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21/10/2024
 

Enchente 2024 Canoas

Saiba onde refazer documentos perdidos na enchente em Canoas

Redação

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Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Passados dois meses após as fortes chuvas no Rio Grande do Sul, ainda são muitas as demandas da população para que a vida volte ao normal.

Neste momento, a busca por documentos novos, perdidos na enchente, faz com que a população canoense tenha dificuldades para solicitar auxílios, se cadastrar para empregos, dentre outros transtornos.

Para tirar as dúvidas da comunidade sobre onde e como pedir os documentos, nossa reportagem reuniu os principais pontos e serviços. Confira abaixo:

Carteira de identidade

Canoas passou a contar com um segundo posto do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP/RS), para a confecção de carteiras de identidade de forma gratuita no município.

A instalação está funcionando oficialmente junto ao prédio do Procon de Canoas (Rua General Salustiano, nº 142, bairro Marechal Rondon).

A estrutura, com dois guichês, possibilita atendimentos a partir das 9 até às 14 horas. No restante da tarde, os servidores capacitados com cursos do IGP, passam a realizar encaixes de pessoas que não agendaram hora ou então efetuam baixas de dados coletados durante o dia no sistema.

Os atendimentos mediante agendamento prévio serão de segunda a sexta-feira, das 8h 30 às 17h 30, mesmo horário de expediente no Procon.

A ampliação do serviço social está sendo possibilitada graças ao convênio vigente da Prefeitura com o Governo do Estado do RS. Antes disso, a demanda era absorvida pelo posto existente no Centro de Acesso a Direitos – CAD (Rua Barão do Rio Branco, nº 91) do bairro Niterói. O espaço recebe canoenses para a confecção, de segunda a sexta, no horário das 8h às 14h.

Certidão de nascimento

Os canoenses podem solicitar a sua certidão de nascimento de forma gratuita. Basta comparecer a um dos dois cartórios localizados em Canoas. Confira endereços e telefones de contato abaixo:

Registro Civil das Pessoas Naturais da 2ª Zona

Cartório de Registro Civil

  • Av. Victor Barreto, nº 1.040 · (51) 3785-5743
  • Fecha às 17:00

Registro Civil das Pessoas Naturais da 1ª Zona

Cartório de Registro Civil

  • Padre Anchieta, nº 84 · (51) 3472-5317
  • Fecha às 17:00

Carteira de Trabalho

Rua Ipiranga, nº 140 / Canoas – RS CEP: 92010-290
WhatsApp: (51) 98561-2680
E-mail: canoas@fgtas.rs.gov.br
Horários de atendimento: 8h às 12h / 13h às 17h

Título de eleitor

Quem perdeu o título de eleitor pode ficar despreocupado, pois poderá votar com a carteira de identidade ou qualquer outro documento com foto, ou ainda quem possui registro de biometria, poderá apresentar apenas o E-título, pelo celular.

Segundas vias, para interessados em recuperar o documento mesmo assim, podem ser solicitadas gratuitamente nos sites dos cartórios eleitorais em Canoas. Confira endereços abaixo:

Enchente 2024 Canoas

Prefeitura prorroga decreto de calamidade pública até 31 de dezembro

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Prefeitura prorroga decreto de calamidade pública até 31 de dezembro

Nesta segunda-feira, 21, a Prefeitura de Canoas prorrogou a vigência do decreto de Estado de Calamidade Pública até o dia 31 de dezembro. Com o anúncio, medidas como a distribuição de cestas básicas e marmitas para a população atingida pela enchente e o passe livre seguem em vigor no município até o final do ano.

A entrega dos mantimentos acontece de forma descentralizada, em cinco escolas do município. Desde o início da operação, mais de 250 mil cestas básicas já foram entregues à população. Os Centros de Distribuição de Doações funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h.

As cestas básicas podem ser retiradas a cada 15 dias nos centros de distribuição. São entregues 400 fichas por dia. Nos locais, também são distribuídas 400 marmitas diariamente, entre as 12h e as 14h.

O atendimento é destinado aos moradores das áreas atingidas pela enchente que atendem a um dos seguintes critérios: idosos acima de 60 anos, famílias com crianças ou jovens matriculados em escolas públicas municipais e conveniadas, ou aqueles cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico).

Confira os locais onde funcionam os centros:

  • EMEF Professor Thiago Würth (Ginásio), rua São Gabriel, ao lado do CRAS, Mathias Velho
  • EMEF Max Adolfo Oderich, rua Professora Dona Sara, 100, Harmonia
  • EMEF Rio Grande do Sul, rua Wenceslau Braz, 35, Mato Grande
  • EMEF Paulo VI, avenida Irineu Carvalho Braga, 278, Fátima
  • EMEF Nelson Paim Terra, rua Primavera, 1676, Rio Branco.
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Enchente 2024 Canoas

Prefeitura informa lista atualizada de beneficiários do Aluguel Social

Redação

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Prefeitura informa lista atualizada de beneficiários do Aluguel Social

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria da Habitação e do Desenvolvimento Urbano, divulgou na sexta-feira, 18, a lista atualizada dos canoenses aptos ao Programa Aluguel Social. Com as vistorias realizadas na semana passada, o número de beneficiários aptos chega a 2 mil nomes.

O valor do aluguel social, de até R$ 1 mil, será concedido mensalmente para até 2 mil famílias atingidas pela enchente, pelo período máximo de um ano.

A Secretaria destaca a importância da apresentação do contrato e posterior dos recibos de pagamento até o dia 10 do mês corrente, para recebimento da parcela seguinte.

Confira a lista dos beneficiários:

Beneficiários Aluguel Social – 18 de out de 2024

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Aluguel Social Canoense tem lista de beneficiários atualizada

Redação

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Aluguel Social Canoense tem lista de beneficiários atualizada

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria da Habitação e do Desenvolvimento Urbano, divulgou na terça-feira, 8, a lista atualizada dos canoenses aptos ao Programa Aluguel Social.

Com as vistorias realizadas na semana passada, o número de beneficiários aptos chega a 1.758 nomes.

Como funciona

O valor do aluguel social, de até R$ 1 mil, será concedido mensalmente para até 2 mil famílias atingidas pela enchente, pelo período máximo de um ano.

A Secretaria destaca a importância da apresentação do contrato e posterior dos recibos de pagamento até o dia 10 do mês corrente, para recebimento da parcela seguinte.

Para isso, os beneficiários devem procurar a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Rua Monte Castelo, 340, Nossa Senhora das Graças), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Confira a lista atualizada de beneficiários:

Aluguel Social Beneficiários 08 de out de 2024

 

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