 18. Durante a manhã, as equipes da Corsan conseguiram restabelecer o funcionamento do sistema. A previsão é de que o abastecimento esteja normalizado no início desta noite.

Restinga Seca

O rompimento de uma rede em área alagada afetou o abastecimento em cerca de 60 economias. Equipes da Corsan trabalham para restabelecer o serviço, com previsão de retomada do abastecimento ao longo da noite desta quarta-feira, 18.

São Sepé

O abastecimento já foi totalmente restabelecido e a cidade está com fornecimento normal.

Alvorada e Viamão

Um problema eletromecânico causou a interrupção na captação durante a madrugada desta quarta-feira, 18. A situação foi resolvida por volta das 4h da manhã. O sistema está em recuperação e a previsão é de que o abastecimento seja normalizado até o início da tarde.

Serafina Corrêa

A falta de energia elétrica interrompeu o funcionamento da captação de água na noite de terça-feira, 17. O fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 10h desta quarta-feira, 18, permitindo a retomada da captação. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado até o final da tarde.

Unistalda O abastecimento de água na cidade foi afetado na terça-feira, 17, devido ao rompimento de uma rede durante trabalhos da Prefeitura, que atuava para reduzir áreas alagadas após o temporal. O fornecimento já foi retomado, e a previsão é de que seja normalizado até o final do dia desta quarta-feira, 18.

Previsão para os próximos dias

O grande volume de chuva previsto para as próximas 24 horas na região Central do Rio Grande do Sul mantém as equipes da Corsan mobilizadas em regime de forçatarefa para garantir a continuidade dos serviços de abastecimento.

Para quinta-feira, 19, a previsão indica que as precipitações mais intensas devem se concentrar na região norte do Estado. A Corsan segue acompanhando as condições climáticas e operacionais, com equipes de prontidão para atender possíveis ocorrências e minimizar os impactos à população.

Situação das barragens

Em função do alto volume de chuva, as barragens de Unistalda e Encruzilhada do Sulc estão sendo monitoradas em tempo real pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Corsan. Além disso, engenheiros da Companhia foram deslocados para os locais para acompanhar de perto a situação das estruturas.

HISTÓRICO DE EVENTOS CLIMÁTICOS DESDE A CORSAN FOI PRIVATIZADA

Enfrentar cinco episódios climáticos de alto impacto às estruturas em quase dois anos, gerou um novo nível de alerta para a Corsan. A preocupação com o futuro das cidades – e do saneamento, de forma especial fez com que a Companhia desenvolvesse respostas preventivas para lidar com os desafios sob ponto de vista operacional.

• Julho/23 – Ciclone extratropical atinge o RS com ventos de até 140 km/h;
• Setembro/23 – Ciclone atinge cidades do Vale do Taquari, Serra e Região
Metropolitana;
• Novembro/23 – 138 municípios do RS decretam estado de emergência em
função das fortes chuvas que assolaram o estado.
• Janeiro/24 – Temporal atinge severamente municípios da região Metropolitana
• Maio/24 – Maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul atingindo
475 municípios
• Janeiro/25- Estiagem severa atinge mais de 60 cidades gaúchas.

Caso constate ocorrências atípicas em seu município, informe a Corsan através dos canais de relacionamento com o cliente: app Corsan, site da Agência Virtual cliente.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444. A Companhia está permanentemente disponível e pronta para mobilizar suas equipes
em caso de necessidade.

Continuar a ler

Serviços

Corsan moderniza atendimento com novas plataformas virtuais

Redação

Publicado

em

Corsan moderniza atendimento com novas plataformas virtuais

Com o objetivo de aprimorar e facilitar a experiência dos clientes em seus canais digitais de relacionamento, a partir da próxima segunda-feira, 2, a Corsan disponibilizará uma nova Agência Virtual e Aplicativo Corsan. As plataformas foram modernizadas para oferecer ainda mais segurança e agilidade nas solicitações de serviços e informações, direto do celular ou computador.

A atual Unidade de Atendimento Virtual dá lugar à Agência Virtual no endereço www.cliente.corsan.com.br. Nela, o cliente poderá consultar a 2ª via da fatura, fazer pagamentos e parcelar dívidas, verificar a situação do abastecimento, informar faltas de água e vazamentos, e muito mais. As mesmas funcionalidades e facilidades estarão disponíveis no novo Aplicativo Corsan. Para usufruir da novidade, basta baixar novamente o App gratuitamente, tanto para iOS quanto para Android.

Com a mudança dos sistemas, o acesso do cliente também será alterado, sendo necessário novo cadastro de login para ambas as ferramentas.

“Nossas novas plataformas virtuais de atendimento foram pensadas para aprimorar a maneira como nosso cliente se conecta aos nossos serviços. Estão mais intuitivas e ainda mais seguras. É uma evolução importante que estamos promovendo nos canais digitais”, ressalta o diretor comercial da Corsan, Luiz Nóbrega.

Importante destacar que tanto a Agência Virtual como o novo Aplicativo estarão disponíveis somente a partir do dia 2 de junho. Até o domingo, dia 1º, os clientes poderão consultar a segunda via da fatura e situação de abastecimento ainda em www.corsan.com.br/cliente. Outras solicitações emergenciais estão sendo atendidas no Call Center 0800 646 6444.

Continuar a ler

Serviços

Mudança de sistemas altera atendimento da Corsan nesta semana

Redação

Publicado

em

Mudança de sistemas altera atendimento da Corsan nesta semana

Entre esta quarta-feira, 28, e o próximo domingo, 1º de junho, os atendimentos digitais da companhia ficarão temporariamente indisponíveis no site www.corsan.com.br/cliente, no aplicativo Corsan e no Whats App (51) 99704-6644. Além da modernização do sistema comercial, a empresa se prepara para o lançamento da nova agência virtual e do novo aplicativo, que entram em vigor a partir de junho.

Até o próximo domingo, solicitações urgentes serão atendidas no Call Center 0800 646 6444 (com ligações gratuitas) e presencialmente na loja mais próxima ao cliente até a sexta-feira, 30. Serviços como a segunda via da fatura e consulta à situação de desabastecimento de água podem ser verificadas em www.corsan.com.br/cliente.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques