Conecte-se conosco

header-top







 

13/11/2025
 

Saúde

Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos de forma gratuita

Redação

Publicado

em

Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos de forma gratuita

Em comemoração aos 20 anos do programa Farmácia Popular, desde quarta-feira, 10, o Ministério da Saúde vai passar a oferecer 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita para toda a população.

Com isso, remédios indicados para o tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite poderão ser retirados de graça pela população de todo o país. A expectativa é que cerca de 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam impactadas e, em média, isso pode gerar uma economia para os usuários de até R$ 400 por ano.

O programa oferta 41 itens, entre fármacos, fraldas e absorventes e, até a implementação dessa medida, somente medicamentos indicados para pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais eram gratuitos.

Para os outros, o Ministério da Saúde pagava até 90% do valor de referência dos medicamentos e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Com essa atualização, 95% dos medicamentos e insumos podem ser retirados de forma gratuita, o que equivale a 39 dos 41 itens de saúde distribuídos, ampliando o acesso a saúde para população vulnerável em todo o Brasil.

Farmácia Popular: 70 milhões de pessoas atendidas

O programa Farmácia Popular foi criado pelo Governo Federal em 2004, para disponibilizar medicamentos e outros insumos de saúde para a população.

Foi relançado pelo presidente Lula no ano passado, com a inclusão de novas gratuidades, que incluíam remédios para osteoporose e anticoncepcionais e, em 2024, a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública de ensino.

Seis meses após o relançamento do programa, em junho de 2023, essa extensão dos benefícios fez com que a iniciativa chegasse ao melhor resultado dos últimos quatro anos, com acesso de 22 milhões de brasileiros, que podiam se tratar com custos menores ou inexistentes. Isso significa um aumento de 8,8% em relação a 2022, com recuperação de cerca de dois milhões de pessoas que haviam deixado de ser atendidas nos anos anteriores.

Além disso, com a retomada, 55 milhões de brasileiros que são beneficiários do Bolsa Família passaram a ter acesso a todos os medicamentos disponíveis de graça. Desde junho do ano passado, 4,6 milhões de beneficiários foram contemplados, o que significa mais medicamentos de graça para pessoas que não tem condição de arcar com os custos.

Hoje, a iniciativa está presente em 85% das cidades brasileiras, o que equivale a 4,7 mil municípios, conta com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país e tem capacidade para atender de 96% da população brasileira. Desde junho do ano passado, 560,4 mil mulheres acessaram medicamentos gratuitos para anticoncepção e osteoporose.

Em 20 anos, mais de 70 milhões de cidadãos brasileiros foram beneficiados. Mas os avanços continuam: a expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional.

Já foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 novos municípios de referência do Programa Mais Médicos, com 352 cidades do Norte e Nordeste recebendo a primeira unidade cadastrada.

Para alcançar a meta, o credenciamento de novas farmácias e drogarias foi aberto em 811 cidades de todas as regiões do país, com prioridade para os municípios que participam do Mais Médicos – uma estratégia que visa a diminuição dos vazios assistenciais.

 

Saúde

UPAs de Canoas registram mais de 3 mil atendimentos na primeira semana sob nova gestão, afirma IMAS

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Medeiros

De acordo com a gestão municipal, na primeira semana após a troca de gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Canoas, foram registrados 3.228 atendimentos nas três unidades administradas pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS). Os dados referem-se ao período entre 25 de outubro e 2 de novembro.
De acordo com o levantamento do IMAS, a UPA Guajuviras contabilizou 1.302 atendimentos, sendo 1.046 adultos e 256 pediátricos. A UPA Rio Branco recebeu 974 pacientes (713 adultos e 261 crianças), enquanto a UPA Liberty Dick Conter registrou 952 atendimentos (707 adultos e 245 pediátricos).

Ainda de acordo com as informações, os tempos médios de espera ficaram abaixo dos limites determinados pelos protocolos de classificação de risco. Para pacientes com ficha amarela, a média foi de 19 minutos (protocolo: até 60 minutos); para ficha verde, 40 minutos (protocolo: até 120 minutos); e para ficha azul, 61 minutos (protocolo: até 240 minutos).

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a nova gestão retomou o funcionamento integral das unidades, com atendimento 24 horas para adultos e crianças. A secretária Ana Boll afirmou que as medidas adotadas estão dentro das expectativas contratuais e operacionais.

Durante o mesmo período, as unidades receberam novos enxovais e materiais hospitalares, incluindo 360 lençóis, 300 cobertores, 120 hampers e 360 peças de uniformes destinadas aos profissionais. O IMAS informou ainda que está realizando a reorganização dos fluxos assistenciais, contratação de profissionais, revisão das escalas médicas e implantação de novos protocolos de qualidade.

Continuar a ler

Saúde

Unidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

Redação

Publicado

em

A Unidade de Saúde Caic, no bairro Guajuviras, em Canoas, passou a funcionar com horário ampliado. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Fundação de Saúde de Canoas.

A partir de agora, a unidade realiza atendimentos eletivos de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, sem interrupção ao meio-dia. Entre os serviços disponíveis estão consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinas, curativos, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, acompanhamento de gestantes e crianças, além de atendimentos voltados a hipertensos e diabéticos e coleta de citopatológico.

Conforme a Secretaria, 70% dos atendimentos no período estendido serão feitos por agendamento, enquanto 30% ficarão reservados para demanda espontânea. O agendamento pode ser realizado diretamente na unidade, localizada na Avenida 17 de Abril, nº 241, no Guajuviras.

A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, afirmou que a ampliação busca facilitar o acesso da população aos serviços.

“O turno estendido facilita o acesso aos serviços de saúde para trabalhadores, mães e pessoas que não conseguem chegar às unidades em horário comercial”, disse.

Já a presidente da Fundação de Saúde de Canoas, Raquel Caetano, destacou que a mudança faz parte das ações voltadas à Atenção Primária. Segundo ela,

“A ampliação facilita o acesso aos serviços para quem não consegue comparecer durante o horário comercial”.

A equipe da US Caic é formada por médico, cirurgião-dentista, auxiliar em saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepcionista.

Continuar a ler

Saúde

Divas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

Redação

Publicado

em

Divas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

No sábado, 8 de novembro, a Associação Divas’s e a SEG – Escola Técnica Profissionalizante, realizarão o curso Básico de Cuidador de Idosos. A capacitação acontecerá na Igreja Fonte da Vida, localizada na Rua Humaitá, 1400, bairro Marechal Rondon, em Canoas, das 13h30 às 18 horas.

O curso é totalmente gratuito e os participantes receberão certificado. Na ocasião, os participantes que quiserem poderão doar, de forma voluntária, um quilo de alimento não-perecível, que será destinado a famílias da cidade.

“Essa é uma oportunidade para quem busca qualificação profissional em uma área cada vez mais requisitada, contribuindo também para o cuidado e bem-estar da população idosa”, explica a Vice-presidente da Divas’s, Naligia Alves.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques