Conecte-se conosco

header-top






 

04/07/2024
 

Transporte

Lado Oeste de Canoas tem mais duas linhas de ônibus restabelecidas; passe é livre

Redação

Publicado

em

Lado Oeste de Canoas tem mais duas linhas de ônibus restabelecidas - Foto: Juliana Reis

O transporte público coletivo está com mais duas linhas retomadas no lado Oeste de Canoas, região geográfica mais afetada pela catástrofe climática de maio.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), Mato Grande e Rio Branco voltam com itinerários parciais e entram na relação de aproximadamente 20 linhas atendidas pela empresa Sociedade de Ônibus Gaúcha (Sogal).

A Morart foi a primeira a voltar a operar naquele quadrante, com aumento de áreas secas na região.

No lado Leste, os usuários possuem 16 linhas à disposição. O serviço nessa região da cidade está quase todo normalizado, com exceção de duas ligações (Petrobras e Ulbra) com a Trensurb, que ainda não retomou o serviço. O transporte coletivo permanece com passe livre na cidade.

Linha Mato Grande

Itinerário se inicia no terminal da Victor Barreto (Golden Center), seguindo pelas ruas Pedro Weingartner, Mathias Velho, Dr. Barcelos, Domingos Martins, Avenida Guilherme Schell, Araçá, Santo Antônio, República, Califórnia, Novo México, Avenida Canoas, República, voltando pela Santo Antônio, Araçá, Pedro Weingartner e terminal da Victor Barreto.

Linha Rio Branco

Terminal da Victor Barreto (Golden Center), ruas Mathias Velho, Dr. Barcelos, Domingos Martins, av. Guilherme Schell, rua Boa Saúde, rua Cairú, rua Bartolomeu de Gusmão, voltando pela Guilherme Schell, rua Pedro Weingartner e encerrando na Victor Barreto.

Informações gerais

Dúvidas sobre os itinerários e horários das linhas da Sogal podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3472-6233, no site (www.sogal.com.br). Atrasos e outros assuntos podem ser comunicados para a Diretoria de Transportes, pelo WhatsApp (51) 99365-9452 ou pelo telefone (51) 3425-7637.

Transporte

Trensurb informa que Estação Canoas reabre na segunda-feira, 1º de julho

Redação

Publicado

em

Trensurb informa que Estação Canoas reabre

A Trensurb anunciou nesta sexta-feira, 28, que reabrirá a Estação Canoas na segunda-feira, 1º, aumentando para 14 o número de estações atendidas pela Operação Emergencial.

Além disso, haverá alterações nos horários de funcionamento dos trens, que vai passarão a ser das 5h às 22h, diariamente, com intervalos entre viagens seguem em 18 minutos, no trecho entre Novo Hamburgo e Canoas.

Ida até Porto Alegre

Como as estações da Trensurb na Capital seguem fechadas, o trajeto de Canoas até Porto Alegre segue sendo através do ônibus da Transcal, com embarque e desembarque na saída da Estação Mathias Velho.

As passagens continuam sendo gratuitas durante este período.

 

Continuar a ler

ENCHENTE RS

Reunião entre companhias aéreas e governador sobre retomada de voos no RS tem tom otimista

Reunião entre companhias aéreas e governador sobre retomada de voos no RS tem tom otimista

Redação

Publicado

em

Reunião entre companhias aéreas e governador sobre retomada de voos no RS tem tom otimista
Maurício Tonetto

O governador Eduardo Leite realizou uma série de reuniões na quinta-feira, 27, em São Paulo, com diretores de companhias aéreas que operam no Rio Grande do Sul.

Ao lado do secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, Leite conversou com representantes das empresas Azul, Latam e Gol para discutir alternativas que auxiliem na ampliação do número de voos no Rio Grande do Sul.

Principal terminal do Estado, o Aeroporto Salgado Filho está com atividades suspensas devido à enchente de maio.

“Recebemos informações que nos deixam com muito otimismo de que, em breve, nesses próximos dias, a gente tenha anúncios de novos voos para o Estado”, destacou Leite.

Impacto no PIB

O governo calcula que o fechamento do Salgado Filho pode impactar o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul em 0,5% em 2024. Considerando todos os setores atingidos, o cálculo é de uma perda de R$ 2,5 bilhões a R$ 3,2 bilhões até o fim do ano.

Nas conversas com os executivos das companhias, o governador ressaltou que os aeroportos de Caxias do Sul, Santa Maria, Torres, Passo Fundo e, principalmente, o de Pelotas, podem absorver parte da demanda reprimida.

Antes da enchente, o Rio Grande do Sul tinha cerca de 2,8 mil voos mensais, sendo a maior parte (2,4 mil) em Porto Alegre. Em junho, o Estado deve encerrar o mês com menos de 400 voos realizados.

 

Continuar a ler

Geral

Prazo para pagamento à vista e de parcelas unificadas do IPVA 2024 termina na sexta, 28

Redação

Publicado

em

Prazo para pagamento à vista e de parcelas unificadas do IPVA 2024 termina na sexta, 28

Termina na sexta-feira, 28, o prazo de pagamento relativo a todos os finais de placa e às três últimas parcelas para os contribuintes que optaram pelo parcelamento do Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva (IPVA) de 2024.

O governo do Estado, por meio da Receita Estadual, anunciou, na primeira semana de junho, a unificação de todas as parcelas que restavam (abril, maio e junho) para serem quitadas em 28 de junho.

A medida foi publicada no Decreto 57.367/2024, que também alterou o prazo de vencimento do IPVA para pagamento à vista. Tradicionalmente, ele ocorre até o último dia útil de abril, mas a data limite foi adiada para o último dia útil de junho.

As mudanças que flexibilizam os prazos de pagamento foram motivadas pela situação de calamidade pública enfrentada pelo Estado, a qual gerou dificuldades para a quitação. O objetivo é ajudar os contribuintes a manterem as suas obrigações fiscais em dia.

O sistema informatizado de pagamento do IPVA retornou ao ar em 27 de maio, após mais de 20 dias fora de operação.

Os proprietários de veículos que tiveram perda total por conta das enchentes registradas no RS podem pedir a devolução de parte do IPVA 2024.

Descontos

Até a data de vencimento, os motoristas poderão aproveitar os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, cuja redução pode chegar a 20% do valor do tributo, caso o contribuinte usufrua da cota máxima de cada benefício.

O Bom Motorista, por exemplo, reduz até 15% do imposto para aqueles que estiverem há três anos sem cometer infração de trânsito. Já o programa Bom Cidadão oferece desconto de 5% para quem possuir, no mínimo, 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2022 e 30 de outubro de 2023.

Penalidades

O atraso no pagamento do IPVA implica o pagamento de multa de 0,334% ao dia, até o limite de 20%, mais a incidência de juros. Há, ainda, a possibilidade de inscrição do contribuinte em Dívida Ativa após mais de dois meses em situação de inadimplência.

Além do maior custo para quitação do IPVA, o motorista que perder o prazo de vencimento poderá ter o veículo apreendido e arcar com custos de multa, serviços de guincho e depósito do DetranRS, caso seja flagrado em circulação.

Mais informações sobre o IPVA

  • Quem paga IPVA
    Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2005, exceto os isentos em lei.
  • Como pagar
    Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.
  • Onde consultar o valor e gerar o QR Code
    No aplicativo do IPVA RS disponível na App Store ou Google Play ou no site: https://www.sefaz.rs.gov.br/apps/ipva.
  • Onde pagar
    Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção de Pix está disponível em mais de 760 instituições.Fique atento a golpes. Antes de efetuar o pagamento, verifique as informações do destinatário:

    Nome: Ipva Sefaz/RS
    CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
    Instituição: Bco do Estado do RS S.A
    Endereço: Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080
    Bco do Estado do RS S.A.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm