Clima
Semana tem avanço do frio e chuvas a partir de quinta-feira

A semana começa com o sol entre nuvens em Canoas. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima), as temperaturas seguem em baixa nos próximos dias.
O cenário muda somente na quarta-feira, 22. Nesse dia, a máxima pode chegar aos 30ºC e resulta em sensação de abafamento na cidade.
O Eclima afirmou que monitora uma frente fria que deve cruzar o Rio Grande do Sul na quinta-feira, 23, e pode ocasionar chuva forte. Os acumulados devem ser altos e podem causar transtornos. Até o momento, projeções indicam que os volumes não devem resultar em novo repique da enchente na região.
Previsão para os próximos dias
- Terça-feira, 21: o sol predomina entre nuvens com previsão de gradual aquecimento. Não se afasta a ocorrência de chuva passageira e esparsa à tarde. O vento passa a soprar de Norte para Leste ao longo do dia. Mínima de 8°C e máxima de 21°C.
- Quarta-feira, 22: o dia terá sol e nuvens, com previsão de vento Norte. As rajadas moderadas podem ajudar a acelerar o declínio dos níveis dos rios, sobretudo, o Sinos e o Guaíba. O sol predomina entre nuvens e gera sensação de abafamento. Mínima de 15°C e máxima de 30°C.
- Quinta-feira, 23: uma frente fria cruza o Rio Grande do Sul ao longo do dia com risco de chuva forte. O volume de precipitação pode ser alto, com potencial de transtornos. Mínima de 17°C e máxima de 23°C.
- Sexta-feira, 24: o tempo fica instável e frio em Canoas, com previsão de pouca oscilação térmica. O vento irá ingressar forte do quadrante Sul com intensa sensação de frio. Mínima de 10°C e máxima de 15°C.
Clima
Frio mais intenso do ano deve atingir o Rio Grande do Sul com temperaturas próximas de 3°C

Uma frente fria deve provocar chuva em parte da Região Sul entre esta sexta-feira, 19, e o sábado, 20, antes da chegada de uma massa de ar mais frio que fará as temperaturas despencarem, especialmente no Rio Grande do Sul e em áreas serranas da região.
Nesta sexta-feira, as instabilidades começam pelo oeste da Região Sul, com ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Ao longo do dia, a chuva avança para outras áreas, atingindo o oeste, centro e sul do Paraná, o oeste e sul de Santa Catarina e também o nordeste do Rio Grande do Sul.
Durante a noite, as precipitações continuam avançando sobre o norte e o nordeste gaúcho, além de áreas catarinenses e paranaenses. Ao mesmo tempo, o tempo começa a firmar na faixa de fronteira com o Uruguai e no extremo oeste do Rio Grande do Sul.
No sábado, 20, a chuva perde força e fica concentrada principalmente no norte e leste do Paraná. No centro e sul paranaense ainda há possibilidade de chuva isolada. Nas demais áreas da Região Sul, o tempo volta a ficar estável, com variação de nuvens.
No Rio Grande do Sul, a Campanha poderá registrar formação de geada durante o amanhecer de sábado. As menores temperaturas são esperadas justamente na faixa de fronteira com o Uruguai e nas áreas serranas entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde os termômetros podem marcar cerca de 3°C.
No centro e norte gaúcho e no oeste catarinense, as temperaturas mínimas devem variar entre 8°C e 12°C. Já nas demais áreas da Região Sul, os valores ficam entre 12°C e 16°C.
As temperaturas máximas mais elevadas devem ocorrer no norte do Paraná, com marcas entre 24°C e 26°C nesta sexta-feira. Em contraste, nas áreas serranas do Sul do país, as máximas não devem ultrapassar os 10°C. No restante do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, os termômetros devem permanecer abaixo dos 16°C ao longo do período.
Clima
Governo do Estado lança portal com informações sobre prevenção a eventos climáticos extremos

O governo do Rio Grande do Sul lançou na quarta-feira, 17, o portal Prepara RS – El Niño, plataforma que reúne informações, dados e ferramentas relacionadas à prevenção e ao monitoramento de eventos climáticos extremos.
O anúncio foi realizado durante o lançamento do Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos (Prepara RS – El Niño). A proposta da plataforma é concentrar informações de interesse público voltadas tanto para gestores quanto para a população.
Entre os recursos disponíveis estão o Clima RS, que reúne dados sobre condições meteorológicas, níveis dos rios e alertas de risco; o radar meteorológico da Defesa Civil, com imagens atmosféricas atualizadas em tempo real; o sistema de monitoramento hidrometeorológico, que disponibiliza informações de 129 estações; e o Simagro RS, destinado ao acompanhamento de dados meteorológicos e agroclimáticos.
Durante o evento de lançamento, o secretário estadual de Comunicação, Caio Tomazeli, explicou como a plataforma será utilizada.
“O portal será um espaço permanente para divulgar informações sobre a preparação do Estado para o El Niño, com atualizações sobre prognósticos climáticos e as ações em andamento. Além disso, teremos coletivas mensais de atualização e uma articulação contínua entre as equipes de comunicação estaduais e municipais. Nosso objetivo é garantir informação qualificada e atuação coordenada junto à imprensa, aos gestores públicos e à população”, afirmou.
O portal também disponibiliza acesso ao Mapa Único do Plano Rio Grande, que reúne informações sobre áreas atingidas por eventos climáticos registrados em abril e maio de 2024 e em junho de 2025. A plataforma ainda integra a Plataforma de Voluntariado da Defesa Civil, informações sobre manchas de inundação e os Planos de Contingência de Proteção e Defesa Civil dos municípios gaúchos.
Além disso, o site conta com seções de avisos, alertas, orientações de prevenção e notícias relacionadas ao fenômeno El Niño.
Clima
Governo do RS lança programa de preparação para possíveis impactos do El Niño 2026/2027

O governo do Rio Grande do Sul realiza, nesta quarta-feira, 17, o lançamento do Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos, denominado Prepara RS. A iniciativa prevê ações voltadas ao enfrentamento dos possíveis impactos associados ao fenômeno El Niño 2026/2027.
A cerimônia ocorrerá às 9h30, no Palácio Piratini, localizado na Praça Marechal Deodoro, s/nº, em Porto Alegre, durante o primeiro encontro regionalizado do programa, que reunirá representantes de 73 municípios da Região Metropolitana. Na ocasião, será assinado o decreto que regulamenta o programa e define as ações previstas.
Durante o evento, também serão entregues documentos de análise preliminar de suscetibilidades a 25 municípios considerados prioritários da região. Os relatórios reúnem informações meteorológicas, hidrológicas, geológicas, sociais e históricas, com o objetivo de identificar áreas e situações de maior vulnerabilidade.
Outro anúncio previsto é o lançamento da Plataforma de Voluntários da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O sistema será destinado ao cadastramento e à gestão de voluntários que atuam em situações de emergência e desastres.
A atividade contará com a presença do governador Eduardo Leite, além de prefeitos e secretários estaduais. O evento é aberto à cobertura da imprensa.

Concursos1 semana atrásCanoas abre inscrições para concurso de Procurador Municipal com prazo até 23 de junho

Defesa Civil1 semana atrásGoverno do RS intensifica preparação de municípios diante da possibilidade de El Niño em 2026

Defesa Civil1 dia atrásDefesa Civil de Canoas participa de programa estadual de preparação para eventos extremos

Geral1 semana atrásCanoas realiza mesa temática sobre sistemas de proteção e resiliência na revisão do Plano Diretor

Clima7 horas atrásFrio mais intenso do ano deve atingir o Rio Grande do Sul com temperaturas próximas de 3°C

Política1 semana atrásCâmara de Canoas aprova projeto sobre restituição em dobro por cobranças indevidas nas contas de água e esgoto
Acidente1 semana atrásMotorista relata à polícia possível falha mecânica em ônibus que tombou na BR-290 em Glorinha

Clima1 dia atrásGoverno do Estado lança portal com informações sobre prevenção a eventos climáticos extremos






























































