Comunidade
Confira os pontos de confecção gratuita de carteira de identidade em Canoas

Canoas passou a contar com um segundo Posto de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS) para a confecção de carteiras de identidade, de forma gratuita, no município.
A instalação está funcionando junto ao prédio do Procon de Canoas (Rua General Salustiano, 142, bairro Marechal Rondon), oficialmente, desde esta segunda-feira, 17, com a abertura da possibilidade de marcação de horário para o endereço no site do IGP.
Atendimentos
A estrutura, com dois guichês, possui expediente de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Os atendimentos agendados pela internet ocorrem entre às 9h e 14h.
Depois, os servidores passam a realizar encaixes de pessoas que procuram o serviço, por ordem de chegada. Idosos, pessoas com deficiência e gestantes possuem prioridade.
A ampliação do serviço é viabilizada por conta do convênio entre Prefeitura e Governo do Estado. Antes disso, a demanda era absorvida somente pelo posto no Centro de Acesso a Direitos – CAD (Rua Barão do Rio Branco, 91) do bairro Niterói.
O espaço ainda recebe canoenses para a confecção do documento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Importância do serviço
O secretário de Segurança Pública de Canoas, delegado Guilherme Pacífico, destaca a importância da possibilidade de ampliar os atendimentos aos canoenses.
“A instalação desse novo posto do IGP atende uma demanda crescente por expedição de carteiras de identidade. O Rio Grande do Sul é um dos estados pioneiros na implantação do novo modelo desse documento, que apresenta o número do CPF como novo número padrão para identidades de todos os brasileiros”, explica o secretário de Segurança Pública de Canoas, Guilherme Pacífico.
Segundo Pacífico, após a enchente de maio, a procura pela segunda via da identidade teve aumento significativo no município.
“Depois dessa catástrofe, onde milhares de pessoas perderam seus documentos, ter mais um posto de IGP na nossa cidade vai ajudar no enfrentamento a essa demanda gigantesca. Isso reforça a nossa questão cidadania, do trabalho da Secretaria de Segurança, que além do seu eixo de proteção policial, possui a questão de proteção social. Esse núcleo instalado no Procon, e o outro junto ao CAD, reforçam a nossa atenção à cidadania e à proteção social”, finaliza.
Operação
O chefe da nova unidade do IGP em Canoas, Éder Godin, ressalta que o procedimento para obtenção da 1ª ou 2ª via da carteira de identidade exige o agendamento prévio na página do IGP/RS.
Ainda segundo Godin, o agendamento pelo site garante mais comodidade e segurança de que será atendido na data e horário definidos. Mais informações pelo telefone: (51) 982552383.
Documentação necessária para 1ª e 2ª via:
– Documentos com CPF;
– Certidão original ou cópia autenticada (em bom estado de conservação, legível e sem rasuras);
– Solteiros(as): Certidão de Nascimento;
– Casado(as) ou viúvos(as): Certidão de casamento;
– Divorciado: Certidão de casamento com averbação de divórcio no mesmo documento;
– Estrangeiro: certidão de naturalização
Não é necessário trazer foto
Isenção de taxa
– Não há cobrança para 1ª via
– Confecção do novo modelo é isenta também
– Maiores de 65 anos também não pagam
– Baixa renda – isento mediante aprovação (trazer cadastro único ou NIS)
*Somente há cobrança de taxa para segunda via do novo modelo, no valor de R$90,75, com 30 dias úteis após o pagamento.
(Essa tarifa pode ser isentada mediante comprovação de carência devido à enchente de maio)
– Menor de 16 anos deverá estar acompanhado dos pais ou avós
– Não é aceita certidão manuscrita
– Agendamento pelo site do IGP sempre a partir das 8 horas
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.
Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.
Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,
“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”
Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”
Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.
Locais de retirada a partir de 2 de julho:
- Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
- Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h
Mais informações e tele busca de doações:
– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
Comunidade
Moradores que decidiram permanecer na Praia do Paquetá recebem auxílio da Defesa Civil

De acordo com a gestão municipal, desde a quinta-feira, 19, quando as águas começaram a subir na Praia do Paquetá, a comunidade local começou a receber suporte da Prefeitura de Canoas, com coordenação da Defesa Civil e contando com a ação integrada entre diversas secretarias.
Entre as ações voltadas a quem optou por permanecer no local, ocorreram entregas de cestas básicas e suporte com acolhimento a famílias atingidas, além de resgate de pets encontrados na região. Na localidade vivem 120 famílias, das quais 100 optaram por permanecer nas suas casas.
Para o secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, a estratégia prioritária é antecipar o suporte humanitário, mitigando o impacto sobre a vida das pessoas. Além da entrega de ranchos completos, a Defesa Civil atuou no alerta sobre riscos e na oferta de transporte para quem necessitasse buscar segurança por decorrência da cheia.
Já o secretário da Assistência Social, Márcio Freitas, trabalhou na entrega de alimentos e comandou o serviço de abrigos públicos para desalojados. A secretária de Bem-estar Animal, Paula Lopes, liderou o resgate de bichinhos de estimação para castração e encaminhamento a tutores. As atividades prosseguirão ao longo do final de semana.
“A nossa comunidade vive da pesca e do turismo. Com o tempo adverso, não tem como pescar, nem tem pessoas para comprar nosso pescado. Esse alimento garante segurança para estes dias difíceis”, pontuou o presidente da Associação de Moradores e Pescadores da Praia de Paquetá, Paulo Denilto.
Moradora de Paquetá, Elisabete Saroba agradeceu o donativo que irá manter a família formada por sete pessoas, cujos adultos trabalham na pesca e na construção, pelas próximas semanas. A Defesa Civil mantém plantão na entrada do bairro para orientar e transportar pessoas para acolhimento. As demais áreas da cidade não apresentam mais zonas de alagamento.
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