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13/09/2025
 

Transporte

Transbordo da Trensurb começa a fazer paradas em Porto Alegre; saiba como chegar em todas as estações de trem

Redação

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A Trensurb fez as primeiras mudanças no sistema de transbordo implementado pela empresa pública para levar passageiros da Estação Mathias Velho, em Canoas, para o Terminal Parobé, próximo à Estação Mercado, no Centro Histórico de Porto Alegre.

A partir desta segunda-feira, 22, os ônibus da Transcal fretados pela empresa pública passam a fazer duas paradas: nas estações Aeroporto e Farrapos. Antes disso, os veículos não faziam nenhuma parada entre os dois destinos.

O ônibus circula desde a segunda-feira, 15, para compensar o retorno da cobrança de passagens de trens urbanos. Há gratuidade desde o dia 30 de maio, quando os serviços da Trensurb foram retomados de forma parcial. Atualmente, os trens urbanos operam entre as estações Novo Hamburgo e Canoas.

Também nesta segunda-feira, 22, o horário dos trens passa a ser das 5 às 23 horas. Desde o dia 1º de julho, quando voltou a operar a Estação Canoas, o horário ia até às 22 horas. A mudança foi motivada por instituições de ensino que pediram a extensão para que seus alunos pudessem voltar para casa usando o serviço.

Nos bairros da capital

Ainda é necessário pegar outro ônibus para ir até as regiões das estações Fátima, Niterói, Anchieta, São Pedro e Rodoviária.

O Mathias Velho-Porto Alegre, operado também pela Transcal, custa R$ 6,85 e para no terminal rodoviário sob o Viaduto da Conceição, próximo à Estação Rodoviária, para quem precisa ter acesso às viagens intermunicipais e interestaduais que saem de lá.

Para ir aos bairros São Geraldo e Floresta, próximos da Estação São Pedro, em Porto Alegre, é possível pegar o mesmo Mathias-Porto Alegre e descer na Av. Farrapos.

A região da Estação Anchieta também é acessível ao pegar o ônibus pago da Transcal. Após o final da Av. Guilherme Schell, é possível descer próximo da Av. Torquato Severo.

Esse ônibus tem partidas entre as 5h10min e as 17h40min, com destino ao Mathias Velho, e das 6h40min às 21h20min, com destino a Porto Alegre.

Em Canoas

Para quem precisa ir para as estações Fátima e Niterói – além do bairro Rio Branco, também próximo à Estação Niterói – é possível vir até a Estação Canoas com a Trensurb e pegar um ônibus urbano na Av. Victor Barreto. As viagens dentro de Canoas estão, desde o final de maio, sendo custeadas pela Prefeitura de Canoas até a normalização dos serviços.

Para ir até a Estação Fátima, é possível pegar as linhas 5201 (Fátima), 5229 (Machadinho/Prata) ou 5401 (Venâncio Aires/Parada 1). Para ir ao bairro Niterói, pode se usar o 5229, o 5401 ou a linha 5412 (Parada 1/Via João de Barro). Com destino ao Rio Branco, é possível pegar linhas como a 5201 ou 5200 (Rio Branco via Cairu).

Transporte

Inauguração da Havan garante reforço na linha de ônibus Rede Fort x Park Shopping no sábado, 23

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Inauguração da Havan garante reforço na linha de ônibus Rede Fort x Park Shopping no sábado, 23

A prefeitura de Canoas informou que, devido à inauguração da Loja da Havan, neste sábado, 23, haverá reforço da linha Rede Fort X Park Shopping, a partir das 9h35.

A frequência de partida das viagens será de 20 minutos da área central. Os horários podem ser consultados no link: https://ngsservicos.com/sogal/horarios/#/horarios.

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Transporte

Governador Eduardo Leite anuncia trem de passageiros entre Porto Alegre e Gramado com trajeto de uma hora

Redação

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Governador Eduardo Leite anuncia trem de passageiros entre Porto Alegre e Gramado com trajeto de uma hora

O governador Eduardo Leite anunciou, na quinta-feira, 7, autorização inédita no país para implantação, operação e exploração privada de ferrovia para transporte de passageiros dentro de um Estado. O projeto prevê a ligação entre Porto Alegre e Gramado por trem em apenas uma hora, com duas vias férreas – uma para cada sentido. O anúncio foi feito durante solenidade no Palácio Piratini, com a presença do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e representantes da companhia responsável pelo projeto, a SulTrens.

Com investimento estimado em R$ 4,5 bilhões, integralmente oriundo da SulTrens, a previsão de início da operação é de sete anos. A outorga de exploração para a empresa terá validade de 99 anos. A estimativa é de que a obra gere 6.747 empregos diretos e outros 15.976 empregos indiretos, totalizando 22.723 postos de trabalho ao longo de sua implantação e operação.

“Estamos falando de um projeto que vai fortalecer a mobilidade e impulsionar o turismo em uma das regiões mais visitadas do Brasil, com um modal moderno, sustentável e seguro. Esse trem entre Porto Alegre e Gramado é muito mais do que infraestrutura: é desenvolvimento econômico, geração de empregos e valorização do nosso potencial turístico”, acrescentou o governador Eduardo Leite.

O novo modal ligará a capital a Gramado, direto, passando por 19 municípios, com área de influência em 22: Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga, Araricá, Parobé, Taquara, Morro Reuter, Nova Hartz, Igrejinha, Picada Café, Santa Maria do Herval, Três Coroas, Gramado e Canela. O percurso incluirá 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos — entre eles uma estrutura sobre a FreeWay (BR-290) — e nove túneis.

Mais turismo e desenvolvimento

As estações de saída e chegada estarão localizadas cerca de 700m do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e na Av. Das Hortênsias, entre Gramado e Canela.

Além de proporcionar mais conforto e segurança para usuários e turistas, a ferrovia representa um marco para a logística e a mobilidade do Estado, ao oferecer uma alternativa moderna de transporte híbrido, com trens movidos a eletricidade e diesel, reduzindo a emissão de CO₂ e os acidentes nas rodovias. O projeto impulsionará o turismo, aumentará a arrecadação de ICMS e outros tributos municipais, e representará um salto para a infraestrutura e a mobilidade do Estado.

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, destacou a importância estratégica da iniciativa. “É um projeto robusto, moderno e com grande impacto positivo para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Atuamos de forma técnica, com respaldo jurídico e pensando no longo prazo. O Estado avança para um novo patamar de mobilidade, alinhado ao que já é realidade em países europeus”, afirmou.

A proposta foi viabilizada em cerca de um ano de análises técnicas e pareceres jurídicos conduzidos por órgãos como a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), que garantiram a segurança jurídica e a viabilidade do projeto. A Selt também será responsável pela fiscalização do contrato, com o recebimento de relatórios trimestrais da empresa.

“A implantação da ferrovia marca o início de um grande desafio e, ao mesmo tempo, de uma nova era para os transportes para a Serra Gaúcha. Vamos oferecer uma viagem mais confiável, confortável e segura. Este trem será apenas a porta de entrada para uma série de experiências que aguardam o turista. Nosso objetivo é que todos deixem o Rio Grande do Sul encantados com o que há de mais moderno em turismo e mobilidade ferroviária”, destacou Renato Ely, administrador da Sul Trens.

Com este passo, o Rio Grande do Sul torna-se referência nacional em inovação e infraestrutura de transportes, abrindo caminho para novos modelos de outorga por autorização e investimentos no setor ferroviário.

Acessos asfálticos a Quevedos e São José das Missões

Momentos antes do anúncio da autorização para a ferrovia entre Porto Alegre e Gramado, o governador Eduardo Leite assinou a ordem de início para obras em mais dois acessos asfálticos, nos municípios de Quevedos e São José das Missões, cidades que têm governo do Estado. O ato contou com a participação do secretário Juvir Costella.

Em Quevedos, o acesso se dará na ERS-524, em trecho de 28 quilômetros que fará ligação com Toropi e contará com investimento de R$ 45 milhões. Em São José das Missões, será construído o trecho de 2,65 quilômetros do município com a BRS-386. Ao todo, serão aportados R$ 10,1 milhões para conclusão dos trabalhos. Os investimentos nos dois acessos asfálticos superam os R$ 55 milhões e a entrega das obras está prevista para 2026.

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Trensurb circula apenas no trecho entre estações Mathias Velho e Novo Hamburgo no sábado, 9

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Trensurb circula apenas no trecho entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo no sábado, 9
No sábado, 9, os trens da Trensurb circulam apenas no trecho entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo, com intervalos de 15 minutos durante todo o horário de operação, das 5  às 23 horas.
Ao longo do restante da linha, o serviço de transporte será complementado por ônibus oferecidos pela empresa sem custo adicional para os usuários do metrô. Vale destacar que, neste sábado, o serviço de ônibus será similar ao de domingos e feriados, porém com reforço na frota.

As alterações de sábado ocorrem a fim de permitir o avanço dos trabalhos de reconstrução da via do metrô, necessários devido aos impactos da enchente de maio de 2024. Desse modo, a Trensurb assegura que, durante o período de realização da 48ª Expointer, a circulação de trens irá acontecer em toda a linha, de Mercado a Novo Hamburgo, durante todo o horário de funcionamento do sistema, sem necessidade de serviço complementar de ônibus.

A feira ocorre no Parque Assis Brasil, em Esteio, junto à estação da Trensurb no município, de 30 de agosto a 7 de setembro. Historicamente, o período do evento é o de maior movimento no metrô gaúcho. As mudanças na operação irão permitir que os trabalhos de reconstrução sejam acelerados, iniciando na sexta à noite e se estendendo até a madrugada de segunda-feira.
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