Cultura
25ª Feira do Livro de Esteio segue até sábado, 17; veja programação

Desde a manhã de terça-feira, 12 de agosto, estão abertos os estandes da 25ª Feira do Livro de Esteio. A abertura oficial do evento, realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Sesc Canoas, aconteceu no espaço Rei Pelé (Av. Gov. Ernesto Dorneles, s/nº), dando início a uma extensa programação que segue até sábado, dia 17.
A feira tem o objetivo de difundir a cultura e a paixão pela leitura e escrita à comunidade de todas as idades. O homenageado deste ano é o jornalista e escritor Alberto Dal Molin Filho.
“Momentos lúdicos, alegres e apreciação a cultura são muito importantes nesse recomeço que estamos atravessando. É por isso que neste ano a Feira do Livro ganha um novo significado e importância para toda a comunidade”, destaca a Agente de Programas Sociais do Sesc Canoas, Vitoria Titton.
A agenda da Feira do Livro busca inspirar o público leitor a expandir suas vivências a partir da magia dos livros.
As apresentações literárias, contações de histórias, bate-papos, palestras e apresentações teatrais são gratuitas, abertas a todos os públicos em um horário estendido para maior democratização do acesso. A agenda completa pode ser conferida a seguir.
Arte Sesc
É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos.
Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.
25ª Feira do Livro de Esteio – Sesc Canoas
- Data: de 13 a 17 de agosto
- Local: Espaço de eventos Rei Pelé (Av. Gov. Ernesto Dorneles, s/nº – Santo Inácio)
- Patrono: Alexandre Brito
- Autor homenageado: Alberto Dal Molin Filho
- Tema: Imaginando outros mundos a partir da leitura
Programação
15/08 (quinta-feira)
- 09h30 – “O Museu Desmiolado – Um espetáculo verbo-cênico-musical” (Trupe Onde a Palavra se Diverte/RS)
- 10h30 – Contação de histórias com Bárbara Catarina (RS)
- 14h – Contação de histórias com Bárbara Catarina (RS)
- 14h30 – Bate-papo literário com Alexandre Brito, patrono da 25ª Feira do Livro de Esteio
Debate literário
- 15h30 – Palestra “Literatura e Youtube: formação de jovens leitores e a comunidade BookTube”
Influenciadora digital Tamirez Santos do Canal Resenhando sonhos (RS)
- 17h – Sarau literário
16/08 (sexta-feira)
- 09h – Premiação Soletra Esteio (anos finais do Ensino Fundamental) – Realização: SME/Prefeitura de Esteio
- 14h – Premiação Soletra Esteio (anos iniciais do Ensino Fundamental) – Realização: SME/Prefeitura de Esteio
- 19h – Premiação Soletra Esteio (EJA) – Realização: SME/Prefeitura de Esteio
17/08 (sábado)
- 10h30 – Roda de canções e jogos folclóricos (Carmem Lima/RS)
- 14h30 – Contação de histórias com Lamparina (Carmem Lima/RS)
- 16h – Espetáculo “CIRCOlando por aí” (Cia. Espicula/RS)
Cultura
Vitor Kley, Cachorro Grande e Ultramen comandam o St. Patrick’s Day em Canoas

Neste sábado e domingo, dias 21 e 22, o ParkShopping Canoas promove a 2ª edição do Festival St. Patrick’s Day, com dois dias de música ao vivo, gastronomia e entrada gratuita. Promovido em parceria com o Capim Burguer, o evento acontece das 14h às 22h, no Multiplan Hall, em área interna do shopping, com acesso sujeito à lotação do espaço.
Entre os destaques da programação estão o cantor e compositor Vitor Kley, fenômeno do pop nacional conhecido por sucessos como “O Sol” e “Morena”, e a banda Cachorro Grande, referência do rock brasileiro dos anos 2000. Também sobem ao palco a Ultramen, com sua mistura de rock, rap e reggae, além de Carlinhos Carneiro, Dudu Cardoso, Kupinshas e os DJs Cabral e Roger.
Inspirado na tradicional celebração irlandesa do dia 17 de março, o St. Patrick’s Day se popularizou no Brasil nos últimos anos e passou a integrar o calendário cultural de grandes cidades, reunindo público em torno da música, do chope e do clima festivo marcado pela cor verde.
Programação:
Sábado (21/03)
14h – DJ Cabral
16h – Dudu Cardoso
19h – Carlinhos Carneiro
21h – Vitor Kley
Domingo (22/03)
14h – DJ Roger
16h – Kupinshas
18h – Ultramen
20h – Cachorro Grande

banda Cachorro Grande

banda Ultramen
Cultura
Feira da Vivi de economia solidária feminina tem nova edição no sábado, 21, em Porto Alegre

A Feira da Vivi realiza mais uma edição no próximo sábado, 21, das 10h às 18h, na Praça do Tambor, localizada na Rua dos Andradas, no Centro de Porto Alegre. Promovido pelo SindBancários, o evento integra a programação do Mês da Mulher.
A iniciativa busca incentivar a autonomia feminina por meio da economia solidária, reunindo exposição e comercialização de produtos artesanais produzidos por mulheres. Entre os itens disponíveis estarão peças em crochê, pinturas, cosméticos naturais, roupas e acessórios feitos à mão.
Além da feira, a programação contará com atividades culturais e de integração, como roda de conversa, apresentações de slam e dança. O evento também terá shows musicais com Roberta Moura, Trio Mandê e Preta Guedes, além de discotecagem com DJ convidada.
A estrutura inclui ainda venda de alimentos, bebidas e espaço voltado ao público infantil, com atividades para crianças. A entrada é gratuita.
Confira a programação:
10h – Abertura
11h – Roda de conversa
12h – Banco Vermelho
14h30 – Show com Roberta Moura e Trio Mandê
16h – Slam e Dança
17h – Show com Preta Guedes
10h às 18h – Exposição e venda de artigos da Economia Solidária
Homenagem e legado de Vivi
A Feira da Vivi é realizada anualmente desde 2023 e homenageia a ex-diretora Virginia Farias, a Vivi, que faleceu em decorrência da covid-19. Mais do que uma atividade cultural, o evento é um tributo ao seu legado de luta e compromisso com as mulheres.
Ao fortalecer redes, incentivar a geração de renda e criar espaços de escuta e expressão, o SindBancários mantém viva a memória de Vivi e reafirma que a organização coletiva é o caminho para transformar realidades.
Ao promover atividades como essa, o Sindicato também reafirma que cultura e economia não são neutras: são territórios de disputa. E as mulheres precisam estar no centro dessas construções.
Valorizar a produção das mulheres é fortalecer a luta por igualdade, dignidade e justiça social. Apoiar a economia solidária feminina é um ato político. Participe!
Acompanhe as atualizações da Feira da Vivi em www.instagram.com/feiradavivi.
Cultura
Esquenta Carnaval 2026 percorre bairros de Canoas e se prepara para desfile do dia 28 de março

As ruas de Canoas receberam, na tarde deste sábado, 14, o primeiro Esquenta Carnaval 2026. A programação serviu como preparação para o desfile participativo marcado para o dia 28 de março, no Parque Eduardo Gomes.
Por volta das 17h, um trio elétrico saiu da quadra da Escola de Samba Unidos do Guajuviras e percorreu diferentes bairros da cidade. O cortejo contou com integrantes da bateria da escola e também da Aquarela do Samba, passando ainda pelos bairros Mathias Velho e Niterói.
Durante a atividade, representantes do evento destacaram a retomada das ações relacionadas ao Carnaval no município.
“Juntos, unidos, sem soltar a mão de ninguém, vamos chegar no nosso objetivo que é colocar o Carnaval de Canoas no lugar que ele nunca deveria ter saído”, destaca o secretário-adjunto de Cultura, Jéferson Xavier, o Chico.
Coordenador do Carnaval 2026 e presidente da Escola de Samba Unidos do Guajuviras, Márcio Rodrigues explicou que o esquenta teve como proposta apresentar ao público um pouco do que as escolas devem levar para o desfile.
“Passamos por muitas dificuldades no nosso Município, mas agora estamos retomando com o Carnaval não competitivo, o nosso Carnaval da reconstrução. Hoje estamos aqui para fazer uma belíssima participação das nossas escolas na divulgação da nossa cultura popular e do nosso Carnaval”, diz.
A primeira vice Miss Trans Diversidade RS, Luka Keller, também participou da programação e ressaltou o significado social do evento.
“A gente sabe que o Carnaval é celebração, é festa, mas aqui em Canoas vai muito além disso. A gente fala sobre políticas públicas, sobre o combate à transfobia, ao feminicídio, ao racismo e à intolerância religiosa”, destaca.

Política1 dia atrásCCJ da Câmara aprova projeto de lei que endurece penas para agressores de mulheres

Social1 semana atrásCanoas promove evento “Reconstruir para Prosperar” com cursos gratuitos e apoio a famílias do Aluguel Social

Saúde1 semana atrásLiga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas lança projeto “Tempo de Cuidar” para pacientes oncológicos
Política3 dias atrásVereadores fixam novos horários para as sessões ordinárias a partir de hoje

Geral1 semana atrásSábado Solidário mobiliza Canoas para arrecadar alimentos; saiba os pontos de coleta

Política1 semana atrásJair Bolsonaro é internado em UTI em Brasília com broncopneumonia bacteriana

Educação1 semana atrásVereadores mirins realizam primeira sessão do ano na Câmara de Canoas na próxima quarta-feira

Geral1 semana atrásIphan aprova registro da pesca com botos no RS e SC como Patrimônio Cultural do Brasil




























































