Conecte-se conosco

header-top






 

30/06/2024
 

Saúde

Hospitais de São Paulo reforçam quadro clínico e assistencial do Hospital Universitário de Canoas

Redação

Publicado

em

Hospitais de São Paulo reforçam quadro clínico e assistencial do Hospital Universitário de Canoas

Nos últimos dias o Hospital Universitário de Canoas contou com dois grandes reforços no seu quadro geral de atendimento.

O gigante Hospital do Coração de São Paulo (HCOR). hospital de excelência conforme o Ministério da Saúde e a Rede D’or, principal rede privada do Brasil, desembarcaram em Canoas disponibilizando atendimento, principalmente para suprir as necessidades das vitimas das enchentes do mês de maio.

Hospitais de São Paulo reforçam quadro clínico e assistencial do Hospital Universitário de Canoas

Profissionais de hospitais de São Paulo viajam a Canoas

A instituição paulistana chegou com a sua delegação na segunda-feira, 24. Composta por médicos intensivistas, cirurgiões, anestesistas, clínicos gerais especialistas em diversas áreas, gestores, líderes e enfermeiros, a equipe do HCOR permanece no HU até domingo, 30.

Vinda dos profissionais

O envio de profissionais médicos e da área assistencial faz parte de um projeto ainda maior, que envolve: doação de insumos, medicamentos, equipamentos médico-hospitalares, alimentos, materiais de limpeza, higiene, agasalhos e roupas e que já arrecadou e entregou até o presente mais de 100 toneladas de doações à população gaúcha.

Parte das pessoas afetadas pela catástrofe encontra-se em condições emergenciais, apresentando quadros de infecção em decorrência das mais diversas condições como pneumonia, infecções de pele e partes moles, infecções urinárias entre outras, além de dengue, leptospirose, hepatites.

Ainda dentro da parceria, o HCOR iniciou um projeto de telemedicina em psicologia para os colaboradores do HU. O projeto evoluiu e será estendido para toda a população de Canoas.

Enchente 2024 Canoas

Deputada Franciane Bayer anuncia destinação de mais de R$ 500 mil para Pronto Socorro de Canoas

Redação

Publicado

em

Deputada Franciane Bayer anuncia destinação de mais de R$ 500 mil para Pronto Socorro de Canoas

A deputada federal Franciane Bayer (Republicanos/RS) anunciou a destinação de mais de 500 mil reais para auxiliar na reconstrução do Hospital de Pronto Socorro (HPS) municipal de Canoas.

O hospital foi devastado pelas enchentes em maio. O anúncio foi realizado em reunião com o prefeito e integrantes do Republicanos de Canoas, incluindo a secretária Beth Colombo e os vereadores Duarte e Link.

 

Continuar a ler

Saúde

Prefeitura oferece vacinação no Atacadão

Redação

Publicado

em

Prefeitura oferece vacinação no Atacadão

A partir desta segunda-feira, 24, equipes da Secretaria Municipal de Saúde começaram a aplicar vacinas no Atacadão, localizado na Avenida Guilherme Schell, 8800. A ação, em parceria com o grupo Carrefour, visa ampliar a oferta de imunizantes para a população. As vacinas disponíveis incluem doses contra a Covid-19, influenza e tétano. O atendimento acontece das 9h às 16h, até sexta-feira, 28.

Vacinação no Nacional

Na semana passada, a vacinação foi realizada no supermercado Nacional, no bairro Niterói, onde 365 doses foram aplicadas.

Facilidade de acesso

Caroline Schirmer, secretária adjunta de Saúde, destacou a importância dessa parceria para expandir a oferta de imunizantes e facilitar o acesso da população. “As pessoas vão até o supermercado e já podem se vacinar. Os profissionais também orientam e reforçam a importância da imunização”, afirmou Schirmer.

Continuar a ler

Saúde

Estados podem repassar vacinas da dengue para municípios antes que imunizantes passem da validade

Redação

Publicado

em

O Ministério da Saúde voltou a ampliar o público-alvo da vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques de vacinas que estão próximas do vencimento.

Doses com validade até 30 de junho e 31 de julho poderão ser aplicadas, preferencialmente, em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos e não apenas de 10 a 14 anos.

Mesmo assim, cidades como Canoas ainda não foram incluídas nos calendários de vacinação por conta dos critérios de seleção do governo federal priorizaram municípios com históricos de mais casos nos últimos dez anos. O município tem o maior número de casos no Estado, com mais de 5 mil ocorrências.

Em nota técnica, a pasta orienta que estados com municípios que ainda não foram contemplados com a vacina da dengue realizem, preferencialmente, o remanejamento das doses com vencimento próximo para essas localidades.

Já nos estados onde todos os municípios foram contemplados, as doses poderão ser aplicadas na faixa etária de 6 a 16 anos.

No documento, o ministério destaca ainda que, em casos onde os dois procedimentos forem comprovadamente insuficientes para esgotar as doses próximas do vencimento, a critério dos gestores municipais, a vacinação contra a dengue poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, limite etário especificado na bula do imunizante Qdenga.

Para garantir a segunda dose, aplicada com intervalo de 90 dias, às pessoas que forem vacinadas com vacinas remanejadas dentro das recomendações feitas pela pasta, estados e municípios devem oficializar a estratégia escolhida por meio dos e-mails : dengue.cgici@saude.gov.br; pni@saude.gov.br; cgici@saude.gov.br.

O Ministério da Saúde reforçou que esta é uma estratégia temporária e excepcional, aplicada apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de junho e 31 de julho de 2024.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm