Economia
Escritório do Empreendedor Digital começa a funcionar na segunda-feira, 1º

Na próxima segunda-feira, 1º, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI), lançará o Escritório do Empreendedor Digital (EE Digital). Esse sistema visa agilizar processos que antes eram mais burocráticos e exigiam envio de documentos por e-mail.
Novo sistema disponível em julho
A partir de julho, os requerentes poderão iniciar seus pedidos diretamente no Portal SEI da Prefeitura. O acompanhamento dos processos também será feito através desse sistema. Para utilizar o EE Digital, os interessados precisarão criar um usuário externo no Portal SEI.
Facilidade para empreendedores
O secretário da SMDETI, Melchiades Neto, afirma que a iniciativa proporcionará mais eficiência e praticidade aos empreendedores locais. “O objetivo é desburocratizar os procedimentos de regularização de empreendimentos no município, facilitando a abertura e atualização de informações empresariais”, explicou. O antigo sistema continuará funcionando durante a migração gradual para o novo.
Economia
INSS antecipa 13º salário de beneficiários; primeira parcela será paga em abril

O 13º salário dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será antecipado, conforme decisão publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira, 19. O benefício será pago em duas parcelas.
A primeira parcela, equivalente a 50% do benefício, será paga juntamente com os valores referentes ao mês de abril. Já a segunda parte será depositada em maio, correspondendo ao restante do 13º após o desconto da antecipação.
Têm direito ao pagamento segurados e dependentes da Previdência Social que, ao longo de 2026, tenham recebido benefícios como auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
Segundo o decreto, nos casos em que o benefício seja encerrado antes de 31 de dezembro de 2026, o valor do 13º será calculado de forma proporcional ao período em que o segurado recebeu o auxílio.
A expectativa do Ministério da Previdência é de que a antecipação movimente cerca de R$ 78,2 milhões na economia brasileira.
Economia
Pagamento do segundo lote do abono salarial PIS/Pasep 2026 começa nesta segunda-feira, 16
Economia
Empresa do Parque Canoas de Inovação é finalista do 9º Prêmio Nacional de Inovação

Uma empresa instalada no Parque Canoas de Inovação (PCI) está entre as finalistas do 9º Prêmio Nacional de Inovação, uma das principais premiações do país voltadas ao reconhecimento de iniciativas inovadoras no setor produtivo. A Exatron Indústria Eletrônica, instalada no complexo tecnológico de Canoas, foi selecionada para disputar a etapa final da premiação.
O Prêmio Nacional de Inovação destaca empresas e organizações que desenvolvem soluções capazes de gerar impacto econômico e tecnológico. A presença da Exatron entre os finalistas reforça o protagonismo de Canoas no desenvolvimento de tecnologia e inovação no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Instalada no PCI, localizado no bairro Guajuviras, a Exatron atua no desenvolvimento de produtos eletroeletrônicos voltados à automação predial e residencial. Entre as soluções produzidas pela empresa estão sensores de presença, relés para iluminação e dispositivos inteligentes que contribuem para a economia de energia e o aumento da segurança em ambientes residenciais e corporativos.
Fundada em 1984, a empresa conta atualmente com uma fábrica moderna de aproximadamente 11 mil metros quadrados em Canoas. A companhia desenvolve tecnologias que atendem tanto o mercado brasileiro quanto países da América Latina.
O Parque Canoas de Inovação é considerado um dos principais polos tecnológicos da região. O espaço reúne empresas, universidades e o poder público com o objetivo de fomentar pesquisa, desenvolvimento tecnológico e geração de empregos qualificados.
A indicação da Exatron ao Prêmio Nacional de Inovação evidencia o potencial das empresas instaladas no parque tecnológico e reforça o papel estratégico do PCI no fortalecimento do ecossistema de inovação e no desenvolvimento econômico de Canoas.

Social1 semana atrásCanoas promove evento “Reconstruir para Prosperar” com cursos gratuitos e apoio a famílias do Aluguel Social

Educação1 semana atrásDiretores e vice-diretores eleitos das escolas municipais tomam posse nesta quarta-feira, 11, em Canoas

Saúde1 semana atrásLiga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas lança projeto “Tempo de Cuidar” para pacientes oncológicos

Social1 semana atrásCanoas inicia programação “Cuidar de Quem Cuida” para mulheres atendidas pelos CRAS no mês da mulher

Geral1 semana atrásSábado Solidário mobiliza Canoas para arrecadar alimentos; saiba os pontos de coleta
Política2 dias atrásVereadores fixam novos horários para as sessões ordinárias a partir de hoje

Emprego1 semana atrásCaravana de Empregos será realizada nesta quarta-feira, 11, no Conjunto Comercial, em Canoas

Política1 semana atrásJair Bolsonaro é internado em UTI em Brasília com broncopneumonia bacteriana



























































