Conecte-se conosco

header-top






 

08/07/2024
 

Clima

Canoas tem pelo menos 15 pontos com bloqueio nas ruas pelo acúmulo de água

Redação

Publicado

em

A cidade de Canoas já tem diversos pontos de alagamento devido às chuvas que ocorrem desde o sábado, 27. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), desde então, já foram mais de 200 milímetros de precipitação no município.

As águas também causam transtornos no trânsito. A prefeitura registra os seguintes pontos de bloqueio:

  • Rua D, no bairro Olaria;
  • Avenida Guilherme Schell, próximo da Estação São Luiz;
  • Rua 14 de Abril, no bairro Fátima;
  • Rua Liberdade, próximo do Colégio Leonardo da Vinci, bairro Marechal Rondon;
  • Rua das Araras;
  • Pontos da rua Engenheiro Kindler, no Harmonia;
  • Pontos da rua Doutor Barcelos com Araçá;
  • Esquinas das ruas Machadinho com Pistóia e Cairu com Nicolau Seibel, ambas no Rio Branco;
  • Rua Canguçu;
  • Pontos da rua Florianópolis: esquinas com Tapes, Encantado e Soledade;
  • Rua Campinas: esquinas com Torres e Tapes, no bairro Mathias Velho.

Em outros locais, os acumulados de água já escoaram em algumas horas. Equipes da prefeitura seguem nesses fazendo a sinalização e trabalhando para favorecer o escoamento da água.

A previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até o domingo, dia 5 de maio.

Segundo a Defesa Civil de Canoas, até a manhã de terça-feira, 30, quatro pessoas (dois adultos e duas crianças) estavam desalojadas. Ambas são da mesma família e moradores do bairro Olaria. Eles seguiram para casa de familiares. As equipes também resgataram dois cães durante o atendimento.

Clima

Lago Guaíba segue estável em Porto Alegre, com tendência de baixa nos próximos dias

Redação

Publicado

em

O nível do lago Guaíba, principal referência para enchentes em Porto Alegre, teve alta de 3,55 metros entre a noite da setxa-feira, 28, e o começo do sábado, 29.

O nível de inundação do curso d’água é de 3,6 metros.

Entretanto, a tendência para o restante do final de semana é de baixa, segundo o portal de meteorologia MetSul.

A alta ocorreu por conta da descida das águas do Rio Jacuí, que tiveram níveis de inundação em cidades como Rio Pardo, e se manteve com o vento Sul, que represa a vazão do Guaíba.

Até o fim do domingo, 30, o vento deve virar a Oeste e Noroeste, facilitando a queda nos níveis.

Esse nível, entretanto, faz com que ocorram inundações nas ilhas do lago Guaíba e também em bairros da Zona Sul de Porto Alegre, como o Guarujá e o Lami.

Boletins meteorológicos também descartam chuva para os próximos dias em todo o Estado, por conta da massa de ar polar que causou queda abrupta de temperatura. Esse tipo de corrente é fria, mas seca.

Na próxima semana, podem ocorrer precipitações leves na capital e na Região Metropolitana, na quinta-feira, 4 de julho, e no próximo sábado, 6.

Continuar a ler

Clima

Frio segue intenso nos próximos dias no RS; podendo haver geada na serra

Redação

Publicado

em

Frio segue intenso nos próximos dias no RS

A Sala de Situação do RS atualiza a previsão de frio para os próximos dias no Rio Grande do Sul. Na sexta-feira, 28, o ar frio perde intensidade no Estado, elevando as mínimas para 7-11°C no Oeste, Campanha, Sul, Norte, Serra gaúcha e RMPOA.

Em pontos altos da Serra, pode haver geada. As máximas alcançam 12-18°C, chegando a 10°C na Serra.

No sábado, 29, o ar frio novamente ganha força e as temperaturas da manhã ficam com mínimas de 0-4°C no Oeste, Campanha, Sul, Costa Doce, Centro, Vales e Serra, favorecendo geadas pontuais. As máximas variam entre 6-12°C em todo o Estado.

No domingo, 30, o frio se intensifica mais, com mínimas de -4 a 0°C em várias regiões, exceto no litoral. Há possibilidade de geada na maioria das áreas. As máximas seguem baixas, entre 7-11°C.

Na segunda-feira, 1º, o ar frio continua, com mínimas de -2 a 1°C na Serra e Sul, e entre 1-4°C nas demais áreas, persistindo a condição de geada. As máximas variam de 9-15°C.

Na terça-feira, 2, de manhã, mínimas de 0-5°C, com possibilidade de geada no Oeste, Campanha, Sul, Vales e Serra. As máximas variam entre 13-17°C na maioria das regiões.

Na quarta-feira, 3, o frio predomina, com mínimas entre 1-8°C e máximas de 13-19°C.

Orientações da Defesa Civil

A Defesa Civil orienta alguns cuidados à população durante as temperaturas mais baixas, especialmente com pessoas vulneráveis: enfermos, idosos, crianças, pessoas em situação de rua.

É aconselhável manter-se agasalhado, evitar locais fechados (com pouca ventilação) ou locais com muita circulação de pessoas.

Também é necessário redobrar a higienização das mãos e beber bastante água. Quando as noites apresentarem temperaturas muito baixas, é recomendado abrigar animais domésticos.

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil emite alerta para risco de cheias em praticamente todo o estado

Redação

Publicado

em

Defesa Civil emite alerta para risco de cheias em praticamente todo o estado

A última atualização da Sala de Situação informou que a condição hidrológica atual é de níveis elevados na região hidrográfica do Guaíba, com os rios Caí (São Sebastião do Caí e Montenegro), Sinos (Taquara a São Leopoldo) e Jacuí (Dona Francisca a Rio Pardo) acima da cota de inundação com Sinos e Jacuí em lenta elevação.

Os demais rios da região estão em limiares de atenção a alerta. Na Região Hidrográfica do Uruguai, os rios apresentam condição variando entre normalidade e atenção.

Alerta

Devido à previsão de chuvas intensas entre os dias 20 e 23 de junho, recomenda-se a condição de ALERTA (regiões em amarelo no mapa) para praticamente todo o estado, atentando para o risco de para cheias em arroios, córregos e rios menores.

Por conta das chuvas recentes, algumas bacias do estado já mostram níveis de rios acima da cota de inundação, assim é indicada a condição de INUNDAÇÃO (regiões em laranja) e risco de novas subidas de rios devido à possibilidade de mais chuvas nas regiões afetadas.

As bacias são: Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Camaquã, Santa Maria, Ibicuí e Baixo Uruguai.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm